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OPINIÃO

Não existe meio-prefeito, meio-governador, nem meio-presidente

Mi­guel An­gel As­tú­ri­as, prê­mio No­bel de Li­te­ra­tu­ra, es­cre­veu mag­ní­fi­co li­vro  ins­pi­ra­do na di­ta­du­ra do pre­si­den­te da Gua­te­ma­la, Ca­bre­ra Es­tra­da, um re­gi­me vi­o­len­to que vi­go­rou há cer­ca de 100 anos. De­li­ci­ei-me com a sua lei­tu­ra há pou­co mais de 40 anos, quan­do vi­go­ra­va em sua ple­ni­tu­de a di­ta­du­ra bra­si­lei­ra inau­gu­ra­da em 1964. En­tre ou­tros tre­chos mar­can­tes de “O se­nhor Pre­si­den­te”, es­te é o tí­tu­lo da obra, gos­tei da des­cri­ção de uma con­ver­sa so­li­tá­ria de dois jo­vens, tar­de da noi­te, acer­ca dos pró­prios so­nhos, a co­me­çar por pro­je­tos pro­fis­si­o­nais,  a car­rei­ra a se­guir, en­fim, um pa­po cor­ri­quei­ro en­tre jo­vens. A cer­ta al­tu­ra um dis­se  da pró­pria pre­ten­são de  in­gres­sar na Po­lí­cia Se­cre­ta, acon­se­lhan­do o par­cei­ro de con­ver­sa a se­guir idên­ti­co iti­ne­rá­rio. “A se­cre­ta é a  car­rei­ra do fu­tu­ro”, ar­gu­men­tou. Na­que­la qua­dra da His­tó­ria bra­si­lei­ra  a di­ca ti­nha sa­bor es­pe­ci­al, eis que, ide­a­li­za­do pe­lo ge­ne­ral Gol­bery do Cou­to e Sil­va, o sis­te­ma ha­via im­plan­ta­do,  com ní­vel de mi­nis­té­rio, o Ser­vi­ço Na­ci­o­nal de In­for­ma­ções,  tam­bém cha­ma­do ser­vi­ço na­ci­o­nal de in­tri­gas,  e a pro­va de que a chan­ce pa­ra os que so­nha­vam al­to pas­sa­va pe­lo SNI po­de ser com­pro­va­da pe­lo fa­to de o ge­ne­ral Jo­ão Ba­tis­ta Oli­vei­ra de Fi­guei­re­do, o mi­nis­tro-che­fe, ter usa­do o car­go co­mo pla­ta­for­ma pa­ra che­gar  à pre­si­dên­cia da Re­pú­bli­ca.

Não há que dis­cu­tir quan­to  à im­por­tân­cia, pa­ra qual­quer re­gi­me, da pos­se da in­for­ma­ção. Um fa­to bem pre­sen­te no nos­so co­ti­dia­no dá a di­men­são des­sa pre­mis­sa. O pre­si­den­te  Mi­chel Te­mer es­tá às vol­tas com seu pro­je­to de res­ga­tar, re­ti­ran­do do fun­do do po­ço ou da ca­deia se­gun­do pa­la­vras do ex-de­pu­ta­do Ro­ber­to Je­fer­son, a  fa­mí­lia des­te, con­for­me de­cla­rou à  im­pren­sa  o pró­prio pre­si­den­te na­ci­o­nal do PTB. E a for­ma en­con­tra­da pa­ra es­se res­ga­te en­vol­ve a no­me­a­ção de uma fi­lha do ex-par­la­men­tar, a de­pu­ta­da fe­de­ral Cris­ti­a­ne Bra­sil, pa­ra um mi­nis­té­rio, no ca­so, o do Tra­ba­lho. Se Te­mer usas­se a Agên­cia Na­ci­o­nal de In­for­ma­ções (Abin), su­ces­so­ra do SNI, pa­ra as­ses­so­rar-se quan­to à es­co­lha de sua mi­nis­tra, in­for­man­do-se so­bre o pron­tu­á­rio de Cris­ti­a­ne,  po­de­ria ter evi­ta­do o cons­tran­gi­men­to de que es­tá sen­do ví­ti­ma.  No ca­so, de ações na  jus­ti­ça ob­sta­cu­lan­do a no­me­a­ção. Mas ví­ti­ma? Sim, sei que pos­so ser ques­ti­o­na­do. Mas apres­so-me em res­pon­der: não exis­te, na le­gis­la­ção bra­si­lei­ra, a fi­gu­ra do meio-pre­fei­to, meio-go­ver­na­dor ou do meio-pre­si­den­te da Re­pú­bli­ca. É por is­so que exis­te lei que pre­vê, por exem­plo, a in­ter­ven­ção, pe­lo go­ver­na­dor, em de­ter­mi­na­do mu­ni­cí­pio. Pa­ra que? É pa­ra que o in­ter­ven­tor, in­ves­ti­do  100 % nos po­de­res  ine­ren­tes ao  pre­fei­to, po­nha or­dem na ad­mi­nis­tra­ção.

Se não exis­te a fi­gu­ra ju­rí­di­ca do meio-pre­si­den­te da Re­pú­bli­ca, cla­ro que Te­mer tem to­do o di­rei­to de no­me­ar mi­nis­tros, re­cru­tan­do-os en­tre os ci­da­dã­os  e as ci­da­dãs que es­te­jam na ple­ni­tu­de dos di­rei­tos po­lí­ti­cos. Pa­ra evi­tar des­gas­tes co­mo es­tes de que o go­ver­no Te­mer é re­cor­dis­ta, de­vi­do aos vá­rios mi­nis­tros ho­je atrás das gra­des, bas­ta re­cor­rer pre­vi­a­men­te, à se­cre­ta, ou me­lhor, à Abin.  É pa­ra ta­re­fas co­mo es­sas que  os go­ver­nos  tem ser­vi­ços re­ser­va­dos, ou se­cre­tos de in­for­ma­ções. Pa­ra que ser­ve ho­je a Abin? Dei­xar de ser o  ce­lei­ro de car­rei­ras pro­mis­so­ras é com­pre­en­sí­vel e até ben­fa­ze­jo. Mas pa­ra na­da ser útil, aí já é de­mais.

Atu­al­men­te, o Po­der Exe­cu­ti­vo vi­ve um ci­clo de des­gas­tes. Ali­ás, ne­nhum dos três Po­de­res, nem mes­mo  o Mi­nis­té­rio Pú­bli­co,  po­de ga­bar-se atu­al­men­te do ple­no go­zo da acei­ta­ção por par­te da So­ci­e­da­de.  Exe­cu­ti­vo, Le­gis­la­ti­vo e Ju­di­ci­á­rio so­frem con­tes­ta­ções. Os pe­ca­dos são mui­to vi­sí­veis, es­tão ex­pos­tos. Quan­do a pre­si­den­te Dil­ma, ten­tan­do con­tar com o as­ses­so­ra­men­to po­lí­ti­co de Lu­la, no­me­ou o ex-pre­si­den­te pa­ra um mi­nis­té­rio, ela era a úni­ca pes­soa que po­de­ria no­meá-lo. Des­gas­ta­da, viu sua ini­ci­a­ti­va frus­tra­da por sór­di­da tra­ma  que en­vol­veu até a di­vul­ga­ção de  gra­va­ções ile­gais por res­pei­tá­vel ma­gis­tra­do.  Es­tou fa­lan­do de Sér­gio Fer­nan­do Mo­ro. Te­mer, vi­ce-pre­si­den­te de olho no lu­gar de Dil­ma, de­ve­ria ter pro­tes­ta­do, por­que ela po­de­ria, e só ela, no­me­ar Lu­la. Tan­to que Te­mer, de­pois que as­su­miu, pro­mo­veu Mo­rei­ra Fran­co a mi­nis­tro pa­ra con­fe­rir fo­ro pri­vi­le­gi­a­do ao ami­gão do pei­to e po­der con­ti­nu­ar com a efi­ci­en­te co­la­bo­ra­ção de Mo­rei­ra Fran­co.

Mas os tem­pos são es­tra­nhos. Em es­pe­ci­al pa­ra Te­mer e sua equi­pe. To­dos ima­gi­na­vam que, li­vran­do-se do do­mí­nio pe­tis­ta, o Pa­ís vol­ta­ria às fa­ci­li­da­des de  tem­pos idos e vi­vi­dos. Pu­ro en­ga­no. Fal­ta le­gi­ti­mi­da­de aos atu­ais de­ten­to­res do po­der. E por fal­tar-lhes le­gi­ti­mi­da­de, não con­se­gui­rão apro­var, por  exem­plo, a re­for­ma da  Pre­vi­dên­cia. Po­de até sa­ir um ar­re­me­do de re-for­ma, mas não a re­for­ma ou as re­for­mas ne­ces­sá­rias.

Por­que is­so não se faz em mo­men­tos de cri­se, de con­tes­ta­ção, de  fa­lên­cia mo­ral. Ou me­lhor, de go­ver­no li­de­ra­do por um meio-pre­si­den­te.

(Val­ter­li Gue­des é ad­vo­ga­do e jor­na­lis­ta)

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