Home / Opinião

OPINIÃO

Armando Acioli, jornalista *1942 +2017

No es­ta­do das Ala­go­as, ter­ra dos ma­re­chais De­o­do­ro da Fon­se­ca e Flo­ri­a­no Pei­xo­to, que gal­ga­ram a pre­si­dên­cia da Re­pú­bli­ca, nas­ceu o jor­na­lis­ta Ar­man­do Ca­lhei­ros Aci­o­li, exa­ta­men­te na Ci­da­de de Mu­rí­ci.

Seus fa­mi­lia­res, em Go­i­ás, re­si­di­ram pri­mei­ra­men­te em Ipa­me­ri on­de atuou no jor­nal es­tu­dan­til do Gi­ná­sio Es­ta­du­al.

Em Go­i­â­nia, ain­da jo­vem, co­lo­cou em prá­ti­ca a sua vo­ca­ção ini­ci­an­do-se no O Po­pu­lar, on­de com­ple­tou 50 anos de ca­sa.

Foi um dos fun­da­do­res do Sin­di­ca­to dos Jor­na­lis­tas e as­so­cia­do atu­an­te da As­so­cia­ção Go­i­a­na de Im­pren­sa. Des­ta­cou-se pe­la de­fe­sa dos co­le­gas, vá­rios dos qua­is ví­ti­mas dos po­de­ro­sos de en­tão.

Con­ce­beu Ar­man­do Aci­o­li e fê-la re­a­li­da­de a cri­a­ção da Co­mis­são Es­pe­ci­al de De­fe­sa do Jor­na­lis­ta no âma­go da As­so­cia­ção Go­i­a­na de Im­pren­sa, em 18 de fe­ve­rei­ro de 1966 quan­do o re­gi­me au­to­ri­tá­rio im­pos­to pe­los mi­li­ta­res pre­va­le­cia em Go­i­ás. En­tão à Co­mis­são Es­pe­ci­al de De­fe­sa do Jor­na­lis­ta ele con­ce­bia in­ter­viu com al­ti­vez em vá­rios ca­sos, de­fen­den­do pro­fis­si­o­nais, al­guns dos qua­is fo­ram pri­si­o­nei­ros pe­lo re­gi­me rei­nan­te.

Lem­bro-me de quan­do o Jor­na­lis­ta Ba­tis­ta Cus­to­dio foi fei­to pri­si­o­nei­ro e a Co­mis­são ide­a­li­za­da por Ar­man­do Aci­o­li dig­ni­fi­cou a sua exis­tên­cia fus­ti­gan­do os al­go­zes do edi­tor do Di­á­rio da Ma­nhã. Re­cor­do-me ain­da das ve­zes em que a Co­mis­são evi­tou que al­guns jor­na­lis­tas fos­sem “en­vi­a­dos” pa­ra quar­té­is mi­li­ta­res de Ju­iz de Fo­ra, sím­bo­lo da tru­cu­lên­cia.

Lem­bro-me de uma fei­ta, em Bra­sí­lia, no Ho­tel Na­ci­o­nal, quan­do uma me­sa ocu­pa­da por al­tas pa­ten­tes mi­li­ta­res, os qua­is atra­vés de um ar­dil, al­me­ja­vam de­ne­grir a ima­gem dos Di­á­rios As­so­cia­dos de Go­i­ás. Ten­ta­ram con­se­guir a apro­va­ção dos jor­na­lis­tas ali pre­sen­tes. Per­du­ra ho­je em mi­nha men­te a ima­gem de Ar­man­do Aci­o­li, de de­do em ris­te, de pé, no meio do sa­lão, con­cla­man­do os com­pa­nhei­ros a não par­ti­ci­pa­rem da­que­le even­to es­drú­xu­lo e vol­tas­sem às “pla­gas go­i­a­nas”. Foi o que acon­te­ceu, de fa­to, mos­tran­do sua ad­mi­rá­vel atu­a­ção co­mo pre­si­den­te da Co­mis­são Es­pe­ci­al de De­fe­sa dos Jor­na­lis­tas. Na­que­le dia, a Co­mis­são, com ga­lhar­dia de­fen­dia os Di­á­rios As­so­cia­dos em Go­i­ás, en­tão di­ri­gi­do pe­lo tam­bém ala­go­a­no jor­na­lis­ta Fran­cis­co Bra­ga So­bri­nho, que pres­tou gran­de ser­vi­ço a Go­i­ás.

Daí por­que, sa­u­dan­do Ar­man­do Aci­o­li, tão bom ho­me­na­ge­a­do pe­la atu­al di­re­to­ria da As­so­cia­ção Go­i­a­na de Im­pren­sa, pu­bli­co a se­guir o tex­to com­ple­to do re­gi­men­to da Co­mis­são ela­bo­ra­da que foi por Ar­man­do Aci­o­li jun­ta­men­te com ou­tros mem­bros da di­re­to­ria da AGI aos qua­is es­ten­do meus cum­pri­men­tos pois, com ex­ce­ção do pran­te­a­do Ra­fa­el Mo­rei­ra, es­tão to­dos vi­vos par­ti­ci­pan­do do pro­gres­so de Go­i­ás.

Re­gi­men­to in­ter­no da “co­mis­são es­pe­ci­al de de­fe­sa do jor­na­lis­ta

A Co­mis­são Es­pe­ci­al de De­fe­sa do Jor­na­lis­ta se­rá re­gi­da, nas su­as atri­bu­i­ções e com­pe­tên­cia, pe­lo se­guin­te Re­gi­men­to In­ter­no.

Art. 1º - A co­mis­são Es­pe­ci­al de De­fe­sa do Jor­na­lis­ta se­rá cons­ti­tu­í­da de 5 (cin­co) as­so­cia­dos da ca­te­go­ria de mi­li­tan­tes, in­clu­si­ve 2 (dois) ad­vo­ga­do dos qua­dros da As­so­cia­ção Go­i­a­na de Im­pren­sa e Sin­di­ca­to dos Jor­na­lis­tas Pro­fis­si­o­nais no Es­ta­do de Go­i­ás, de­sig­nan­do-se os mem­bros em re­u­ni­ão con­jun­ta da Di­re­to­ria e do Con­se­lho De­li­be­ra­ti­vo da AGI , sob a Pre­si­dên­cia da pri­mei­ra.

Art. 2º - Com­pe­te à C.E.D.J., atra­vés da de­le­ga­ção de po­de­res, ado­tar to­das as me­di­das a seu al­can­ce, in­clu­si­ve ju­di­cial e ex­tra­ju­di­cial­men­te, no res­guar­do das prer­ro­ga­ti­vas do li­vre exer­cí­cio pro­fis­si­o­nal.

Art. 3º - A co­mis­são Es­pe­ci­al de De­fe­sa do Jor­na­lis­ta se re­u­ni­rá. In­de­pen­den­te­men­te da con­vo­ca­ção, em ca­rá­ter de ur­gên­cia, na se­de da AGI, to­das as ve­zes em que o as­so­cia­do, atra­vés de pe­ti­ção di­ri­gi­da à C.E.D.J., de­mons­tre en­con­trar-se sob efei­tos de ame­a­ças na sua in­te­gri­da­de fí­si­ca ou mo­ral, ou qual­quer ou­tra mo­da­li­da­de de aten­ta­do à li­ber­da­de de im­pren­sa, quan­do ape­nas no exer­cí­cio de su­as ati­vi­da­des pro­fis­si­o­nais.

Pa­rá­gra­fo Úni­co – Nos ca­sos no­to­ria­men­te gra­ves, a re­u­ni­ão da C.E.D.J. In­de­pen­de­rá do pe­ti­tó­rio.

Art. 4º - A Co­mis­são Es­pe­ci­al de De­fe­sa do Jor­na­lis­ta, pa­ra o me­lhor de­sem­pe­nho de seus en­car­gos, te­rá 1 (um) Pre­si­den­te e 1 (um) Se­cre­tá­rio Ge­ral, es­co­lhi­dos en­tre seus mem­bros, re­a­li­zan­do-se a re­u­ni­ão da C.E.D.J. em con­jun­to com o Con­se­lho De­li­be­ra­ti­vo e a Di­re­to­ria da AGI, sob a pre­si­dên­cia des­ta. Nes­ta re­u­ni­ão, pe­la mai­o­ria de vo­tos pre­sen­tes, se­rão to­ma­das as de­li­be­ra­ções que nor­te­a­rão os tra­ba­lhos da Co­mis­são.

Art. 5º - Os ór­gã­os di­re­ti­vos da en­ti­da­de to­ma­rão, obri­ga­to­ri­a­men­te, co­nhe­ci­men­tos dos tra­ba­lhos da C.E.D.J., atra­vés da fei­tu­ra de re­la­tó­rios, ex­po­si­ção ver­bais ou qual­quer ou­tros es­cla­re­ci­men­tos jul­ga­dos ne­ces­sá­rios pe­los seus mem­bros, pa­ra o ple­no de­sem­pe­nho de su­as atri­bu­i­ções.

Pa­rá­gra­fo Úni­co – Os ca­sos omis­sos des­te Re­gi­men­to se­rão re­sol­vi­dos atra­vés de de­li­be­ra­ções dos ór­gã­os di­ri­gen­tes da As­so­cia­ção Go­i­a­na de Im­pren­sa, pe­la mai­o­ria dos pre­sen­tes, em re­u­ni­ão pre­vi­a­men­te con­vo­ca­da pa­ra o fim es­pe­cí­fi­co.

Go­i­â­nia, 18 de fe­ve­rei­ro de 1966.

Ar­man­do C. Aci­o­li – Pre­si­den­te da CEDJ

Ali­rio Alon­so de Oli­vei­ra – Vi­ce Pre­si­den­te da AGI

Wal­de­mar de Fa­ria – Te­sou­rei­ro

Ra­fa­el Mo­rei­ra – Se­cre­tá­rio

Lou­ren­ço Pin­to de Cas­tro – 2º Te­sou­rei­ro

(Wal­ter Me­ne­zes, ex-pre­si­den­te, con­se­lhei­ro per­ma­nen­te da AGI – As­so­cia­ção Go­i­a­na de Im­pren­sa e di­re­tor do Jor­nal da Cul­tu­ra Go­i­a­na)

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias