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OPINIÃO

Como a pressão do chefe pode ser uma aliada na carreira

Es­tres­se e de­pres­são es­tão en­tre os prin­ci­pa­is pro­ble­mas psi­co­ló­gi­cos en­fren­ta­dos por pro­fis­si­o­nais que so­frem pres­são ex­ces­si­va no am­bi­en­te cor­po­ra­ti­vo. Se­gun­do o Mi­nis­té­rio da Pre­vi­dên­cia So­ci­al, a pres­são e a jor­na­da pro­lon­ga­da pa­ra con­se­guir cum­prir me­tas e pra­zos são al­guns dos fa­to­res que mais con­tri­bu­em pa­ra as fal­tas dos co­la­bo­ra­do­res ao tra­ba­lho. Além dis­so, tam­bém po­dem pre­ju­di­car o bem-es­tar do co­la­bo­ra­dor, le­van­do até mes­mo ao afas­ta­men­to tem­po­rá­rio de su­as ati­vi­da­des pro­fis­si­o­nais.

É cla­ro que a pres­são em ex­ces­so atra­pa­lha a per­for­man­ce pro­fis­si­o­nal e até a vi­da pes­so­al e so­ci­al do tra­ba­lha­dor. Mas se­rá que uma cer­ta pres­são do che­fe, apli­ca­da da for­ma cor­re­ta, não po­de ter um la­do po­si­ti­vo, no sen­ti­do de de­sa­fi­ar a en­tre­gar mais e me­lhor, tor­nan­do-se um pro­fis­si­o­nal mais com­ple­to?

Du­ran­te to­da a vi­da pas­sa­mos por mo­men­tos de mai­or pres­são, co­me­ça­mos a sen­tir is­so ain­da na es­co­la, pas­san­do pe­la con­vi­vên­cia em fa­mí­lia, os re­la­ci­o­na­men­tos pes­so­ais, en­tre ou­tras áre­as. Po­rém, de mo­do ge­ral, a pres­são no am­bi­en­te de tra­ba­lho, que ain­da é vis­ta co­mo "vi­lã", é a que mais afe­ta a vi­da das pes­so­as. É pre­ci­so apren­der a li­dar com ela pa­ra que não pre­ju­di­que o de­sem­pe­nho, a qua­li­da­de do tra­ba­lho e o al­can­ce dos re­sul­ta­dos.

No am­bi­en­te de tra­ba­lho as re­la­ções pre­ci­sam ser sa­u­dá­veis, tan­to por par­te do lí­der co­mo tam­bém do co­la­bo­ra­dor, pois é nes­se lo­cal que am­bos pas­sam a mai­or par­te do seu tem­po. No en­tan­to, a pres­são por re­sul­ta­dos e per­for­man­ce sem­pre exis­ti­rá, e é pre­ci­so sa­ber li­dar com is­so e iden­ti­fi­car co­mo po­dem atu­ar a fa­vor da car­rei­ra pro­fis­si­o­nal. Mui­tos pro­fis­si­o­nais se ape­gam ape­nas ao la­do ne­ga­ti­vo da pres­são exer­ci­da por seus su­pe­ri­o­res, e não per­ce­bem que per­dem a opor­tu­ni­da­de de sa­ir da zo­na de con­for­to, usan­do a pres­são co­mo uma gran­de mo­la pro­pul­so­ra pa­ra ala­van­car a car­rei­ra de for­ma mais rá­pi­da e pre­ci­sa. É bas­tan­te co­mum que o pro­fis­si­o­nal se aco­mo­de após al­gum tem­po em uma mes­ma fun­ção ou em­pre­sa, e é fun­da­men­tal fu­gir des­sa ar­ma­di­lha no mo­men­to cer­to, sem pre­ju­di­car a per­for­man­ce ou até mes­mo a re­pu­ta­ção pro­fis­si­o­nal. Nes­se sen­ti­do, a pres­são po­de pas­sar de "vi­lã" a ali­a­da.

Ain­da exis­tem em­pre­sas que vê­em a pres­são co­mo "tes­te de so­bre­vi­vên­cia", on­de so­men­te os mais for­tes "so­bre­vi­vem" e per­ma­ne­cem na equi­pe. Mas is­so tam­bém de­pen­de mui­to da afi­ni­da­de de va­lo­res en­tre co­la­bo­ra­dor e em­pre­sa, e de uma pos­tu­ra pró-ati­va por par­te do co­la­bo­ra­dor em re­la­ção ao tra­ba­lho. Se ele re­al­men­te "ves­te a ca­mi­sa" e gos­ta da fi­lo­so­fia da­que­la em­pre­sa, fi­ca mais fá­cil que os de­sa­fi­os se­jam en­ten­di­dos e que ele cum­pra o que é es­pe­ra­do.

É cla­ro que co­nhe­cer bem o meio em que se tra­ba­lha não sig­ni­fi­ca que a pres­são não irá exis­tir. Ela mui­tas ve­zes se in­ten­si­fi­ca por­que a em­pre­sa pas­sa por um mo­men­to que não é tão po­si­ti­vo, por­que cli­en­tes es­tão in­sa­tis­fei­tos ou não re­no­va­ram o con­tra­to, en­tre ou­tras di­fi­cul­da­des. Além dis­so, exi­gir mais des­se ou da­que­le pro­fis­si­o­nal pa­ra ver até on­de ele po­de ir mui­tas ve­zes não sig­ni­fi­ca que ele é ru­im e se­rá de­mi­ti­do. Mui­tas ve­zes é pa­ra ve­ri­fi­car co­mo o pro­fis­si­o­nal se com­por­ta di­an­te da­que­la pres­são. Is­so po­de acon­te­cer quan­do a em­pre­sa acre­di­ta que aque­la pes­soa tem po­ten­ci­al pa­ra al­çar vo­os mai­o­res den­tro da hi­e­rar­quia, e quer tes­tá-la an­tes de ofe­re­cer uma pro­mo­ção.

Por is­so, é im­por­tan­te sa­ber li­dar com a pres­são e bus­car en­ca­rá-la mais co­mo uma fon­te de mo­ti­va­ção e co­mo im­pul­si­o­na­do­ra pa­ra o cres­ci­men­to pro­fis­si­o­nal e pes­so­al do que co­mo al­go ne­ga­ti­vo. As­sim, quan­do a pres­são do seu che­fe for mo­de­ra­da e apli­ca­da da for­ma cor­re­ta, lem­bre-se de que ela po­de­rá te le­var a re­a­li­zar coi­sas que não te­ria fei­to em con­di­ções nor­mais, com mais con­tro­le da si­tu­a­ção. Nes­sas ho­ras, não re­cla­me da pres­são, e sim a ve­ja co­mo um de­grau pa­ra de­sen­vol­ver no­vas ha­bi­li­da­des, em prol do seu cres­ci­men­to.

(Ale­xan­dre La­ca­va, es­pe­cia­lis­ta em ven­das, ne­go­ci­a­ção e li­de­ran­ça, atua co­mo pa­les­tran­te e co­ach. É au­tor do li­vro "7 pas­sos pa­ra ser um lí­der de ven­das")

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