Home / Opinião

OPINIÃO

As “reminiscências” do Raimundo XIV

Cer­to dia, um co­nhe­ci­do da gen­te, ‘seu’ Emi­li­a­no, ‘o co­xo’, que tam­bém vi­via de pe­que­nos ser­vi­ços, até por­que era li­mi­ta­do pa­ra o tra­ba­lho, por seu es­ta­do fí­si­co - pe­que­no, ma­gro e, ain­da por ci­ma de tu­do, co­xo, me pe­diu em­pres­ta­da a mi­nha ca­no­i­nha. Dis­se-me que era por pou­cos di­as. Ele ia fa­zer al­go em de­ter­mi­na­do lu­gar, não me lem­bro mais o que, nem on­de. Mas a ver­da­de é que não ques­ti­o­nei o seu pe­di­do. Até aí, ele era, pa­ra mim, uma pes­soa sé­ria, cor­re­ta. Aci­ma de tu­do is­so, mui­to mais ve­lho que eu. Ele era um se­nhor já de cer­ta ida­de. Ti­nha até fa­mí­lia. Eu não ti­nha ne­nhum mo­ti­vo pa­ra des­con­fi­ar de su­as in­ten­ções. Pa­ra ser mais con­ci­so, por­que o as­sun­to não me­re­cia mai­or dis­cus­são, o ‘seu’ Emi­li­a­no não mais vol­tou de sua vi­a­gem, que se­ria bre­ve, se­gun­do ele.

Com o tem­po, não pu­de es­con­der mais de Pa­pai, aque­le meu ato. Eu lhe con­tei que ha­via em­pres­ta­do a ca­noa pa­ra aque­le se­nhor. E que já se ha­via pas­sa­do al­guns di­as, e ele ain­da não ha­via vol­ta­do. Eu até acha­va que ele não vol­ta­ria mais. E a mi­nha pre­o­cu­pa­ção ti­nha sen­ti­do; ele, re­al­men­te, nun­ca mais vol­tou.

Pa­pai fi­cou mui­to ner­vo­so co­mi­go, e me pro­me­teu uma pi­sa por aque­le meu ato de­sas­tra­do. Pa­ra a épo­ca, era um pre­ju­í­zo con­si­de­rá­vel. E, além do pre­ju­í­zo ma­te­ri­al, o pi­or era eu ter fi­ca­do pri­va­do da­que­le im­por­tan­te ins­tru­men­to de tra­ba­lho. E da­li em di­an­te, con­ti­nu­ei a tra­zer le­nha so­men­te do car­ras­co, nas pro­xi­mi­da­des. E as­sim, ain­da tra­ba­lhei uns bons mes­es, até sa­ir de Con­cei­ção do Ara­gu­aia pa­ra a com­pa­nhia de meu ir­mão Li­cí­nio, no iní­cio do ano de 1959. Nes­se tem­po, eu es­ta­va com 16 pa­ra 17 anos. E a pro­mes­sa de cas­ti­go não saía da mi­nha ca­be­ça e, eu te­nho cer­te­za, tam­pou­co da de Pa­pai. Aqui­lo era um su­plí­cio. Eu me con­si­de­ra­va uma pes­soa pro­du­ti­va, mas Pa­pai não ti­nha a mí­ni­ma co­des­cen­dên­cia. Es­ta­va sem­pre ner­vo­so co­nos­co. Pa­ra ele, eu era um ra­pa­zi­nho di­fí­cil, e mui­to ir­res­pon­sá­vel. Só por cau­sa das bri­gas in­fan­tis e das de ado­les­cen­te, bem co­mo es­se pre­ju­í­zo que lhe dei. O úni­co, por si­nal. E por­que que­ria ser­vir ao pró­xi­mo, que co­nhe­cia, e em quem eu con­fi­a­va. Es­se epi­só­dio não dei­xou de ter si­do uma li­ção, na mi­nha vi­da. É as­sim que a gen­te vai apren­den­do a vi­ver. Er­ran­do e acer­tan­do. Só que os acer­tos de­vem ser bem mai­o­res. E que nos er­ros sem­pre en­con­tre­mos li­ções pa­ra não cair­mos em ou­tras si­tu­a­ções com­pro­me­te­do­ras.

‘O As­sas­si­na­to’ – Ver­são I – Um acon­te­ci­men­to que mui­to me mar­cou foi pre­sen­ci­ar o as­sas­si­na­to do Te­nen­te Si­las. Já bem de tar­de, co­me­çou uma bri­ga na es­qui­na pró­xi­ma à nos­sa ca­sa. Um sol­da­do ti­nha ido lá no bar pren­der um ele­men­to bri­gão. Só que o ele­men­to a ser pre­so, Jo­ão Cor­rêa, era mui­to bom de bri­ga. O sol­da­do es­ta­va pa­ra le­var a pi­or. Pa­ra au­xi­liá-lo, che­ga o seu su­pe­ri­or, o Ten. Si­las, de ca­ra be­xi­guen­ta. Ele era um ho­mem al­to e cor­pu­len­to. Mas o mau ele­men­to, ape­sar das bo­as qua­li­fi­ca­ções de seus ad­ver­sá­rios, le­vou a me­lhor. Com uma fa­ca, acer­tou, mor­tal­men­te, o Ten. Si­las. Es­te te­ve mor­te ins­tan­tâ­nea. Foi um cla­mor ge­ral, na ci­da­de. Ele era mui­to ben­quis­to, uma au­to­ri­da­de exem­plar. Na­que­les idos, em que a pre­sen­ça do ju­iz de Di­rei­to não era per­ma­nen­te, na ci­da­de, a mai­o­ria ain­da ti­nha re­si­dên­cia fi­xa em Be­lém, a Po­lí­cia era, tam­bém, o Ju­di­ci­á­rio da ci­da­de, o De­le­ga­do era tu­do na ma­nu­ten­ção da or­dem. E, des­sa for­ma, a mor­te do Tem. Si­las mui­to pe­sar, trou­xe à co­mu­ni­da­de.

O cer­to, po­rém, é que, de­pois, veio o jul­ga­men­to do réu, que foi pre­so em fla­gran­te, e pre­so fi­cou até o jul­ga­men­to. Co­mo foi con­de­na­do, con­ti­nuou pre­so, e par­te do cum­pri­men­to da pe­na foi em Be­lém. Fi­quei mui­to tem­po com aque­la ce­na hor­rí­vel na men­te. Foi hor­rí­vel!

‘O As­sasssi­na­to’ - Ver­são II - Coi­sas que nos acon­te­cem, ou que pre­sen­ci­a­mos na fa­se mais jo­vem da nos­sa exis­tên­cia, com o pas­sar do tem­po, às ve­zes, as nos­sas lem­bran­ças fi­cam um tan­to opa­cas, ob­scu­ras, di­fí­ceis de se­rem vi­su­a­li­za­das com mai­or cla­re­za e ni­ti­dez, ha­ven­do, por is­so mes­mo, a pos­si­bi­li­da­de de se­rem dis­tor­ci­das da ver­da­de.

É o que me acon­te­ceu com o ca­so re­la­ta­do, an­te­rior­men­te. Na mi­nha lem­bran­ça, o Jo­ão Cor­rêa ha­via fe­ri­do, mor­tal­men­te, o Ten. Si­las. Mas, con­sul­tan­do seus con­tem­po­râ­ne­os, do ocor­ri­do, e que por lá per­ma­ne­ce­ram por mais tem­po, ou mes­mo que con­ti­nu­a­ram mo­ran­do na­que­la ci­da­de, que tem me­lho­res con­di­ções de re­la­tar o fa­to com mais fi­de­dig­ni­da­de, ou se­ja, a ver­são mais re­al dos fa­tos. Se­gun­do es­sas pes­so­as, meu cu­nha­do San­ta­na e seus ir­mãos Al­fre­do e Go­do­fre­do, o ca­so acon­te­ceu da se­guin­te ma­nei­ra:

‘O Jo­ão Cor­rêa ti­nha apron­ta­do ‘umas’ no bar do ‘seu’ Ba­zar. O Ten. Si­las, co­mo au­to­ri­da­de-mór na­que­la ci­da­de, foi so­li­ci­ta­do a dar um jei­to na­que­le ar­ru­a­cei­to, que, quan­do não es­ta­va bê­ba­do, di­ga-se, de pas­sa­gem, era uma boa pes­soa, pois ti­nha be­bi­do mui­to, e es­ta­va fo­ra de si. O Ten. Si­las, en­tão, or­de­nou, de ime­di­a­to, que um de seus su­bor­di­na­dos, o sol­da­do An­tô­nio, to­mas­se as pro­vi­dên­cias no sen­ti­do de pren­der o ‘far­ris­ta’. O sol­da­do An­tô­nio, que, se­gun­do di­zem, es­ta­va fa­zen­do a bar­ba, lar­gam tu­do, co­mo um su­bor­di­na­do côn­scio de su­as res­pon­sa­bi­li­da­des e de­ve­res, não pen­sou du­as ve­zes, e par­tiu pa­ra o cum­pri­men­to das or­dens que lhes fo­ram da­das.

Nis­to, o Jo­ão Cor­rêa já su­bia a rua, tran­qui­la­men­te, e sem ter dei­xa­do pa­ra trás ne­nhu­ma con­se­qüên­cia da­no­sa, - tal­vez não pas­sa­ra de uns co­pos que­bra­dos, ta­cos de si­nu­ca des­tru­í­dos, gar­ra­fas em pe­da­ços -, coi­sas de ébrio in­con­se­qüen­te. Não dei­xa­va de ser um des­res­pei­to aos pro­pri­e­tá­rios, cau­san­do-lhes al­guns pe­que­nos pre­ju­í­zos. Quan­do o sol­da­do An­tô­nio al­can­çou o ar­ru­a­cei­ro - pois mo­ra­va ali mes­mo, pró­xi­mo nu­ma es­qui­na per­to de nos­sa ca­sa, aque­le o atra­cou pe­las cos­tas, de sur­pre­sa,e, sem que es­te o ti­ves­se vis­to, an­tes. Es­ta­va já se di­ri­gin­do pa­ra sua ca­sa. An­da­va com tran­qui­li­da­de e, ao que pa­re­ce, pois bê­ba­do não tem con­sci­ên­cia ab­so­lu­ta dos seus atos, na­que­le es­ta­do. Su­bia, tran­qui­la­men­te, mas ape­nas cam­ba­le­an­do, o au­tô­ma­to. Não ti­nha ar­ma ne­nhu­ma. A sua ar­ma era so­men­te sua for­ça. E co­mo a ti­nha!...

O sol­da­do An­tô­nio al­can­ça-o e, de sur­pre­sa, atra­ca-se pe­las cos­tas, com as du­as mãos no pes­co­ço, e ten­tou su­fo­cá-lo, pa­ra do­mi­ná-lo. Nis­to, o Jo­ão Cor­rêa, em­bo­ra bê­ba­do, le­vou as mãos à cin­tu­ra do sol­da­do, de­sar­ma o An­tô­nio e, sem pes­ta­ne­jar, ati­ra ne­le sem sa­ber em quem, na ver­da­de, es­ta­va ati­ran­do. Ele, àque­la al­tu­ra, es­ta­va ape­nas au­to­de­fen­den­do-se de seu agres­sor, fos­se ele quem fos­se - po­dia até ser seu ir­mão. Não sa­bia de quem se tra­ta­va. O agres­sor es­ta­va em su­as cos­tas.

Com aque­la con­fu­são to­da, o Ten. Si­las se apro­xi­mou pa­ra ten­tar pres­tar au­xí­lio, ou mes­mo o so­cor­ro ao seu su­bor­di­na­do. Era tar­de. O ti­ro ti­nha si­do fa­tal. Além dis­so, o Te­nen­te ain­da foi atin­gi­do com um ou dois ti­ros, pois o Jo­ão Cor­rêa não des­car­re­ga­ra a ar­ma de seu pri­mei­ro agres­sor. Ape­nas ati­ra­ra pa­ra se de­fen­der. E o ti­ro ti­nha si­do cer­tei­ro.

En­tão, na ver­da­de, o mor­to fo­ra o An­tô­nio, sol­da­do que, no cum­pri­men­to de seu de­ver, de­ra sua vi­da. Quan­to a seu su­pe­ri­or, te­ve o dis­sa­bor de per­der um de seus fi­éis su­bor­di­na­dos e, com cer­te­za, não lhe foi fá­cil con­vi­ver com aque­las lem­bran­ças. Mas, na sua fun­ção, ti­nha que con­vi­ver com fa­tos de­sa­gra­dá­veis co­mo es­te. Es­ta­va, até cer­to pon­to, pre­pa­ra­do pa­ra is­to. O seu fe­ri­men­to na vi­ri­lha não lhe cau­sou mai­o­res con­se­qüên­cias, a não ser uma in­ter­ven­ção ci­rúr­gi­ca de pe­que­no por­te, e cu­ra­ti­vos pe­ri­ó­di­cos. Den­tro de pou­cos mes­es, es­ta­ria cu­ra­do.

Quan­to ao agres­sor e as­sas­si­no, foi pre­so, jul­ga­do e con­de­na­do. Pe­gou mui­tos anos de ca­deia em re­gi­me fe­cha­do. Cum­priu par­te da pe­na em Be­lém, e a ou­tra par­te lá mes­mo, em Con­cei­ção do Ara­gu­aia. Foi um de­sas­tre em sua vi­da, tam­bém. Pa­gou ca­ro por aque­le seu ato in­con­se­quen­te. Pre­ju­í­zo mai­or e imen­su­rá­vel quem te­ve fo­ram os fa­mi­lia­res de ‘seu’ An­tô­nio sol­da­do.

Em­bo­ra con­cor­dan­do com es­ta ver­são, man­te­rei a mi­nha, em­bo­ra dis­tor­ci­da. Fa­ço is­to pa­ra de­mons­trar qual a lem­bran­ça que eu guar­dei do ocor­ri­do, que mui­to me mar­cou na­que­la qua­dra de mi­nha vi­da, em que me pre­pa­ra­va pa­ra o fu­tu­ro, e via gen­te per­der sua vi­da com tão gran­de bru­ta­li­da­de e por mo­ti­vos fú­te­is.

Eu co­me­cei a tra­ba­lhar na Pre­fei­tu­ra no iní­cio de abril de 1958. Eu fo­ra no­me­a­do ‘Pro­to­co­lis­ta’, mas, na ver­da­de, eu fa­zia de qua­se tu­do, na­que­la re­par­ti­ção. Quan­do eu di­go ‘qua­se tu­do’, que­ro di­zer ‘coi­sas mais sim­ples’ que um jo­vem de ape­nas 15 anos/16 anos de ida­de po­dia fa­zer. Eu era en­car­re­ga­do de abrir a Pre­fei­tu­ra. Ti­nha que ir bem ce­di­nho, por­que eu ti­nha, tam­bém, co­mo atri­bu­i­ção ex­tra a lim­pe­za in­ter­na das re­par­ti­ções. Quan­do eu di­go re­par­ti­ções, es­tou in­clu­in­do o es­pa­ço ali des­ti­na­do pa­ra o fun­cio­na­men­to da Câ­ma­ra Mu­ni­ci­pal, tam­bém.

Quan­do os de­mais ser­vi­do­res che­ga­vam, eu já ha­via var­ri­do to­dos os cô­mo­dos aber­tos, de uso co­ti­dia­no, da Pre­fei­tu­ra, bem co­mo o Sa­lão da Câ­ma­ra Mu­ni­ci­pal. E eu fa­zia to­dos es­ses ser­vi­ços ex­tras, o mais con­ten­te pos­sí­vel. Já pen­sou, eu, um ‘Pro­to­co­lis­ta’ No­me­a­do? Pa­ra mim, não ti­nha coi­sa mais im­por­tan­te na­que­la mi­nha ida­de. Eu, que vi­via tra­ba­lhan­do, até ali, em ser­vi­ços gros­sei­ros - ro­ça, bus­car e ra­char le­nha, bus­car água pa­ra for­ne­cer às ca­sas, tran­spor­te de ba­ga­gens!  Eu ali, no meio dos fun­cio­ná­rios pú­bli­cos, na som­bra, em con­ta­to di­á­rio com os fun­cio­ná­rios mu­ni­ci­pa­is! É bem ver­da­de que, com to­do aque­le no­bre ofí­cio, nem por is­so fi­quei ar­ro­gan­te. Eu, na ver­da­de, con­ti­nu­a­va o mes­mo. Os meus prin­cí­pios, pa­re­ce, eram no­bres e, por­tan­to, su­pe­ri­o­res. Não su­pe­ri­or de or­gu­lho bo­bo, to­lo, mas su­pe­ri­or de um or­gu­lho no­bre.

Nas ho­ras de fol­ga, quan­do eu po­dia, fa­zia os tra­ba­lhos de fol­ga. Es­ses, eu não aban­do­nei. Era mi­nha obri­ga­ção, meu de­ver de ca­sa, co­mo se diz.

Es­sas mi­nhas obri­ga­ções ca­sei­ras, só as dei­xei quan­do me mu­dei pa­ra Aná­po­lis, iní­cio do ano de 1959. Tra­ba­lhei ne­las até a vés­pe­ra de mi­nha sa­í­da. Te­nho cer­te­za de que dei­xei os po­tes chei­os d’água, e o fo­gão cheio de le­nha e com bas­tan­te le­nha de re­ser­va no quin­tal.

Es­se em­pre­go na Pre­fei­tu­ra me foi de mui­ta va­lia pa­ra mi­nha vi­da fu­tu­ra. Foi o meu pri­mei­ro em­pre­go. Apren­di, ali, a da­ti­lo­gra­fia, que era de mui­ta uti­li­da­de nos ser­vi­ços bu­ro­crá­ti­cos. E co­mo me va­leu, no fu­tu­ro! Adi­an­te, re­la­ta­rei o por­quê.

To­dos, na Pre­fei­tu­ra, eram de bom co­ra­ção. Do Pre­fei­to, Sr. Jo­ão Re­go, de fi­no tra­to, ao ‘seu’ Caio, nos­so vi­zi­nho, que mo­ra­va na es­qui­na pró­xi­ma de nos­sa ca­sa, à Do­na Lu­zia (Do­na Lu­i­zi­nha), Te­sou­rei­ra. ‘seu’ Caio era o Con­ta­dor. Tam­bém era o ‘bar­bei­ro’, nas ho­ras de fol­ga.

E foi as­sim que apren­di a pro­fis­são de da­ti­ló­gra­fo: A Pre­fei­tu­ra ti­nha as má­qui­nas de es­cre­ver, não mais me lem­bro da mar­ca de­las. O seu ‘Caio’ es­cre­via, ali­ás ba­tia à má­qui­na, co­mo se di­zia, uti­li­zan­do ape­nas os seus dois de­dos in­di­ca­do­res. Mas ven­do ele o meu in­te­res­se, e com o seu jei­to bom e in­te­res­sa­do no pro­gres­so da gen­te, no fu­tu­ro da pes­soa mais no­va, dis­se-me: “Olha, Rai­mun­do, o cor­re­to de usar a má­qui­na de es­cre­ver não é do jei­to que eu fa­ço, mas usan­do os 10 de­dos das mãos”.

Eu, que já ini­ci­a­va do seu jei­to, er­ra­do, pron­ta­men­te mu­dei. Po­si­ci­o­nei meus 10 de­dos nas te­clas, de ma­nei­ra cor­re­ta, se­gun­do ele me ori­en­ta­ra, e era, re­al­men­te, as­sim. Fi­quei sa­ben­do, mui­to tem­po de­pois, até quan­do já ha­via apren­di­do com aque­le pro­fes­sor au­to­di­da­ta, ca­ri­nho­so pa­ra co­mi­go, que sua ori­en­ta­ção es­ta­va cor­re­ta. So­men­te quan­do eu ha­via sa­í­do de Con­cei­ção do Ara­gu­aia, é que vim a co­nhe­cer o ma­nu­al da­ti­lo­gra­fia, on­de pu­de cons­ta­tar, com ale­gria, que ‘seu’ Caio me ha­via en­si­na­do de ma­nei­ra cor­re­ta. E com es­sa aju­da va­li­o­sa e ca­ri­nho­sa, de uma pes­soa al­tru­ís­ta, me foi pos­sí­vel dar meus pri­mei­ros pas­sos no pre­pa­ro pa­ra a vi­da. Por­que, apren­der al­gu­ma coi­sa, re­quer, por mais sim­ples que se­ja, co­mo, no meu ca­so, a da­ti­lo­gra­fia, mui­to in­te­res­se, e é sem­pre mui­to útil. Quem for ob­ser­va­dor e aten­to, po­de­rá cons­ta­tar is­to, no tran­scor­rer da sua pró­pria vi­da.

Uma vez, já con­tei co­mo apren­di a es­cre­ver à má­qui­na, usan­do o mé­to­do cor­re­to, fa­la­rei de mi­nhas atri­bu­i­ções nas fun­ções es­pe­cí­fi­cas de ‘Pro­to­co­lis­ta’.

Co­mo o no­me já é au­to­ex­pli­ca­ti­vo, a fun­ção pre­cí­pua era, pois, a de pro­to­co­li­zar, na Pre­fei­tu­ra, os re­que­ri­men­tos de to­da or­dem que ali en­tra­vam. Eram so­li­ci­ta­ções de lo­te­a­men­tos ur­ba­nos, me­di­ções de áre­as e nu­ma lis­ta in­ter­mi­ná­vel es­ta­vam os re­que­ri­men­tos pa­ra com­pra de ter­ras, na zo­na ru­ral.

E foi na­que­les idos de 1957 e 1958, que co­me­ça­ram a che­gar àque­la re­gi­ão, con­si­de­ra­do ‘O El­do­ra­do’ das ter­ras pro­du­ti­vas do Pa­ís ain­da não ex­plo­ra­das, cons­ti­tu­í­das de ma­tas vir­gens e pu­jan­tes, e on­de a água era e ain­da é, abun­dan­te, os su­lis­tas, as­sim cha­ma­dos, na­que­la épo­ca, que eram, na sua mai­o­ria, mi­nei­ros.

Lem­bro-me bem da che­ga­da da­que­la ava­lan­che de ex-pro­pri­e­tá­rios de ter­ras, no ‘sul’ - Mi­nas Ge­ra­is, den­tre ou­tros. Eles lá ven­di­am as su­as pe­que­nas ou mé­di­as  pro­pri­e­da­des, e ali pre­ten­di­am au­men­tar bem mais as su­as áre­as. O ra­ci­o­cí­nio era cor­re­to. As pes­so­as que pa­ra ali cor­ri­am, ti­nham vi­são fu­tu­ris­ta.

Via-se, pe­lo por­te e ati­tu­de, que se tra­ta­va de gen­te tra­ba­lha­do­ra, po­rém mui­to sim­ples. Se não to­dos, pe­lo me­nos a mai­o­ria de que eu bem me lem­bro.

Eles usa­vam rou­pas ris­ca­das, xa­dre­za­das, pa­nos te­ci­dos no te­ar, fi­os mul­ti­co­lo­res. De acor­do com a cor dos fi­os que pre­do­mi­nas­se na ho­ra de te­cer aque­le pa­no, aque­la cor da­va o tom do te­ci­do. Usa­vam o em­bor­nal a ti­ra­co­lo. Era ali que eles car­re­ga­vam os seus uten­sí­li­os de uso ime­di­a­to - o fu­mo, a bin­ga, o ‘pa­pel aba­de’ pa­ra en­ro­lar o fu­mo e fa­zer o ci­gar­ro, quan­do não tra­zi­am al­gu­mas bo­as es­pi­gar de mi­lho, bem fi­nas, com as qua­is eram fei­tos os ci­gar­ros, em vez de fa­zê-los no pa­pel. As pa­lhi­nhas já vi­nham cor­ta­das.

Eles iam à Pre­fei­tu­ra, ori­en­ta­dos por seus cor­re­to­res de imó­veis, fa­zer o re­que­ri­men­to da área pre­ten­di­da. E al­guns de­les, atra­vés de seus fu­tu­ros pro­cu­ra­do­res, acom­pa­nha­vam o pro­ces­so jun­to à re­par­ti­ção com­pe­ten­te na ca­pi­tal do Es­ta­do do Pa­rá, Be­lém.

Eu, o ‘Pro­to­co­lis­ta’, que já ha­via apren­di­do com o ‘seu’ Caio a da­ti­lo­gra­fia, fa­zia os re­que­ri­men­tos à má­qui­na. Eu ga­nha­va um pe­que­no va­lor por es­se ser­vi­ço, que não era fun­ção da mi­nha ‘pas­ta’.

Em se­gui­da, eu pro­to­co­la­va aque­le re­que­ri­men­to. Re­ce­bia do Re­que­ren­te o va­lor de­ter­mi­na­do e, pos­te­rior­men­te, fa­zia a pres­ta­ção de con­tas com a Te­sou­rei­ra, Do­na Lu­zi­nha. Às ve­zes, eu gas­ta­va, in­de­vi­da­men­te, par­te da­que­le re­ce­bi­men­to até o pa­ga­men­to de meu or­de­na­do, pa­ra com­prar mi­nhas coi­si­nhas de uso pes­so­al, ou de con­su­mo. Mas eu não de­mo­ra­va a re­por aque­le va­lor, e fa­zia no­va pres­ta­ção de con­tas. Eu já era um tan­to vai­do­so.

E, des­sa for­ma, tra­ba­lhei mui­to nes­ses re­que­ri­men­tos, por­que, na­que­le ano, não pa­ra­vam de che­gar os ‘su­lis­tas’. Eram cen­te­nas de re­que­ri­men­tos. E na­que­le ano só foi o iní­cio da che­ga­da des­sa gen­te no­va pa­ra o Es­ta­do do Pa­rá. Eles con­ti­nu­a­ram che­gan­do nos anos pos­te­rio­res , in­clu­si­ve de ou­tros Es­ta­dos da Fe­de­ra­ção - São Pau­lo, Go­i­ás, etc. Pa­pai mes­mo se be­ne­fi­ciou, por mui­tos anos ain­da, com a che­ga­da des­sa gen­te, nos anos sub­se­qüen­tes. Foi quan­do ele apren­deu a pro­fis­são de Agri­men­sor. E foi nes­sa pro­fis­são que ele se es­ta­bi­li­zou, eco­nô­mi­ca e fi­nan­cei­ra­men­te. Foi nes­se pe­rí­o­do que ad­qui­riu su­as ter­ras de mai­or ex­ten­são. E uma de­las veio a con­ser­var até os úl­ti­mos di­as de sua vi­da la­bo­rio­sa. As de­mais pro­pri­e­da­des, ele as ven­dia, de­pois, pa­ra fa­zer ca­pi­tal de gi­ro.

E foi da­ti­lo­gra­fan­do es­ses re­que­ri­men­tos que eu ia me­lho­ran­do ca­da dia mais mi­nha ha­bi­li­da­de nes­sa ati­vi­da­de. Não me tor­nei um exí­mio da­ti­ló­gra­fo, mas, com o que apren­di lá no Es­ta­do do Pa­rá, co­mo ‘Pro­to­co­lis­ta’ da Pre­fei­tu­ra Mu­ni­ci­pal de Con­cei­ção do Ara­gu­aia, foi que me ser­vi pa­ra de­sem­pe­nhar ou­tras fun­ções bu­ro­crá­ti­cas, no fu­tu­ro não mun­do dis­tan­te.

Tra­ba­lhei mui­to co­mo ‘Pro­to­co­lis­ta’ até mi­nha ida pa­ra Aná­po­lis/GO, pa­ra mo­rar na com­pa­nhia do Li­cí­nio. En­trei na Pre­fei­tu­ra de Con­cei­ção do Ara­gu­aia no dia 14 de abril de 1958, e pe­di exo­ne­ra­ção no dia 30 de ja­nei­ro de 1959, em fun­ção de mi­nha mu­dan­ça pa­ra o Es­ta­do de Go­i­ás, em bus­ca de me­lho­res di­as, e on­de, fe­liz­men­te, os en­con­trei.

(Li­cí­nio Bar­bo­sa, ad­vo­ga­do cri­mi­na­lis­ta, pro­fes­sor emé­ri­to da UFG, pro­fes­sor ti­tu­lar da PUC-Go­i­ás, mem­bro ti­tu­lar do IAB-Ins­ti­tu­to dos Ad­vo­ga­dos Bra­si­lei­ros-Rio/RJ, e do IHGG-Ins­ti­tu­to His­tó­ri­co e Ge­o­grá­fi­co de Go­i­ás, mem­bro efe­ti­vo da Aca­de­mia Go­i­a­na de Le­tras, Ca­dei­ra 35 – E-mail li­ci­nio­bar­bo­[email protected])

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias