Home / Opinião

OPINIÃO

Brasil já vive sua narcopolítica

De­pois de uma de­vas­ta­do­ra re­ces­são eco­nô­mi­ca e uma sé­rie de ins­ta­bi­li­da­des po­lí­ti­cas, vi­ve­mos uma res­sa­ca dra­má­ti­ca com um ti­po de so­ci­e­da­de con­de­na­da ao fra­cas­so eter­no (em ter­mos de cres­ci­men­to eco­nô­mi­co e de­sen­vol­vi­men­to hu­ma­no), se não fi­zer­mos uma re­vo­lu­ção em fa­vor da edu­ca­ção de qua­li­da­de pa­ra to­dos e se não for re­pri­mi­da com fir­me­za a cor­rup­ção ge­ne­ra­li­za­da dos que exer­cem cri­mi­no­sa­men­te o po­der.

Os do­nos cor­rup­tos do po­der (de es­quer­da, de cen­tro e de di­rei­ta), com seus apa­ra­tos de pro­te­ção (ju­di­cial, mi­di­á­ti­ca, in­te­lec­tu­al e so­ci­al), só pen­sam nos seus in­te­res­ses, pos­to que apa­ga­ram das su­as men­tes a pa­la­vra éti­ca. Não lu­tam por va­lo­res, e sim, por pre­ços. Pra­ti­cam a po­lí­ti­ca do va­le tu­do pa­ra a con­quis­ta e pre­ser­va­ção do sis­te­ma apo­dre­ci­do (os fins jus­ti­fi­cam os mei­os, di­ria Ma­qui­a­vel).

Os po­lí­ti­cos, em ge­ral, tor­na­ram-se de­pen­den­tes do di­nhei­ro pa­ra su­as cam­pa­nhas elei­to­ra­is. Al­guns fo­ram mais lon­ge: cri­a­ram vín­cu­los es­trei­tos com o nar­co­trá­fi­co pa­ra se fi­nan­cia­rem.  Da so­ma do trá­fi­co de dro­gas com a po­lí­ti­ca nas­ceu a pa­la­vra nar­co­po­lí­ti­ca, de on­de de­ri­va a nar­co­de­mo­cra­cia.

Mar­ci­nho VP (pró­cer do Co­man­do Ver­me­lho), em re­cen­te en­tre­vis­ta pu­bli­ca­da pe­la UOL, con­fir­mou que “o nar­co­trá­fi­co fi­nan­cia cam­pa­nhas elei­to­ra­is”. O mi­nis­tro Gil­mar Men­des vem de­nun­ci­an­do is­so faz tem­po. O mi­nis­tro da Jus­ti­ça (Tor­qua­to Jar­dim) tam­bém co­lo­cou a bo­ca no trom­bo­ne (em­bo­ra de for­ma ge­ne­ra­li­za­da). Até mi­nis­tro de Es­ta­do es­ta­ria en­vol­vi­do com a nar­co­po­lí­ti­ca.

Da co­ne­xão en­tre os nar­co­em­pre­sá­rios (que co­man­dam a nar­co­e­co­no­mia) e os po­lí­ti­cos es­tá nas­cen­do uma con­fra­ria cri­mi­no­sa (a nar­co­po­lí­ti­ca) que re­pre­sen­ta sé­rio ris­co pa­ra a pró­pria es­tru­tu­ra do Es­ta­do, com a cor­ro­são das ba­ses da de­mo­cra­cia e o des­cré­di­to ab­so­lu­to das ins­ti­tu­i­ções, que es­tão se eva­po­ran­do.

O sis­te­ma de se­gu­ran­ça pú­bli­ca, por exem­plo, dis­se o mi­nis­tro da De­fe­sa Jung­mann, es­tá “fa­li­do”. Ele acres­cen­tou: “Quem con­tro­la o ter­ri­tó­rio con­tro­la o vo­to e con­quis­ta o po­der de ocu­par es­pa­ços na ad­mi­nis­tra­ção pú­bli­ca”.

Ao la­do ou mes­mo den­tro do Es­ta­do ofi­ci­al já é ní­ti­da a pre­sen­ça dos gru­pos nar­co­ma­fio­sos, sen­do em­ble­má­ti­co o exem­plo do Rio de Ja­nei­ro on­de 850 fa­ve­las são do­mi­na­das pe­lo trá­fi­co (D. Kra­mer), que vai con­quis­tan­do es­pa­ços po­lí­ti­cos e so­ci­ais, do­mi­nan­do não ape­nas as nar­co­e­co­no­mi­as lo­ca­is, se­não tam­bém as pró­pri­as co­mu­ni­da­des, por meio do pro­ces­so de clien­te­li­za­ção (nar­co­clien­te­lis­mo), que cons­ti­tui uma no­va ba­se do pro­ces­so elei­to­ral.

Di­an­te da ero­são do Es­ta­do e da ine­fi­cá­cia das su­as ins­ti­tu­i­ções, o ve­lho clien­te­lis­mo as­sis­ten­ci­a­lis­ta em vá­ri­as par­tes do ter­ri­tó­rio na­ci­o­nal vem se trans­for­man­do em as­sis­ten­ci­a­lis­mo nar­co­po­lí­ti­co.

O mun­do ci­en­tí­fi­co es­tá es­tu­dan­do o ní­vel de al­te­ro­fa­gia (des­tru­i­ção do ou­tro) ge­ra­do pe­la cri­mi­na­li­da­de or­ga­ni­za­da, que es­tá di­zi­man­do as in­de­fe­sas e pou­co es­co­la­ri­za­das so­ci­e­da­des, com des­ta­que pa­ra o Mé­xi­co e o Tri­ân­gu­lo Nor­te (da mor­te), cons­ti­tu­í­do por Gua­te­ma­la, El Sal­va­dor e Hon­du­ras.

É ní­ti­da a de­sin­te­gra­ção ins­ti­tu­ci­o­nal do Es­ta­do, in­va­di­do tan­to pe­las or­ga­ni­za­ções cri­mi­no­sas cor­rup­tas (pro­ta­go­ni­za­das pe­los do­nos do po­der) quan­to pe­la nar­co­po­lí­ti­ca. Cal­cu­la-se que 80% dos ho­mi­cí­di­os no Rio de Ja­nei­ro são pra­ti­ca­dos por tra­fi­can­tes e mi­li­ci­a­nos (O Glo­bo), que se uni­ram e tam­bém fi­nan­ciam vá­ri­as cam­pa­nhas elei­to­ra­is.

Há “cer­ca de 1 mi­lhão de pes­so­as no Rio de Ja­nei­ro vi­ven­do em um es­ta­do de ex­ce­ção, sob o con­tro­le de ban­di­dos, mi­li­ci­a­nos ou tra­fi­can­tes. Quem tem es­se con­tro­le so­bre o ter­ri­tó­rio, tem o con­tro­le po­lí­ti­co, é ca­paz de di­re­cio­nar vo­tos, de ele­ger seus re­pre­sen­tan­tes, fa­zer seus ali­a­dos, que se en­con­tram na Câ­ma­ra Mu­ni­ci­pal, na As­sem­bleia Le­gis­la­ti­va e mes­mo no Con­gres­so Na­ci­o­nal” (M. Pe­rei­ra, O Glo­bo).

So­men­te a re­u­ni­ão de vá­ri­as for­ças-ta­re­fa (Po­lí­cia, Mi­nis­té­rio Pú­bli­co, au­di­to­res fis­cais, For­ças Ar­ma­das etc.), com es­pe­cí­fi­co ser­vi­ço de in­te­li­gên­cia, po­de re­to­mar o Es­ta­do cap­tu­ra­do pe­lo cri­me or­ga­ni­za­do da cor­rup­ção e do trá­fi­co. Não pre­ci­sa­mos de no­vas leis, e sim, da cer­te­za do cas­ti­go.

(Lu­iz Flá­vio Go­mes, ju­ris­ta. Cri­a­dor do mo­vi­men­to Que­ro Um Bra­sil Éti­co. Es­tou no F/lu­iz­fla­vi­o­go­me­so­fi­ci­al)

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias