Home / Opinião

OPINIÃO

100 anos do movimento sufragista

Ce­le­brou-se ter­ça-fei­ra, 6 de fe­ve­rei­ro o cen­te­ná­rio da Lei de 1918 so­bre a re­pre­sen­ta­ção po­pu­lar que per­mi­tiu o vo­to de mais de 8 mi­lhões de mu­lhe­res bri­tâ­ni­cas. Há 100 anos, mu­lhe­res com mais de 30 anos con­quis­ta­ram o di­rei­to ao vo­to no Rei­no Uni­do de­pois do mo­vi­men­to so­ci­al li­de­ra­do pe­las su­fra­gis­tas. Com o le­ma “ações e não pa­la­vras”, a rei­vin­di­ca­ção des­sas mu­lhe­res pe­la re­for­ma elei­to­ral aba­lou o pa­ís e trans­for­mou o mun­do.

Es­te te­ma tem cha­ma­do a aten­ção do mun­do, ten­do em vis­ta que a his­tó­ria da hu­ma­ni­da­de per­pas­sa por fa­tos que mar­ca­ram e que são exem­plos de trans­for­ma­ções. Fa­lo ho­je das su­fra­gis­tas. Mas pa­ra nor­te­ar nos­so ar­ti­go es­cla­re­ço o sig­ni­fi­ca­do des­te vo­cá­bu­lo: Su­fra­gis­ta – “ Mu­lher que re­cla­ma pa­ra o seu se­xo o di­rei­to de vo­to em as­sem­blei­as po­lí­ti­cas. – Que ou pes­soa que é par­ti­dá­ria do su­frá­gio uni­ver­sal; vo­tan­te.” (di­ci­o­ná­rio Au­ré­lio); Su­fra­gis­ta – “...Aque­le que de­fen­de a ex­ten­são dos vo­tos a to­dos, sem dis­tin­ção de ra­ça, se­xo, po­der eco­nô­mi­co, ori­gem etc”. (di­ci­o­ná­rio Hau­aiss). O mo­vi­men­to pe­lo su­frá­gio fe­mi­ni­no é um mo­vi­men­to so­ci­al, po­lí­ti­co e eco­nô­mi­co de re­for­ma, com o ob­je­ti­vo de es­ten­der o su­frá­gio (o di­rei­to de vo­tar) às mu­lhe­res. Par­ti­ci­pam do su­frá­gio fe­mi­ni­no, mu­lhe­res ou ho­mens, de­no­mi­na­dos su­fra­gis­tas.

Há um sé­cu­lo as mu­lhe­res bri­tâ­ni­cas con­quis­ta­ram o di­rei­to ao vo­to de­pois de anos de lu­ta li­de­ra­da pe­las su­fra­gis­tas. As ações es­pe­ta­cu­la­res des­sas ati­vis­tas aba­la­ram o pa­ís e in­flu­en­cia­ram mu­lhe­res em ou­tros paí­ses a de­fen­der seus di­rei­tos, com is­so, oi­to mi­lhões de mu­lhe­res, com mais de 30 anos, fo­ram ins­cri­tas nos re­gis­tros elei­to­ra­is. Foi pre­ci­so es­pe­rar, no en­tan­to, dez anos pa­ra que as mu­lhe­res pu­des­sem vo­tar aos 21 anos, co­mo fa­zi­am os ho­mens. En­tre as mi­li­tan­tes que lu­ta­ram por es­te di­rei­to, as su­fra­gis­tas mar­ca­ram su­as ações por uma vi­o­lên­cia des­co­nhe­ci­da pa­ra a épo­ca, ape­sar de sua in­flu­ên­cia con­ti­nu­ar sen­do ho­je em dia ob­je­to de de­ba­te. Es­se mo­vi­men­to ser­viu de exem­plo pa­ra as mu­lhe­res do res­to do mun­do. Du­as das mais co­nhe­ci­das su­fra­gis­tas fo­ram Em­me­li­ne Pankhurst, que aju­dou a fun­dar o mo­vi­men­to ati­vis­ta, e Emily Da­vi­son. Cem anos de­pois de o mo­vi­men­to das su­fra­gis­tas bri­tâ­ni­cas ven­ce­rem a ba­ta­lha de dé­ca­das pa­ra dar di­rei­to de vo­to às mu­lhe­res, seu le­ga­do e de­ter­mi­na­ção con­ti­nua a ins­pi­rar ge­ra­ções. Cem anos de­pois de sua cam­pa­nha ter atin­gi­do seu pri­mei­ro clí­max, a bis­ne­ta de Em­me­li­ne Pankhurst, He­len, de 53 anos, es­tá se­guin­do seus pas­sos e fa­zen­do cam­pa­nha pe­los di­rei­tos das mu­lhe­res. Cer­ta vez ela dis­se que as su­fra­gis­tas fi­ca­riam en­tu­si­as­ma­das com gran­de par­te dos pro­gres­sos re­a­li­za­dos pe­las mu­lhe­res no úl­ti­mo sé­cu­lo, mas que não con­si­de­ra­ri­am a ba­ta­lha pe­la igual­da­de das mu­lhe­res ven­ci­da.

No Bra­sil, as mu­lhe­res con­quis­tam o di­rei­to de vo­tar em fe­ve­rei­ro de 1932 atra­vés da pu­bli­ca­ção do de­cre­to 21.076 do Có­di­go Elei­to­ral Pro­vi­só­rio. Bem se vê que a bus­ca das mu­lhe­res por ci­da­da­nia, por es­pa­ço e pe­la igual­da­de de di­rei­tos, vem de anos e que, des­de o iní­cio, as mu­lhe­res fo­ram con­si­de­ra­das in­fe­rio­res aos ho­mens. A con­quis­ta do di­rei­to de vo­to trou­xe um no­vo pa­no­ra­ma em re­la­ção ao res­pei­to pa­ra com as mu­lhe­res. Em 2018, po­de­mos di­zer que as ati­tu­des e as leis mu­da­ram, no en­tan­to, há mui­tas ques­tões pe­las qua­is as mu­lhe­res ain­da es­tão lu­tan­do. Por exem­plo, as di­fe­ren­ças de re­mu­ne­ra­ção en­tre ho­mens e mu­lhe­res, as ati­tu­des em re­la­ção às mu­lhe­res e o as­sé­dio se­xu­al do­mi­na­ram a mí­dia nos úl­ti­mos anos e per­ma­ne­cem na van­guar­da das cam­pa­nhas pa­ra mui­tos gru­pos que lu­tam por igual­da­de. Mi­lhões de mu­lhe­res em to­do o mun­do com­par­ti­lham su­as pró­pri­as ex­pe­ri­ên­cias em cam­pa­nhas on-li­ne usan­do a hashtag no Twit­ter e com men­sa­gens no Fa­ce­bo­ok.

As si­tu­a­ções que es­ti­mu­lam o em­ba­te pe­los di­rei­tos da mu­lher se con­tex­tu­a­li­zam no tem­po, mas car­re­gam o es­tig­ma do ma­chis­mo – uma di­vi­são que de­ve ser com­ba­ti­da com a voz da mu­lher. Os di­rei­tos de­fen­di­dos pe­las su­fra­gis­tas, ini­ci­al­men­te pe­lo di­rei­to de vo­tar, car­re­ga­vam uma co­no­ta­ção mui­to mais am­pla. Ali na­que­les mo­men­tos de lu­ta abri­ram-se os le­ques na bus­ca dos es­pa­ços, de voz e vez. Es­pa­ços que são ar­dua­men­te pre­en­chi­dos no con­tex­to so­ci­al eco­nô­mi­co e po­lí­ti­co, até ho­je.

Su­frá­gio é si­nô­ni­mo de vo­to ou de­cla­ra­ção de opi­ni­ão. É nes­ta ideia de de­cla­ra­ção de opi­ni­ão que as mu­lhe­res, “su­fra­gis­tas” do sé­cu­lo XXI , es­tão bus­can­do ca­da vez mais se­rem ou­vi­das, nas Câ­ma­ras fe­de­ra­is, es­ta­du­ais e mu­ni­ci­pa­is. Nes­tes es­pa­ços on­de se fa­zem os pro­je­tos que im­ple­men­tam as leis, a for­ça fe­mi­ni­na car­re­ga to­da com­pe­tên­cia, to­da sa­be­do­ria, to­da sen­si­bi­li­da­de pa­ra as trans­for­ma­ções, nos pa­râ­me­tros da equi­da­de so­ci­al hu­ma­ni­za­da.

Com for­ça, co­ra­gem, mui­ta von­ta­de de lu­ta, ins­pi­ra­das em Nos­sa Se­nho­ra ha­ve­re­mos de con­tri­bu­ir pa­ra um mun­do mais jus­to e fra­ter­no.

(Cé­lia Va­la­dão. Se­cre­tá­ria Mu­ni­ci­pal de Po­lí­ti­cas pa­ra as Mu­lhe­res, Can­to­ra e Ba­cha­rel em Di­rei­to)

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias