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OPINIÃO

Educação permanente: um caminho rumo à integralidade do cuidado em saúde

A aten­ção in­te­gral à sa­ú­de é um dos prin­cí­pios dou­tri­ná­rios do Sis­te­ma Úni­co de Sa­ú­de (SUS). Diz res­pei­to às ações di­re­cio­na­das à con­so­li­da­ção da sa­ú­de co­mo di­rei­to e co­mo ser­vi­ço, en­vol­ven­do o ato de cu­i­dar das pes­so­as por meio de ações abran­gen­tes, sem se ater a uma as­sis­tên­cia me­ra­men­te cu­ra­ti­va. Sua efe­ti­vi­da­de de­pen­de da atu­a­ção dos pro­fis­si­o­nais de sa­ú­de em equi­pes mul­ti­pro­fis­si­o­nais e in­ter­dis­ci­pli­na­res, com re­co­nhe­ci­men­to do usu­á­rio co­mo um su­jei­to bi­op­si­cos­so­ci­al.

Pa­re­ce um con­cei­to sim­ples, po­rém mui­tas ve­zes a prá­ti­ca não per­pas­sa a te­o­ria des­sa di­re­triz. Ob­ser­va-se a exis­tên­cia de um con­fron­to en­tre a in­te­gra­li­da­de do cui­da­do e o mo­de­lo he­ge­mô­ni­co do sis­te­ma, on­de se pre­do­mi­nam as prá­ti­cas as­sis­ten­ci­a­lis­tas, pu­ra­men­te cu­ra­ti­vas e cen­tra­das no mo­de­lo bi­o­mé­di­co. As­sim, mes­mo após 30 anos de SUS, dar res­pos­tas in­te­gra­is à di­ver­si­da­de das ne­ces­si­da­des de sa­ú­de de pes­so­as e co­le­ti­vi­da­des ain­da apre­sen­ta-se co­mo um gran­de de­sa­fio da sa­ú­de pú­bli­ca.

Nes­te sen­ti­do, a Edu­ca­ção Per­ma­nen­te em Sa­ú­de (EPS) sur­ge co­mo um po­ten­ci­al dis­po­si­ti­vo cri­a­dor de mo­vi­men­to no in­te­ri­or dos ser­vi­ços pa­ra pro­du­zir ve­to­res ru­mo à in­te­gra­li­da­de. Ela co­lo­ca em aná­li­se as ver­ten­tes re­la­ci­o­na­das ao tra­ba­lho (nor­mas téc­ni­cas e pro­to­co­los de ca­da pro­fis­são) e as re­la­ções que se es­ta­be­le­cem na ce­na do cui­da­do (in­te­ra­ção pro­fis­si­o­nal-pa­ci­en­te).

Con­si­de­ran­do que o cui­da­do in­te­gral à sa­ú­de re­quer o rom­pi­men­to na for­ma­ção pro­fis­si­o­nal de iden­ti­da­des iso­la­das, a EPS es­ta­be­le­ce um olhar ques­ti­o­na­dor, que nos faz pen­sar e agir “fo­ra da cai­xa”, à luz da co­ne­xão dos sa­be­res com o co­ti­dia­no do tra­ba­lho. Re­fle­tir so­bre a pró­pria prá­ti­ca de­sen­vol­ve o pen­sa­men­to crí­ti­co, re­fle­xi­vo e cri­a­ti­vo, ge­ran­do es­pa­ço pa­ra se avan­çar em ações pro­fis­si­o­nais ade­qua­das ao cui­da­do in­te­gral.

E aqui não es­tou fa­lan­do em qua­li­fi­ca­ção/ca­pa­ci­ta­ção ar­ti­cu­la­da com a pro­gres­são da car­rei­ra in­di­vi­dual dos pro­fis­si­o­nais, mas me re­fi­ro a um pro­ces­so edu­ca­ti­vo que (re)cons­trói e trans­for­ma as prá­ti­cas pro­fis­si­o­nais, in­do além da atu­a­li­za­ção téc­ni­ca. Não que es­ta úl­ti­ma não se­ja re­le­van­te, mas é a EPS que pre­en­che as la­cu­nas que afas­tam nos­sas prá­ti­cas da aten­ção in­te­gral à sa­ú­de. Po­de­mos di­zer que a EPS apro­xi­ma a for­ma­ção dos pro­fis­si­o­nais de sa­ú­de com as re­ais ne­ces­si­da­des dos usu­á­rios e do sis­te­ma, for­ta­le­cen­do as for­mas de cui­da­do. Ela di­mi­nui o abis­mo en­tre usu­á­rios, ser­vi­do­res e ges­to­res da sa­ú­de, fa­zen­do com que a in­te­gra­li­da­de saia do pa­pel e tor­ne-se uma re­a­li­da­de nos ser­vi­ços.

A EPS uti­li­za es­tra­té­gias ba­se­a­das em me­to­do­lo­gi­as ati­vas de en­si­no-apren­di­za­gem, que co­lo­cam o su­jei­to co­mo ator da cons­tru­ção de seu co­nhe­ci­men­to, de­sen­vol­ven­do uma pos­tu­ra ci­en­tí­fi­ca e ao mes­mo tem­po crí­ti­ca fren­te às si­tu­a­ções-pro­ble­mas vi­ven­cia­das no co­ti­dia­no de quem pres­ta ser­vi­ço na sa­ú­de. A pro­pos­ta pe­da­gó­gi­ca da EPS traz, as­sim, a pro­ble­ma­ti­za­ção em sua ori­gem, de­sen­vol­ven­do nos pro­fis­si­o­nais a ca­pa­ci­da­de de en­si­nar-apren­der, bus­can­do so­lu­ções cri­a­ti­vas pa­ra os pro­ble­mas lo­ca­is, me­lho­ran­do a qua­li­da­de do cui­da­do à sa­ú­de e hu­ma­ni­zan­do o aten­di­men­to pres­ta­do à po­pu­la­ção.

Tem co­mo pre­mis­sa prin­ci­pal a cons­tru­ção as­cen­den­te das pro­pos­tas de es­tu­do, ou se­ja, a ca­pa­ci­ta­ção de­ve ocor­rer de for­ma des­cen­tra­li­za­da, em to­dos os lo­ca­is, a par­tir de ca­da re­a­li­da­de, en­vol­ven­do vá­rios sa­be­res e va­lo­ri­zan­do as ex­pe­ri­ên­cias. Ob­je­ti­va qua­li­fi­car a pró­pria prá­ti­ca, atra­vés de mo­de­los de ca­pa­ci­ta­ção ade­ri­dos aos con­tex­tos de tra­ba­lho dos par­ti­ci­pan­tes.

Atra­ves­sar o tra­ba­lho com prá­ti­cas de EPS sig­ni­fi­ca as­su­mir o com­pro­mis­so de rein­ven­tar o tra­ba­lho pa­ra que pos­sa pro­du­zir a in­te­gra­li­da­de. Só con­se­gui­re­mos mu­dar a for­ma de cu­i­dar em sa­ú­de se con­se­guir­mos mu­dar tam­bém os mo­dos de en­si­nar e apren­der...

(Ra­fa­e­la Ju­lia Ba­tis­ta Ve­ro­ne­zi, fi­si­o­te­ra­peu­ta, dou­to­ra em Ci­ên­cias Mé­di­cas pe­la Unicamp/SP, su­pe­rin­ten­den­te de Edu­ca­ção em Sa­ú­de e Tra­ba­lho pa­ra o SUS (SEST-SUS), Se­cre­ta­ria de Es­ta­do da Sa­ú­de de Go­i­ás – SES-GO)

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