Home / Opinião

OPINIÃO

Horta de união e colaborativismo

O con­cei­to de hor­ta ur­ba­na tem se di­fun­di­do em lar­ga es­ca­la por to­do mun­do e sua im­plan­ta­ção já faz par­te do co­ti­dia­no das gran­des ci­da­des. Lon­dres, Pa­ris e No­va Ior­que são exem­plos de me­ga­ló­po­les que mul­ti­pli­cam a ideia da co­le­ti­vi­da­de, atu­an­do na pre­ser­va­ção do meio am­bi­en­te e pro­mo­ção da qua­li­da­de ali­men­tar, além de mos­trar que os es­pa­ços pú­bli­cos sem fun­cio­na­li­da­de po­dem se trans­for­mar em am­bi­en­tes al­ta­men­te pro­du­ti­vos.

Há mui­tos ou­tros be­ne­fí­ci­os ad­vin­dos com a in­tro­du­ção das hor­tas co­mu­ni­tá­rias em áre­as ur­ba­nas e Go­i­â­nia, se­guin­do a ten­dên­cia glo­bal, ex­pe­ri­men­ta o su­ces­so de um pro­je­to que foi ide­a­li­za­do, em 1982, por Do­na Íris de Araú­jo. Sua pro­pos­ta era jus­ta­men­te fo­men­tar o co­la­bo­ra­ti­vis­mo por meio do Pro­je­to Hor­ta pa­ra To­dos, me­ta que foi al­can­ça­da por meio de in­ten­sos tra­ba­lhos co­mo pri­mei­ra-da­ma da Ca­pi­tal.

Mas di­fe­ren­te das di­re­tri­zes que mol­da­ram a mai­o­ria das hor­tas ur­ba­nas es­pa­lha­das pe­lo glo­bo, com fi­na­li­da­des as­sis­ten­ci­ais ou co­mer­ci­ais, aqui em Go­i­â­nia, ten­ta­mos di­fun­dir uma no­va abor­da­gem na im­ple­men­ta­ção des­ses es­pa­ços co­le­ti­vos. O Hor­ta pa­ra To­dos traz a pers­pec­ti­va de in­te­gra­ção so­ci­al, co­mo fa­ci­li­ta­dor das bo­as re­la­ções den­tro da co­mu­ni­da­de, ao se pro­mo­ver a con­vi­vên­cia pau­ta­da na co­o­pe­ra­ção. Nos­so fo­co é re­u­nir vi­zi­nhos, in­de­pen­den­te da fai­xa etá­ria ou ní­vel so­ci­al, em ati­vi­da­des co­muns de ma­nu­seio da ter­ra e es­ta con­vi­vên­cia tor­nar-se har­mo­ni­o­sa, qua­se im­pres­cin­dí­vel. Co­mo se fos­se um alen­to, um mo­men­to do dia ex­tre­ma­men­te aguar­da­do.

É por es­sa ra­zão que que­re­mos im­plan­tar o pro­je­to em di­fe­ren­tes pon­tos da ci­da­de. Pa­ra que as co­mu­ni­da­des pos­sam ter es­sa ex­pe­ri­ên­cia de in­te­gra­ção tan­to com a na­tu­re­za quan­to com quem mo­ra ao la­do. Nes­se sen­ti­do, nós da Pre­fei­tu­ra de Go­i­â­nia já con­se­gui­mos co­lo­car 15 hor­tas em ple­na ati­vi­da­de, con­tem­plan­do to­das as re­gi­ões do mu­ni­cí­pio. Elas es­tão lo­ca­li­za­das nos bair­ros Jar­dim Gua­na­ba­ra, San­ta Ge­no­ve­va, Re­si­den­ci­al Or­lan­do de Mo­ra­is, Cam­pi­nas, Vi­la Mu­ti­rão, Mo­ra­da do Sol, Re­al Con­quis­ta, Itai­pu, Bu­e­na Vis­ta, Jar­dim do Cer­ra­do, San­ta Ri­ta, Jar­dim No­vo Mun­do, Gran­de Re­ti­ro, Aru­a­nã e Park Lo­zan­des, que é a hor­ta es­co­la do Pa­ço Mu­ni­ci­pal.

O re­sul­ta­do des­se tra­ba­lho foi a co­lhei­ta de apro­xi­ma­da­men­te cin­co to­ne­la­das de hor­ta­li­ças e for­ma­ção de 30 alu­nos no cur­so de hor­ta ur­ba­na. Atu­al­men­te, es­ta­mos cul­ti­van­do la­vou­ras de mi­lho e a in­ten­ção, após a co­lhei­ta, é fa­zer uma gran­de con­fra­ter­ni­za­ção com uma de­li­cio­sa pa­mo­nha­da. Um even­to tra­di­cio­nal da fa­mí­lia go­i­a­na, que pro­mo­ve a in­te­gra­ção e o com­par­ti­lha­men­to. Se es­sa ideia des­per­tou seu in­te­res­se, é só pro­cu­rar um de nos­sos es­pa­ços que es­te­ja mais pró­xi­mo de sua re­si­dên­cia, pois es­sa hor­ta tam­bém é sua. Es­sa hor­ta é pa­ra to­dos!

(Ro­dri­go Mi­ran­da Ri­bei­ro, di­re­tor de Abas­te­ci­men­to e Agri­cul­tu­ra Fa­mi­liar da Se­cre­ta­ria Mu­ni­ci­pal de De­sen­vol­vi­men­to Eco­nô­mi­co, Tra­ba­lho, Ci­ên­cia e Tec­no­lo­gia – Se­de­tec)

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias