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OPINIÃO

Maravilhoso e sobrenatural

Vo­cê acre­di­ta em mi­la­gres?

O que é ma­ra­vi­lho­so, con­si­de­ra­do so­bre­na­tu­ral sem­pre in­te­res­sou a to­dos os po­vos, an­ti­gos e mo­der­nos.

Nos li­vros sa­gra­dos das re­li­gi­ões co­nhe­ci­das es­tão pre­sen­tes ocor­rên­cias fan­tás­ti­cas, que de­sa­fi­am a cre­di­bi­li­da­de de quem os con­sul­ta.

Mas, o que de­ve ser con­si­de­ra­do so­bre­na­tu­ral?

Com cer­te­za, o que é con­trá­rio às Leis da Na­tu­re­za.

Mas se­rá que co­nhe­ce­mos re­al­men­te to­das es­sas Leis, se­rá que po­de­mos mar­car li­mi­tes ao po­der de Deus?

Há quem não acre­di­te em Es­pí­ri­tos.

Jul­gam as ma­ni­fes­ta­ções con­trá­ri­as a es­sas Leis, quan­do elas apre­sen­tam os ca­rac­te­res de uma Lei ad­mi­rá­vel que re­sol­ve tu­do o que as fi­lo­so­fi­as, até o ad­ven­to de­las, não pu­de­ram re­sol­ver.

Sen­do o pen­sa­men­to um dos atri­bu­tos do Es­pí­ri­to, é na­tu­ral que, atu­an­do so­bre a ma­té­ria, os Es­pí­ri­tos pe­ne­trem os pen­sa­men­tos, che­gan­do a co­nhe­cer o que de­se­ja­rí­a­mos ocul­tar de nós mes­mos, im­pres­sio­nan­do nos­sos sen­ti­dos. Nem  sen­ti­men­tos,  nem  atos lhes po­de­re­mos ocul­tar.

Mui­tas ve­zes, quan­do nos jul­ga­mos ab­so­lu­ta­men­te so­zi­nhos, te­mos ao nos­so la­do uma mul­ti­dão de In­vi­sí­veis que nos ob­ser­vam. E se acha­mos que po­de­re­mos nos li­vrar de­les, va­le re­cor­dar que eles in­ter­fe­rem e nos in­flu­en­ciam em pen­sa­men­tos e atos mais do que po­de­rí­a­mos ima­gi­nar ( O Li­vro dos Es­pí­ri­tos – ques­tão 459; FEB– Edi­to­ra 2013).

O Es­pi­ri­tis­mo ex­pe­ri­men­tal es­tu­dou as pro­pri­e­da­des dos flui­dos es­pi­ri­tua­is e a ação de­les so­bre a ma­té­ria. De­mons­trou a exis­tên­cia do pe­ris­pí­ri­to, sus­pei­ta­do des­de a an­ti­gui­da­de e de­sig­na­do pe­lo após­to­lo Pau­lo sob o no­me de cor­po es­pi­ri­tual, is­to é, cor­po fluí­di­co da al­ma, de­pois da des­tru­i­ção do cor­po tan­gí­vel.

Sa­be-se ho­je que es­se in­vó­lu­cro é in­se­pa­rá­vel da al­ma e que for­ma um dos ele­men­tos cons­ti­tu­ti­vos do ser hu­ma­no.

Em A Gê­ne­se, úl­ti­mo li­vro do Pen­ta­teu­co Kar­de­qui­a­no, ca­pí­tu­lo 1 itens 39 a 41 (FEB– Edi­to­ra) é re­la­ta­do que o pe­ris­pí­ri­to re­pre­sen­ta im­por­tan­tís­si­mo pa­pel no or­ga­nis­mo e nu­ma mul­ti­dão de afec­ções, que se li­gam à Fi­si­o­lo­gia, as­sim co­mo à Psi­co­lo­gia.

O es­tu­do das pro­pri­e­da­des do pe­ris­pí­ri­to, dos flui­dos es­pi­ri­tua­is e dos atri­bu­tos fi­si­o­ló­gi­cos da al­ma abre no­vos ho­ri­zon­tes à Ci­ên­cia e dá a cha­ve pa­ra o en­ten­di­men­to de uma mul­ti­dão de fe­nô­me­nos, in­com­pre­en­di­dos até en­tão, por fal­ta de co­nhe­ci­men­to da lei que os re­ge.

Fe­nô­me­nos ne­ga­dos pe­lo ma­te­ri­a­lis­mo, por se pren­de­rem à es­pi­ri­tua­li­da­de e qua­li­fi­ca­dos co­mo mi­la­gres ou sor­ti­lé­gios, por ou­tras cren­ças.

Tais são, en­tre mui­tos, os fe­nô­me­nos da vis­ta du­pla, da vi­são a dis­tân­cia, do so­nam­bu­lis­mo na­tu­ral e ar­ti­fi­cial, dos efei­tos psí­qui­cos; da ca­ta­lep­sia e da le­tar­gia, da pres­ci­ên­cia, dos pres­sen­ti­men­tos, das apa­ri­ções, das trans­fi­gu­ra­ções, da trans­mis­são do pen­sa­men­to; da fas­ci­na­ção, das cu­ras ins­tan­tâ­ne­as, das ob­ses­sões, pos­ses­sões e mui­tos ou­tros.

Es­ses fe­nô­me­nos re­pou­sam em leis na­tu­ra­is, co­mo os fe­nô­me­nos elé­tri­cos, que em con­di­ções nor­mais se po­dem re­pro­du­zir.

O Es­pi­ri­tis­mo der­ro­ca o im­pé­rio do ma­ra­vi­lho­so e do so­bre­na­tu­ral e, con­se­guin­te­men­te, a fon­te da mai­or par­te das su­per­sti­ções. Faz se creia na pos­si­bi­li­da­de de cer­tas coi­sas con­si­de­ra­das por al­guns co­mo qui­mé­ri­cas. Im­pe­de que se creia em mui­tas ou­tras, das qua­is o Es­pi­ri­tis­mo de­mons­tra a im­pos­si­bi­li­da­de e a ir­ra­ci­o­na­li­da­de, sim­ples ques­tão de ra­ci­o­cí­nio ló­gi­co.

Lon­ge de ne­gar ou des­tru­ir o Evan­ge­lho de Je­sus, o Es­pi­ri­tis­mo vem, ao con­trá­rio, con­fir­mar, ex­pli­car e de­sen­vol­ver, pe­las no­vas leis da na­tu­re­za que re­ve­la, tu­do quan­to o Cris­to dis­se e fez.

Elu­ci­da os pon­tos ob­scu­ros do en­si­no cris­tão, de tal sor­te que àque­les a quem eram inin­te­li­gí­veis cer­tas par­tes do Evan­ge­lho, ou pa­re­ci­am inad­mis­sí­veis, se tor­nam com­pre­en­sí­veis, sem ne­nhu­ma di­fi­cul­da­de.

A dis­tin­ção en­tre a re­a­li­da­de e a ale­go­ria é pon­to pa­cí­fi­co. No Es­pi­ri­tis­mo, os mi­la­gres e as pre­di­ções de Je­sus en­con­tram a cha­ve pa­ra o en­ten­di­men­to do que há mui­to vi­nha sen­do atri­bu­í­do ao ma­ra­vi­lho­so e so­bre­na­tu­ral.

(El­zi Nas­ci­men­to – psi­có­lo­ga clí­ni­ca e es­cri­to­ra / El­zi­ta Me­lo Quin­ta – pe­da­go­ga – es­pe­cia­lis­ta em Edu­ca­ção e es­cri­to­ra. São res­pon­sá­veis pe­lo Blog Es­pí­ri­ta: lu­zes­do­con­so­la­dor.com. Elas es­cre­vem no DM às sex­tas-fei­ras e aos do­min­gos.  E-mail: iop­ta@iop­ta.com.br  (062) 3251 8867)

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