Home / Opinião

OPINIÃO

Fortalecendo sua individualidade

Can­sei des­se pa­po de in­di­vi­dua­li­da­de. Não no sen­ti­do se­mân­ti­co, eti­mo­ló­gi­co. Mas ao sig­ni­fi­ca­do de­tur­pa­do que se dá a al­gu­mas pa­la­vras.

As pes­so­as em di­as nor­mais de tra­ba­lho, fa­cul­da­de, es­co­la, já fi­cam tan­to tem­po re­sol­ven­do su­as ques­tões quo­ti­di­a­nas e não tem tem­po (ou não que­rem ter tem­po) pa­ra dar aten­ção aos seus fa­mi­lia­res, na­mo­ra­do(a), às ques­tões so­cio­po­lí­ti­cas do seu pa­ís e a tu­do que en­vol­ve o co­le­ti­vo.

In­do nu­ma ses­são com o psi­có­lo­go o pa­ci­en­te po­de fa­lar so­bre co­mo se sen­te so­zi­nho, não tem ami­gos, o na­mo­ra­do vi­ve ocu­pa­do, a fa­mí­lia nem lhe dá aten­ção. Creio que de­va acon­te­cer mui­tas ses­sões as­sim, ali­ás ou­so pen­sar que só exis­te es­te ti­po de re­cla­ma­ção nos con­sul­tó­rios de psi­có­lo­gos ho­je em dia. Mas en­fim.

Aí vem a so­lu­ção do pro­ble­ma: “Vo­cê pre­ci­sa for­ta­le­cer sua in­di­vi­dua­li­da­de”. Que soa mais co­mo: Vo­cê pre­ci­sa fi­car so­zi­nho o má­xi­mo de tem­po pos­sí­vel in­ven­tan­do coi­sas pra fa­zer, coi­sas que vo­cê de­va gos­tar, se não gos­ta fin­ge que es­tá se di­ver­tin­do, en­quan­to as pes­so­as que vo­cê gos­ta­ria da com­pa­nhia es­tão ocu­pa­dís­si­mas com su­as pró­pri­as vi­das, ali­men­tan­do seus res­pec­ti­vos há­bi­tos ego­ís­tas.

De­fi­ni­ti­va­men­te, co­mo so­bre­vi­ver num mun­do as­sim?

Tem gen­te que gos­ta de fi­car so­zi­nha. La­var rou­pas, fa­zer fa­xi­na, dor­mir, ir pa­ra fa­cul­da­de ou pa­ra o tra­ba­lho sem a fa­mí­lia, cla­ro. Des­can­sar de um dia agi­ta­do. Fa­zer com­pras no su­per­mer­ca­do. Es­sas coi­si­nhas cha­tas do co­ti­dia­no po­de­mos fa­zer so­zi­nhos que é mais rá­pi­do e pron­tos es­ta­mos pa­ra o pra­zer de uma com­pa­nhia agra­dá­vel.

Mas es­se ar­gu­men­to de que pre­ci­sa­mos for­ta­le­cer nos­sa in­di­vi­dua­li­da­de, res­sal­ta ain­da mais co­mo as pes­so­as de­vem se com­por­tar nes­sa so­ci­e­da­de fú­til. Ca­da um no seu ce­lu­lar, no seu no­te­bo­ok, fa­zen­do na­da. Sim fa­zen­do na­da de in­te­res­san­te. Só pre­en­chen­do su­as ho­ras va­zi­as e in­sig­ni­fi­can­tes.

Nin­guém é obri­ga­do a se re­la­ci­o­nar com as pes­so­as em sua vol­ta, se vo­cê não se iden­ti­fi­ca com eles en­tão não há mo­ti­vos pa­ra fi­car re­cla­man­do que não são seus ami­gos. Se seus fa­mi­lia­res só re­ce­bem es­te tí­tu­lo por ques­tões con­san­guí­ne­as não há ne­ces­si­da­de de sen­tir fal­ta des­ses in­di­ví­duos.

Ago­ra se vo­cê es­co­lhe uma pes­soa en­tre tan­tas ou­tras pa­ra ser seu com­pa­nhei­ro, por que vo­cê tem que fa­zer su­as ati­vi­da­des so­zi­nho? Por que vo­cê tem que men­di­gar aten­ção? Al­go es­tá er­ra­do não acha?

Es­tar den­tro de um co­le­ti­vo em nos­sa so­ci­e­da­de sig­ni­fi­ca um jo­go de in­te­res­ses, só par­ti­ci­pa­mos de de­ter­mi­na­das ati­vi­da­des co­mo con­gre­gar nu­ma igre­ja, se re­la­ci­o­nar com as pes­so­as da fa­cul­da­de e do tra­ba­lho e até do al­mo­ço em fa­mí­lia no do­min­go por in­te­res­se e não por ques­tões de ami­za­de ou pa­ra atin­gir um sen­so co­mum de so­li­da­ri­e­da­de e co­le­ti­vi­da­de.

As pes­so­as pre­ci­sa­ri­am re­a­pren­der o gos­to das ati­vi­da­des em co­le­ti­vo. E ir em con­tra­mão com o sis­te­ma ca­pi­ta­lis­ta que ten­ta for­ta­le­cer ca­da vez mais as re­la­ções in­di­vi­dua­lis­tas e ego­ís­tas.

Pois o pro­ble­ma não es­tá pon­tu­al­men­te em seu re­la­ci­o­na­men­to com seus fa­mi­lia­res, com­pa­nhei­ros afe­ti­vos e etc. É sim um re­fle­xo da nos­sa “mo­der­ni­da­de lí­qui­da” co­mo se re­fe­re Bau­man ao ana­li­sar a so­ci­e­da­de atu­al. Uma so­ci­e­da­de ba­se­a­da nas re­la­ções de in­te­res­ses ime­di­a­tis­tas e sem vín­cu­los afe­ti­vos du­ra­dou­ros. So­mos in­cen­ti­va­dos a is­to o tem­po to­do: For­ta­le­ça sua in­di­vi­dua­li­da­de!

(Ca­ri­na Ti­neu, Ge­o­lo­gia, Fa­cul­da­de de Ci­ên­cias e Tec­no­lo­gia, Uni­ver­si­da­de Fe­de­ral de Go­i­ás)

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias