Home / Opinião

OPINIÃO

Em São Paulo (II)

O Gran­de Ho­tel de Águas de São Pe­dro, no in­te­ri­or pau­lis­ta, tem sua his­tó­ria re­la­ci­o­na­da com a cren­ça no po­der cu­ra­ti­vo das es­ta­ções ter­mais, du­ran­te a pri­mei­ra me­ta­de do sé­cu­lo XX. Lo­ca­li­za­das em re­gi­ões pró­xi­mas de cen­tros ur­ba­nos de­sen­vol­vi­dos, ho­té­is apra­zí­veis fo­ram edi­fi­ca­dos pa­ra re­ce­ber cli­en­tes que as­so­cia­vam o in­te­res­se te­ra­pêu­ti­co de fon­tes me­di­ci­nais à pai­xão pe­lo jo­go, en­tão le­gal­men­te per­mi­ti­do. Tem­po em que, nos gran­des ca­si­nos, o car­te­a­do, a ro­le­ta e o ba­ca­rá fa­zi­am gi­rar mi­lhões em noi­tes de lu­xo mag­ni­fi­cen­te.

Cons­tru­í­do em 1935/1936, o edi­fí­cio prin­ci­pal do Gran­de Ho­tel Águas de São Pe­dro foi pro­je­ta­do em es­ti­lo art dé­co e guar­da se­me­lhan­ças com o Pa­lá­cio das Es­me­ral­das e a Es­ta­ção Fer­ro­vi­á­ria de Go­i­â­nia. Ex­ter­na­men­te, nas li­nhas re­tas, na fa­cha­da des­po­ja­da, no aces­so por uma pe­que­na es­ca­da­ria; in­ter­na­men­te, no pé di­rei­to al­to, nos pi­sos em már­mo­re e gra­ni­to, no ver­de dos jar­dins con­tí­guos.

Be­las fo­to­gra­fi­as de épo­ca – em pre­to e bran­co, am­pli­a­das – do­cu­men­tam o pi­o­nei­ris­mo do Dr. Otá­vio Mou­ra An­dra­de, que com­prou a an­ti­ga (e pri­mi­ti­va) fa­zen­da ali exis­ten­te e fez cons­tru­ir o Gran­de Ho­tel. Igual­men­te, pla­ne­jou e fun­dou a ci­da­de de Águas de São Pe­dro que, ho­je, abri­ga de­ze­nas de es­ta­be­le­ci­men­tos ho­te­lei­ros e tu­rís­ti­cos, con­ver­ten­do-se no se­gun­do mu­ni­cí­pio em Ín­di­ce de De­sen­vol­vi­men­to Hu­ma­no do es­ta­do de São Pau­lo, ou se­ja: IDH de pri­mei­ro mun­do.

Ini­ci­al­men­te ad­qui­ri­do pe­lo go­ver­no pau­lis­ta, o Gran­de Ho­tel Águas de São Pe­dro, des­de o fi­nal da dé­ca­da de 1960 per­ten­ce ao Senac – Ser­vi­ço Na­ci­o­nal de Apren­di­za­gem Co­mer­cial, pas­san­do a fun­cio­nar co­mo ho­tel-es­co­la. Os fun­cio­ná­rios são es­ta­gi­á­rios de di­fe­ren­tes cur­sos e dão o me­lhor de si; de on­de a ex­ce­lên­cia do ser­vi­ço, em to­das as áre­as.

Du­ran­te a se­ma­na em que ali es­ti­ve­mos, a mai­or par­te dos hós­pe­des eram fa­mí­lias que usu­fru­í­am os úl­ti­mos di­as de fé­rias es­co­la­res: avós, pa­is, mã­es, fi­lhos, ne­tos e ne­tas, sen­do al­gu­mas cri­an­ças bem pe­que­nas. Ha­via mui­ta gen­te, mas os es­pa­ços ge­ne­ro­sos ao la­do do par­que aquá­ti­co, qua­dras de tê­nis e ati­vi­da­des te­ra­pêu­ti­cas não per­mi­ti­am aglo­me­ra­ções, nem des­con­for­to.

Ao re­dor, a be­la ma­ta at­lân­ti­ca pre­ser­va­da, cor­ta­da por ca­mi­nhos som­bre­a­dos – co­mo o que le­va à se­cu­lar fi­guei­ra a cu­ja som­bra (mais) um res­tau­ran­te nos con­vi­da a de­gus­tar igua­ri­as.

Por­que aqui é o rei­no da gas­tro­no­mia. Ca­da re­fei­ção tem a fei­ção de um so­fis­ti­ca­do ban­que­te, o sa­bor ri­va­li­zan­do com o ca­pri­cho da apre­sen­ta­ção. São vá­rios bu­fês – ou se­ri­am ilhas? – a com­pe­ti­rem en­tre si: sa­la­das, mo­lhos, quei­jos, mas­sas, car­nes de ti­pos e cor­tes di­ver­sos. Além de um bal­cão on­de a ca­da dia se pre­pa­ra um pra­to di­fe­ren­te, da fei­jo­a­da aos ri­so­tos, aos es­pa­gue­tes, aos bei­jus de ta­pi­o­ca. E as so­bre­me­sas... Oh! As so­bre­me­sas!

No ca­fé da ma­nhã, não re­sis­to aos waff1les e aos crois­sants, is­so sem fa­lar nos pã­es va­ri­a­dos, mais os em­bu­ti­dos de to­da a sor­te e sa­bo­res mil. Os gar­çons e chefs ves­tem-se im­pe­ca­vel­men­te, guar­dam pos­tu­ra ade­qua­da, aten­dem com sor­ri­sos e pa­la­vras gen­tis. De vez em quan­do me per­gun­to a mim mes­ma: es­ta­rei no Bra­sil ou em ou­tro pa­ís?

Em um char­mo­so car­ri­nho elé­tri­co, sem­pre à dis­po­si­ção dos hós­pe­des, va­mos vi­si­tar a Fa­cul­da­de de Gas­tro­no­mia que fun­cio­na ane­xo ao Gran­de Ho­tel. Lo­go na por­ta­ria, dis­pen­sam-nos tra­ta­men­to vip; uma sim­pá­ti­ca fun­cio­ná­ria é de­sig­na­da pa­ra nos acom­pa­nhar. Per­cor­re­mos os alo­ja­men­tos dos alu­nos, que vêm de to­do o Bra­sil, sen­do que mui­tos são bol­sis­tas; quan­do con­clu­em o cur­so, a qua­se to­ta­li­da­de já es­tá (bem) em­pre­ga­da.

Há inú­me­ros la­bo­ra­tó­rios – va­le di­zer, co­zi­nhas equi­pa­dís­si­mas, com ban­ca­das de inox, fi­lei­ras de pa­ne­las e ca­ça­ro­las que re­lu­zem, gor­ros en­go­ma­dos e aven­tais im­pe­cá­veis pen­du­ra­dos em ca­bi­des. Ca­da la­bo­ra­tó­rio tem des­ti­na­ção es­pe­cí­fi­ca – cul­mi­nan­do com o de con­fei­ta­ria. Ao fi­nal das au­las/ses­sões, ca­be aos es­tu­dan­tes cu­i­dar de que tu­do se­ja lim­po e dei­xa­do em or­dem, a ca­da dia.

Ex­pli­ca nos­sa ci­ce­ro­ne que os alu­nos tra­ba­lham em equi­pes de seis, sob a su­per­vi­são e pro­fes­so­res, cu­jos cur­ri­cu­la vi­tae fo­ram exa­mi­na­dos pe­lo Mi­nis­té­rio da Edu­ca­ção, no pro­ces­so de re­co­nhe­ci­men­to do cur­so, apro­va­do com no­ta má­xi­ma. E que, além de gas­tro­no­mia, são tam­bém ofe­re­ci­dos cur­sos de ges­tão ho­te­lei­ra, de even­tos, de in­for­má­ti­ca e ou­tros – sem­pre com ele­va­da de­man­da e re­sul­ta­dos po­si­ti­vos.

É im­pres­sio­nan­te – no bom sen­ti­do - co­mo to­dos se ves­tem com sim­pli­ci­da­de, mas sem­pre im­pe­cá­veis. Mais im­pres­sio­nan­te ain­da é a bi­bli­o­te­ca: lo­ca­li­za­da em es­pa­ço ade­qua­do e am­pla­men­te ilu­mi­na­do, dis­põe de li­vros e re­vis­tas es­pe­cia­li­za­das e atu­a­li­za­das, com aces­so fá­cil aten­den­tes pres­ti­mo­sos. Não se vê um grão de po­ei­ra, um exem­plar es­tra­ga­do, um mó­vel que­bra­do.

Dos mais sim­ples aos mais gra­du­a­dos os fun­cio­ná­rios cum­pri­men­tam os vi­si­tan­tes com gen­ti­le­za – e aqui o ex­pe­di­en­te é lon­go, o tra­ba­lho exi­gen­te, sen­do igual­men­te ri­go­ro­so o con­tro­le das ati­vi­da­des.

Pro­fis­si­o­na­lis­mo? Dis­ci­pli­na? Es­prit de corps? Sem dú­vi­da. O que re­sul­ta em per­ma­nen­te sa­tis­fa­ção de hós­pe­des e vi­si­tan­tes. Até por­que na­da há me­lhor do que mer­gu­lhar na pis­ci­na co­ber­ta, a 37 graus de tem­pe­ra­tu­ra – e na­dar na água en­ca­cho­ei­ra­da, sob uma be­lís­si­ma cú­pu­la de vi­dros trans­lú­ci­dos.

Re­co­men­do. E que o exem­plo fru­ti­fi­que, pa­ís afo­ra.

(Le­na Cas­tel­lo Bran­co, le­na­cas­te­[email protected])

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias