Home / Opinião

OPINIÃO

Depois do carnaval

O Bra­sil já re­ce­beu di­ver­sos apo­dos, ao lon­go dos tem­pos, tais co­mo “ o pa­ís do fu­tu­ro”, “ o pa­ís do fu­te­bol” ou “ o pa­ís do car­na­val”.

Es­tes qua­li­fi­ca­ti­vos iden­ti­fi­ca­do­res de ati­vi­da­des ou si­tu­a­ções tra­di­cio­nal­men­te re­co­nhe­ci­das fo­ram aos pou­cos ca­in­do em de­su­so por di­ver­sos mo­ti­vos.

O pa­ís do fu­tu­ro foi se­ve­ra­men­te re­jei­ta­do por­que já não aguen­ta­mos mais es­pe­rar es­te fu­tu­ro, men­ci­o­na­do aos nos­sos te­tra avós...O pa­ís do fu­te­bol fi­cou meio in­vá­li­do, de­pois dos fa­mo­sos 7 a 1 im­pos­tos pe­la Ale­ma­nha ao de­ca­den­te fu­te­bol bra­si­lei­ro, du­ran­te a úl­ti­ma Co­pa do Mun­do, re­a­li­za­da em ca­sa e que, se­gun­do os di­ri­gen­tes po­lí­ti­cos do pa­ís, se­ria a co­pa das co­pas. E, re­al­men­te, foi: A mai­or hu­mi­lha­ção do Bra­sil em ma­té­ria de co­pas, des­de a de 1950, per­di­da pa­ra o Uru­gu­ai em ple­no Ma­ra­ca­nã.

Foi pre­ci­so mui­ta pre­ce a São Ti­te e mui­to es­for­ço des­te mi­la­grei­ro pa­ra ti­rar do sub­so­lo e ao me­nos tra­zer à su­per­fí­cie o nos­so fu­te­bol, lon­ge de es­tar nas al­tu­ras, de mo­do que a de­no­mi­na­ção fi­cou im­pró­pria.

Aque­la que tem, se man­ti­do ao lon­go dos tem­pos com cer­ta fir­me­za e per­ma­nên­cia é a de “ pa­ís do car­na­val”.

Não dá pra ne­gar que es­ta fes­ta po­pu­lar tem atra­ves­sa­do os tem­pos e sem­pre e ca­da vez mais atra­in­do tu­ris­tas in­ter­nos e ex­ter­nos pa­ra sua co­me­mo­ra­ção.

Rio de Ja­nei­ro, Per­nam­bu­co e Ba­hia li­de­ram, sem dú­vi­da são os mai­o­res cha­ma­ri­zes des­ta fes­ta po­pu­lar mun­di­al­men­te co­nhe­ci­da.

E não dá pa­ra es­con­der a ex­pres­são po­pu­lar, a cri­a­ti­vi­da­de das es­co­las de sam­ba, as ex­cep­cio­nais fan­ta­si­as, a imen­sa ha­bi­li­da­de dos fo­li­ões no des­fi­le das ave­ni­das a sin­gu­la­ri­da­de dos sam­bas en­re­dos, o co­lo­ri­do dos car­ros ale­gó­ri­cos, a in­ven­ti­vi­da­de das mar­chi­nhas car­na­va­les­cas, a sun­tu­o­si­da­de dos bai­les de sa­lão.

A coi­sa é tão for­te que até São Pau­lo, com to­da sua si­su­dez de ci­da­de mais ri­ca, po­pu­lo­sa e po­de­ro­sa do pa­ís, ce­deu aos en­can­tos e à ma­gia do car­na­val e já faz al­gum tem­po que a fes­ta na ca­pi­tal en­can­ta pau­lis­ta­nos e des­per­ta for­tes pai­xões en­tre os tor­ce­do­res das di­ver­sa es­co­las da ca­pi­tal pau­lis­ta.

É cer­to, re­co­nhe­ço, que o car­na­val não é só ale­gria. É tam­bém pal­co de ex­ces­sos, de tra­gé­di­as, de inú­me­ras mor­tes re­gis­tra­das ou não pe­la mí­dia, de de­sas­tres, de for­tes de­cep­ções fa­mi­lia­res, quan­do se che­ga na quar­ta-fei­ra de cin­zas.

Mas, re­co­nhe­ci­da­men­te, tal é a for­ça do even­to, que é co­mum se di­zer que o pa­ís só se mo­vi­men­ta de ver­da­de, “ de­pois do car­na­val”...

Eis a ra­zão do tí­tu­lo des­ta crô­ni­ca: De­pois do car­na­val...

Com ela o cro­nis­ta quer re­co­nhe­cer a for­ça do car­na­val, a sua re­pre­sen­ta­ti­vi­da­de no qua­dro dos even­tos na­ci­o­nais. Ape­nas com uma cor­ri­gen­da: aqui es­tou me re­fe­rin­do não mais à fes­ta po­pu­lar tão fa­mo­sa e tão es­pe­ra­da por mui­tos.

Fa­lo de um ou­tro car­na­val, que do pri­mei­ro só her­dou o sen­ti­do de ir­res­pon­sa­bi­li­da­de, cra­va­do na fra­se: “ car­na­val se po­de tu­do”, com a qual os fo­li­ões pro­cu­ram jus­ti­fi­car seus des­man­dos e ma­lu­qui­ces.

Es­tou fa­lan­do do car­na­val do car­na­val de ir­res­pon­sa­bi­li­da­des e des­man­dos a que es­tá sub­me­ti­da a na­ção bra­si­lei­ra, sob o co­man­do de seus go­ver­nan­tes na úl­ti­ma dé­ca­da ou pou­co mais.

Foi tan­ta la­ma que di­an­te de­la, que eno­do­ou to­da a na­ção a tra­gé­dia de Ma­ri­a­na se tor­nou brin­que­do de cri­an­ça. Tão gran­de o rou­bo em ní­vel na­ci­o­nal que os as­sal­tos a ban­cos e a car­ros for­tes se tor­na­ram coi­sa de trom­ba­di­nhas.

Des­res­pei­to à vi­da, des­res­pei­to à pro­pri­e­da­de, des­res­pei­to à sa­ú­de e à edu­ca­ção e as­sim de mo­do tão es­can­ca­ra­do que não dá pa­ra acre­di­tar que es­ta­mos ain­da so­bre­vi­ven­do a is­to.

Ins­ti­tu­i­ções cor­roí­das, de­sa­cre­di­ta­das.

Os três po­de­res do go­ver­no mo­ti­vo de in­dig­na­ção e des­con­fi­an­ça do po­vo em ge­ral.

De­si­gual­da­des in­crí­veis, man­ti­das in­tac­tas, co­mo se fos­sem ta­bus in­to­cá­veis.

In­ven­ções e in­ven­cio­ni­ces do go­ver­no a tí­tu­lo de re­sol­ver os pro­ble­mas me­di­an­te re­for­mas. Re­for­ma tri­bu­tá­ria ( que nun­ca sai do pa­pel ), re­for­ma po­lí­ti­ca ( que se tra­duz em re­cor­tes de pa­pel co­mo se fos­sem pi­ca­di­nhos pra se sol­tar no car­na­val ), re­for­ma da pre­vi­dên­cia, que já nas­ceu ob­so­le­ta, pois an­tes de ser vo­ta­da já re­ce­beu tan­tas emen­das que vi­rou uma col­cha de re­ta­lhos, to­tal­men­te des­fi­gu­ra­da e ir­re­co­nhe­cí­vel, tal o seu grau de in­jus­ti­ça e de re­jei­ção po­pu­lar, re­for­ma do go­ver­no pa­ra en­xu­gá-lo, ade­quá-lo ao ta­ma­nho e às ver­da­dei­ras ne­ces­si­da­des do pa­ís ( por que es­ta mul­ti­dão de se­na­do­res e de­pu­ta­dos fe­de­ra­is e es­ta­du­ais, es­te in­jus­ti­fi­cá­vel nú­me­ro de ve­re­a­do­res, es­ta sem­pre ques­ti­o­ná­vel do pon­to de vis­ta mo­ral quan­ti­da­de de pen­du­ri­ca­lhos , em sua mai­o­ria inex­pli­cá­veis e ina­cei­tá­veis, nos al­tos ven­ci­men­tos de au­to­ri­da­des do ju­di­ci­á­rio e de ou­tras ins­ti­tu­i­ções, bur­lan­do a re­gra do te­to que é o ga­nho dos Mi­nis­tros do STF? ).

É des­te car­na­val que fa­lo.

É com es­te que o pa­ís es­tá co­nhe­ci­do lá fo­ra, de for­ma ver­go­nho­sa.

É des­te que es­pe­ro o fim, pe­din­do a Deus que não tar­de tan­to com a quar­ta-fei­ra de cin­zas que in­di­que o fim de tan­to des­va­rio, tan­ta ir­res­pon­sa­bi­li­da­de e ne­nhu­ma pu­ni­ção.

De­pois o ho­ri­zon­te se­rá ou­tro.

De­pois do car­na­val...

(Ge­tu­lio Tar­gi­no Li­ma: Ad­vo­ga­do, pro­fes­sor emé­ri­to ( UFG ), jor­na­lis­ta, es­cri­tor, mem­bro da As­so­cia­ção Na­ci­o­nal de Es­cri­to­res e da Aca­de­mia Go­i­a­na de Le­tras. E-mail: gtar­gi­no@hot­mail.com)

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias