Home / Opinião

OPINIÃO

O espírito do tempo

O me­lhor ca­mi­nho pa­ra des­co­brir on­de es­ta­mos e pa­ra on­de va­mos é de­di­car um tem­pi­nho a ana­li­sar o es­pí­ri­to do tem­po: si­tu­a­ções que le­vam as pes­so­as a ava­li­ar sua con­di­ção, mo­vi­men­tos que en­chem as ru­as, frus­tra­ções ge­ra­das por ex­pec­ta­ti­vas que não ocor­rem, cir­cun­stân­cias que de­ter­mi­nam a ma­nei­ra de agir das pes­so­as, en­fim, o mo­tor que gi­ra a ro­da da vi­da.

Zeit­ge­ist é a pa­la­vra ale­mã que de­fi­ne es­se con­cei­to, on­de se abri­ga to­do o co­nhe­ci­men­to hu­ma­no acu­mu­la­do ao lon­go dos tem­pos e que, de re­pen­te, se faz pre­sen­te em de­ter­mi­na­do mo­men­to da his­tó­ria. Ou, em ou­tras pa­la­vras, o es­pí­ri­to do tem­po é o es­ta­do so­ci­al, in­te­lec­tu­al e cul­tu­ral de uma épo­ca.

Ed­gar Mo­rin, o gran­de pen­sa­dor fran­cês, nos aju­da a in­ter­pre­tar o es­pí­ri­to do tem­po em Cul­tu­ra de Mas­sas no Sé­cu­lo XX: o Es­pí­ri­to do Tem­po e em ou­tros en­sai­os. Abrir uns mi­nu­ti­nhos nes­ses di­as de car­na­val pa­ra re­fle­tir so­bre o es­pí­ri­to do tem­po po­de ser efi­caz exer­cí­cio pa­ra com­pre­en­der­mos a re­a­li­da­de que nos cer­ca. A per­cep­ção nos le­va­ria, quem sa­be, ao en­con­tro da es­pe­ran­ça que, na acep­ção de Mo­rin, “é a ideia que o fu­tu­ro, sen­do in­cer­to e des­co­nhe­ci­do, po­de jus­ta­men­te ser me­lhor”.

Ca­be­ças à re­fle­xão. Co­me­ce­mos com a ques­tão: o Bra­sil tem jei­to? So­mos um ter­ri­tó­rio de di­men­são con­ti­nen­tal, re­che­a­do de ri­que­zas e re­cur­sos mi­ne­ra­is, pai­sa­gens exu­be­ran­tes, ter­ras fér­te­is que nos ele­gem co­mo “ce­lei­ro do mun­do”, a mai­or re­ser­va de água do­ce do pla­ne­ta (12%), só pa­ra ci­tar su­per­la­ti­vos que ali­men­tam o ci­vis­mo na­ci­o­nal. En­fren­ta­mos, é ver­da­de, ca­tás­tro­fes na­tu­ra­is, na es­tei­ra de ja­nei­ros chu­vo­sos, mas não so­fre­mos a des­tru­i­ção de ter­re­mo­tos, tem­pes­ta­des e tu­fões, es­ses que de­vas­tam paí­ses, en­tre os qua­is o da mai­or de­mo­cra­cia do mun­do, os EUA.

Nes­se pon­to, emer­gem con­tra­pon­tos: abri­ga­mos um dos mai­o­res ín­di­ces de cor­rup­ção do mun­do, te­mos uma das mai­o­res car­gas tri­bu­tá­ri­as do uni­ver­so, a mi­sé­ria as­so­la 50 mi­lhões de bra­si­lei­ros, e no Nor­des­te es­se ín­di­ce se ele­va a 43,5% da po­pu­la­ção. Don­de se con­clui: so­mos um pa­ís ri­co que não des­co­briu a ro­ta do pro­gres­so. Pu­xe­mos, ago­ra, a on­da da cor­rup­ção, al­vo de es­cân­da­los. Po­de ser di­mi­nu­í­da? Sim. A con­ta é ir­re­fu­tá­vel: se cor­tás­se­mos o Pro­du­to Na­ci­o­nal Bru­to da Cor­rup­ção em 10%, nos­so Pro­du­to Na­ci­o­nal Bru­to (das ri­que­zas) da­ria ex­tra­or­di­ná­rio sal­to, jo­gan­do o Bra­sil na es­fe­ra das gran­des na­ções.

Há es­pe­ran­ça de que is­so pos­sa ocor­rer? Cer­ta­men­te. Bas­ta pin­çar a mis­são do nos­so Ju­di­ci­á­rio. Que res­ga­tou seu pa­pel de pro­ta­go­nis­ta cen­tral na pai­sa­gem ins­ti­tu­ci­o­nal. Há crí­ti­cas so­bre seu de­sem­pe­nho? Pro­ce­dem.  Des­ta­cam-se as que mos­tram os mem­bros das Cor­tes Ju­di­ci­ais li­de­ran­do os vã­os dos pri­vi­lé­gios. Há, ain­da, a ob­ser­va­ção so­bre a ju­di­cia­li­za­ção da po­lí­ti­ca, a in­ter­ven­ção dos ju­í­zes no am­bi­en­te po­lí­ti­co, o que ocor­re com a ab­sor­ção de ta­re­fas da com­pe­tên­cia do Le­gis­la­ti­vo e do Exe­cu­ti­vo pe­lo Ju­di­ci­á­rio.

Se os qua­dros des­ses dois Po­de­res es­ti­ves­sem sob os aplau­sos so­ci­ais, não ha­ve­ria tan­ta in­ter­fe­rên­cia. A cri­se de cre­di­bi­li­da­de que afe­ta a re­pre­sen­ta­ção po­lí­ti­ca e go­ver­na­men­tal de­se­qui­li­bra a Trí­a­de do Po­der, obra do ba­rão de Mon­tes­qui­eu. In­fe­liz­men­te, o es­pí­ri­to do nos­so tem­po tem dei­xa­do a po­lí­ti­ca em maus len­çóis. Es­sa é a fres­ta que abre ho­ri­zon­tes som­bri­os. Mas o fu­tu­ro do pa­ís não se­rá me­lhor sob a ex­clu­são da po­lí­ti­ca.

(Gau­dên­cio Tor­qua­to, jor­na­lis­ta, pro­fes­sor ti­tu­lar da USP, con­sul­tor po­lí­ti­co e de co­mu­ni­ca­ção. Twit­ter: @gaud­tor­qua­to)

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias