Home / Opinião

OPINIÃO

Seja feliz!

Ir­mão em Cris­to

Fa­ça do dia de ho­je o pri­mei­ro dia de uma no­va vi­da. Não ima­gi­nes po­der mu­dar to­do o pas­sa­do. Nem sem­pre é pos­sí­vel.

O que pos­sas con­ser­tar fa­ça-o o quan­to an­tes, li­ber­tan­do-te da can­ga do re­mor­so.

Pro­põe-te, to­da­via, a par­tir de ago­ra, a bus­car a fe­li­ci­da­de.

Ela não se en­con­tra no bi­lhe­te pre­mi­a­do da lo­te­ria ou nos pra­ze­res da ma­té­ria.

Es­tá den­tro de ti mes­mo.

Ao te tor­na­res mais le­ve pe­lo es­va­zia­men­to do co­ra­ção das an­gús­ti­as e opres­sões, te sen­ti­rás le­ve e te­rás re­to­ma­da a ale­gria de vi­ver.

Ain­da que com os na­tu­ra­is pro­ble­mas do dia a dia, da so­bre­vi­vên­cia di­fí­cil, va­lo­ri­za as pe­que­nas coi­sas, ges­tos e atos.

Pro­põe-te a amar àque­les mais pró­xi­mos de ti, a par­tir dos vín­cu­los fa­mi­lia­res.

Não te trans­for­mes em co­bra­dor de vir­tu­des, e nun­ca se­ja in­qui­si­dor de al­mas, pa­ra que não atra­i­as sen­ti­men­tos ne­ga­ti­vos pa­ra ti.

Bus­ca ser al­guém que­ri­do, agra­dá­vel, edu­ca­do, e de­di­ca-te, con­for­me tu­as pos­si­bi­li­da­des, a plan­tar o bem, que é sim­ples, par­tin­do da ge­ne­ro­si­da­de.

Ve­rás que a fe­li­ci­da­de ins­ta­lar-se-á em cur­to pra­zo na tua vi­da, abrin­do-se por­tas pa­ra inú­me­ras re­a­li­za­ções fu­tu­ras.

Se­ja fe­liz, meu fi­lho!

Abra-te pa­ra o amor e a vi­da.

Amé­lia (es­pí­ri­to).

Pá­gi­na psi­co­gra­fa­da em 09/01/2018, na So­ci­e­da­de Le­gi­ão Es­pí­ri­ta, de Por­to Ale­gre, por Al­ber­to Sam­paio, sob a co­or­de­na­ção de Pe­dro Fa­gun­des Aze­ve­do, an­ti­go co­la­bo­ra­dor do DM.

(Amé­lia, em psi­co­gra­fia, via e-mail)


Flechadas certeiras, alvo atingido!

Sa­tis­fei­to ago­ra, Ja­not, com a no­ta do Bra­sil  de­vi­do à de­mo­ra na apro­va­ção da Re­for­ma da Pre­vi­dên­cia e pe­las su­as fle­cha­das en­ve­ne­na­das com du­as de­nún­cias con­tra Te­mer? Cla­ro que é o po­vo que pa­ga o pa­to, mas e daí? O que va­le mes­mo é que o go­ver­no Te­mer se fer­rou, pois ca­da vez es­ta re­for­ma pa­re­ce fi­car mais com­pli­ca­da. Dá pa­ra ver o ex-pro­cu­ra­dor es­fre­gan­do as mãos de sa­tis­fa­ção. A fle­cha atin­giu o al­vo em cheio, não foi? Pe­lo me­nos, mais cin­co anos pa­ra re­cu­pe­rar o grau de in­ves­ti­men­to. Mas o Bra­sil é mai­or do que a vin­gan­ça do ar­quei­ro. Ha­ve­re­mos de su­pe­rar mais es­sa. O bra­si­lei­ro é um for­te!

(Eli­a­na Fran­ça Le­me, via e-mail)


Venezuelanos comendo ração de cachorro!

Se com uma in­fla­ção que ba­teu 2.600% em 2017, os ve­ne­zu­e­la­nos já es­tão co­men­do co­mi­da de ca­chor­ro e ra­ção de ga­li­nha, e em 2018 com uma pro­je­ção que  po­de­rá ba­ter nos 400.000%, a sa­í­da dos ve­ne­zu­e­la­nos se­rá o ca­ni­ba­lis­mo. Os pe­tis­tas que tan­to apro­va­ram e elo­gi­a­ram a di­ta­du­ra  de Ma­du­ro, po­de­ri­am se ofe­re­cer em sa­cri­fí­cio. Es­tão bem gor­di­nhos e sa­bo­ro­sos de­pois da far­ra com di­nhei­ro pú­bli­co, ao con­trá­rio dos ve­ne­zu­e­la­nos que de­pois do bo­li­va­ria­nis­mo es­tão che­gan­do ao ní­vel de pe­le em ci­ma dos os­sos. Bo­ra pe­tis­tas aju­dar “los her­ma­nos” ve­ne­zu­e­la­nos? Ide­ó­lo­gos uni­dos na glo­ria e na dor não é?

(Be­a­triz Cam­pos, via e-mail)


Eleição presidencial

Fi­co abes­ta­do ao ver que as pre­vi­sões so­bre  o pro­vá­vel ven­ce­dor da elei­ção pre­si­den­ci­al in­di­cam Lu­la. Acho que ele só de­ve­ria ser 1o. lu­gar se hou­ves­se elei­ção pa­ra pre­si­dên­cia. Se as pes­qui­sas não são com­pra­das, fi­ca  pro­va­do que a má edu­ca­ção e má in­for­ma­ção dos pes­qui­sa­dos de­ve ser atri­bu­í­da ao su­ces­so  dos go­ver­nos pe­tra­lhas pa­ra  em­bur­re­cer os bra­si­lei­ros.

(Má­rio A. Den­te, via e-mail)


Fraude até na cota racial

Como no Brasil, infelizmente, os piores exemplos, como da falta de ética, e bons costumes, vêm dos nossos governantes, e dirigentes das nossas instituições, não surpreende que muitos dos brasileiros também queiram levar vantagens indevidas... Como, infelizmente, verificamos num importante levantamento feito, e publicado pelo Estadão, em que se constata: uma em cada três universidades federais tem denúncia de fraudes no sistema de cotas raciais.  E revela, estão sendo investigados 595 alunos de 21 instituições, por irregularidades neste sistema.  Também, que, a maioria já teve indeferida sua matricula. É bom lembrar que, este número de 595 alunos que supostamente fraudaram esse sistema, na realidade pode ser maior, já que, das 63 universidades federais espalhadas pelo País, apenas 53 responderam ao jornal sobre esta questão. E o governo federal, para tentar estancar o problema, pretende formar comissões de avaliação, antes mesmo do ingresso nas universidades dos calouros...  Mas, como neste País, tudo é feito para complicar, e gerar facilidades, e sendo radicalmente contra esse sistema de cotas exclusivas para negros e pardos, indico que o ideal seria se estes cidadãos tivessem o mesmo direito de ingressar nas universidades públicas, na forma da lei de 2012, mas, inseridos na que contempla reserva de 50% das matrículas aos alunos que se formaram integralmente no Ensino Médio, em escolas públicas...  Simples!

(Paulo Panossian, via e-mail)

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias