Home / Opinião

OPINIÃO

Bala perdida? Deus estava lá!

O ar­ti­go de ho­je é vol­ta­do pa­ra con­sci­en­ti­za­ção da po­pu­la­ção com o te­ma “ ba­la per­di­da”. Após re­la­to de Kleyton Cos­ta e Sil­va, em­pre­sá­rio, nas­ci­do em 20 de fe­ve­rei­ro de 1975, ca­sa­do, pai de fa­mí­lia, com dois lin­dos fi­lhos, ví­ti­ma de uma ba­la per­di­da que qua­se lhe cei­fou a vi­da.

As­sim, com o co­ra­ção, ele re­la­ta nas re­des so­ci­ais: Que­ro re­gis­trar um acon­te­ci­do co­mi­go no dia 01/01/2018, dia de co­me­mo­ra­ção que por pou­co não foi trá­gi­co, mas Deus es­ta­va lá!

Co­mo é de cos­tu­me as pes­so­as sol­ta­rem fo­gos de ar­ti­fí­cio na pas­sa­gem de ano, al­guns in­con­se­quen­tes que por­tam ar­ma de fo­go se apro­vei­tam da ba­ru­lhei­ra e re­sol­vem co­me­mo­rar re­a­li­zan­do dis­pa­ros pa­ra o al­to sem se im­por­ta­rem com o des­ti­no do pro­jé­til (bala) que sai da ar­ma.

Nes­sa si­tu­a­ção in­fe­liz­men­te ou fe­liz­men­te, por que es­tou po­den­do re­la­tar, um des­ses per­di­dos acer­tou mi­nha ca­be­ça, en­tran­do e sa­in­do sem mai­or da­no, no dia 01 de ja­nei­ro de 2018 à 00:00 mo­men­to em que nos re­u­ní­a­mos em fa­mí­lia, pa­ra fa­zer uma ora­ção de agra­de­ci­men­to e co­me­mo­rar­mos a che­ga­da de um no­vo ano!

No lo­cal ha­via cri­an­ças que es­ta­vam ao meu re­dor in­clu­si­ve meus fi­lhos pe­que­nos, so­bri­nhos, qua­se to­da fa­mí­lia e ami­gos.

Na ho­ra com im­pac­to qua­se des­mai­ei e lo­go per­ce­bi que co­me­ça­ra a san­grar.

Con­ti­ve o san­gra­men­to com uma to­a­lha e fui até uma uni­da­de de aten­di­men­to, cais. Con­tu­do es­tou bem e me re­cu­pe­ran­do emo­cio­nal­men­te e fi­si­ca­men­te com pon­tos na ca­be­ça, mas, em pen­sar no que po­de­ria ter acon­te­ci­do co­mi­go ou com os meus, me emo­cio­no e agra­de­ço a Deus por ter me guar­da­do do pi­or na­que­le dia!

Se vo­cê tem uma ar­ma de fo­go ou co­nhe­ce al­guém que te­nha, re­pas­se es­sa in­for­ma­ção pa­ra que não re­a­li­ze dis­pa­ros achan­do que é fo­gos de ar­ti­fí­cio, tam­bém pe­ri­go­so, pois po­de ti­rar a vi­da de uma pes­soa de bem, ou im­pe­dir que te­nha "vi­da nor­mal" dei­xan­do sé­rias le­sões ou ve­ge­tan­do em uma ca­ma, e aca­bar com uma fa­mí­lia mes­mo que não te­nha in­ten­são.

Se­ja con­sci­en­te! Não fes­te­je ati­ran­do! Só con­se­gui es­cre­ver, emo­cio­na­do, por­que te­nho mui­ta fé e sei que Deus es­tá co­mi­go a to­do mo­men­to, por is­so me li­vrou do pi­or na­que­le dia. Eu amo mi­nha fa­mí­lia!

In­fe­liz­men­te é fa­to cor­ri­quei­ro no pa­ís a fo­ra mor­tes egra­ves aci­den­tes oca­si­o­na­dos por “ba­la per­di­da”. Em um pa­ís em que a vi­o­lên­cia cres­ce a ca­da dia, fa­tos co­mo es­ses tor­nam-se ba­nais, e pas­sam des­per­ce­bi­dos e tro­na-se sem im­por­tân­cia.

Con­for­me in­for­ma­ções, no si­te O Glo­bo, re­la­tó­rio di­vul­ga­do pe­las Na­ções Uni­das re­ve­la que o Bra­sil é o se­gun­do pa­ís on­de há mais ocor­rên­cias de ba­las per­di­das da Amé­ri­ca La­ti­na e o ter­cei­ro com o mai­or nú­me­ro de mor­tes por elas pro­vo­ca­das.

Com ar­ma de fo­go não se brin­ca, não se co­me­mo­ra, ato ir­res­pon­sá­vel de quem pra­ti­ca. Nes­te ca­so, não hou­ve mor­te, não hou­ve fe­ri­men­to gra­ve, mas por pou­co, não acer­ta­ram cri­an­ças, ido­sos, en­fim, po­de­ria ter cei­fa­do vi­das.

O te­ma “ba­la pe­di­da” é pa­ra con­sci­en­ti­za­ção da so­ci­e­da­de, uma vez que não há pu­ni­ção, pois ad­vém de lo­cal in­cer­to e não sa­bi­do, ato de im­be­ci­li­da­de hu­ma­na.

A es­cri­ta de ho­je é pa­ra con­sci­en­ti­za­ção, ser pru­den­te nun­ca é de­mais, pre­ser­var a vi­da é di­rei­to fun­da­men­tal, ser res­pon­sá­vel é de­ver de to­dos. Pre­ci­sa­mos agir com res­pei­to ao pró­xi­mo, prin­cí­pio éti­co fun­da­men­tal que de­ve ser exer­ci­do.

(Lo­re­na Ayres, ad­vo­ga­da, es­pe­cia­lis­ta em Di­rei­to Pú­bli­co e Cri­mi­nal (pre­si­den­te da Co­mis­são de Di­rei­tos Hu­ma­nos da Abra­crim GO, vi­ce-pre­si­den­te da Co­mis­são de Di­rei­to Cri­mi­nal e Po­lí­ti­cas Pú­bli­cas OAB/GO sub­se­ção Apa­re­ci­da de Go­i­â­nia), ar­ti­cu­lis­ta e co­men­da­do­ra)

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias