Home / Opinião

OPINIÃO

Uma arte para poucos

A pa­mo­nha­da po­de re­u­nir a fa­mí­lia to­da em ca­sa em ja­nei­ro e fe­ve­rei­ro com a que­bra do mi­lho, mas a pro­du­ção de quei­jo é uma ati­vi­da­de mais so­li­tá­ria. Há mo­ti­vos pa­ra is­so. En­quan­to pre­pa­rar pa­mo­nhas per­mi­te que a dis­tri­bui­ção de res­pon­sa­bi­li­da­des se­ja mais abran­gen­te – cri­an­ças ten­dem a aju­dar, por exem­plo, a des­cas­car as es­pi­gas –, a fei­tu­ra do la­ti­cí­nio exi­ge mãos mais ex­pe­ri­en­tes. Não é pa­ra qual­quer um.

Um bom quei­jo de fa­zen­da é igua­ria ele­va­da ao sta­tus de ar­te. Di­fi­cil­men­te se acer­ta a mão nas pri­mei­ras ten­ta­ti­vas. Há um mon­te de de­ta­lhes que fa­zem a di­fe­ren­ça e as­se­gu­ram que o la­ti­cí­nio te­nha vi­da lon­ga, cu­ran­do com qua­li­da­de e man­ten­do o pa­la­dar agra­dá­vel. O cui­da­do com o as­seio – já que é um pro­du­to con­su­mi­do in na­tu­ra – tor­na a ati­vi­da­de ain­da mais de­li­ca­da.

Va­cas po­dem até não ma­dru­gar por von­ta­de pró­pria, mas o va­quei­ro não tem mui­ta op­ção. Na vés­pe­ra, ele de­ve re­u­nir as re­ses pa­ri­das com su­as cri­as pró­xi­mo ao cur­ral pa­ra que fa­ci­li­te a jor­na­da de ex­tra­ir o lei­te nas pri­mei­ras ho­ras da ma­nhã. O sol ain­da nem ame­a­ça apon­tar e o su­jei­to já ma­nu­seia o úbe­re das va­cas pa­ra ex­tra­ir o lei­te. O pro­ble­ma é mai­or quan­do a chu­va não ces­sa – as chan­ces de con­ta­mi­na­ção e di­lu­i­ção do lei­te au­men­tam quan­do não se tra­ba­lha em lo­cal com a de­vi­da pro­te­ção.

Mui­tas fa­zen­das uti­li­zam do sis­te­ma de au­to­má­ti­co pa­ra ex­tra­ção de lei­te por meio de ma­qui­ná­rio pró­prio. A pro­du­ção em es­ca­la de lei­te de­man­da is­so. Em pe­que­nas pro­pri­e­da­des, é one­ro­so ad­qui­rir equi­pa­men­to de or­de­nha. O ga­do pre­do­mi­nan­te em Go­i­ás é o de cor­te. O lei­te de ne­lo­re e ca­ra­cu ten­dem a ser mais ade­qua­dos ao pre­pa­ro tra­di­cio­nal de quei­jo do que o pro­du­zi­do por ga­do ho­lan­dês.

Fa­la-se nos cur­ra­is que o bom va­quei­ro con­se­gue ex­tra­ir ma­nu­al­men­te de va­cas ne­lo­res e ca­ra­cus o equi­va­len­te a três li­tros por dia. A téc­ni­ca de or­de­nha é mais jei­to do que for­ça. A mão pre­ci­sa si­mu­lar os mo­vi­men­tos de suc­ção de um be­zer­ro sem da­ni­fi­car o úbe­re. Ca­so a va­ca per­ce­ba o mo­vi­men­to brus­co, po­de “es­con­der” o lei­te e pre­ju­di­car a co­le­ta. O se­gre­do é dre­nar a te­ta afu­ni­lan­do a mão com su­a­ves mo­vi­men­tos des­cen­den­tes, po­rém fir­mes. Em­bo­ra pa­re­ça fá­cil, a téc­ni­ca de­mo­ra a ser apren­di­da.

O lei­te após a or­de­nha é ado­ci­ca­do e tem sa­bor in­ten­so. Pa­ra se tor­nar quei­jo, é ne­ces­sá­rio mais que co­a­lho e sal. O lei­te pre­ci­sa ser aque­ci­do, sem ja­mais fer­ver. Re­co­men­da-se que a tem­pe­ra­tu­ra não ul­tra­pas­se a de uma fe­bre in­ten­sa. Mui­to ca­lor po­de des­na­tu­rar pro­teí­nas ne­ces­sá­rias à co­a­gu­la­ção do lei­te e pre­ju­di­car a tex­tu­ra do quei­jo. Daí a pre­o­cu­pa­ção com a hi­gi­e­ne não ser me­ro de­ta­lhe.

Com o lei­te aque­ci­do, mis­tu­ra-se o co­a­lho dis­sol­vi­do em água lim­pa com sal. A mis­tu­ra, pre­fe­ren­ci­al­men­te em co­lher de pau, não de­ve ser vi­go­ro­sa nem ler­da de­mais. Va­le a mes­ma re­gra pa­ra a pro­du­ção de al­guns ti­pos de do­ce e não se de­ve ras­par o fun­do do ta­cho. A mas­sa – ain­da mui­to lí­qui­da nes­sa fa­se – de­ve fi­car uma meia ho­ra em re­pou­so e co­ber­ta por um pa­no bran­co lim­po. De­pois des­se pra­zo, de­ve ser di­vi­di­da em ou­tras por­ções pa­ra que par­te do so­ro es­cor­ra.

As por­ções se­rão de­pois in­se­ri­das em va­si­lhas pró­pri­as pa­ra a pro­du­ção de quei­jo, que per­mi­te ao so­ro es­cor­rer ade­qua­da­men­te. São aros de me­tal que per­mi­tem ao so­ro es­cor­rer. O tra­di­cio­nal quei­jo fres­co de­ve ter um bom equi­lí­brio en­tre tex­tu­ra e sa­bor, por­tan­to não po­de ser mui­to sal­ga­do. Mes­mo por­que, du­ran­te o pro­ces­so de cu­ra, o la­ti­cí­nio per­de água por eva­po­ra­ção e ten­de a con­cen­trar o sal.

Pou­cos pra­ze­res da gas­tro­no­mia de fa­zen­da su­pe­ra­ram o sim­ples ato de be­ber um ca­fé pas­sa­do no fo­gão a le­nha e co­mer um quei­jo meia cu­ra. Em­bo­ra o cu­ra­do se­ja mui­to bom pa­ra pa­mo­nha e pão de quei­jo, o meia cu­ra bem fei­to pos­sui uma cas­ca na­tu­ral con­sis­ten­te e seu in­te­ri­or tem tex­tu­ra se­me­lhan­te ao re­quei­jão. Tam­bém é ex­ce­len­te pa­ra ra­lar so­bre mas­sas, car­nes ou dei­xar fa­ti­as gros­sas so­bre o ar­roz en­quan­to a água ter­mi­na de se­car.

(Vic­tor Hu­go Lo­pes, jor­na­lis­ta)

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias