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OPINIÃO

Arte e emoção

Se­gun­do o es­cri­tor is­ra­e­len­se Yu­val No­ah Ha­ra­ri, mui­to elo­gi­a­do no mun­do to­do, so­bre­tu­do de­pois do su­ces­so do seu li­vro “Sa­pi­ens”, há 100 mil anos pe­lo me­nos seis es­pé­ci­es de hu­ma­nos ha­bi­ta­vam a Ter­ra. Ho­je, exis­te um úni­co: nós, os Ho­mo sa­pi­ens. No mun­do mo­der­no, a ar­te nor­mal­men­te é as­so­cia­da às emo­ções hu­ma­nas. Ho­je, com a exis­tên­cia do pro­ce­di­men­to com­pu­ta­cio­nal é pos­sí­vel hacke­ar o amor, o ódio, o té­dio e a ale­gria. Quem po­de­ria pen­sar nis­so há 50 ou 60 anos?

Ha­ra­ri afir­mou que a mai­o­ria das pes­so­as tem di­fi­cul­da­de pa­ra di­ge­rir ci­ên­cia mo­der­na por­que sua lin­gua­gem ma­te­má­ti­ca é de di­fí­cil en­ten­di­men­to ao nos­so in­te­lec­to e su­as des­co­ber­tas mui­tas ve­zes con­tra­ri­am nos­so sen­so co­mum. “Dos 7 bi­lhões de pes­so­as no mun­do, quan­tas en­ten­dem re­al­men­te me­câ­ni­ca quân­ti­ca, bi­o­lo­gia ce­lu­lar ou ma­cro­e­co­no­mia? – per­gun­ta o au­tor do con­sa­gra­do best sel­ler, ao mes­mo tem­po que faz uma con­si­de­ra­ção dig­na de to­do res­pei­to: “Pre­si­den­tes e ge­ne­ra­is po­dem não en­ten­der de fí­si­ca nu­cle­ar, mas en­ten­dem o que as bom­bas nu­cle­a­res são ca­pa­zes de fa­zer.” Daí o re­ceio cau­sa­do pe­los ex­pe­ri­men­tos da Co­reia do Nor­te, num exer­cí­cio de pe­ri­go­sas con­se­quên­cias.

A ci­ên­cia, a in­dús­tria e a tec­no­lo­gia mi­li­tar só se en­tre­la­çam com o ad­ven­to do sis­te­ma ca­pi­ta­lis­ta e da Re­vo­lu­ção In­dus­tri­al. As­sim que se con­so­li­dou, es­sa re­la­ção trans­for­mou o mun­do ra­pi­da­men­te.

Nes­sa era téc­ni­ca em que vi­ve­mos, mui­ta gen­te se con­ven­ceu de que a ci­ên­cia e a tec­no­lo­gia têm res­pos­ta pa­ra tu­do. Se dei­xar­mos ci­en­tis­tas e téc­ni­cos tra­ba­lhar li­vre­men­te, se­rá que eles cri­a­rão aqui na ter­ra o céu com que so­nha­mos?

Se­gun­do Ha­ra­ri, “a ci­ên­cia é in­ca­paz de es­ta­be­le­cer su­as pró­pri­as pri­o­ri­da­des. Tam­bém é in­ca­paz de de­ter­mi­nar o que fa­zer com su­as des­co­ber­tas. Por exem­plo, não es­tá cla­ro o que po­de­mos fa­zer com a com­pre­en­são ca­da vez mai­or da ge­né­ti­ca. Cu­rar o cân­cer ou cri­ar uma ra­ça de su­per-ho­mens ge­ne­ti­ca­men­te mo­di­fi­ca­dos?

A pes­qui­sa ci­en­tí­fi­ca só po­de flo­res­cer se ali­a­da a al­gu­ma re­li­gi­ão ou ide­o­lo­gia. O ci­clo de re­tro­a­li­men­ta­ção en­tre ci­ên­cia, im­pé­rio e ca­pi­tal pro­va­vel­men­te foi o prin­ci­pal mo­tor da his­tó­ria, nos úl­ti­mos 500 anos. A ci­ên­cia mo­der­na flo­res­ceu gra­ças aos im­pé­ri­os eu­ro­peus, de mãos da­das com a ex­pan­são im­pe­ri­al da Es­pa­nha, Por­tu­gal, Grã-Bre­ta­nha, Fran­ça, Rús­sia e Ho­lan­da. O im­pe­ri­a­lis­mo eu­ro­peu foi to­tal­men­te di­fe­ren­te de to­dos os ou­tros pro­je­tos im­pe­ri­ais da his­tó­ria. A con­quis­ta do co­nhe­ci­men­to e a con­quis­ta do ter­ri­tó­rio se tor­na­ram ca­da vez mais in­ter­li­ga­das.

(Ar­nal­do Niski­er, pro­fes­sor e jor­na­lis­ta)

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