Home / Opinião

OPINIÃO

Como os bloqueadores de celulares podem ajudar a combater o crime

Ami­gos/lei­to­res do jor­nal Di­á­rio da Ma­nhã, va­mos con­ti­nu­ar a sé­rie de ar­ti­gos que te­nho apre­sen­ta­do a res­pei­to da lu­ta que tra­va­mos ten­do em vis­ta a re­to­ma­da da paz so­ci­al e da se­gu­ran­ça pú­bli­ca.

Pre­ten­do ser cla­ro e di­rei­to so­bre te­mas que se re­ve­lam es­sen­ci­ais pa­ra to­dos.

Acre­di­to que nós de­ve­mos de­ba­ter se­gu­ran­ça e bus­car so­lu­ção nos par­la­men­tos, nas aca­de­mi­as e, so­bre­tu­do, nas ru­as, ao ou­vir­mos o que pen­sa e de­se­ja a po­pu­la­ção.

Na úl­ti­ma se­ma­na tra­ta­mos da ques­tão das fron­tei­ras e da ne­ces­si­da­de de uma no­va Po­lí­cia Na­ci­o­nal de Fron­tei­ra. Fi­co fe­liz em in­for­mar que ini­cia­mos a PEC 03/2018 com apoio de ou­tros 30 se­na­do­res. Já te­mos com­pro­mis­sa­do o cé­le­re trâ­mi­te des­ta me­di­da.

Ou­tra no­tí­cia po­si­ti­va é a apro­va­ção do Pro­je­to de Lei 32/2018 que obri­ga a ins­ta­la­ção de blo­que­a­do­res de ce­lu­la­res em to­dos os pre­sí­di­os do Bra­sil, além de dis­po­ni­bi­li­zar re­cur­sos do Fun­pen (Fun­do Na­ci­o­nal Pe­ni­ten­ci­á­rio) pa­ra aju­dar os es­ta­dos a ins­ta­la­rem os apa­re­lhos.

Além dis­to, a pro­pos­ta obri­ga as em­pre­sas de te­le­fo­nia a cus­te­a­rem a ma­nu­ten­ção do sis­te­ma e ins­ta­lar no­vos. É im­por­tan­te su­bli­nhar: ago­ra te­re­mos re­cur­sos pa­ra a ins­ta­la­ção.

Nas du­as úl­ti­mas dé­ca­das, as gran­des fac­ções trans­for­ma­ram os pre­sí­di­os em quar­té­is-ge­ne­ra­is do trá­fi­co, de on­de de­ter­mi­nam a vi­da e mor­te dos ci­da­dã­os, or­ga­ni­zam re­be­li­ões e cha­ci­nas que cho­cam o pa­ís. Ho­je os pre­si­di­á­rios es­tão mais co­nec­ta­dos do que os ci­da­dã­os.

Com as me­di­das, po­de­re­mos es­ta­be­le­cer ver­da­dei­ras pe­nas em nos­sas pe­ni­ten­ci­á­rias e ter­mos con­tro­le so­bre o que ocor­re den­tro de­las. Cor­tar o flu­xo de in­for­ma­ção dos de­ten­tos é es­sen­cial pa­ra re­du­zir­mos a cri­mi­na­li­da­de.

Es­ta era uma pre­o­cu­pa­ção an­ti­ga do Se­na­do Fe­de­ral. In­clu­si­ve de­fen­di sua apro­va­ção no re­la­tó­rio da Po­lí­ti­ca Na­ci­o­nal de Se­gu­ran­ça Pú­bli­ca que foi aco­lhi­do pe­la Co­mis­são de Cons­ti­tu­i­ção e Jus­ti­ça (CCJ) do Se­na­do no fi­nal do ano pas­sa­do.

De­fen­do uma sé­rie de me­di­das pa­ra co­i­bir a cri­mi­na­li­da­de. A co­me­çar da mu­dan­ça das pe­nas e da es­tru­tu­ra dos có­di­gos. Acre­di­to tam­bém na mo­di­fi­ca­ção dos pa­ra­dig­mas tec­no­ló­gi­cos e, so­bre­tu­do, em re­for­mas tri­bu­tá­ri­as e ad­mi­nis­tra­ti­vas que pos­si­bi­li­ta­rão uma no­va con­du­ta pa­ra com­ba­ter a cri­mi­na­li­da­de.

A pres­são po­pu­lar es­tá dan­do re­sul­ta­do: é ho­ra de ace­le­rar­mos as ini­ci­a­ti­vas apre­sen­ta­das pa­ra re­for­ça­mos a se­gu­ran­ça das nos­sas fa­mí­lias, do nos­so pa­ís.

(Wil­der Mo­ra­is, se­na­dor da Re­pú­bli­ca e en­ge­nhei­ro ci­vil)

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias