Home / Opinião

OPINIÃO

Ano novo com esperança

Ca­len­dá­rio Gre­go­ri­a­no – Pa­pa Gre­gó­rio XI­II – 1582 – 365 di­as

“Pa­gue a mi­nha pren­da!” é as­sim que se diz a pri­mei­ra pes­soa ami­ga ou pa­ren­te que vo­cê en­con­trar de­pois da meia-noi­te na en­tra­da do Ano No­vo. Quem fa­lar pri­mei­ro ga­nha o pre­sen­te. Di­zem que “Bra­si­lei­ro, Pro­fis­são e Es­pe­ran­ça” e de fa­to, pois es­ta­mos sem­pre con­fi­an­tes que o pró­xi­mo ano vai ser me­lhor. E vai ser mes­mo, por­que o Bra­sil pa­re­ce que es­tá  en­tran­do nos ei­xos. Mas se­ria me­lhor pa­ra o po­vo se não hou­ves­sem re­e­lei­ções (co­vil de ra­po­sões), sem­pre uma pes­soa no­va tem no­vas e vá­li­das idéi­as. Nes­se dia ama­nhe­ça  de bom as­tral, com oti­mis­mo, de rou­pa e cal­ça­dos no­vos, por­que tu­do que acon­te­cer no dia pri­mei­ro do ano, acon­te­ce­rá no ano to­do.

Per­do­ar to­das as pes­so­as, as qua­is man­te­mos de­sa­ven­ças, e pa­gar tu­do o que de­ve­mos.

Nós, bra­si­lei­ros, su­per­sti­ci­o­sos na­tos, que acre­di­ta­mos em cren­di­ces, de­ve­mos en­trar, além de rou­pas, tam­bém cal­ça­dos no­vos, por­que um sá­bio e an­ti­go di­ta­do chi­nês re­za que  “uma gran­de e vi­to­ri­o­sa ca­mi­nha­da co­me­ça com os pri­mei­ros pas­sos”.

Se vo­cê for mís­ti­co e acre­di­ta em cren­di­ces, ao ves­tir-se, use Bran­co pa­ra quem al­me­ja paz e har­mo­nia; Ver­de, pa­ra um ano cheio de es­pe­ran­ça e con­fi­an­ça; Azul, pa­ra vi­a­jar bas­tan­te e ter bo­as ami­za­des, pois o azul re­pre­sen­ta o céu e o mar; Ro­sa, pa­ra um bom re­la­ci­o­na­men­to amo­ro­so; Ama­re­lo, cor do ou­ro, res­pon­sá­vel pe­las fi­nan­ças e bens ma­te­ri­ais ; Ver­me­lho é san­gue, é lu­ta, é per­ti­ná­cia, ob­sti­na­ção, re­sul­tan­do, tam­bém em um gran­de amor.  É a cor da lu­ta de pes­so­as for­tes e de­ter­mi­na­das.

Na en­tra­da do Ano No­vo, à meia-noi­te, co­mer len­ti­lha com ar­roz, pois len­ti­lha é o ali­men­to bí­bli­co, sím­bo­lo da far­tu­ra, que te­rá um ano far­to de ali­men­tos. Esaú ven­deu, por um pra­to de so­pa de len­ti­lhas, a sua pri­mo­ge­ni­tu­ra ao seu ir­mão Ja­có, pa­ra que es­te fos­se aben­ço­a­do pe­lo pai Isac.

Dê pre­sen­tes úte­is pa­ra quem pre­ci­sa. Pre­sen­te­ar vem do tem­po dos Reis Ma­gos, que pre­sen­te­a­ram o Me­ni­no Je­sus.

Sim­pa­ti­as: 1- Pe­gue do­ze grãos de uva e es­pe­re o re­ló­gio co­me­çar a ba­ter as do­ze ba­da­la­das da úl­ti­ma noi­te do ano; a ca­da ba­ti­da mas­ti­gue e en­gu­la um grão. Se con­se­guir acom­pa­nhar o re­ló­gio, vai ter far­tu­ra e fe­li­ci­da­de pe­los do­ze mes­es do No­vo Ano.

2- Pe­gue du­as ro­mãs bem vi­ço­sas e  guar­de uma em lu­gar se­co, que du­ra­rá o ano to­do, as­sim co­mo du­ra­rá a sa­ú­de da pes­soa e da fa­mí­lia. Abrir a ou­tra ro­mã (não cor­tar), re­ti­re 9 grãos. Guar­de as cas­cas pa­ra quan­do pre­ci­sar de um bom gar­ga­re­jo pa­ra amig­da­li­te, que ro­mã é um óti­mo de­sin­fla­ma­tó­rio e ad­strin­gen­te. Di­vi­da as se­men­tes em três gru­pos, sen­do um pa­ra ca­da Rei Ma­go. Pe­gue o mon­ti­nho de 3 ca­ro­ços do Rei Mel­chi­or, o rei jo­vem e sem bar­bas e en­gu­la com um go­le de vi­nho tin­to, pa­ra ter ali­men­tos du­ran­te o ano to­do; to­ma com a mão di­rei­ta os três grãos do rei Gas­par, o rei ido­so e bar­bu­do e jo­gue pa­ra  trás, por ci­ma do om­bro di­rei­to, jo­gan­do tu­do de ve­lho  fo­ra, que tu­do de no­vo vi­rá pra vo­cê; co­lo­que na car­tei­ra de di­nhei­ro os três ca­ro­ços do mon­ti­nho do Bal­ta­zar, o rei par­do e de bar­bas ne­gras, que o di­nhei­ro es­ta­rá a sua dis­po­si­ção por to­dos os 365 di­as do Ano No­vo.

3 - E se vo­cê for mes­mo mís­ti­co, acre­di­tar nas coi­sas da sa­be­do­ria po­pu­lar, co­lo­que uma mo­e­di­nha (acha­da é me­lhor) na for­qui­lha do tron­co de uma ár­vo­re no­va, que a sua for­tu­na cres­ce­rá com ela. Ago­ra, não dei­xe de à meia-noi­te em pon­to, me­ter o po­le­gar da mão di­rei­ta en­tre os dois de­dos se­guin­tes (o in­di­ca­dor e o fu­ra-bo­lo), fa­zen­do uma fi­ga, que a fi­ga é, ao mes­mo tem­po, ta­lis­mã e amu­le­to: dá sor­te e afu­gen­ta, evi­ta to­dos os ma­les. A fi­ga re­pre­sen­ta o ato se­xu­al, por­tan­to, a re­cri­a­ção. É sa­gra­da! Pas­se o Ano No­vo com a “es­cri­ta” em dia.

Macktub!

(Ba­ri­a­ni Or­ten­cio, ba­ri­a­nior­ten­[email protected])

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias