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OPINIÃO

Anotações de viagens Paris é uma festa, setembro de 2017

A ex­pres­são usa­da por es­te cro­nis­ta pa­ra iden­ti­fi­car o tex­to (Pa­ris é uma fes­ta) na ver­da­de foi usa­da por He­mingway no seu li­vro "A Mo­ve­a­ble Fe­ast - Pa­ris é uma fes­ta, 9a Edi­ção, ed. Ber­trand Bra­sil, 2007), ali­ás, He­mingway con­fir­ma es­ta as­ser­ti­va ao es­cre­ver pa­ra um ami­go em 1950:

- "Se vo­cê quan­do jo­vem te­ve a sor­te de vi­ver em Pa­ris, en­tão a lem­bran­ça o acom­pa­nha­rá pe­lo res­to da vi­da, on­de quer que vo­cê es­te­ja, por­que Pa­ris é uma fes­ta am­bu­lan­te".

Na épo­ca do Im­pé­rio, to­do li­te­ra­to que mi­li­ta­va nas le­tras bra­si­lei­ras ti­nha um so­nho: Ir à Pa­ris, fon­te e sus­ten­ta­ção de to­da a cul­tu­ra mun­di­al da épo­ca; o fran­cês era a se­gun­da lín­gua da nos­sa eli­te in­te­lec­tu­al.

Por mui­to tem­po, ain­da, a ci­da­de de Pa­ris con­ti­nu­a­ria a ser con­si­de­ra­da a Me­ca da cul­tu­ra uni­ver­sal; por uma ques­tão de jus­ti­ça his­tó­ri­ca, so­mos for­ça­dos, se vol­tar­mos al­guns sé­cu­los na his­tó­ria, a acei­tar que a pu­jan­ça des­ta “Re­pú­bli­ca das Le­tras” nos re­me­te, ini­ci­al­men­te, ao sé­cu­lo XVII com a for­ça li­te­rá­ria de Ra­ci­ne, ao sé­cu­lo XVI­II com Mo­lié­re, Vol­tai­re, Di­de­rot, Rous­se­au, Dan­ton e Ma­rat e a Sain­te-Beu­ve, Zo­la, Mau­pas­sant no sé­cu­lo XIX.

O no­me, “Re­pú­bli­ca das Le­tras”, na ver­da­de foi cu­nha­do pe­lo es­cri­tor e, mui­tos anos de­pois, mem­bro da Aca­de­mia Fran­ce­sa de Le­tras, Je­an Gué­hen­no pa­ra iden­ti­fi­car a Ri­ve Ga­u­che (la­do es­quer­do do rio Se­na), lo­cal on­de ele mo­ra­va nos anos 30 do sé­cu­lo pas­sa­do; dis­se ele “Ela, a re­pú­bli­ca das Le­tras, es­tá con­ti­da em al­gu­mas ca­sas pa­ri­sien­ses, nu­mas pou­cas e amon­to­a­das re­da­ções de re­vis­tas e edi­to­ras, em al­guns es­tú­di­os de de­se­nho, al­guns ca­fés, al­guns ate­li­ês de ar­tis­tas e al­guns só­tã­os. Não é fá­cil pe­ne­trar nes­se mun­do. O ver­da­dei­ro di­á­lo­go se dá en­tre al­gu­mas de­ze­nas de es­cri­to­res que se acei­tam uns aos ou­tros, e só is­to”.

O bair­ro Montpar­nas­se era o que ha­via si­do an­te­rior­men­te Montmar­tre, o lo­cal iden­ti­fi­ca­dor des­ta efer­ves­cên­cia de idei­as, es­pe­ci­al­men­te pe­la pre­sen­ça, ali, de uma in­fi­ni­da­de de ca­fés, on­de se re­u­ni­am os in­te­lec­tu­ais, cu­jas pro­du­ções cul­tu­ra­is, ar­tís­ti­cas e, in­clu­si­ve su­as frus­tra­ções amo­ro­sas, eram dis­cu­ti­das com to­dos os fre­quen­ta­do­res e, qui­çá, com o res­to do mun­do.

No en­tan­to, o “pon­to” mais fa­mo­so de en­con­tro da in­te­lec­tu­a­li­da­de da épo­ca, Saint Ger­main-des-Prés, sur­giu com a re­pen­ti­na apa­ri­ção de An­dré Bre­ton e seu gru­po de sur­re­a­lis­tas, que co­me­ça­ram a fre­quen­tar o Ca­fé Deux Ma­got, além de Pi­cas­so que fre­quen­ta­va o ca­fé de Flo­re.

Nes­ta nos­sa atu­al an­dan­ças pe­los Bou­le­vards pa­ri­sien­se, Ma­rí­lia e eu, fo­mos aos dois ca­fés re­fe­ri­dos aci­ma - Ca­fé Deux Ma­got e Ca­fé de Flo­re, nes­te úl­ti­mo, cum­prin­do uma exi­gên­cia do meu fra­te­lo ir­mão da Ar­te Re­al, Jo­sé Ri­car­do Ro­que­te, que só acei­ta­ria que fos­se­mos ali, se fi­zés­se­mos um "tin tin" em sua ho­me­na­gem e, após cum­prir a pro­mes­sa, to­ma­mos o res­tan­te da meia gar­ra­fa da "Cham­pag­ne Mai­son Mer­ci­er", es­que­cen­do-nos por lap­so de tem­po, de que o mun­do con­ti­nu­a­va com pro­ble­mas, al­guns mais sé­rios e ou­tros, nem tan­to.

Não sei se foi nos­sa im­pres­são ou re­al­men­te ou­vi­mos o Pa­ul Sar­tre, que es­ta­va sen­tan­do a uma me­sa ao nos­so la­do, re­pe­tin­do pa­ra a sua na­mo­ra­da "Cas­tor" (Si­mo­ne de Be­au­voir), as pa­la­vras que ain­da ho­je re­per­cu­tem no me­nu do Ca­fé "To­dos os mo­vi­men­tos de li­ber­da­de pas­sam, obri­ga­to­ri­a­men­te, pe­lo Ca­fé de Flo­re".

Na­que­la épo­ca, quan­do Sar­tre "co­chi­cha­va" no ou­vi­do de Si­mo­ne no Ca­fé de Flo­re, a Fran­ça vi­via o tem­po do in­ter­va­lo en­tre du­as guer­ras; ha­via o de­se­jo de su­bli­mar os efei­tos, ain­da mui­to vi­vos, das fe­ri­das cau­sa­das pe­lo con­fli­to da pri­mei­ra guer­ra mun­di­al e a in­cer­te­za do por­vir, que já es­cu­re­cia o céu no ho­ri­zon­te das na­ções e que al­guns anos de­pois o mun­do iria as­sis­tir, com afli­ção, o de­sen­ro­lar de no­vo con­fli­to, ar­ras­tan­do nes­ta ava­lan­che, co­mo sa­be­mos, a Fran­ça e o mun­do de so­nhos des­te gru­po de in­te­lec­tu­ais que se re­u­ni­am, de ma­nei­ra pre­va­le­cen­te nes­tes dois ca­fés.

Co­mo sói acon­te­cer quan­do se reú­ne uma mi­rí­a­de de li­vres pen­sa­do­res, ha­via, ali tam­bém, um ema­ra­nha­do de dís­pa­res vi­sões crí­ti­cas e po­lí­ti­cas, pa­ra se fa­lar o mí­ni­mo; no en­tan­to, sen­ta­vam-se às mes­mas me­sas, dis­cu­ti­am, se agre­di­am mu­tua­men­te, às ve­zes che­ga­vam à via dos fa­tos, po­rém, man­ti­nham a har­mo­nia ci­vi­li­za­da da acei­ta­ção das opi­ni­ões dos con­trá­rios.

De­pois veio a guer­ra, com to­dos os hor­ro­res que co­nhe­ce­mos; aque­las vo­zes, tão pro­pen­sas a acei­ta­rem as dis­cor­dân­cias de pen­sa­men­to com seus in­ter­lo­cu­to­res, as­su­mi­ram po­si­ções po­lí­ti­cas; al­guns, na re­a­li­da­de a mai­o­ria, per­ma­ne­ceu com o dis­cur­so con­di­zen­te com o seu pas­sa­do, ou­tros de­ban­da­ram pa­ra o ou­tro bar­co; al­guns ou­tros, por uma ques­tão de jus­ti­ça his­tó­ri­ca, sem en­trar no mé­ri­to, per­ma­ne­ce­ram fi­éis às su­as idei­as e as­su­mi­ram po­si­ções de re­le­vo na no­va or­dem que se ins­ta­lou na Fran­ça ocu­pa­da.

O re­la­to da par­ti­ci­pa­ção da in­te­lec­tu­a­li­da­de fran­ce­sa nos acon­te­ci­men­tos da se­gun­da guer­ra mun­di­al, ain­da não es­tá com­ple­to, sa­be­mos que mui­tos fo­ram jul­ga­dos e con­de­na­dos pe­las su­as idei­as, ou­tros lu­ta­ram e mor­re­ram ao la­do das for­ças da re­sis­tên­cia, ou­tros, sem al­ter­na­ti­va, con­se­gui­ram fu­gir, ou­tros ain­da, co­mo o mé­di­co An­dré Bre­ton, um dos pi­o­nei­ros do mo­vi­men­to sur­re­a­lis­ta (su­pos­to apoi­a­dor dos co­mu­nis­tas) e Vic­tor Ser­ge (apoi­a­dor, re­al­men­te, de Sta­lin) se es­con­de­ram, jun­to com ou­tros in­te­lec­tu­ais, na zo­na não ocu­pa­da da Fran­ca, nos ar­re­do­res de Mar­se­lha, on­de per­ma­ne­ce­ram por mais de dois anos.

A par­te la­men­tá­vel, pa­ra di­zer o mí­ni­mo, do após guer­ra foi o jul­ga­men­to da­que­les in­te­lec­tu­ais que par­ti­ci­pa­ram do con­fli­to, abas­te­cen­do as trin­chei­ras do ini­mi­go, os cha­ma­dos “co­la­bo­ra­ci­o­nis­tas”.

Po­rém, es­ta é ou­tra his­tó­ria!

(Hé­lio Mo­rei­ra, da Aca­de­mia Go­i­a­na de Le­tras, Aca­de­mia Go­i­a­na de Me­di­ci­na, Ins­ti­tu­to His­tó­ri­co e Ge­o­grá­fi­co de Go­i­ás)

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