Home / Opinião

OPINIÃO

Isanulfo Cordeiro, o lorde da comunicação goiana

Por mais que eu creia na imor­ta­li­da­de da al­ma, na plu­ra­li­da­de das exis­tên­cias e que car­re­gue co­mi­go a con­vic­ção que po­de ha­ver re­en­con­tros na er­ra­ti­ci­da­de, ain­da me sin­to mui­to in­co­mo­da­do com a mor­te de ami­gos. Não se­ria di­fe­ren­te com Isa­nul­fo Cor­dei­ro, cu­ja par­ti­da trans­for­mou meu do­min­go em um dia de in­tro­spec­ção e in­qui­e­tu­de. Não de tris­te­za, mas de lem­bran­ças dos mo­men­tos em que ti­ve o gran­de pri­vi­lé­gio de con­vi­ver com ele.

Co­nhe­cia a no­to­ri­e­da­de do jor­na­lis­ta quan­do ele tra­ba­lha­va na Or­ga­ni­za­ção Jai­me Câ­ma­ra. Re­cor­do-me de su­as úl­ti­mas apa­ri­ções, quan­do anun­ci­a­va os des­ta­ques do te­le­jor­na­lis­mo em pe­que­nas in­ser­ções na gra­de da TV Anhan­gue­ra. Era per­cep­tí­vel sua gran­de com­pe­tên­cia jor­na­lís­ti­ca. Pos­te­rior­men­te, fo­mos co­le­gas no Se­na­do Fe­de­ral e no go­ver­no do Es­ta­do, tor­na­mo-nos pró­xi­mos e ami­gos.

Mais que um le­ga­do, Isa­nul­fo dei­xou o exem­plo de que hu­mil­da­de, ge­ne­ro­si­da­de, ca­ma­ra­da­gem, com­pa­nhei­ris­mo, edu­ca­ção es­me­ra­da, gen­ti­le­za e res­pei­to po­dem es­tar pre­sen­tes na vi­da de pes­so­as de no­tó­rio sa­ber. Ad­je­ti­vos es­cas­sos na im­pren­sa: a crí­ti­ca e a des­cons­tru­ção pa­re­ce se­rem pra­zer pa­ra mui­tos. Por sor­te, há os que ain­da car­re­gam es­sas qua­li­da­des tão pe­cu­li­a­res a Isa­nul­fo.

O que mar­cou nos­sa con­vi­vên­cia fo­ram as brin­ca­dei­ras cons­tan­tes e a sem­pre ale­gria em nos­sos en­con­tros. Por sa­ber de mi­nha aten­ção pe­la que­ri­da ci­da­de de Sil­vâ­nia, sem­pre que me en­con­tra­va brin­ca­va, ques­ti­o­nan­do-me se não me in­te­res­sa­ria por uma ver­ba in­ter­na­ci­o­nal, que a gran­de Cam­pos Be­los ha­via ga­nha­do e da qual não pre­ci­sa­ria – fa­to es­se que me le­vou a qua­li­fi­cá-lo de Em­bai­xa­dor de "Be­au­ti­ful Fi­elds ".

Aman­te da boa mú­si­ca, sem­pre me en­ca­mi­nha­va e-mails e men­sa­gens com mi­nhas gran­des pai­xões: cho­ri­nho e jazz. Sem­pre me in­di­ca­va bons li­vros, de que de­pois fa­lá­va­mos. Um gran­de ami­go, não do co­ti­dia­no, mas de mo­men­tos mui­to es­pe­ci­ais, que guar­da­rei sem­pre com mui­to afe­to e ter­nu­ra.

Aos 66 anos é ce­do de­mais pa­ra a par­ti­da. Es­ta tam­bém foi a ida­de em que se foi meu pai, em cir­cun­stân­cias si­mi­la­res. Es­sa do­en­ça, que con­ti­nua a ser o gran­de de­sa­fio da me­di­ci­na, é uma tra­je­tó­ria ár­dua, que con­se­gue aos pou­cos su­fo­car até a es­pe­ran­ça. Che­ga um mo­men­to em que a par­ti­da se tor­na um alí­vio ao pa­ci­en­te e aos fa­mi­lia­res.

As­sim co­mo tran­scor­reu com meu pai, sei que Isa­nul­fo foi um guer­rei­ro e bus­cou to­dos os re­cur­sos pos­sí­veis. Te­ve gran­de aten­ção dos mé­di­cos e pro­fis­si­o­nais da sa­ú­de e, o que é mais im­por­tan­te, de sua fa­mí­lia e de seus ami­gos.

Apren­di mui­to com ele. Se ho­je me atre­vo a es­cre­ver, de­vo ao seu in­cen­ti­vo quan­do das re­vi­sões de meus tex­tos; as­sim co­mo o de Ra­quel Aze­re­do e do meu gran­de ami­go e ir­mão Lu­iz de Aqui­no, ou­tra in­te­li­gên­cia ra­ra com quem te­nho o pri­vi­lé­gio de con­vi­ver.

Uma des­pe­di­da nun­ca é fá­cil, prin­ci­pal­men­te aque­la que não foi for­ma­li­za­da, na qual fal­tou o abra­ço e o até-bre­ve. A an­gús­tia da fal­ta sem­pre de­ve ser con­ver­ti­da em bo­as re­cor­da­ções, nos mo­men­tos de bo­as ri­sa­das e de har­mo­nia. As­sim ten­to sem­pre fa­zer.

O tem­po, nun­ca di­mi­nui a sa­u­da­de – só a am­plia. Por sor­te, in­con­sci­en­te­men­te, aca­ba­mos apren­den­do a con­vi­ver com ela. Já per­di mui­tos ami­gos que ca­mi­nha­ram co­mi­go no tra­ba­lho, nos es­tu­dos, na ju­ven­tu­de e na vi­da. Hei de re­en­con­trá-los.

Es­ta cer­te­za de re­vê-los con­for­ta-me, fa­zen­do com que ima­gi­ne o que di­zer em nos­sos re­en­con­tros. Pa­ra Isa­nul­fo, ape­nas o seu sor­ri­so amá­vel se­rá o bas­tan­te, pois ele, por si só, sem­pre en­can­tou a to­dos.

Até qual­quer dia meu ami­go!

(Cle­ver­lan An­tô­nio do Va­le. Ad­mi­nis­tra­dor de Em­pre­sas, Ges­tor Pú­bli­co, Pós-gra­du­a­do em Po­lí­ti­cas Pú­bli­cas e Do­cên­cia Uni­ver­si­tá­ria, Ar­ti­cu­lis­ta do DM – cle­ver­lan­va­[email protected])

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias