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OPINIÃO

Nota de esclarecimento

O Con­se­lho Ad­mi­nis­tra­ti­vo Tri­bu­tá­rio - CAT, ins­ti­tu­i­ção in­te­gran­te da es­tru­tu­ra da Se­cre­ta­ria da Fa­zen­da do Es­ta­do de Go­i­ás - Sefaz, que tem co­mo fun­ção o jul­ga­men­to ad­mi­nis­tra­ti­vo de ques­tões de na­tu­re­za tri­bu­tá­ria no Es­ta­do de Go­i­ás, vem por meio des­ta apre­sen­tar es­cla­re­ci­men­tos à so­ci­e­da­de a res­pei­to de ar­ti­go de opi­ni­ão in­ti­tu­la­do “A Mu­lher de Cé­sar e o Con­se­lho Ad­mi­nis­tra­ti­vo Tri­bu­tá­rio”, de Clau­dio Mo­des­to ve­i­cu­la­do no dia 27 de ja­nei­ro no or­nal Di­á­rio da Ma­nhã.

O ar­ti­go em re­fe­rên­cia, a des­pei­to de te­cer con­si­de­ra­ções ba­se­a­das em con­vic­ções sub­je­ti­vas so­bre ques­tões pon­tu­ais, es­pe­ci­al­men­te so­bre a no­me­a­ção de mem­bros que vi­e­ram in­te­grar os ór­gã­os jul­ga­do­res do CAT, lan­ça sus­pei­ta so­bre to­da a ins­ti­tu­i­ção, atin­gin­do, con­se­quen­te­men­te, a ho­no­ra­bi­li­da­de dos 17 con­se­lhei­ros do Fis­co e 16 Con­se­lhei­ros Clas­sis­tas, além dos de­mais co­o­pe­ra­do­res – sem alu­são ex­pres­sa de quem te­ria pra­ti­ca­do su­pos­tas ir­re­gu­la­ri­da­des – ao as­se­ve­rar que no ce­ná­rio atu­al o CAT “não pa­re­ce ser ho­nes­to”.

An­tes de mais na­da, é im­por­tan­te es­cla­re­cer que mu­dan­ças re­cen­te­men­te fo­ram in­tro­du­zi­das na Lei n. 16.469/2009, que re­gu­la o pro­ces­so ad­mi­nis­tra­ti­vo tri­bu­tá­rio, pro­pos­tas pe­la Se­cre­ta­ria da Fa­zen­da do Es­ta­do de Go­i­ás ob­je­ti­van­do: (l) me­lho­rar a ges­tão do Con­se­lho; (ll) au­men­tar sua ce­le­ri­da­de; e (Ill) for­ta­le­cer a tran­spa­rên­cia e o con­tro­le do ór­gão.

A es­tra­té­gia de for­ta­le­ci­men­to do CAT foi fru­to de am­plo es­tu­do vi­san­do à sim­pli­fi­ca­ção e oti­mi­za­ção da le­gis­la­ção per­ti­nen­te ao pro­ces­so ad­mi­nis­tra­ti­vo fis­cal.

Es­ses pas­sos re­pre­sen­tam o es­for­ço da Ad­mi­nis­tra­ção Tri­bu­tá­ria pa­ra con­fe­rir ple­na fru­i­ção à mis­são ins­ti­tu­ci­o­nal do ór­gão de “as­se­gu­rar a cor­re­ta apli­ca­ção da le­gis­la­ção, a de­fe­sa do in­te­res­se pú­bli­co, da le­ga­li­da­de e a pre­ser­va­ção da or­dem ju­rí­di­ca”.

A Sefaz tem ple­na con­vic­ção de que o CAT tem bus­ca­do in­ces­san­te­men­te al­can­çar um in­con­tes­tá­vel pa­drão de ex­ce­lên­cia dos ser­vi­ços pres­ta­dos, ali­an­do im­par­cia­li­da­de, ce­le­ri­da­de, tran­spa­rên­cia, im­pes­so­a­li­da­de, se­gu­ran­ça e pre­vi­si­bi­li­da­de às de­ci­sões do ór­gão.

Re­gis­tre-se que, a par de ou­tras me­di­das im­ple­men­ta­das pe­la atu­al ad­mi­nis­tra­ção, foi in­tro­du­zi­da al­te­ra­ção le­gis­la­ti­va es­ta­be­le­cen­do a re­a­li­za­ção de pro­ces­so se­le­ti­vo, tan­to no âm­bi­to da Se­cre­ta­ria da Fa­zen­da quan­to no das en­ti­da­des re­pre­sen­ta­ti­vas dos con­tri­buin­tes, pa­ra no­me­a­ção de Con­se­lhei­ro.

Im­pen­de es­cla­re­cer ain­da que to­das as de­ci­sões dos ór­gã­os de jul­ga­men­to do CAT são dis­po­ni­bi­li­za­das no sí­tio ele­trô­ni­co da Se­cre­ta­ria da Fa­zen­da do Es­ta­do de Go­i­ás (www.se­faz.go.gov.br), vi­san­do as­se­gu­rar o con­tro­le e a tran­spa­rên­cia de seus atos e pos­si­bi­li­tar o mais am­plo aces­so às su­as de­ci­sões pe­lo pú­bli­co em ge­ral.

Nes­te con­tex­to, o con­te­ú­do do ar­ti­go evi­den­cia in­dis­far­çá­vel ig­no­rân­cia de seu sub­scri­tor so­bre a re­a­li­da­de con­tem­po­râ­nea do Con­se­lho Ad­mi­nis­tra­ti­vo Tri­bu­tá­rio.

É sur­pre­en­den­te e con­de­ná­vel que no­ta sub­je­ti­va e dis­tan­te da re­a­li­da­de sub­ver­ta a ver­da­de dos fa­tos e, a des­pei­to de te­cer co­men­tá­rios pon­tu­ais, ir­ro­gue sus­pei­ta de ir­re­gu­la­ri­da­de na con­du­ta de to­dos os in­te­gran­tes des­ta ins­ti­tu­i­ção, co­lo­can­do em xe­que a se­ri­e­da­de, im­par­cia­li­da­de e ido­ne­i­da­de de seus mem­bros.

As­sim, o CAT re­pu­dia, nos mais for­tes ter­mos, o te­or des­le­al e ir­res­pon­sá­vel das as­ser­ti­vas con­ti­das no ar­ti­go su­pra­men­ci­o­na­do.

(Jo­ão Fur­ta­do de Men­don­ça Ne­to, se­cre­tá­rio da Fa­zen­da do Es­ta­do de Go­i­ás / Jo­sé Ar­tur Mas­ca­re­nhas da Sil­va, pre­si­den­te do Con­se­lho Ad­mi­nis­tra­ti­vo Tri­bu­tá­rio-CAT)

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