Home / Opinião

OPINIÃO

Lições da vida

“Se bus­cás­seis so­men­te a vo­lú­pia que uma ação boa pro­por­ci­o­na, per­ma­ne­ce­rí­eis sem­pre no ca­mi­nho do pro­gres­so es­pi­ri­tual.” 1

1 – Sou seu ir­mão!

O fa­to se deu num tem­po em que a vi­da era mais des­con­tra­í­da: as mu­re­tas que en­vol­vi­am as re­si­dên­cias eram bai­xas e ro­sas se mul­ti­pli­ca­vam, a per­fu­mar os jar­dins.

À épo­ca ain­da se po­dia ir a pas­seio com as cri­an­ças às pra­ças, pa­ra o sor­ve­te, pa­ra as pi­po­cas; e, anos an­tes, pa­ra ou­vir a ban­da de mú­si­ca nos co­re­tos. Até pa­re­ce que já lá vai lon­go tem­po! Mas não é tão an­ti­go as­sim. Na­que­les di­as pa­is e pro­fes­so­res eram tra­ta­dos com res­pei­to, ad­mi­ra­ção e ca­ri­nho!

Por­tões de aces­so à rua per­ma­ne­ci­am aber­tos por lon­go tem­po. E foi o que ele fez, pe­la pres­sa em guar­dar as com­pras que lhe abas­te­ce­ri­am a des­pen­sa da ca­sa. Ca­sa por si­nal sem­pre aco­lhe­do­ra. Ao re­gres­sar de seu in­te­ri­or, de­pa­rou-se com um men­di­go pró­xi­mo à por­ta, e as­sus­tou-se com o es­tra­nho, di­zen­do-lhe, com agres­si­vi­da­de na voz:

– O que o Sr. es­tá que­ren­do?

O ve­lhi­nho – era um ve­lhi­nho –, su­jo, mal­tra­pi­lho, so­fri­do, com ar de tris­te­za e fo­me, tra­zia sa­co imun­do às cos­tas. Es­te o olhou com pi­e­da­de e res­pon­deu-lhe:

– Por que o Se­nhor es­tá me agre­din­do? Sou seu ir­mão!

E, ato con­tí­nuo, des­ceu das cos­tas sua trou­xa, de­la re­ti­ran­do be­la la­ran­ja, ofer­tan­do-a ao do­no da ca­sa, a di­zer-lhe:

– Eis um pre­sen­te, pa­ra que sai­ba que sou seu ir­mão... Po­de pe­gar! Com­prei com meu di­nhei­ro!

Ou se­ja, era de sua pro­pri­e­da­de. Não ti­nha ori­gem es­cu­sa. Po­dia ofe­re­cê-la. Não era de­so­nes­to, co­mo su­pu­se­ra o pre­za­do ami­go. E mais, era su­ma­men­te ge­ne­ro­so, pois com­par­ti­lha­va o pou­co que pos­su­ía até com um ho­mem abas­ta­do, pa­ra exem­pli­fi­car fra­ter­ni­da­de!

A es­sa al­tu­ra, nos­so com­pa­nhei­ro, mui­to emo­ti­vo e ar­re­pen­di­do de ges­tos e pa­la­vras, tra­zia os olhos úmi­dos de emo­ção. E, ain­da que sem in­ten­ção, agre­diu-o no­va­men­te ao re­tru­car-lhe:

– Fi­ca o se­nhor com ela, pois que pre­ci­sa mais do que eu...

O se­nhor me per­doe. Em que pos­so ser­vi-lo?

2 – A dor do re­mor­so.

Che­ga­ra do sí­tio sá­ba­do à tar­de e re­co­lhia à ca­sa o que de lá trou­xe­ra.

Ao re­tor­nar de seu in­te­ri­or, viu que ho­mem su­jo, mal­tra­pi­lho e bar­bu­do, en­tra­ra até o jar­dim e re­co­lhia la­ran­jas es­pa­lha­das pe­la gra­ma, pois que o sa­co que as con­ti­nha, ao ca­ir, abri­ra-se. Fa­zia-o, si­len­cio­sa­men­te, al­heio ao mun­do e à no­ção de pos­se.

Que era al­guém per­tur­ba­do men­tal­men­te con­clu­iu de­pois, na ho­ra do re­mor­so, do ar­re­pen­di­do pe­la for­ma agres­si­va com que o tra­ta­ra, ao vê-lo a ca­tar os fru­tos.

Na­que­le ins­tan­te não ana­li­sou na­da. Sen­tiu ape­nas que o es­tra­nho era um in­tru­so, um la­drão, a rou­bá-lo. E ex­pul­sou-o as­pe­ra­men­te, sem le­var em con­ta seu as­pec­to do­en­tio:

– Saia da­qui, seu la­drão! Dei­xa es­sas la­ran­jas aí e su­ma; se­não, cha­mo a po­lí­cia!

O ou­tro aban­do­nou-as na rel­va e hu­mil­de e len­ta­men­te bus­cou a rua, sem olhar pa­ra trás.

Apa­ren­te­men­te, o ca­so es­ta­va re­sol­vi­do: ce­na pro­sai­ca, nos di­as que vi­ve­mos, on­de tan­tas cri­a­tu­ras per­am­bu­lam pe­las ci­da­des.

Nos­so ami­go, pas­sa­do o ins­tan­te, pôs-se a re­fle­tir: fo­ra enér­gi­co de­mais; era um po­bre ho­mem. Além dis­so, quan­ta la­ran­ja es­ta­va a apo­dre­cer na chá­ca­ra! Não lhe cus­ta­ria na­da dei­xá-lo le­var al­gu­mas e até lhe ofe­re­cer al­go mais.

As­sim pen­san­do, re­u­niu vá­ri­as fru­tas nu­ma sa­co­la e saiu a pro­cu­rá-lo em mui­tas di­re­ções, em vão. Em ins­tan­tes, de­sa­pa­re­ce­ra.

Só não se lhe apa­ga­ra, a im­por­tu­ná-lo, a lem­bran­ça da­que­le per­so­na­gem e de sua ação de­sa­gra­dá­vel.

A par­tir daí, per­de­ra o sos­se­go, a paz de es­pí­ri­to. Não mais se con­cen­tra­va em na­da: nem na lei­tu­ra do jor­nal, nem na te­la da te­le­vi­são. A to­do ins­tan­te, na men­te, aque­la ima­gem a lhe per­tur­bar a con­sci­ên­cia.

So­freu, di­as e di­as, o ar­re­pen­di­men­to de não ha­vê-lo tra­ta­do fra­ter­nal­men­te. Sua pre­ci­pi­ta­ção e ego­ís­mo fo­ra a cau­sa de tu­do. O re­mor­so ago­ra o ator­men­ta­va.

Co­mo sa­nar o pro­ble­ma?

Ex­pôs o fa­to a um ami­go e lhe pe­diu que su­ge­ris­se ca­mi­nhos pa­ra li­vrar-se de vez da­que­la an­gús­tia, que o não aban­do­na­va, em­bo­ra pas­sa­dos mui­tos di­as.

Su­ge­riu-lhe que guar­das­se a li­ção pa­ra as pró­xi­mas opor­tu­ni­da­des em que ou­tros so­fre­do­res lhe vi­es­sem ao en­con­tro. O pas­sa­do era ir­re­me­diá­vel. Tal­vez ja­mais re­en­con­tra­ria aque­le po­bre ho­mem! Mas ha­via o fu­tu­ro, no qual po­de­ria agir de ou­tra for­ma. Que, a par­tir daí, fos­se ge­ne­ro­so!

Deus nos con­ce­de, a to­do mo­men­to, inú­me­ras opor­tu­ni­da­des pa­ra o exer­cí­cio da fra­ter­ni­da­de! A vi­da, sem­pre sá­bia, é pró­di­ga em li­ções.

Com to­dos po­de­mos apren­der: com ve­lhos e cri­an­ças, com a na­tu­re­za e até com men­di­gos.

O pri­mei­ro de­les, por exem­plo, a vi­da não lhe de­ra a for­tu­na, mas en­si­na­ra-lhe a ser fra­ter­no até com al­guém que o mal­tra­ta­ra.

Co­mo ir­mãos que so­mos, ca­be-nos res­pei­tar o pró­xi­mo, de qual­quer ida­de e ou con­di­ção so­ci­al e em to­das as cir­cun­stân­cias.

Men­di­gos e la­ran­jas, nas va­ri­a­das cir­cun­stân­cias, po­dem sim­bo­li­zar fra­ter­ni­da­de!

Inú­me­ros ‘in­for­tú­nios ocul­tos’ se exi­bem à nos­sa vol­ta. Que te­nha­mos olhos de ver e co­ra­ções sen­sí­veis, pa­ra so­cor­rê-los, ame­ni­zan­do-lhes as do­res acer­bas!

Quem apren­de es­sa ar­te do ver­da­dei­ro amor, não só apro­vei­ta as oca­si­ões que se lhe apre­sen­ta pa­ra con­so­li­dar es­sa vir­tu­de, mas usu­frui a ale­gria e a paz, co­mo re­com­pen­sa.

É o que nos diz o Evan­ge­lho Se­gun­do o Es­pi­ri­tis­mo2:

“Oh! se pu­dés­seis com­pre­en­der tu­do o que en­cer­ra de gran­de e de agra­dá­vel en­cer­ra a ge­ne­ro­si­da­de das al­mas be­las, es­se sen­ti­men­to que faz a cri­a­tu­ra olhar as ou­tras co­mo olha a si mes­ma, des­pin­do-se, ju­bi­lo­sa, pa­ra co­brir o seu ir­mão! (...)

Com­pre­en­dei as obri­ga­ções que ten­des pa­ra com os vos­sos ir­mãos! Ide, ide ao en­con­tro do in­for­tú­nio; ide em so­cor­ro, so­bre­tu­do, das mi­sé­rias ocul­tas, por se­rem as mais do­lo­ro­sas! Ide, meus bem-ama­dos, e re­cor­dai-vos des­tas pa­la­vras do Sal­va­dor: ‘Quan­do ves­tir­des a um des­tes pe­que­ni­nos, lem­brai-vos de que é a mim que o fa­zeis!’ (...)

´É na ca­ri­da­de que de­veis bus­car a paz do co­ra­ção, o con­ten­ta­men­to da al­ma, o re­mé­dio con­tra as afli­ções da vi­da.”

3 – Ca­ri­da­de mo­ral: ofe­re­cer a ou­tra fa­ce.

Le­mos ade­si­vo num car­ro que re­co­men­da­va: ‘Se­ja cris­tão tam­bém no trân­si­to’.

Ne­le, a vi­da é pró­di­ga de opor­tu­ni­da­des.

Ilus­tran­do, eis fa­to nar­ra­do por jo­vem ami­ga:

A mãe de­la, agre­di­da no trân­si­to por al­guém ru­de e mal-edu­ca­do, viu o agres­sor em­pa­re­lhar o pró­prio car­ro ao seu, no pró­xi­mo se­má­fo­ro, e en­de­re­çar-lhe com a mão ges­to ob­sce­no.

Ela po­dia ser mãe de­le e, não só por is­so, me­re­cia o res­pei­to que de­ve­mos ao pró­xi­mo, so­bre­tu­do quan­do se tra­ta de uma se­nho­ra – ain­da mes­mo que hou­ves­se co­me­ti­do qual­quer fa­lha.

Se­re­na e cris­ta­men­te, ela abai­xou o vi­dro do pró­prio car­ro e dis­se a ele:

– Que Deus o aben­çoe!

O sem­blan­te do ou­tro trans­for­mou-se em pu­ro cons­tran­gi­men­to, eis que não es­pe­ra­va por ação ex­tre­ma­men­te ge­ne­ro­sa, vin­da de uma des­co­nhe­ci­da!

Ali­men­ta­ria a in­de­li­ca­de­za do jo­vem mo­to­ris­ta (?) se lhe hou­ves­se di­to: – Vo­cê não tem mãe pa­ra en­si­nar-lhe bo­as ma­nei­ras?

Não se ni­ve­lou à ig­no­rân­cia da­que­le a quem ain­da fal­ta apren­der li­ções pre­ci­o­sas pa­ra quem vi­ve em so­ci­e­da­de: a ci­vi­li­da­de e a to­le­rân­cia!

De­mons­trou ela, com es­se sig­ni­fi­ca­ti­vo ges­to, que é pos­sí­vel vi­ven­ciar o que nos en­si­nou Je­sus, ao nos re­co­men­dar ofe­re­cer a ou­tra fa­ce!

Re­fe­rên­cias.

  1. KAR­DEC, Al­lan. O Evan­ge­lho Se­gun­do o Es­pi­ri­tis­mo. Trad. Evan­dro No­le­to Be­zer­ra. 2. ed. 1ª. impr. Bra­sí­lia: FEB, 2013. Cap. 13, it. 12, p. 181.
  2. ____, ____, Cap. 13 (Não sai­ba a vos­sa mão es­quer­da o que dá a vos­sa mão di­rei­ta), it. 11, p. 179 e 180.

(Ge­bal­do Jo­sé de Sou­sa, es­cri­tor)

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias