Home / Opinião

OPINIÃO

Volta ao passado, Londres, sempre Londres!

Sem­pre que sur­ge a opor­tu­ni­da­de e as con­di­ções eco­nô­mi­cas per­mi­tem, Ma­ri­lia e eu vol­ta­mos a Lon­dres, ci­da­de que es­tá mui­to li­ga­da ao nos­so pas­sa­do de “aven­tu­ras” e, prin­ci­pal­men­te, de es­tu­dos; ago­ra, no mês de se­tem­bro,  vol­ta­mos àque­la ci­da­de en­can­ta­da que tan­tas mar­cas dei­xa­ram em nos­sas lem­bran­ças.

Es­ta nos­sa vi­a­gem, adre­de pla­ne­ja­da por nos dois aqui em ca­sa, se­ria pa­ra “ma­tar a sa­u­da­de” da­que­les idos tem­pos de 1972, quan­do,  na­que­la opor­tu­ni­da­de, fui fa­zer um es­tá­gio no an­ti­go Hos­pi­tal São Mar­cos, na­que­la épo­ca uma gran­de re­fe­rên­cia mun­di­al na es­pe­cia­li­da­de co­lo­proc­to­ló­gi­ca e, tam­bém, pa­ra “che­car de­ta­lhes” so­bre um li­vro de crô­ni­cas que es­tou pla­ne­jan­do es­cre­ver so­bre Lon­dres e Pa­ris.

Ao per­cor­rer a rua Lan­cas­ter Ga­te, lo­ca­li­za­da nas ime­di­a­ções do Hyde Park, Ma­ri­lia e eu lem­bra­mos da­que­la nos­sa aven­tu­ra; eu era qua­se que re­cém-for­ma­do, ven­de­mos qua­se tu­do o que pos­su­í­a­mos (era só um car­ro!) e com al­gu­mas eco­no­mi­as que só nos dois sa­bí­a­mos co­mo foi di­fí­cil jun­tar e vi­e­mos com a “ca­ra e co­ra­gem”, dei­xan­do os nos­sos três fi­lhos pa­ra trás, com as ida­des de 1, 3 e 5 anos (quan­do vol­ta­mos, de­pois de 6 mes­es, foi uma di­fi­cul­da­de pa­ra Ana Pau­la re­co­nhe­cer a Ma­ri­lia co­mo mãe): re­sul­ta­do: a cri­an­ça cho­ra­va de um la­do e a mãe cho­ra­va do ou­tro!

Na­que­la épo­ca hos­pe­da­mos na­que­la rua, que ci­tei aci­ma, no nú­me­ro 49; era uma Ca­sa, ex­ten­são da Em­bai­xa­da do Bra­sil, que aco­lhia es­tu­dan­tes bra­si­lei­ros, de­no­mi­na­da “Ca­sa do Bra­sil”, on­de pa­gá­va­mos, men­sal­men­te, um pre­ço ir­ri­só­rio (te­ria si­do ir­ri­só­rio pa­ra nos­sos bol­sos?).

Fi­ze­mos al­gu­mas fo­to­gra­fi­as em fren­te da mes­ma (não é mais aque­la “hos­pe­da­ria’) e Ma­ri­lia fi­cou mui­to emo­cio­na­da e cho­rou; di­fí­cil foi ex­pli­car ao jo­vem que nos fez a gen­ti­le­za de fo­to­gra­far-nos a ra­zão de tan­ta emo­ção.

De­pois, fo­mos a um res­tau­ran­te ita­li­a­no de no­me Ta­or­mi­na (19, cra­ven ter­ra­ce stre­et) on­de, de vez em quan­do, fre­quen­tá­va­mos na com­pa­nhia de ou­tros mo­ra­do­res da Ca­sa do Bra­sil; ali ti­ve a mes­ma sen­sa­ção da que ti­ve há al­guns anos, quan­do vol­tei ao lu­ga­re­jo (Gas­par Lo­pes, MG) on­de nas­ci; pa­re­ceu-me que o am­bi­en­te (sa­lão) do Ta­or­mi­na era mui­to mai­or do que vi na­que­la opor­tu­ni­da­de!

Éra­mos tão jo­vens! Se­rá que Freud se en­ga­nou ao se re­fe­rir ao “De­ja vi” ini­ci­al­men­te ape­nas pa­ra as cri­an­ças? Ou se­rá que quan­do ía­mos ali, jun­to com a tur­ma da Ca­sa do Bra­sil, o am­bi­en­te se me afi­gu­ra­va mui­to mai­or?

Co­mo era de su­por, não en­con­tra­mos nem ves­tí­gios dos an­ti­gos pro­pri­e­tá­rios do res­tau­ran­te, ape­nas al­gu­mas fo­to­gra­fi­as, al­gu­mas de­las já des­co­ra­das pe­lo tem­po, de­pen­du­ra­das nas pa­re­des e que o atu­al pro­pri­e­tá­rio ( ne­to do an­ti­go) me in­for­mou tra­tar-se do seu avô na com­pa­nhia de al­guns gar­çons.

Na vol­ta do Ta­or­mi­na pas­sa­mos em fren­te a um pub (bo­te­quim dos lon­dri­nos) de no­me “The Mi­tre” on­de, em al­gu­mas tar­des de sá­ba­dos ía­mos, na com­pa­nhia de al­guns mo­ra­do­res da Ca­sa do Bra­sil, to­mar­mos uma “lar­ger” - cer­ve­ja, por si­nal, qua­se sem­pre quen­te,  que é ven­di­da em co­pos e ali en­con­trá­va­mos, com cer­ta fre­quên­cia, com um se­nhor “ha­bi­tuê” do “bu­te­co” e jo­gá­va­mos as “pa­la­vras fo­ra” e a Ce­ci­lia (es­tu­dan­te de São Pau­lo) se en­car­re­ga­va de en­si­nar-lhe pa­la­vrões em por­tu­guês:

- My na­me is ve­a­do!

To­mo a li­ber­da­de de re­pro­du­zir (lo­go a se­guir) “ip­sis lit­te­ris” es­ta emo­ção, ao co­pi­ar um tre­cho de uma crô­ni­ca que es­cre­vi há al­gum tem­po, so­bre mi­nhas an­dan­ças por Gas­par Lo­pes.

“Al­guns anos de­pois que par­ti pa­ra bem dis­tan­te, vol­tei a Gas­par Lo­pes, prin­ci­pal­men­te à nos­sa ca­sa si­tu­a­da per­to da es­ta­ção da Re­de Mi­nei­ra de Vi­a­ção. Con­fes­so, fi­quei um pou­co de­cep­cio­na­do; sem­pre acha­ra que o ri­bei­rão que pas­sa­va em fren­te, fos­se mui­to mai­or do que re­al­men­te se me afi­gu­ra­va ago­ra. Se­rá que ele en­co­lheu ou a fan­ta­sia de cri­an­ça au­men­ta­va sua di­men­são? A dis­tân­cia en­tre nos­sa ca­sa e a es­ta­ção de fer­ro tam­bém di­mi­nu­iu ou os pas­sos mi­ú­dos do me­ni­no, da­va es­ta fal­sa im­pres­são? Se­rá que os ba­gres e tra­í­ras que pes­cá­va­mos ali, tam­bém eram me­no­res do que eu ima­gi­na­va?

O ve­rão ad­qui­riu ma­ti­zes mais car­re­ga­dos, as flo­res que exis­ti­am, ape­nas pa­ra em­be­le­zar nos­sos ca­mi­nhos de ou­tro­ra, co­me­ça­ram a mur­char; a es­ta­ção de fer­ro es­tá si­len­cio­sa, os pas­sa­gei­ros da Re­de Mi­nei­ra de Vi­a­ção vol­ve­ram seus olhos e seus in­te­res­ses pa­ra ou­tros mei­os de tran­spor­te. Não fa­zem mais bal­de­a­ções na­que­las an­ti­gas pla­ta­for­mas! As chu­vas de se­tem­bro le­va­ram con­si­go, não so­men­te a po­ei­ra das es­tra­das, mas tam­bém o bur­bu­ri­nho dos an­ti­gos mo­ra­do­res.

Fe­cho os olhos e ve­jo per­fi­lan­do, co­mo se eu es­ti­ves­se mi­ran­do um ca­lei­dos­có­pio mul­ti­co­lo­ri­do, as ca­sas que com­pu­nham a nos­sa rua prin­ci­pal; mi­nha po­si­ção é pri­vi­le­gi­a­da: es­tou no pá­tio da es­ta­ção, no lo­cal on­de es­ta­cio­na­va a “jar­di­nei­ra” que bus­ca­va os pas­sa­gei­ros que che­ga­vam no trem.

Quem me vê fa­lan­do em rua prin­ci­pal de­ve pen­sar, tam­bém, em mui­tas ou­tras ru­as se­cun­dá­rias. Éra­mos tão pou­cos, eram tão pou­cas as nos­sas ru­as! Acho que con­si­go con­tá-las com os de­dos das mãos.

Re­mi­nis­cên­cias são co­mo o bu­quê do vi­nho ela­bo­ra­do com ce­pa de uva de qua­li­da­de su­pe­ri­or e que inun­da nos­so ol­fa­to; ca­da vez que tes­ta­mos nos­sa ca­pa­ci­da­de de des­co­brir o odor que exa­la do cá­li­ce, sem­pre ire­mos des­co­brir no­vo per­fu­me.

Mes­mo que o vi­nho se­ja o mes­mo e da mes­ma sa­fra, ele mu­da de aro­ma e de sa­bor com o tem­po, as emo­ções se­rão sem­pre ou­tras!”

(Hé­lio Mo­rei­ra, da Aca­de­mia Go­i­a­na de Le­tras, Aca­de­mia Go­i­a­na de Me­di­ci­na, Ins­ti­tu­to His­tó­ri­co e Ge­o­grá­fi­co de Go­i­ás)

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias