Home / Opinião

OPINIÃO

Celebração dos ideais e da perenidade do cooperativismo de crédito

Há al­gu­mas da­tas que me­re­cem de nós uma co­me­mo­ra­ção, pe­la re­le­vân­cia his­tó­ri­ca, seus sig­ni­fi­ca­dos e le­ga­dos. Tam­bém co­lo­ca­mos nes­sa lis­ta al­gu­mas per­so­na­li­da­des que de­vem ser ce­le­bra­das pe­lo pa­pel trans­for­ma­dor que ti­ve­ram. Em 2018, com o 200º ani­ver­sá­rio de Fri­e­drich Wi­lhelm Raif­fei­sen, te­mos a opor­tu­ni­da­de de lem­brar do seu pa­pel fun­da­men­tal pa­ra o co­o­pe­ra­ti­vis­mo de cré­di­to, en­ga­jar ain­da mais pes­so­as na cau­sa co­o­pe­ra­ti­vis­ta e fo­men­tar uma re­fle­xão so­bre nos­so fu­tu­ro.

Raif­fei­sen nas­ceu em Hamm, na Ale­ma­nha, em 1818, on­de pre­sen­ciou e se sen­si­bi­li­zou com as ne­ces­si­da­des das co­mu­ni­da­des agrí­co­las. Des­ta­cou-se pe­la ca­pa­ci­da­de de mo­bi­li­zar as pes­so­as pa­ra mu­dar a re­a­li­da­de vi­vi­da com ini­ci­a­ti­vas co­la­bo­ra­ti­vas. É co­nhe­ci­do co­mo o cri­a­dor do mo­de­lo uti­li­za­do pa­ra cons­ti­tu­ir a mai­o­ria das co­o­pe­ra­ti­vas de cré­di­to no mun­do, in­clu­in­do o Si­cre­di, e pe­la sua con­tri­bui­ção ao de­sen­vol­vi­men­to do seg­men­to. Em 1864, Raif­fei­sen fun­dou a As­so­cia­ção de Cai­xa de Cré­di­to Ru­ral de Hed­des­dorf. A par­tir des­sa ini­ci­a­ti­va e de ou­tras tan­tas, nas­ceu es­se mo­vi­men­to que se ex­pan­diu pe­la Ale­ma­nha, por ou­tros paí­ses e ga­nhou am­pli­tu­de mun­di­al ten­do em vis­ta a sua cau­sa.

No Bra­sil, o res­pon­sá­vel por tra­zer o mo­de­lo Raif­fei­sen foi o pa­dre su­í­ço The­o­dor Am­stad. Em 1902, em No­va Pe­tró­po­lis, no Rio Gran­de do Sul, jun­to a um gru­po de pro­du­to­res ru­ra­is, Am­stad fun­dou a pri­mei­ra co­o­pe­ra­ti­va de cré­di­to do Bra­sil e da Amé­ri­ca La­ti­na, em ati­vi­da­de até ho­je. Es­ta in­ci­a­ti­va pi­o­nei­ra, co­mo ates­ta seu no­me atu­al – Co­o­pe­ra­ti­va Si­cre­di Pi­o­nei­ra RS –, jun­to com ou­tras oi­to co­o­pe­ra­ti­vas de cré­di­to so­bre­vi­ve­ram às me­di­das ofi­ci­ais pro­mul­ga­das na dé­ca­da de 60 por meio do in­can­sá­vel tra­ba­lho de so­nha­do­res de­ter­mi­na­dos co­mo Má­rio Kru­el Gui­ma­rã­es, aju­da­ram na re­to­ma­da do co­o­pe­ra­ti­vis­mo de cré­di­to no Bra­sil, dis­se­mi­nan­do a ideia de uni­ão das co­o­pe­ra­ti­vas de cré­di­to, for­ta­le­cen­do ain­da mais a cau­sa. Os nos­sos ide­ais fi­ca­ram ain­da mais con­so­li­da­dos e tor­na­ram mais for­tes os con­cei­tos que nos ins­pi­ram até ho­je.

Ce­le­brar es­tes 200 anos é im­por­tan­te pa­ra não nos dis­tan­ci­ar­mos do ide­al do pi­o­nei­ro e dos ide­ais que mo­ve­ram mui­tas pes­so­as, em vá­ri­as re­gi­ões do pa­ís a se unir e cri­ar as co­o­pe­ra­ti­vas de cré­di­to. Ca­be a nós, se­gui­do­res, não nos dis­tan­ci­ar­mos dos ide­ais des­se gru­po de fun­da­do­res.

A co­o­pe­ra­ti­va de cré­di­to tem um com­po­nen­te ex­tra­or­di­ná­rio que é co­o­pe­ra­ção. Den­tro des­se as­pec­to, tam­bém ve­mos de­sen­vol­ver ques­tões li­ga­das à so­li­da­ri­e­da­de e à ci­da­da­nia. Com es­se es­pí­ri­to, se con­se­gue pro­mo­ver ações co­la­bo­ra­ti­vas e inú­me­ras ou­tras na so­ci­e­da­de. Daí a re­le­vân­cia, prin­ci­pal­men­te, do in­ves­ti­men­to em ca­pa­ci­ta­ção, em for­ma­ção de lí­de­res, de pes­so­as com es­pí­ri­to mais agre­ga­dor, éti­co e que ze­le, aci­ma de tu­do, pe­la tran­spa­rên­cia e ges­tão de­mo­crá­ti­ca do nos­so mo­vi­men­to.

O Si­cre­di, ins­ti­tu­i­ção fi­nan­cei­ra co­o­pe­ra­ti­va, com mais de 3,7 mi­lhões de as­so­cia­dos, apos­ta cons­tan­te­men­te no po­ten­ci­al de cres­ci­men­to do co­o­pe­ra­ti­vis­mo de cré­di­to no Bra­sil, in­ves­tin­do na am­pli­a­ção da pre­sen­ça na­ci­o­nal. Com a fi­li­a­ção da quin­ta cen­tral, a Nor­te Nor­des­te, a aber­tu­ra de uma agên­cia no Acre e a fi­li­a­ção de uma co­o­pe­ra­ti­va de cré­di­to de Mi­nas Ge­ra­is, a ins­ti­tu­i­ção atin­gi­rá 22 es­ta­dos. Com is­so, o Si­cre­di con­so­li­da sua pre­sen­ça na­ci­o­nal, com atu­a­ção re­gi­o­nal.

Por meio de um re­la­ci­o­na­men­to pró­xi­mo com seus as­so­cia­dos e pro­por­ci­o­nan­do so­lu­ções fi­nan­cei­ras res­pon­sá­veis, as co­o­pe­ra­ti­vas de cré­di­to re­a­li­zam um im­por­tan­te pa­pel na so­ci­e­da­de ao agre­gar ren­da e con­tri­bu­ir pa­ra a me­lho­ria da qua­li­da­de de vi­da dos as­so­cia­dos e das co­mu­ni­da­des on­de es­tão in­se­ri­das. Jun­te-se, vo­cê tam­bém, ao co­o­pe­ra­ti­vis­mo de cré­di­to pa­ra cres­cer­mos jun­tos por meio de uma eco­no­mia mo­der­na, com­par­ti­lha­da e por um mun­do me­lhor pa­ra to­dos. Jun­tos, mul­ti­pli­ca­mos e for­ta­le­ce­mos os va­lo­res que fo­ram ins­pi­ra­dos há 200 anos por Fri­e­drich Wi­lhelm Raif­fei­sen.

(Man­fred Da­sen­brock é pre­si­den­te da Si­cre­di­Par, da Cen­tral Si­cre­di PR/SP/RJ e con­se­lhei­ro do Con­se­lho Mun­di­al de Co­o­pe­ra­ti­vas de Cré­di­to (Woc­cu))

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias