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OPINIÃO

Hipnose e cristianismo

A hip­no­se é tão re­al quan­to o cris­tia­nis­mo. En­quan­to cris­tia­nis­mo é a mai­or re­li­gi­ão do pa­ís, a hip­no­se uma ci­ên­cia em­bo­ra an­ti­ga, ho­je vi­ve seu apo­geu. Tem seus en­si­nos sis­te­ma­ti­za­dos, sim­ples e prá­ti­cos que em mui­to po­de so­mar aos que lu­tam pa­ra vi­ver uma vi­da cris­tã in­te­gra.

A hip­no­se já com­pro­va­da pe­la Neu­ro­ci­ên­cia e acei­ta pe­lo Con­se­lho Fe­de­ral de Me­di­ci­na, Con­se­lho de Odon­to­lo­gia. Des­sa for­ma, é o su­fi­ci­en­te pa­ra es­que­cer os pe­jo­ra­ti­vos. Em su­as apli­ca­ções te­ra­pêu­ti­cas é sem pre­ce­den­tes pa­ra um mai­or con­tro­le emo­cio­nal, po­den­do as­sim aju­dar em ques­tões de­li­ca­das co­mo as de­cla­ra­das por Apos­to­lo São Pau­lo, em sua Car­ta aos Ro­ma­nos: “Pois o que fa­ço não é o bem que de­se­jo, mas o mal que não que­ro fa­zer, es­se eu con­ti­nuo fa­zen­do. Ora, se fa­ço o que não que­ro, já não sou eu quem o faz, mas o pe­ca­do que ha­bi­ta em mim.”

Ao lon­go do tem­po es­tu­dan­do e tra­ba­lhan­do com hip­no­se, per­ce­bo cer­ta apa­tia por par­tes dos cris­tã­os. Ao mes­mo tem­po em que são al­ta­men­te in­flu­en­cia­dos por li­de­res que con­sci­en­tes ou in­con­sci­en­tes pra­ti­cam e uti­li­zam da hip­no­se em seus atos li­túr­gi­cos.

O hip­no­te­ra­peu­ta se de­pa­ra sem­pre com re­li­gi­o­sos ex­tre­mis­tas, ou mo­de­ra­dos que não con­se­guem acei­tar, se­quer ou­vir ex­pli­ca­ções da ca­pa­ci­da­de de aju­da que a hip­no­se ofe­re­ce. Re­pe­tin­do a his­tó­ria da Ida­de das Tre­vas (Al­guns his­to­ri­a­do­res usa­ram es­ta ex­pres­são. De que a Ida­de Mé­dia foi uma épo­ca com pou­co de­sen­vol­vi­men­to, pois a cul­tu­ra e ci­ên­cia fo­ram con­tro­la­das pe­la Igre­ja).

De acor­do com os re­gis­tros his­tó­ri­cos na­da de “no­vo” po­de­ria sur­gir fo­ra das por­tas da Igre­ja. En­tre abri­rem seus ou­vi­dos a uma no­vi­da­de ci­en­ti­fi­ca pre­fe­ri­am quei­mar na fo­guei­ra quem tra­zia qual­quer “he­re­sia”, se­gun­do eles.

Es­tes, na mai­o­ria cris­tã­os, pre­o­cu­pam-se em es­tar pe­can­do, em es­tar se  afas­tan­do  de  Deus,  em  es­tar  se  en­vol­ven­do  com ocul­tis­mo, bru­xa­ria, al­go di­re­ta­men­te do de­mô­nio. Tem me­do de te­rem seus no­mes apa­ga­dos do Li­vro da Vi­da, ou per­de­rem pa­ra sem­pre a sal­va­ção ao su­jei­ta­rem-se à hip­no­se.

Os cris­tã­os po­dem e de­vem pra­ti­car o hip­no­tis­mo. O cris­tão po­de se tra­tar com hip­no­te­ra­pia. Os cris­tã­os po­dem e de­vem se en­ten­der e se co­nhe­cer me­lhor, po­dem se apro­fun­dar no as­sun­to e ti­ra­rem su­as pró­pri­as con­clu­sões, ex­clu­in­do qual­quer ideia pre­con­ce­bi­da.

Den­tre os que man­dam a hip­no­se pa­ra fo­guei­ra, sem­pre se fa­zem va­ler do tex­to de Deu­te­ro­nô­mio 18:10-12 “Não per­mi­tam que se ache al­guém en­tre vo­cês que  pra­ti­que adi­vi­nha­ção, ou de­di­que-se à ma­gia, ou fa­ça pres­sá­gios, ou pra­ti­que fei­ti­ça­ria...” O li­vro de Deu­te­ro­nô­mio é o úl­ti­mo li­vro do Pen­ta­teu­co, do gre­go, "os cin­co ro­los", é com­pos­to pe­los cin­co pri­mei­ros li­vros da Bí­blia. En­tre os ju­deus é cha­ma­do de To­rá, uma pa­la­vra da lín­gua he­brai­ca com sig­ni­fi­ca­do as­so­cia­do ao en­si­na­men­to, ins­tru­ção, ou li­te­ral­men­te Lei.

O tex­to a ci­ma diz res­pei­to às prá­ti­cas re­li­gi­o­sas que po­de­ri­am afas­tar os he­breus dos en­si­na­men­tos do Li­vro das Leis. O que apor­tan­do aos di­as atu­ais se­ri­am pa­la­vras bem cla­ras so­bre fal­sas re­li­gi­ões que sur­gem a afas­tar pes­so­as das Es­cri­tu­ras Sa­gra­das. “Não ofe­re­çam os seus fi­lhos em sa­cri­fí­cio, quei­man­do-os no al­tar. Não dei­xem que no meio de vós ha­ja adi­vi­nhos, fei­ti­cei­ros, nem quem faz des­pa­chos, nem os que in­vo­cam os es­pí­ri­tos dos mor­tos...”

Não tem na­da a ver com Hip­no­se. A Hip­no­se é al­go na­tu­ral do ser hu­ma­no. Em ou­tras pa­la­vras, a hip­no­se é só uma fer­ra­men­ta à po­ten­ci­a­li­zar nos­sa men­te a usar os atri­bu­tos con­ce­di­dos por Deus. Usan­do de uma ci­ên­cia que o pró­prio Deus ca­pa­ci­tou o ho­mem pa­ra cu­i­dar de si pró­prio, e au­xi­li­ar seu pró­xi­mo. Hip­no­se é só uma fer­ra­men­ta que o Se­nhor nos for­ne­ceu den­tre tan­tas ou­tras.

É tão na­tu­ral pas­sar pe­lo pro­ces­so hip­nó­ti­co que, sa­ben­do ou não, acei­tan­do ou não, to­dos pas­sam por Hip­no­se no mí­ni­mo 5 ve­zes ao dia, to­dos os di­as de sua vi­da! A Hip­no­se é pu­ra e sim­ples­men­te um pro­ces­so de aten­ção con­cen­tra­da, in­de­pen­den­te do mo­ti­vo, coi­sa, ob­je­to, ou cir­cun­stân­cia. O pro­ces­so de pro­fun­da con­cen­tra­ção de fo­co ab­so­lu­to em al­go é hip­no­se.

O hip­no­tis­ta é ape­nas o con­du­tor, o ori­en­ta­dor que au­xi­lia nes­te es­ta­do de pro­fun­da con­cen­tra­ção em bus­ca da ver­da­de de si mes­mo – “Co­nhe­ce­reis a ver­da­de e a ver­da­de vos li­ber­ta­ra” (Je­sus Cris­to, Evan­ge­lho de São Jo­ão).

Co­mo a hip­no­se tem li­ber­ta­do pes­so­as sem ja­mais in­ter­fe­rir na fé, no sen­so de jus­ti­ça e equi­da­de, sem in­va­dir sua con­sci­ên­cia, pe­lo con­trá­rio, dei­xan­do in­tac­tos seus con­cei­tos éti­cos e mo­ra­is. E di­go ain­da, o fa­to da pes­soa crer em Deus Pai, cri­a­dor dos céus e da ter­ra, em Je­sus Cris­to seu úni­co fi­lho, no Es­pí­ri­to San­to o con­so­la­dor, na co­mu­nhão dos san­tos, na re­mis­são dos pe­ca­dos, na res­sur­rei­ção, na vi­da eter­na – Is­to con­tri­bui mui­to no su­ces­so da te­ra­pia por meio da hip­no­se.

Sa­li­en­to aqui a ne­ces­si­da­de de pro­cu­rar sem­pre um bom pro­fis­si­o­nal. Co­mo qual­quer ou­tra ci­ên­cia seu apren­di­za­do es­tá dis­po­ní­vel a qual­quer boa pes­soa, aos per­ver­sos, mer­ce­ná­rios, pes­so­as de má ín­do­le. Na­da di­fe­ren­te de um gi­ne­co­lo­gis­ta, um de­le­ga­do, um psi­có­lo­go ou um ad­vo­ga­do. O per­ver­so exis­te em to­das as áre­as.

Quan­tas pes­so­as fa­zem mal uso, usam pa­ra be­ne­fí­ci­os pró­prios, fa­zem uma má in­ter­pre­ta­ção da Bí­blia? Só por­que pes­so­as fa­zem es­se ti­po de uti­li­za­ção da Bí­blia, Ela dei­xa de ser a Pa­la­vra de Deus? Cla­ro que não! Só por­que es­ses in­di­ví­duos a uti­li­zam pa­ra ou­tros fins de­ve­mos con­de­nar a Bí­blia? Es­pe­ro que to­dos os cris­tã­os tam­bém res­pon­dam não, as­sim co­mo eu.

O ge­ne­ra­li­zar é pa­ra os po­bres de es­pí­ri­to. Ge­ne­ra­li­zar é pa­ra pre­gui­ço­sos que não que­rem pen­sar, não que­rem es­tu­dar, não que­rem apren­der – “Me­di­ta es­tas coi­sas, ocu­pa-te ne­las, pa­ra que o teu apro­vei­ta­men­to se­ja ma­ni­fes­to a to­dos. Tem cui­da­do de ti mes­mo e da dou­tri­na; per­se­ve­ra nes­tas coi­sas; por­que, fa­zen­do is­to, te sal­va­rás, tan­to a ti mes­mo co­mo aos que te ou­vem” (São Pau­lo Apos­to­lo, em sua car­ta a Ti­mó­teo).

Hip­no­se é uma fer­ra­men­ta qual Deus nos agra­ci­ou, e co­mo to­da fer­ra­men­ta, exis­te uma for­ma cor­re­ta de uti­li­zá-la. Se a fer­ra­men­ta é uti­li­za­da de for­ma in­cor­re­ta, não é ela quem de­ve ser cri­ti­ca­da pe­la con­se­quên­cia de sua má uti­li­za­ção. Co­mo to­das as áre­as, a hip­no­se de­ve ser es­tu­da­da com afin­co, se de­di­can­do ao apri­mo­ra­men­to e atu­an­do com éti­ca e mo­ral ao bem dos que de­la pre­ci­sam.

(Mar­ce­lo Lo­pes, es­cri­tor, co­men­da­dor, so­ci­ó­lo­go, hip­no­te­ra­peu­ta, mem­bro da Uni­ão Bra­si­lei­ra dos Es­cri­to­res (UBE/GO))

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