Home / Opinião

OPINIÃO

Mídia: vigiai sempre!

É pre­ci­so cons­tan­te­men­te ob­ser­var­mos e ques­ti­o­nar­mos a for­ma co­mo os mei­os de co­mu­ni­ca­ção tra­tam os te­mas da nos­sa atu­a­li­da­de, uma vez que é prin­ci­pal­men­te atra­vés de­les que a so­ci­e­da­de se in­for­ma e de­sen­vol­ve seu sen­so crí­ti­co a res­pei­to dos as­sun­tos em ge­ral.

Foi com es­sa pre­o­cu­pa­ção em men­te que a abor­da­gem de re­por­ta­gens te­le­vi­si­vas acer­ca de ca­sos de tran­stor­nos psi­qui­á­tri­cos se tor­nou te­ma de um tra­ba­lho de con­clu­são do cur­so de co­mu­ni­ca­ção so­ci­al com ha­bi­li­ta­ção em Jor­na­lis­mo na Unesp de Bau­ru.

Nem sem­pre a res­pon­sa­bi­li­da­de jor­na­lís­ti­ca é pos­ta em prá­ti­ca. Mui­tos con­te­ú­dos ain­da são ve­i­cu­la­dos sem os de­vi­dos cui­da­dos éti­cos com os te­mas tra­ta­dos e o sen­sa­ci­o­na­lis­mo con­ti­nua con­quis­tan­do mui­tas pes­so­as.

O te­le­jor­na­lis­mo até os di­as de ho­je é o prin­ci­pal ve­í­cu­lo de in­for­ma­ção no Bra­sil. A te­le­vi­são es­tá pre­sen­te em 97,1% dos la­res bra­si­lei­ros, se­gun­do o cen­so de 2014 do Ins­ti­tu­to Bra­si­lei­ro de Ge­o­gra­fia e Es­ta­tís­ti­ca (IB­GE). É de­vi­do a es­sa gran­de abran­gên­cia que ele foi es­co­lhi­do co­mo ob­je­to de es­tu­do da pes­qui­sa em ques­tão, le­van­do em con­si­de­ra­ção seu gran­de ní­vel de in­flu­ên­cia.

Além da pre­o­cu­pa­ção com a éti­ca jor­na­lís­ti­ca, a pes­qui­sa em ques­tão nas­ceu tam­bém, com o in­tui­to de con­tri­bu­ir com a lu­ta con­tra a psi­co­fo­bia, que é o pre­con­cei­to e dis­cri­mi­na­ção com pes­so­as por­ta­do­ras de dis­túr­bi­os psi­qui­á­tri­cos. Ain­da nos di­as atu­ais nos­sa so­ci­e­da­de en­con­tra di­fi­cul­da­des pa­ra li­dar com na­tu­ra­li­da­de di­an­te des­sas ques­tões.

A pes­qui­sa e seus de­ta­lhes

Foi es­co­lhi­do o for­ma­to de mo­no­gra­fia pa­ra tra­tar do as­sun­to es­co­lhi­do, por jul­gar que um te­ma tão de­li­ca­do de­man­da­ria uma aná­li­se mais cui­da­do­sa e de­ta­lha­da a res­pei­to. Além das re­fe­rên­cias te­le­jor­na­lís­ti­cas e psi­qui­á­tri­cas, foi fei­to tam­bém um tra­ba­lho de re­co­lhi­men­to de en­tre­vis­tas com pro­fis­si­o­nais das áre­as e pes­so­as por­ta­do­ras de tran­stor­nos psi­qui­á­tri­cos. Pa­ra is­so, foi fei­to um re­cor­te de três prin­ci­pa­is tran­stor­nos: Tran­stor­no Afe­ti­vo Bi­po­lar, Tran­stor­no Ob­ses­si­vo Com­pul­si­vo e Es­qui­zo­fre­nia.

A pes­qui­sa con­tou com a co­la­bo­ra­ção de três pes­so­as por­ta­do­ras de TOC, du­as pes­so­as por­ta­do­ras de tran­stor­no afe­ti­vo bi­po­lar e du­as pes­so­as por­ta­do­ras de es­qui­zo­fre­nia.

Na área jor­na­lís­ti­ca, fo­ram re­co­lhi­das en­tre­vis­tas dos jor­na­lis­tas Jo­sé Ma­ria To­ma­ze­la (cor­res­pon­den­te d’O Es­ta­do de S. Pau­lo) e Ga­bri­el Al­ves (cor­res­pon­den­te da área da sa­ú­de d’A Fo­lha de S. Pau­lo) e de Os­car D’Am­bro­sio, as­ses­sor-che­fe da as­ses­so­ria de co­mu­ni­ca­ção e im­pren­sa da Unesp e edi­tor da Re­vis­ta Unesp Ci­ên­cia. Quan­to à área da psi­qui­a­tria, fo­ram en­tre­vis­ta­dos a Dra. Fer­nan­da Mo­rei­ra, que é pro­fes­so­ra do cur­so de me­di­ci­na da UNI­FESP, o Dr. Ary Ga­de­lha, co­or­de­na­dor ge­ral do Pro­gra­ma de Es­qui­zo­fre­nia (PRO­ESQ) da UNI­FESP e Jo­sé Or­si, di­re­tor da As­so­cia­ção Bra­si­lei­ra de Fa­mi­lia­res e Ami­gos de Por­ta­do­res de Es­qui­zo­fre­nia (ABRE).

Bus­cou-se sa­ber as opi­ni­ões dos en­tre­vis­ta­dos a res­pei­to de qua­tro pro­du­ções te­le­jor­na­lís­ti­cas so­bre o te­ma de sa­ú­de men­tal. Os pro­gra­mas são o do­cu­men­tá­rio fei­to por Gou­lart de An­dra­de em 1988, os es­pe­ci­ais “Do­en­ças Psi­qui­á­tri­cas”, trans­mi­ti­do em 2009 pe­lo pro­gra­ma Pro­fis­são Re­pór­ter, da TV Glo­bo, “Que­bran­do pa­ra­dig­mas psi­qui­á­tri­cos”, trans­mi­ti­do em 2012 pe­lo pro­gra­ma A Li­ga, da TV Band, e “A ca­sa dos es­que­ci­dos”, trans­mi­ti­do em 2012 pe­lo pro­gra­ma Co­ne­xão Re­pór­ter, do SBT.

Con­clu­são: O jor­na­lis­mo bra­si­lei­ro es­tá pre­pa­ra­do pa­ra li­dar eti­ca­men­te com si­tu­a­ções de sa­ú­de men­tal?

A pes­qui­sa con­clu­iu, atra­vés das re­fe­rên­cias uti­li­za­das e das en­tre­vis­tas fei­tas com os co­la­bo­ra­do­res, que há uma vi­sí­vel e cres­cen­te pre­o­cu­pa­ção da mí­dia bra­si­lei­ra em hu­ma­ni­zar os in­di­ví­duos por­ta­do­res de tran­stor­nos psi­qui­á­tri­cos.

No en­tan­to, es­sa pre­o­cu­pa­ção não in­di­ca ne­ces­sa­ria­men­te um avan­ço com re­la­ção à dis­cri­mi­na­ção so­fri­da por es­sas pes­so­as, que em al­guns ca­sos aca­ba par­tin­do dos pró­prios re­pór­te­res en­car­re­ga­dos pe­la pro­du­ção das ma­té­rias e re­co­lhi­men­to das en­tre­vis­tas.

Es­tes pro­fis­si­o­nais, en­quan­to in­di­ví­duos com­po­nen­tes de um gru­po so­ci­al, não es­tão isen­tos de pre­con­cei­tos e des­pre­pa­ros pa­ra li­dar com de­ter­mi­na­dos te­mas. Co­mo um re­fle­xo da so­ci­e­da­de, o jor­na­lis­mo bra­si­lei­ro atu­al ain­da não es­tá to­tal­men­te pre­pa­ra­do pa­ra tra­tar de um te­ma com ta­ma­nha de­li­ca­de­za.

Em ca­sos de te­mas co­mo es­se, que ain­da têm mui­tas in­for­ma­ções a se­rem des­co­ber­tas e  di­vul­ga­das, é fun­da­men­tal que se ado­te uma no­va abor­da­gem jor­na­lís­ti­ca, de ma­nei­ra a tra­tar es­ses as­sun­tos com res­pon­sa­bi­li­da­de e tran­spa­rên­cia, até que se es­go­tem as dú­vi­das e os ta­bus a res­pei­to do con­te­ú­do em ques­tão.

(Bi­an­ca Lan­di Ca­bral es­cre­veu a mo­no­gra­fia uma aná­li­se da abor­da­gem de re­por­ta­gens te­le­vi­si­vas acer­ca de ca­sos de tran­stor­nos psi­qui­á­tri­cos co­mo Tra­ba­lho de Con­clu­são de Cur­so pa­ra o cur­so de Co­mu­ni­ca­ção So­ci­al com ha­bi­li­ta­ção em Jor­na­lis­mo da Fa­cul­da­de de Ar­qui­te­tu­ra, Ar­tes e Co­mu­ni­ca­ção da Unesp de Bau­ru)

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias