Home / Opinião

OPINIÃO

Medicina natural a serviço da comunidade

Os tra­ta­men­tos na­tu­ra­is tam­bém cha­ma­dos de in­te­gra­ti­vos ou com­ple­men­ta­res con­quis­tam ca­da vez mais es­pa­ço en­tre as pes­so­as que bus­cam qua­li­da­de de vi­da e equi­lí­brio cor­po-men­te. São mui­to pro­cu­ra­dos co­mo pre­ven­ti­vos à sa­ú­de, mas tem atu­a­do com bons re­sul­ta­dos co­mo com­ple­men­ta­res em tra­ta­men­tos de en­fer­mi­da­des co­mo Parkin­son, Alzhei­mer, Cân­cer e ou­tros.

Si­tu­a­ções trau­má­ti­cas, an­sie­da­de, de­pres­são, es­tres­se, cul­pas, me­dos, fo­bi­as, in­se­gu­ran­ças são al­guns dos ga­ti­lhos que dis­pa­ra­dos, tra­vam e blo­quei­am a vi­da do in­di­ví­duo, sem que ele se dê con­ta, nes­se sen­ti­do, a me­di­ci­na na­tu­ral que in­clui a me­di­ci­na tra­di­cio­nal chi­ne­sa, in­di­a­na, te­ra­pi­as ho­lís­ti­cas com abor­da­gens di­ver­sas da fí­si­ca quân­ti­ca tem con­tri­bu­í­do mui­to pa­ra o equi­lí­brio, har­mo­ni­za­ção e cu­ra do in­di­ví­duo.

Or­ga­ni­za­ção Mun­di­al da Sa­ú­de

A Or­ga­ni­za­ção Mun­di­al da Sa­ú­de (OMS), ór­gão das Na­ções Uni­das, pu­bli­cou, em ju­nho de 2007, em Ge­ne­bra, Su­í­ça, as Ori­en­ta­ções Nor­ma­ti­vas so­bre o Tra­ta­men­to da Dor¨. En­tre as mo­da­li­da­des de tra­ta­men­tos sem o uso de dro­gas re­co­men­da­das es­tão: Fi­si­o­te­ra­pia, Fi­to­te­ra­pia, Acu­pun­tu­ra, Reiki, Ju­gi­zu, Mu­si­co­te­ra­pia e Ar­te­te­ra­pia. No Bra­sil, o Mi­nis­té­rio do Tra­ba­lho re­co­nhe­ce co­mo pro­fis­são di­ver­sas des­tas ati­vi­da­des clas­si­fi­can­do-as co­mo prá­ti­cas in­te­gra­ti­vas e com­ple­men­ta­res à sa­ú­de hu­ma­na. O Reiki e a acu­pun­tu­ra es­tão pre­sen­tes no Hos­pi­tal de Ba­se do Dis­tri­to Fe­de­ral.

O SUS ofe­re­ce já al­gu­mas op­ções de prá­ti­cas in­te­gra­ti­vas co­mo prá­ti­cas cor­po­ra­is em me­di­ci­na tra­di­cio­nal chi­ne­sa, io­ga, dan­ça cir­cu­lar, te­ra­pia co­mu­ni­tá­ria, ofi­ci­na de mas­sa­gem, au­ri­cu­lo­te­ra­pia, mas­so­te­ra­pia e tra­ta­men­to ter­mal. Me­di­ta­ção, Ar­te­te­ra­pia e Reiki tam­bém fo­ram in­cluí­dos, e fa­zem par­te dos pro­ce­di­men­tos ofe­re­ci­dos pe­lo Sis­te­ma Úni­co de Sa­ú­de (SUS).  A pu­bli­ca­ção ocor­reu em 13 de ja­nei­ro de 2017 no Di­á­rio Ofi­ci­al da Uni­ão. A por­ta­ria do Mi­nis­té­rio da Sa­ú­de tam­bém in­clui tra­ta­men­to os­te­o­pá­ti­co e tra­ta­men­to qui­ro­prá­ti­co, mu­si­co­te­ra­pia e tra­ta­men­to na­tu­ro­pá­ti­co. To­das es­sas prá­ti­cas in­te­gra­ti­vas pas­sam ago­ra a fa­zer par­te da Ta­be­la de Pro­ce­di­men­tos do SUS na ca­te­go­ria de "ações de pro­mo­ção e pre­ven­ção em sa­ú­de", e es­tão dis­po­ní­veis à co­mu­ni­da­de.

Em Go­i­ás con­ta­mos com o cen­tro de Re­fe­ren­cia em Me­di­ci­na In­te­gra­ti­va Com­ple­men­tar (Cremic), uni­da­de da Se­cre­ta­ria de Es­ta­do da Sa­ú­de de Go­i­ás, foi fun­da­do em 1988 co­mo cen­tro de me­di­ci­na e prá­ti­cas não alo­pá­ti­cas. Fun­cio­na em re­gi­me am­bu­la­to­ri­al, ofe­re­cen­do à co­mu­ni­da­de, con­sul­tas em ho­me­o­pa­tia, fi­to­te­ra­pia, acu­pun­tu­ra, com aten­di­men­to em psi­co­lo­gia, nu­tri­ção, en­fer­ma­gem, fo­no­au­di­o­lo­gia, fi­si­o­te­ra­pia, ser­vi­ço so­ci­al, far­má­cia vi­va, aro­ma­te­ra­pia, au­ri­cu­lo­te­ra­pia, ayu­ve­da, bi­o­mag­ne­tis­mo, con­sci­ên­cia cor­po­ral, EMDR, flo­ral te­ra­pia, man­da­la, mo­xa­bus­tão, ven­to­sa­te­ra­pia, Reiki, Bar­ras de Ac­cess, além de gru­pos de edu­ca­ção em sa­ú­de, con­so­li­dan­do-se, ao lon­go do tem­po, co­mo uma re­fe­rên­cia Na­ci­o­nal.

Es­ti­mu­lo a Au­to­cu­ra

O psi­có­lo­go e te­ra­peu­ta ho­lís­ti­co Cel­so Araú­jo Fi­lho (37), há mais de cin­co anos atu­an­do com as te­ra­pi­as in­te­gra­ti­vas e com­ple­men­ta­res co­mo: No­va Me­di­ci­na Ger­mâ­ni­ca, Psych-k, To­que Quân­ti­co, Trans­mis­são do Re­tor­no à Fon­te, Reiki, Apo­me­tria, Cro­mo­te­ra­pia, Bi­o­e­ner­gia, Bar­ras de Ac­cess en­tre ou­tras. Vá­ri­as téc­ni­cas in­te­gra­ti­vas são uti­li­za­das du­ran­te a ses­são de tra­ta­men­to, per­mi­tin­do re­a­li­zar uma lei­tu­ra dos pro­ces­sos de ado­e­ci­men­to do cor­po fí­si­co, sem, no en­tan­to, dei­xar à par­te os pro­ces­sos emo­cio­nais, as cren­ças e va­lo­res pes­so­ais do in­di­ví­duo que se de­sen­vol­ve­ram com sua his­tó­ria de vi­da, e iden­ti­fi­car qual a téc­ni­ca é mais ade­qua­da pa­ra a quei­xa apre­sen­ta­da.

De acor­do com o psi­có­lo­go, nes­se mé­to­do, é pos­sí­vel iden­ti­fi­car, co­mo cau­sa dos sin­to­mas apre­sen­ta­dos, trau­mas no­vos ou an­ti­gos, sem que se­ja ne­ces­sá­ria ne­nhu­ma al­te­ra­ção de con­sci­ên­cia, ou se­ja, a pes­soa per­ma­ne­ce con­sci­en­te to­do o tem­po du­ran­te a ses­são de tra­ta­men­to. “A pre­mis­sa bá­si­ca é que, iden­ti­fi­can­do a cau­sa, ou ao me­nos uma das cau­sas, a pes­soa pos­sa ter con­di­ções de re­e­la­bo­rar as emo­ções vi­vi­das na épo­ca do trau­ma e, as­sim, en­trar no pro­ces­so que cha­ma­mos de au­to­cu­ra. Afi­nal, é a pes­soa en­fer­ma que se cu­ra, mes­mo que pa­ra is­so pre­ci­se re­ce­ber uma aju­da ex­ter­na, nes­se ca­so, de um pro­fis­si­o­nal”, com­ple­ta Cel­so Araú­jo.

Pre­ven­ção e
Equi­lí­brio

As te­ra­pi­as são com­ple­men­ta­res à me­di­ci­na tra­di­cio­nal, pois não ex­clui, nem ne­ga sua efi­cá­cia, o ide­al é a com­bi­na­ção en­tre elas. As te­ra­pi­as na­tu­ra­is tem co­mo me­ta cu­i­dar do ser in­te­gral, ir além dos sin­to­mas fí­si­cos e per­ce­ber as emo­ções e sen­ti­men­tos li­ga­dos a ele, tra­tan­do o do­en­te e não a do­en­ça. Ca­da ca­so é um ca­so com ca­rac­te­rís­ti­cas úni­cas e re­quer uma abor­da­gem úni­ca, er­vas me­di­ci­nais, óle­os es­sen­ci­ais, cris­tais, co­res, mas­sa­gens, ímãs, im­po­si­ção das mãos e to­ques são al­gu­mas das mui­tas pos­si­bi­li­da­des.

Na pre­ven­ção e equi­lí­brio da sa­ú­de é pos­sí­vel tra­ba­lhar a au­to­es­ti­ma, de­sen­vol­ver a ca­pa­ci­da­de de ter me­lho­res re­la­ci­o­na­men­tos, ge­ren­ci­a­men­to mais con­sci­en­te das fi­nan­ças, re­sol­ver an­ti­gos trau­mas, que por si­tu­a­ções da vi­da di­á­ria são ati­va­dos, le­van­do o in­di­ví­duo a  li­mi­ta­ções no pre­sen­te. São efi­ca­zes pa­ra o alí­vio de efei­tos co­la­te­ra­is em tra­ta­men­tos mais agres­si­vos co­mo o cân­cer, em re­cu­pe­ra­ção ci­rúr­gi­ca, e re­la­xa­men­to pa­ra re­du­ção do es­tres­se.

O es­pa­ço en­tre as ses­sões de tra­ta­men­to in­di­ca­do por ele é de trin­ta di­as, mas há quem fa­ça ses­sões num in­ter­va­lo me­nor, de­pen­den­do da gra­vi­da­de do que a pes­soa traz pa­ra ser tra­ta­do, co­mo por exem­plo: uma do­en­ça gra­ve­men­te de­bi­li­tan­te no fí­si­co, men­tal ou emo­cio­nal. Des­sa for­ma, des­de en­fer­mi­da­des fí­si­cas, co­mo do­res crô­ni­cas, fo­bi­as, lu­to e de­pres­são; co­mo tam­bém ques­tões de an­sie­da­de e es­tres­se, até mes­mo di­fi­cul­da­de de pas­sar nu­ma pro­va de con­cur­so po­dem ser tra­ta­das. Con­clui o psi­có­lo­go.

(Már­cia Sahb, jor­na­lis­ta – mar­ci­a­ma­ri­a­[email protected])

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias