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OPINIÃO

Um futuro almejado

É im­pres­sio­nan­te o quan­to a ino­va­ção tem si­do ca­da dia mais im­por­tan­te na vi­da das pes­so­as. Po­de­mos olhar pa­ra trás, um pe­rí­o­do não mui­to dis­tan­te, e ver­mos o quan­to te­mos aces­so a pro­du­tos e ser­vi­ços que não tí­nha­mos há al­guns anos.

Es­ta­mos vi­ven­cian­do uma no­va re­vo­lu­ção in­dus­tri­al, a cha­ma­da in­dús­tria 4.0, que vi­sa in­te­grar pro­ces­sos, com mais efi­ci­ên­cia e pro­du­ti­vi­da­de.

Pa­ra che­gar­mos à pro­du­ção de um bem, por exem­plo, o ce­lu­lar, fo­ram anos de pes­qui­sas, in­ves­ti­men­tos re­cur­sos e co­nhe­ci­men­tos. A par­tir de uma ne­ces­si­da­de ou de­man­da da so­ci­e­da­de bus­cou-se ofe­re­cer so­lu­ções, co­mo pro­por­ci­o­nar a co­mu­ni­ca­ção mó­vel en­tre as pes­so­as.

Lem­bro-me que te­le­fo­ne fi­xo era al­go de lu­xo e que va­lia ações. Quem não ti­nha um em ca­sa pre­ci­sa­va an­dar até um te­le­fo­ne pú­bli­co (ore­lhão) mais pró­xi­mo, com­prar as fi­chas e pe­gar uma fi­la. E de­ta­lhe, o tem­po de uso era li­mi­ta­do.

Ho­je te­mos aces­so aos ce­lu­la­res e es­tes pas­sam por uma re­vo­lu­ção tão rá­pi­da, com in­clu­são de re­cur­sos que nos pos­si­bi­li­tam as­sis­tir TV, ti­rar fo­tos e in­se­rir apli­ca­ti­vos que nos for­ne­cem qua­se tu­do que pre­ci­sa­mos com ape­nas um to­que.

O que que­ro re­fle­tir é o quan­to a pes­qui­sa, a ci­ên­cia e a ino­va­ção são im­por­tan­tes pa­ra as em­pre­sas e pa­ra a so­ci­e­da­de. In­fe­liz­men­te o Bra­sil ain­da não os tem co­mo pri­o­ri­da­de, sen­do des­ti­na­do ape­nas 1,2% do PIB.  Em va­lor ab­so­lu­to é me­nos de um ter­ço do que ha­via dis­po­ní­vel há se­te anos atrás.

Ain­da so­mos im­por­ta­do­res de mui­to co­nhe­ci­men­to e tec­no­lo­gia, o que pre­ju­di­ca a com­pe­ti­ti­vi­da­de de nos­sos pro­du­tos.

Em­pre­sas que não ino­va­rem não so­bre­vi­ve­rão. Ino­va­ção não es­tá re­la­ci­o­na­da so­men­te a cri­a­ção de no­vos pro­du­tos, mas na mu­dan­ça de pro­ces­sos e na for­ma de fa­zer ges­tão, sen­do al­go im­pres­cin­dí­vel pa­ra os se­to­res pú­bli­co e pri­va­do.

Es­se pro­ces­so de mu­dan­ça pas­sa pe­la po­lí­ti­ca de de­so­ne­ra­ção tri­bu­tá­ria, es­tí­mu­lo e in­cen­ti­vo pa­ra que em­pre­sas in­vis­tam, re­du­ção do gas­to pú­bli­co e mai­or des­ti­na­ção de re­cur­sos pa­ra que ins­ti­tu­tos, uni­ver­si­da­des e cen­tros tec­no­ló­gi­cos bra­si­lei­ros pos­sam de­sen­vol­ver pes­qui­sas em con­jun­to com as re­ais ne­ces­si­da­des da so­ci­e­da­de. É ne­ces­sá­rio que o co­nhe­ci­men­to não fi­que en­ga­ve­ta­do e se­ja co­lo­ca­do em prá­ti­ca.

Te­mos ri­que­zas na­tu­ra­is, so­mos con­si­de­ra­dos o ce­lei­ro do mun­do, mas pre­ci­sa­mos agre­gar va­lor aos nos­sos pro­du­tos, não fi­can­do na de­pen­dên­cia da ex­por­ta­ção de com­mo­di­ti­es.

Te­mos co­mo exem­plo, a ven­da do ca­cau bra­si­lei­ro e a com­pra do cho­co­la­te im­por­ta­do. So­mos o 5º mai­or pro­du­tor mun­di­al de ca­cau, mas ex­por­ta­mos 90% da nos­sa pro­du­ção. A Su­í­ça é um pa­ís pe­que­no, que não pro­duz ca­cau, mas é con­si­de­ra­do um dos me­lho­res cho­co­la­tes do mun­do.

O mer­ca­do es­tá ca­da vez mais com­pe­ti­ti­vo e paí­ses que de­tém o co­nhe­ci­men­to têm sa­í­do na fren­te e se des­pon­ta­do in­ter­na­cio­nal­men­te.

Não po­de­mos per­der mais tem­po e opor­tu­ni­da­de. So­mos a no­na eco­no­mia do mun­do, mas ocu­pa­mos atu­al­men­te a 69ª po­si­ção no Ín­di­ce Glo­bal da Ino­va­ção, en­tre 127 paí­ses, per­den­do pa­ra na­ções com me­nor por­te eco­nô­mi­co e in­dus­tri­al, co­mo: Bahrein, Kuwait, Chi­le, Mé­xi­co e Co­lôm­bia.

Ca­na­dá, Aus­trá­lia e No­va Ze­lân­dia há 150 anos atrás eram paí­ses sem pro­je­ção e ho­je são ri­cos e de­sen­vol­vi­dos.

Ja­pão é um pa­ís pe­que­no, com 80% de seu ter­ri­tó­rio mon­ta­nho­so, mas ocu­pa a ter­cei­ra po­si­ção en­tre as mai­o­res eco­no­mi­as do mun­do.  Pas­sa­ram por cri­ses, sou­be­ram se re­cons­tru­ir e ino­var pa­ra su­pe­rar as di­fi­cul­da­des, sen­do re­fe­rên­cia na pro­du­ção de tec­no­lo­gia.

A Co­réia do Sul in­ves­te pró­xi­mo de 5% do seu PIB em ci­ên­cia e tec­no­lo­gia. É um pa­ís em que a edu­ca­ção es­tá na cul­tu­ra da na­ção.

A Ín­dia é ou­tro pa­ís de ex­tre­ma po­bre­za, mas que tem se de­sen­vol­vi­do e cres­ci­do de for­ma sus­ten­tá­vel, em vir­tu­de de in­ves­ti­men­tos em pes­qui­sa e pro­du­ção de tec­no­lo­gia de pon­ta.

Pre­ci­sa­mos in­ten­si­fi­car es­sa cul­tu­ra de ino­va­ção e mu­dan­ça em nos­so pa­ís. Vis­lum­bro um Bra­sil mais de­sen­vol­vi­do, com em­pre­sas for­tes, com uma ges­tão pú­bli­ca mo­der­na, com pro­du­tos que são re­fe­rên­cia mun­di­al, mas ino­va­ção en­vol­ve re­cur­sos e de­ve ser con­si­de­ra­da co­mo al­go fun­da­men­tal pa­ra o de­sen­vol­vi­men­to.

Ca­so con­trá­rio, con­ti­nu­a­re­mos sen­do re­fe­rên­cia co­mo pro­du­to­res de mi­lho, so­ja, fei­jão e im­por­ta­do­res de tec­no­lo­gia. Es­se não é o fu­tu­ro que de­ve­mos per­se­guir e nos or­gu­lhar.

(Pau­lo Afon­so Fer­rei­ra, vi­ce-pre­si­den­te da CNI, pre­si­den­te do Con­se­lho de As­sun­tos Le­gis­la­ti­vos CAL/CNI, di­re­tor ge­ral do Ins­ti­tu­to Eu­val­do Lo­di IEL)

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