Home / Opinião

OPINIÃO

Caiado, por fora bela viola...

A bí­blia fa­la de se­pul­tu­ra bem bran­ca

Que guar­da ver­me em ce­mi­té­rio aban­do­na­do,

Igual aque­le que caiu da mu­la-man­ca

Fal­so e ar­ro­gan­te tal qual se­pul­cro Cai­a­do

O se­na­dor Ro­nal­do Cai­a­do não é ve­lho pe­los seus 70 anos, mas por­que, des­de sem­pre, ele traz nas vei­as o “san­gue ve­lho dos  avós.” Não mu­dou em na­da os mé­to­dos de seus an­te­pas­sa­dos: a po­lí­cia, a moi­ta, o to­co e a to­ca­ia. Nun­ca vem de fren­te.

Ago­ra mes­mo, acu­a­do por ar­ti­go que es­cre­vi, mos­tran­do que os go­i­a­nos  o co­nhe­cem  por fo­ra, mas não sa­bem na­da de­le por den­tro, Cai­a­do ba­teu quei­xo e es­pu­mou de rai­va, qual Quei­xa­da mal ati­ra­do (pa­ra usar uma  ex­pres­são sua de mui­to mau gos­to) e cor­reu pa­ra a moi­ta.

Man­dou um jor­na­lis­ta de di­rei­ta me xin­gar, aqui mes­mo no Di­á­rio da Ma­nhã, no úl­ti­mo sá­ba­do, dia 27. O co­nhe­ci­do jor­na­lis­ta,  bai­xi­nho e fei­o­so que nem sa­po cu­ru­ru, e vis­co­so e amar­go que nem ba­bo­sa, nu­ma cri­se de epi­lep­sia, con­tor­ceu- se to­do, es­tre­bu­chou, ba­bou e a sua ba­ba era ódio pu­ro e in­ve­ja... ham ,ham, ham... De­pois da cri­se, vi­rou ba­ba-ovo, lam­ben­do as bo­tas do se­na­dor... hem, hem, hem...

Ao ler a obra pri­ma, o Se­na­dor mos­trou os den­tes (não era ros­na­do),  riu-se pa­ra den­tro às gar­ga­lha­das, que o Cai­a­do ri-se sem­pre pa­ra den­tro, co­mo se ris­se de si mes­mo.

Co­var­dia mai­or ele fez foi com o es­tu­dan­te de ar­te dra­má­ti­ca de Mor­ri­nhos, Ian Le­ão: in­du­ziu o in­gê­nuo ra­paz a as­si­nar a ca­ti­li­ná­ria. In­gê­nuo, mas pu­xa-sa­co e de ca­rá­ter du­vi­do­so.

Eu não me im­por­tei com o xin­ga­tó­rio, e os ca­bo de ta­ca do Cai­a­do sai­am da fren­te, que a mi­nha con­ver­sa é com o

Se­na­dor.  O do­no dos por­cos.

O ar­ti­go di­fa­ma­tó­rio che­ga a fa­lar de hu­ma­nis­mo do Cai­a­do, “en­quan­to mé­di­co re­si­den­te no Rio de Ja­nei­ro su­biu os prin­ci­pa­is  mor­ros pa­ra aten­der pa­ci­en­tes. E já aten­deu até gen­te que se diz de es­quer­da”. “Só se for pa­ra que­brar-lhes as per­nas”, diz Dom Or­van­dil, Ar­ce­bis­po Pri­maz da Igre­ja Ca­tó­li­ca, que che­ga a pe­dir a cas­sa­ção do seu CRM. “Cai­a­do é a ne­ga­ção do es­pí­ri­to mé­di­co por es­sên­cia. Su­as con­vic­ções de di­rei­ta o en­ri­je­cem e o de­su­ma­ni­zam. O seu CRM de­ve­ria ser cas­sa­do” e as­se­ve­ra

“Seu Cai­a­do é mi­li­tan­te do ódio e da des­tru­i­ção. É ce­ga­men­te ran­co­ro­so. Sua se­le­ti­va bi­o­gra­fia não ne­ga a tri­lha de ódio que per­cor­re. É fun­da­dor  da UDR – Uni­ão De­mo­crá­ti­ca Ru­ra­lis­ta.” – as­si­na­la Dom Or­van­dil,  pa­ra fa­zer uma de­nún­cia gra­vís­si­ma: “O es­cri­tor Fer­nan­do de Mo­ra­is dis­se em seu li­vro “Na To­ca dos Le­ões” que o en­tão pre­si­den­te da Uni­ão De­mo­crá­ti­ca Ru­ra­lis­ta(UDR) pro­cu­rou a agên­cia do pu­bli­ci­tá­rio Ga­bri­el Zel­li­me­is­ter pa­ra fa­zer sua cam­pa­nha de can­di­da­to à pre­si­dên­cia da Re­pú­bli­ca. O pu­bli­ci­tá­rio afir­ma que o can­di­da­to, mé­di­co, de­fen­deu a es­te­ri­li­za­ção das mu­lhe­res nor­des­ti­nas por meio de um re­mé­dio adi­cio­na­do à água . Se­ria a so­lu­ção pa­ra o mai­or pro­ble­ma do Pa­ís, a su­per­po­pu­la­ção dos es­tra­tos so­ci­ais in­fe­rio­res, os nor­des­ti­nos”.

Da pro­pa­la­da co­ra­gem pes­so­al de Cai­a­do, o ex-se­na­dor De­mós­te­nes Tor­res es­cre­veu no Di­á­rio da Ma­nhã o seu tes­te­mu­nho:

“Um dia, no meu es­cri­tó­rio po­lí­ti­co no Se­tor Sul, hou­ve um te­le­fo­ne­ma en­tre Ro­nal­do Cai­a­do e o ho­je con­se­lhei­ro do Tri­bu­nal de Con­tas dos mu­ni­cí­pios de Go­i­ás, Ti­ão Ca­ro­ço. Es­te tra­zia uma no­tí­cia que tran­stor­nou o Se­na­dor, que dis­se aos ber­ros: ‘avi­se ao Mar­co­ni que eu vou re­sol­ver com ele da for­ma que ele qui­ser, no bra­ço, na fa­ca, no re­vól­ver’. Es­se epi­só­dio se tor­nou pú­bli­co e ge­rou os mai­o­res des­gas­te pa­ra o fan­far­rão, que pa­ra mi­nha sur­pre­sa re­pe­liu tu­do. Um dia, me con­tan­do a his­tó­ria, ne­gou que ha­via fa­la­do is­so, se es­que­cen­do que eu era tes­te­mu­nha ocu­lar.” E ao fi­nal, De­mós­te­nes o de­sa­fia: “Pois ago­ra, Ro­nal­do Cai­a­do, que­ro ver se vo­cê é ho­mem mes­mo. Nos mes­mos ter­mos em  que vo­cê man­dou ofe­re­cer a Mar­co­ni, eu me ex­po­nho.” Ao fi­nal, De­mós­te­nes vai-lhe no quei­xo: “Vo­cê diz em seus dis­cur­sos que Cai­a­do não rou­ba, não men­te e não trai. Cai­a­do, vo­cê rou­ba, men­te e trai.”

E na­da acon­te­ceu ao ex-se­na­dor que po­de vol­tar à vi­da pú­bli­ca.

Mas quem mais co­nhe­ce a ti­bi­e­za do se­na­dor Ro­nal­do Cai­a­do é o seu pró­prio tio, o ad­vo­ga­do An­tô­nio Ra­mos Cai­a­do, o Cai­a­di­nho, que em re­por­ta­gem no Di­á­rio da Ma­nhã, dis­se: “Não te­ria pa­ci­ên­cia pa­ra  su­por­tar a con­vi­vên­cia de po­lí­ti­cos co­mo es­ses, que­bra­ria o pau”. Se­gun­do ele, não fi­ca­ria co­mo o seu so­bri­nho, o se­na­dor Ro­nal­do Cai­a­do que con­vi­da seus con­ten­do­res  pa­ra re­sol­ver lá fo­ra. Eu re­sol­ve­ria ali mes­mo”.

De­mons­tra­da aqui a to­le­rân­cia do se­na­dor à cus­pa­ra­da na ca­ra, a mim não me in­te­res­sa a sua co­ra­gem ou frou­xu­ra pes­so­al. Pa­ra mim, o que in­te­res­sa é po­lí­ti­ca. E do ar­ti­go aqui pu­bli­ca­do na úl­ti­ma sex­ta-fei­ra, que tan­to o in­co­mo­dou, os xin­ga­tó­rios dos seus pau man­da­dos não des­men­ti­ram na­da. Se não ne­ga­ram, con­fir­ma­ram.

Não ne­ga­ram o gri­lo do Te­sou­ras, Ari­cá, o cha­ma­do gri­lo do fim do mun­do; não ne­ga­ram a car­ni­fi­ci­na do Du­ro pro­ta­go­ni­za­da pe­la po­lí­cia dos Cai­a­do; não ne­ga­ram a sua con­di­ção de fun­da­dor da UDR, o bra­ço ar­ma­do do la­ti­fún­dio, que dei­xou nos cam­pos um ce­mi­té­rio, mas me xin­ga­ram tu­do, me­nos de san­to e ra­pa­du­ra.

Há qua­se 30 anos, o se­na­dor Ro­nal­do Cai­a­do é par­la­men­tar, mas não exis­te uma lei de sua au­to­ria. No Par­la­men­to, per­ten­ce à ban­ca­da do boi, ali­a­da da ban­ca­da da ba­la, que é ir­mã da ban­ca­da da Bí­blia. O três blo­cos fas­cis­tas, mais fi­si­o­ló­gi­cos do que o pró­prio Cen­trão.

O se­na­dor Ro­nal­do Cai­a­do é do­no de la­ti­fún­di­os sem ho­ri­zon­tes, e pos­sui mi­lha­res de ca­be­ças de ga­do. Mas não exis­te uma cri­an­ça, ne­nhu­ma que te­nha to­ma­do uma xí­ca­ra de lei­te de va­ca de­le.

Es­te é o Cai­a­do co­mo ele é: por fo­ra, be­la vi­o­la; por den­tro pão bo­lo­ren­to.

(Car­los Al­ber­to San­ta Cruz, jor­na­lis­ta)

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias