Home / Opinião

OPINIÃO

A resolução da vida

A vi­da é uma arit­mé­ti­ca de con­cei­tos, pen­sa­men­tos, con­cre­ti­za­ções que ás ve­zes de­se­ja­mos e se re­a­li­zam,  en­tre­tan­to no di­a­gra­ma da ra­ci­o­na­li­da­de bus­ca­mos al­go que es­te­ja pró­xi­mo de nos­sas li­nhas de co­nhe­ci­men­to que tra­ça­mos no co­ti­dia­no do dia a dia. Ao en­ten­der o pa­ra­le­lo do me­di­tar te­mos que acre­di­tar que tu­do tem um pro­pó­si­to se­ja no pla­no so­ci­al, re­li­gi­o­so e eco­nô­mi­co, pois nes­ta in­te­re­la­ção com a vi­vên­cia con­ju­ga­mos os me­lho­res con­jun­tos, mo­di­fi­ca­mos a re­a­li­da­de e con­sa­gra­mos vi­tó­rias que se per­pe­tu­a­ram.

O Má­xi­mo do ques­ti­o­na­men­to de­ve abrir as por­tas pa­ra sin­gu­la­res pers­pec­ti­vas, pois as­sim di­fe­ren­ci­a­mos o mun­do e acres­cen­ta­mos a nos­sa mar­ca que se con­so­li­da­ra no crer co­mo for­ça de per­sis­tên­cia pa­ra a po­si­ti­vi­da­de se so­li­di­fi­car e re­mo­de­lar em ex­pres­sões se­re­nas de pen­sa­men­to ino­va­dor que res­ga­tem a fe­li­ci­da­de pu­ri­fi­ca­do­ra.

Nes­te pen­sa­men­to o con­tex­to que se pro­duz de­ve ser a me­lho­ria do ser hu­ma­no em to­das as su­as fa­ses e es­ta­be­le­cen­do um en­si­na­men­to on­de a igual­da­de se­ja pri­mor­di­al e ex­clua a ar­ro­gân­cia cons­tru­in­do uma mu­dan­ça com ba­ses que rei­na­rão pa­ra sem­pre e não com so­lu­ções tran­si­tó­rias que não re­sol­vam as ma­ze­las hu­ma­nas.

Na an­ti­gui­da­de o ser hu­ma­no pos­si­bi­li­tou que hou­ves­se gran­de avan­ço em sua vi­da se­ja na bús­so­la in­ven­ta­da pe­los chi­nes­es, a ca­ra­ve­la pe­los por­tu­gues­es nis­to tu­do vê-se  a ca­pa­ci­da­de hu­ma­na de in­te­ra­gir , mu­dar, re­vo­lu­ci­o­nar e até trans­mi­tir as fu­tu­ras ge­ra­ções al­go que per­pe­tu­a­ra pa­ra sem­pre sen­do um es­ti­mu­lo pa­ra no­vas prer­ro­ga­ti­vas de trans­for­ma­ção.

A afir­ma­ção que po­de­mos e de­ve­mos res­pon­der é a se­guin­te: Qual o nos­so ob­je­ti­vo aqui na ter­ra?  O que de­ve­mos fa­zer pa­ra me­lho­rar a vi­da das pes­so­as? Por­que há tan­ta in­jus­ti­ça so­ci­al? Com es­sas in­da­ga­ções va­mos so­lu­ci­o­nar to­dos os nos­sos pro­ble­mas e ins­ta­lar a ver­da­dei­ra paz que al­me­ja­mos, de­se­ja­mos e me­re­ce­mos.

O pla­ne­ja­men­to do en­ten­di­men­to de­ve ir além de me­ros pen­sa­men­tos de com­pre­en­são  ca­rac­te­ri­zan­do em es­tru­tu­ras se­re­nas que fa­çam a ver­da­dei­ra so­li­di­fi­ca­ção das idéi­as ple­nas de ele­va­ção tão es­sen­ci­ais pa­ra um prin­ci­pio ava­li­a­dor de ques­tões pri­o­ri­tá­rias. Apro­xi­man­do da nos­sa in­te­rio­ri­da­de res­ga­ta­mos o mais be­lo es­ta­be­le­cer das nos­sas per­se­ve­ran­ças e ins­tru­í­mos ao mun­do uma cer­te­za no­va que vai agir na for­ta­le­za da con­sci­ên­cia pa­ra mu­dar.

Por fim a re­ve­la­ção que de­ve­mos es­cla­re­cer é a fi­el pos­si­bi­li­da­de pa­ra as­si­na­lar que es­te mun­do po­de re­ge­ne­rar on­de a par­ti­lha acon­te­ce­ra e o or­gu­lho não pre­va­le­cer, pois so­men­te com es­ta de­di­ca­ção que trans­for­ma­mos o glo­bo em um mo­de­lo de ir­man­da­de.

Em su­ma a ma­te­má­ti­ca é uma ci­ên­cia, mas a re­le­vân­cia da vi­vên­cia, A Re­so­lu­ção da Vi­da  es­tá em su­pe­rar os pro­ble­mas com ale­gria da fe­li­ci­da­de sen­do  a nor­ma que nor­teia na di­vi­são da so­li­da­ri­e­da­de.

(Ruy da Pe­nha Lô­bo, gra­du­a­do em Le­tras Es­pa­nhol – UCG , ho­je PUC Go­i­ás – twit­ter: @ pe­nha Lo­bo - re­si­den­te em Bon­fi­nó­po­lis – Go­i­ás)

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias