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OPINIÃO

Existência, preexistência, individualidade e eternidade da alma

Ve­ri­fi­ca-se que a pro­va da exis­tên­cia da al­ma, sua so­bre­vi­vên­cia, in­di­vi­dua­li­da­de e eter­ni­da­de dão-nos a con­vic­ção de que há mes­mo, in­du­bi­ta­vel­men­te, uma Men­te Su­pe­ri­or às de­mais, no Uni­ver­so, que o  con­ce­beu, cri­ou-o e o ad­mi­nis­tra.

Não há dú­vi­da tam­bém de que a al­ma pre­e­xis­te ao cor­po, te­se de­fen­di­da, ali­ás, por Orí­ge­nes, um dos Pa­is da Igre­ja Ca­tó­li­ca Ro­ma­na.

Em o opús­cu­lo “O que é o Es­pi­ri­tis­mo” , de Al­lan Kar­dec, que nos fa­cul­ta uma ex­ce­len­te sín­te­se dos prin­cí­pios es­pí­ri­tas, lê­em-se das ques­tões 108 a 115 as se­guin­tes res­pos­tas, que nos es­cla­re­cem su­fi­ci­en­te­men­te:

  1. Qual a se­de da al­ma?


“A al­ma não es­tá, co­mo ge­ral­men­te se crê, lo­ca­li­za­da num pon­to par­ti­cu­lar do cor­po; ela for­ma com o pe­ris­pí­ri­to um con­jun­to fluí­di­co, pe­ne­trá­vel, as­si­mi­lan­do-se ao cor­po in­tei­ro, com o qual ela cons­ti­tui um ser com­ple­xo, do qual a mor­te não é, de al­gu­ma sor­te, mais que um des­do­bra­men­to. Po­de­mos fi­gu­ra­da­men­te su­por dois cor­pos se­me­lhan­tes na for­ma, um en­cai­xa­do no ou­tro, con­fun­di­dos du­ran­te a vi­da e se­pa­ra­dos de­pois da mor­te. Nes­sa oca­si­ão um de­les é des­tru­í­do, ao pas­so que o ou­tro sub­sis­te.

Du­ran­te a vi­da a al­ma age mais es­pe­ci­al­men­te so­bre os ór­gã­os do pen­sa­men­to e do sen­ti­men­to. Ela é, ao mes­mo tem­po, in­ter­na e ex­ter­na, is­to é, ir­ra­dia ex­te­rior­men­te, po­den­do mes­mo iso­lar-se do cor­po, tran­spor­tar-se ao lon­ge e aí ma­ni­fes­tar sua pre­sen­ça, co­mo o pro­vam a ob­ser­va­ção e os fe­nô­me­nos so­nam­bú­li­cos.”

2 – E, fa­lan­do so­bre a in­de­pen­dên­cia da al­ma com re­la­ção ao seu in­vó­lu­cro (o cor­po) , per­gun­ta se a al­ma foi cri­a­da ao mes­mo tem­po que o cor­po, pre­cei­tu­an­do:

  1. Se­rá a al­ma cri­a­da ao mes­mo tem­po que o cor­po, ou an­te­rior­men­te a es­te?


“De­pois da ques­tão da exis­tên­cia da al­ma, é es­ta uma das ques­tões mais ca­pi­tais, por­que de sua so­lu­ção di­ma­nam as mais im­por­tan­tes con­se­quên­cias: ela é a úni­ca ca­paz de ex­pli­car uma mul­ti­dão de pro­ble­mas até ho­je in­so­lú­veis, por não se ter ne­la acre­di­ta­do.

De du­as uma: ou a al­ma exis­te, ou não exis­te an­tes da for­ma­ção do cor­po; não po­de ha­ver meio-ter­mo.

Com a pre­e­xis­tên­cia da al­ma tu­do se ex­pli­ca ló­gi­ca e na­tu­ral­men­te; sem ela, en­con­tram-se tro­pe­ços a ca­da pas­so, e, mes­mo, cer­tos dog­mas da Igre­ja fi­cam sem jus­ti­fi­ca­ção, o que tem con­du­zi­do mui­tos pen­sa­do­res à in­cre­du­li­da­de.

Os Es­pí­ri­tos re­sol­ve­ram a ques­tão afir­ma­ti­va­men­te, e os fa­tos, co­mo a ló­gi­ca, não po­dem dei­xar dú­vi­das a es­se res­pei­to.

Ad­mi­ta-se, ao me­nos co­mo hi­pó­te­se, a pre­e­xis­tên­cia da al­ma, e ve­re­mos apla­i­nar-se a mai­o­ria das di­fi­cul­da­des.”

  1. Se a al­ma já exis­tia, an­tes da sua uni­ão com o cor­po ti­nha ela sua in­di­vi­dua­li­da­de e con­sci­ên­cia de si?


“Sem in­di­vi­dua­li­da­de e sem con­sci­ên­cia de si mes­ma, se­ria co­mo se não exis­tis­se.”

  1. An­tes da sua uni­ão com o cor­po, já ti­nha a al­ma fei­to al­gum pro­gres­so, ou es­ta­va es­ta­cio­ná­ria?


“O pro­gres­so an­te­ri­or da al­ma é si­mul­ta­ne­a­men­te de­mons­tra­do pe­la ob­ser­va­ção dos fa­tos e pe­lo en­si­no dos Es­pí­ri­tos.

  1. Cri­ou Deus as al­mas igua­is mo­ral e in­te­lec­tu­al­men­te, ou fê-las mais per­fei­tas e in­te­li­gen­tes umas que as ou­tras?


“Se Deus as hou­ves­se fei­to umas mais per­fei­tas que as ou­tras, não con­ci­lia­ria es­sa pre­fe­rên­cia com a jus­ti­ça.

Sen­do to­das as cri­a­tu­ras obra sua, por que dis­pen­sa­ria ele do tra­ba­lho umas, quan­do o im­põe às ou­tras pa­ra al­can­ça­rem a fe­li­ci­da­de eter­na?

A de­si­gual­da­de das al­mas em sua ori­gem se­ria a ne­ga­ção da jus­ti­ça de Deus.”

  1. Se as al­mas são cri­a­das igua­is, co­mo ex­pli­car a di­ver­si­da­de de ap­ti­dões e pre­dis­po­si­ção na­tu­ra­is que no­ta­mos en­tre os ho­mens, na Ter­ra?


“Es­sa di­ver­si­da­de é a con­se­quên­cia do pro­gres­so fei­to pe­la al­ma, an­tes da sua uni­ão ao cor­po.

As al­mas mais adi­an­ta­das, cm in­te­li­gên­cia e mo­ra­li­da­de, são as que têm vi­vi­do mais e mais pro­gre­di­do an­tes de sua en­car­na­ção.”

  1. Qual o es­ta­do da al­ma em sua ori­gem?


“As al­mas são cri­a­das sim­ples e ig­no­ran­tes, is­to é, sem ci­ên­cia e sem co­nhe­ci­men­to do bem e do mal, mas com igual ap­ti­dão pa­ra tu­do. A prin­cí­pio, en­con­tram-se nu­ma es­pé­cie de in­fân­cia, sem von­ta­de pró­pria e sem con­sci­ên­cia per­fei­ta de sua exis­tên­cia. Pou­co a pou­co o li­vre-ar­bí­trio se de­sen­vol­ve ao mes­mo tem­po que as idei­as” (“O Li­vro do Es­pí­ri­tos”, nºs. 114 e se­guin­tes).

  1. Fez a al­ma es­se pro­gres­so an­te­ri­or, no es­ta­do de al­ma pro­pri­a­men­te di­ta, ou em pre­ce­den­te exis­tên­cia cor­po­ral?


“Além do en­si­no dos Es­pí­ri­tos so­bre es­se pon­to, o es­tu­do dos di­fe­ren­tes graus de adi­an­ta­men­to do ho­mem, na Ter­ra, pro­va que o pro­gres­so an­te­ri­or da al­ma de­ve fa­zer-se em uma sé­rie de exis­tên­cias cor­po­ra­is, mais ou me­nos nu­me­ro­sas, se­gun­do o grau a que ele che­gou; a pro­va dis­to es­tá na ob­ser­va­ção dos fa­tos que di­a­ria­men­te es­tão sob os nos­sos olhos” (“O Li­vro dos Es­pí­ri­tos”, nºs 166 a 222 – “Re­vue Spi­ri­te, abril, 1862, pá­gi­nas 97 a 106).

3 – Das ques­tões aci­ma e res­pec­ti­vas res­pos­tas, ba­se­a­das na ló­gi­ca e na ex­pe­ri­ên­cia, re­sul­ta que a al­ma pre­e­xis­te ao cor­po fí­si­co, ou se­ja, an­tes de re­en­car­nar já exis­tia na er­ra­ti­ci­da­de, em sta­tus de eter­ni­da­de, co­mo con­se­quên­cia de ato de von­ta­de da In­te­li­gên­cia Su­pre­ma.

E ain­da, co­mo re­sul­ta­do de ato vo­li­ti­vo da Pro­vi­dên­cia Di­vi­na, ca­da al­ma, ou es­pí­ri­to, ad­vin­do da pro­gres­são do Prin­cí­pio In­te­li­gen­te do Uni­ver­so, tem sua pró­pria in­di­vi­dua­li­da­de.

4 – Em sín­te­se, a al­ma, ou es­pí­ri­to, tem as se­guin­tes ca­rac­te­rís­ti­cas, ou re­qui­si­tos: pre­e­xis­tên­cia, in­di­vi­dua­li­da­de e imor­ta­li­da­de.

Au­gus­to dos An­jos, dos mais fér­te­is e rít­mi­cos po­e­tas da Li­te­ra­tu­ra Bra­si­lei­ra, já con­tem­pla­do nes­te tra­ba­lho, dá-nos, em se­gui­da, em “Par­na­so de Além-Tú­mu­lo”  , o te­or da vi­são es­pi­ri­tis­ta da al­ma, tão de­can­ta­da em to­das as li­te­ra­tu­ras mun­di­ais:

“Es­pí­ri­to

Bus­ca a Ci­ên­cia o Ser pe­los os­su­á­rios,

No ór­gão mor­to, im­pas­sí­vel, atro e mu­do;

No la­bor ana­tô­mi­co, no es­tu­do

Do ger­me, em seus im­pul­sos em­brio­ná­rios;

Mas en­con­tra os ver­mes-fun­cio­ná­rios

No seu tra­ba­lho in­fa­me, hor­ren­do e ru­do,

De c9on­su­mir as po­dri­dões de tu­do,

Nos seus me­do­nhos ága­pes mor­tu­á­rios.

No meio tris­te de ca­da­ve­ri­nas

Acha-se ape­nas ru­í­na so­bre ru­í­nas,

Co­mo o bo­lor e o mo­fo sob as he­ras;

A al­ma que é Vi­bra­ção, Vi­da e Es­sên­cia,

Es­tá nas lu­zes da so­bre­vi­vên­cia,

No tran­scen­den­ta­lis­mo das es­fe­ras.”

(Wei­mar Mu­niz de Oli­vei­ra wei­[email protected])

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