Home / Opinião

OPINIÃO

Desemprego, trabalho e atualidade

Há mui­to es­ta­mos fa­lan­do, ou­vin­do e ven­do no­tí­cias so­bre o de­sem­pre­go. Go­ver­nos, par­la­men­ta­res, po­lí­ti­cos, eco­no­mis­tas, ci­da­dã­os co­muns, to­dos te­mos pro­cu­ra­dos mei­os de com­ba­te ao de­sem­pre­go.

Por ou­tro la­do, bem me­nos te­mos ti­do a opor­tu­ni­da­de de ques­ti­o­nar­mos, le­van­do pa­ra o de­ba­te, o te­ma Tra­ba­lho.

Pi­or: as aná­li­ses so­bre o de­sem­pre­go, não as­so­ciam um con­jun­to de dis­cus­sões que se in­cor­po­ram ao te­ma, co­mo o im­pac­to das no­vas tec­no­lo­gi­as so­bre o tra­ba­lho, en­ten­den­do aí não só sob o pon­to de vis­ta da au­to­ma­ti­za­ção e dos no­vos equi­pa­men­tos, mas tam­bém das no­vas for­mas de or­ga­ni­za­ção do pro­ces­so de tra­ba­lho, que re­quer mo­di­fi­ca­ções nas con­di­ções de tra­ba­lho, nas ques­tões de em­pre­go e sa­lá­rio e nas con­di­ções de qua­li­fi­ca­ção do tra­ba­lha­dor.

En­tão, ao ques­ti­o­nar o fa­to de­sem­pre­go, pen­so que é im­por­tan­te dar no­vos ru­mos ao te­or das dis­cus­sões. O de­sem­pre­go não é sim­ples­men­te um mal ter­rí­vel, mas uma con­se­quên­cia na­tu­ral e ir­re­ver­sí­vel.

Se­não ve­ja­mos: já era sa­bi­do à épo­ca de Marx, que o pró­prio ca­pi­ta­lis­mo des­tru­i­ria o ca­pi­ta­lis­mo, ao im­por um pa­drão de uso da mão de obra as­sen­ta­da em bai­xos sa­lá­ri­os, em rit­mos in­ten­sos de tra­ba­lho, e em al­tas ta­xas de ro­ta­ti­vi­da­de.

A or­ga­ni­za­ção ca­pi­ta­lis­ta é vol­ta­da pa­ra o au­men­to da lu­cra­ti­vi­da­de e não pa­ra o de­sen­vol­vi­men­to hu­ma­no, o que di­fe­ren­cia so­bre­ma­nei­ra o ca­pi­ta­lis­mo do so­ci­a­lis­mo, on­de o tra­ba­lho apa­re­ce co­mo ne­ces­si­da­de in­trín­se­ca ao ser hu­ma­no en­quan­to bus­ca de sa­tis­fa­ção mo­ral, in­te­lec­tu­al, ma­te­ri­al.

Ora, se os sen­ti­men­tos de in­jus­ti­ça e in­dig­na­ção pe­las con­di­ções e re­sul­ta­dos do tra­ba­lho são pre­sen­tes no tra­ba­lha­dor que es­tá em­pre­ga­do, ima­gi­ne­mos en­tão o que sen­te o tra­ba­lha­dor de­sem­pre­ga­do... a per­da da iden­ti­da­de e do sig­ni­fi­ca­do do tra­ba­lho, tor­na-se, pa­ra o de­sem­pre­ga­do, uma per­da do seu sig­ni­fi­ca­do e da sua iden­ti­da­de no mun­do. O bu­ra­co se am­plia. Mas não va­mos fa­lar aqui de ca­os, di­fi­cul­da­des, hu­mi­lha­ções. Nem que­ro vol­tar às dis­cus­sões fe­cha­das e pou­co fun­da­men­ta­das so­bre Marx ou so­bre os Sis­te­mas de Pro­du­ção. Tam­pou­co pre­ten­do co­pi­ar mo­de­los ul­tra­pas­sa­dos, mas re­fa­zer lei­tu­ras, aná­li­ses, con­clu­sões.

Se o so­ci­a­lis­mo tem seus en­tra­ves, é cer­to que a uto­pia con­ti­nua. Uto­pia, en­quan­to al­go não re­a­li­za­do, e não al­go ir­re­a­li­zá­vel, co­mo dis­se Pau­lo Frei­re.

Na fa­mo­sa, po­rém pou­co co­nhe­ci­da ci­da­de Uto­pia, do fi­ló­so­fo so­ci­a­lis­ta Tho­mas Mo­rus, o tra­ba­lho fí­si­co tem, não me­nor im­por­tân­cia, mas me­nor des­gas­te. As pes­so­as de­di­cam-se mais ple­na­men­te as su­as vi­das à ele­va­ção mo­ral, in­te­lec­tu­al, es­pi­ri­tual. Bus­cam pra­ze­res me­nos efê­me­ros do que os que nos trou­xe a so­ci­e­da­de ca­pi­ta­lis­ta. Lá, os ci­da­dã­os têm igual aces­so aos ser­vi­ços pú­bli­cos de edu­ca­ção e sa­ú­de. Não têm pro­ble­mas de mo­ra­dia e os ín­di­ces de vi­o­lên­cia são bai­xís­si­mos, mais de­vi­do à qua­li­da­de de vi­da, do que ao sis­te­ma car­ce­rá­rio que é ex­tre­ma­men­te du­ro e efi­caz.

O que que­ro é avan­çar a dis­cus­são, ques­ti­o­nan­do as im­pli­ca­ções do tra­ba­lho e a fal­ta de­le. Re­co­nhe­cen­do o im­pac­to das no­vas tec­no­lo­gi­as nos cos­tu­mes, tra­di­ções, va­lo­res e ex­pec­ta­ti­vas dos tra­ba­lha­do­res, que vão cons­tru­in­do no­vas re­pre­sen­ta­ções no dia a dia da vi­da so­ci­al e fa­mi­liar.

Exis­tem es­tu­dos que mos­tram que nes­te sé­cu­lo a in­dús­tria que mais vai cres­cer é a do tu­ris­mo, do la­zer e do en­tre­te­ni­men­to. E per­gun­ta­mos pa­ra quem, se a mai­o­ria dos bra­si­lei­ros não po­de vi­a­jar, fre­quen­tar fes­tas, ci­ne­mas, te­a­tros, co­nhe­cer a di­ver­si­da­de no mun­do das ar­tes plás­ti­cas, da mú­si­ca, da li­te­ra­tu­ra.

En­ten­do, en­fim, que pi­or que o de­sem­pre­go, é o as­sé­dio la­bo­ral, co­mum nas re­la­ções de tra­ba­lho, o que ge­ra pre­ju­í­zos à sa­ú­de de tra­ba­lha­do­res, a em­pre­ga­do­res e à pre­vi­dên­cia, que ban­ca os es­tra­gos des­te ca­pi­ta­lis­mo acé­fa­lo; é a bai­xa re­mu­ne­ra­ção sa­la­ri­al, que re­me­te fa­mí­lias in­tei­ras ao mer­ca­do de tra­ba­lho, des­va­lo­ri­zan­do a mão de obra, pois quan­do al­guém não quer ou não sa­tis­faz, apa­re­cem de­ze­nas que­ren­do de­ter­mi­na­do em­pre­go.

Pi­or que o de­sem­pre­go é o va­lor dos sa­lá­ri­os que não ga­ran­te às fa­mí­lias, uma boa edu­ca­ção, sa­ú­de, mo­ra­dia e la­zer.

Pi­or que o de­sem­pre­go, é o tra­ba­lha­dor, ati­vo ou não, às ve­zes pe­que­no co­mer­cian­te que pa­ga im­pos­tos e ge­ra em­pre­gos, ao pre­ci­sar de ser­vi­ços pú­bli­cos bá­si­cos, se de­ses­pe­rar com o des­ca­so e a in­com­pe­tên­cia dos ser­vi­ços e a des­qua­li­fi­ca­ção dos pro­fis­si­o­nais.

Pi­or ain­da, é o tem­po pas­sar e fi­car­mos de­ba­ten­do os cha­vões que apa­re­cem na or­dem do dia, de mo­do su­per­fi­ci­al, uni­la­te­ral... Se que­re­mos uma re­a­li­da­de di­fe­ren­te, te­re­mos que pen­sar e agir de mo­do di­fe­ren­te.

Che­ga de re­pe­tir o in­sus­ten­tá­vel dis­cur­so di­rei­tis­ta con­ser­va­dor da opres­são e da ex­plo­ra­ção do ho­mem pe­lo ho­mem!

(Ale­xan­dra Ma­cha­do Cos­ta, po­e­ti­sa, as­sis­ten­te so­ci­al, ser­vi­do­ra mu­ni­ci­pal de Go­i­â­nia)

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias