Home / Opinião

OPINIÃO

Juízes merecem respeito

A fra­se “só Deus po­de me jul­gar” é um sur­ra­do ar­gu­men­to usa­do co­mo cí­ni­co es­cu­do pa­ra es­con­der fal­ca­tru­as e er­ros de quem não acei­ta o es­cru­tí­nio da jus­ti­ça. Sem en­trar no mé­ri­to e nas ar­ma­di­lhas que con­ti­nuam a aze­dar o jul­ga­men­to de Lu­la, me agas­ta com tre­men­do im­pac­to o des­res­pei­to que, in­fe­liz­men­te, pas­sa a ter con­tor­nos de nor­ma­li­da­de, ao di­fí­cil tra­ba­lho dos ju­í­zes.

A ca­te­go­ria me­re­ce ze­lo e res­pei­to ins­ti­tu­ci­o­nal. Quan­do seg­men­tos, se­jam eles de qual­quer es­pec­tro ou ide­o­lo­gia, se mos­tram con­for­tá­veis pa­ra de­ne­grir, pres­sio­nar e des­mo­ra­li­zar mem­bros do ju­di­ci­á­rio, es­ta­mos pro­mo­ven­do o en­ter­ro da so­ci­e­da­de de­mo­crá­ti­ca.

O que tem si­do re­a­li­za­do, sob qual­quer jus­ti­fi­ca­ti­va, pa­ra des­tru­ir a re­pu­ta­ção dos ju­í­zes en­car­re­ga­dos de pu­nir os po­de­ro­sos que par­ti­ci­pa­ram da me­ga cor­rup­ção en­vol­ven­do a Ope­ra­ção La­va Ja­to, é al­go es­tar­re­ce­dor.

In­to­cá­veis mi­li­o­ná­rios, com o adi­ti­vo de pos­su­ir co­los­sal in­flu­ên­cia po­lí­ti­ca, se atre­vem a jo­gar ju­í­zes à are­na dos le­ões, com au­xí­lio de jor­na­lis­tas que en­car­nam o pa­pel de re­vi­so­res da Bí­blia, ao me­nor si­nal de que po­de­rão so­frer pu­ni­ções pre­vis­tas na lei. Nu­ma in­ver­são de va­lo­res que eno­ja, são os ma­gis­tra­dos, e não os réus, que pas­sam a ser jul­ga­dos.

É um mo­dis­mo que se alas­tra. O ca­so de Lu­la, por ser o mais em­blé­ma­ti­co, nos le­va a re­fle­tir so­bre to­dos os que uti­li­zam da mes­ma es­tra­té­gia. La­rá­pios de ca­li­bres di­fe­ren­tes, en­cas­te­la­dos na cú­pu­la do po­der, não pen­sam du­as ve­zes an­tes de man­char a hon­ra de quem pos­sui a obri­ga­ção de jul­gar.

Acu­a­dos e com ra­zão te­me­ro­sos, os ju­í­zes es­tão acei­tan­do o jo­go bru­to. Até quan­do? Com que se­quên­cia e con­se­quên­cia pa­ra os bons des­ti­nos da na­ção? Se­rá que, in­ge­nua­men­te, se acre­di­ta que as in­ti­mi­da­ções, ame­a­ças e pres­sões vão se res­trin­gir ape­nas a epi­só­di­os iso­la­dos? Es­se é o pe­ri­go e a ilu­são mais da­no­sa. A his­tó­ria mos­tra que es­se é co­me­ço que le­va ao fim das de­mo­cra­cias. Exa­ge­ro? Ve­ja o exem­plo da Ve­ne­zu­e­la. O pa­ís der­re­teu, nu­ma des­tru­i­ção hor­ren­da e cri­mi­no­sa, com ju­í­zes acei­tan­do ser fan­to­ches do po­pu­lis­mo in­cen­di­á­rio.

(Ro­senwal Fer­rei­ra, jor­na­lista, pu­bli­ci­tá­rio e te­ra­peu­ta transpes­so­al)

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias