Home / Opinião

OPINIÃO

Tempos sombrios

Es­ta­mos vi­ven­do Tem­pos som­bri­os. Nos­sa frá­gil de­mo­cra­cia que com­ple­ta­ria 30 anos de re­la­ti­va es­ta­bi­li­da­de nes­se 2018, ten­do co­mo mar­co fun­dan­te a pro­mul­ga­ção da Cons­ti­tu­i­ção Ci­da­dã de 1988, es­tá na UTI. Vi­ve­mos um mo­men­to de ten­são e in­sa­tis­fa­ção so­ci­al des­de ju­nho de 2013 quan­do acon­te­ce­ram as gi­gan­tes­cas ma­ni­fes­ta­ções. O po­vo pe­dia mais edu­ca­ção, mais sa­ú­de, mais tran­spor­te, mais se­gu­ran­ça, en­fim mais es­ta­do. Mas de lá pa­ra cá o que vi­mos? Os gol­pis­tas que ha­vi­am per­di­do três elei­ções se­gui­das (du­as pa­ra Lu­la e uma pa­ra Dil­ma), não acei­ta­ram a quar­ta der­ro­ta em 2014.

De­ci­di­ram der­ru­bar a pre­si­den­ta Dil­ma cus­tas­se o que cus­tas­se pa­ra im­por sua agen­da de con­trar­re­for­mas e ras­gar a Con­so­li­da­ção das Leis Tra­ba­lhis­tas e o Pac­to So­ci­al es­ta­be­le­ci­do na Cons­ti­tu­i­ção de 1988. E as­sim o fi­ze­ram cri­an­do a far­sa do im­pe­achment. Ago­ra a ce­re­ja do bo­lo dos gol­pis­tas é pren­der Lu­la e im­pe­di-lo de vez de ser can­di­da­to à pre­si­den­te da Re­pú­bli­ca no­va­men­te. A meu ver eles são in­con­se­quen­tes e fa­rão is­so. Eles que­rem hu­mi­lhar Lu­la e a es­quer­da e ti­rar do po­vo a es­pe­ran­ça em um pro­je­to que te­nha o tra­ba­lha­dor e os mo­vi­men­tos so­ci­ais co­mo pro­ta­go­nis­tas. Eles são pro­fis­si­o­nais do gol­pe.

A PF já es­tá es­tu­dan­do a for­ma me­nos cho­can­te de pren­der Lu­la. Vão ne­go­ci­ar com os ad­vo­ga­dos de­le. Pe­dir a ele que se en­tre­gue li­vre­men­te ou coi­sa do gê­ne­ro. Mas a re­a­ção po­pu­lar, es­pe­ci­al­men­te do mo­vi­men­to so­ci­al or­ga­ni­za­do, sin­di­cal, dos par­ti­dos pro­gres­sis­tas e de to­dos que tem con­sci­ên­cia da in­jus­ti­ça da con­de­na­ção sem pro­vas que ele so­freu, irá se ma­ni­fes­tar com mui­ta in­dig­na­ção e for­ça. A can­di­da­tu­ra de Lu­la não es­tá des­car­ta­da. O Par­ti­do dos Tra­ba­lha­do­res já dei­xou cla­ro que usa­rá to­dos os mei­os ju­rí­di­cos pos­sí­veis, em­bar­gos ao TRF4, re­cur­sos ao TSE, TSJ e STF.

A pres­são de mui­tos se­to­res da so­ci­e­da­de ci­vil or­ga­ni­za­da em de­fe­sa de Lu­la só cres­ce a ca­da dia. Mui­tos in­te­lec­tu­ais, mo­vi­men­tos so­ci­ais do cam­po e da ci­da­de, li­de­ran­ças po­lí­ti­cas, ar­tis­tas, ati­vis­tas, ju­ris­tas, blo­guei­ros e jor­na­lis­tas do Bra­sil de­fen­de­rão Lu­la com a mes­ma for­ça que no pas­sa­do Nel­son Man­de­la foi de­fen­di­do quan­do pre­so in­jus­ta­men­te pe­lo re­gi­me do apar­theid na Áfri­ca do Sul. O Par­ti­do dos Tra­ba­lha­do­res de fa­to não co­gi­ta Pla­no B pe­lo que vi­mos até ago­ra. Nem mes­mo os ou­tros par­ti­dos de es­quer­da uti­li­zam es­sa ex­pres­são.

Exis­tem ou­tros pré-can­di­da­tos no cam­po mais pro­gres­sis­ta, co­mo Ma­nu­e­la D’Ávi­la(PCdoB) e Ci­ro Go­mes (PDT), que apre­sen­tam-se co­mo al­ter­na­ti­va de cons­tru­ção de um pro­je­to Na­ci­o­nal de De­sen­vol­vi­men­to com So­be­ra­nia, mas que nun­ca se co­lo­ca­ram co­mo ri­vais de Lu­la ou pla­no B à ele. O que to­dos os par­ti­dos con­se­quen­tes e que res­pei­tam a de­mo­cra­cia es­tão de­fen­den­do é o di­rei­to de o ex-pre­si­den­te lu­la ser can­di­da­do, pois elei­ção sem Lu­la por cau­sa de uma con­de­na­ção in­jus­ta é frau­de. In­fe­liz­men­te vi­ve­mos uma fa­se de ten­ta­ti­va de es­va­zia­men­to da po­lí­ti­ca.

A es­fe­ra eco­nô­mi­ca com seu deus mer­ca­do vem sub­me­ten­do a es­fe­ra po­lí­ti­ca, for­çan­do-a a ele­ger aque­les que de­fen­dem seu cre­do ne­o­li­be­ral. Ao mes­mo tem­po em que se de­mo­ni­za a po­lí­ti­ca par­ti­dá­ria, sur­gem os de­no­mi­na­dos ‘out­si­ders’ que di­zem fa­la­cio­sa­men­te que não são po­lí­ti­cos, não gos­tam de po­lí­ti­ca, mas que são ad­mi­nis­tra­do­res, ban­quei­ros e em­pre­sá­rios de su­ces­so que se can­di­da­tam pa­ra con­ser­tar a po­lí­ti­ca e le­var pa­ra ela a sua ex­pe­ri­ên­cia de ges­to­res.

Nes­se li­nha, con­tri­bu­em e ser­vem-se da cres­cen­te des­mo­ra­li­za­ção da po­lí­ti­ca e da der­ro­ca­da de qual­quer pers­pec­ti­va de for­ta­le­ci­men­to da de­mo­cra­cia. O que eles pre­ten­dem é con­so­li­dar a po­lí­ti­ca sem po­vo, sem par­ti­ci­pa­ção, re­du­zin­do-a a uma coi­sa pa­ra es­pe­cia­lis­ta, bu­ro­cra­tas. Por cau­sa dis­so, os po­de­res exe­cu­ti­vo e le­gis­la­ti­vo, úni­cos com re­pre­sen­tan­tes elei­tos pe­lo vo­to di­rei­to, se en­fra­que­cem e per­dem o res­pei­to do po­vo, gra­ças à es­pe­ta­cu­la­ri­za­ção de ope­ra­ções de com­ba­te à cor­rup­ção, à exem­plo da La­va Ja­to, se­le­ti­vas.

Re­ve­la-se, por aqui, um ve­lho/no­vo po­der, qua­se im­pe­ri­al, o ju­di­ci­á­rio. Es­ta­mos sob o go­ver­no e o ar­bí­trio de jo­vens e ho­mens de meia ida­de, ma­gis­tra­dos bu­ro­cra­tas do es­ta­do que pou­co en­ten­de de po­lí­ti­ca e que pas­sam a jul­gar a ati­vi­da­de po­lí­ti­ca e a cri­mi­na­li­zar, es­pe­ci­al­men­te aque­las de ma­ti­zes de es­quer­da e pro­gres­sis­tas. Is­so o fa­zem, con­sci­en­tes ou não, com boa von­ta­de ou não, em fa­vor de uma po­lí­ti­ca re­a­ci­o­ná­ria de uma eli­te oli­gár­qui­ca pseu­do­ca­pi­ta­lis­ta, her­dei­ra do es­cra­vis­mo, que há sé­cu­los é he­ge­mô­ni­ca no Bra­sil. Eli­te es­sa que pa­tro­ci­nou o gol­pe con­tra a pri­mei­ra mu­lher elei­ta pre­si­den­te do Bra­sil, e que ago­ra quer pren­der o ope­rá­rio que se tor­nou o mai­or lí­der po­lí­ti­co da Amé­ri­ca do Sul e pre­si­den­te com a mai­or apro­va­ção po­pu­lar da his­tó­ria do Bra­sil.

Sim, o ju­di­ci­á­rio bra­si­lei­ro é se­le­ti­vo e cons­ti­tui-se em um po­der que pas­sou a sub­me­ter os de­mais po­de­res gra­ças ao es­va­zia­men­to da re­pre­sen­ta­ti­vi­da­de e à cam­pa­nha de des­mo­ra­li­za­ção mi­di­á­ti­ca da po­lí­ti­ca pa­tro­ci­na­da pe­los do­nos do mer­ca­do. Des­se mo­do, o po­der ju­di­ci­á­rio tor­nou-se o po­der mais au­to­ri­tá­rio, efe­ti­va­men­te po­lí­ti­co, a exer­cer uma do­mi­na­ção bu­ro­crá­ti­co-ra­ci­o­nal que faz o ho­mem co­mum, que pou­co en­ten­de de leis e da bu­ro­cra­cia es­ta­tal, achar que os ju­í­zes são os ho­mens mais neu­tros e jus­tos do mun­do.

É as­sim que são vis­tos por mui­tos o ju­iz Sér­gio Mo­ro de Cu­ri­ti­ba e os ju­í­zes Ge­bran, Paul­sen e Laus, do TRF4, que con­de­na­ram Lu­la, em pri­mei­ra e se­gun­da ins­tân­cia. O ju­di­ci­á­rio que faz vis­ta gros­sa ou dei­xa pres­cre­ver cri­mes de po­lí­ti­cos da di­rei­ta (no­ta­da­men­te dos par­ti­dões de di­rei­ta e das pe­que­nas le­gen­das de alu­guel que pro­ta­go­ni­za­ram a far­ra das pri­va­ti­za­ções - pri­va­ta­ria tu­ca­na - dos go­ver­nos de FHC, o men­sa­lão mi­nei­ro de Aze­re­do ou os cri­mes de cor­rup­ção de Aé­cio Ne­ves e de seu ami­go Ze­zé Per­re­la, do­no do he­li­cóp­te­ro apren­di­do com meia to­ne­la­da de co­ca­í­na, ou ain­da os es­cân­da­los re­cen­tes das ma­las de di­nhei­ro de Ro­cha Lou­res, ho­mem de con­fi­an­ça de Te­mer) é o mes­mo que es­pe­ta­cu­la­ri­za as acu­sa­ções mi­di­á­ti­cas con­tra po­lí­ti­cos que não se­guem sua agen­da ne­o­li­be­ral.

Por is­so, nós da CTB, Cen­tral dos Tra­ba­lha­do­res e Tra­ba­lha­do­ras do Bra­sil, de­fen­de­mos que a úni­ca for­ma do Bra­sil vol­tar ao ca­mi­nho do de­sen­vol­vi­men­to com de­mo­cra­cia e so­be­ra­nia é o par­ti­ci­pa­ção ca­da vez mais in­ten­sa do po­vo na po­lí­ti­ca. De­fen­der o di­rei­to do ex-pre­si­den­te Lu­la ser can­di­da­to e não acei­tar sua con­de­na­ção sem pro­vas é com­pre­en­der que a his­tó­ria se­rá se­ve­ra com es­ses que ho­je si­len­ci­am-se di­an­te da in­jus­ti­ça de uma eli­te ini­mi­ga do tra­ba­lha­do­res e de su­as con­quis­tas. Mes­ma eli­te que no pas­sa­do vol­tou-se con­tra os pre­si­den­tes JK, Ge­tú­lio e Jo­ão Gou­lart pa­ra im­pe­di-los de se can­di­da­ta­rem, in­cri­mi­ná-los in­jus­ta­men­te se elei­tos fos­sem, ou de­pô-los a for­ça atra­vés de gol­pes ca­so o po­vo saís­se em de­fe­sa do pro­je­to de de­mo­cra­cia po­pu­lar e de re­for­mas pro­gres­sis­tas por eles re­pre­sen­ta­dos.

(Rail­ton Nas­ci­men­to, pro­fes­sor, pre­si­den­te da CTB e do Sin­pro)

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias