Home / Opinião

OPINIÃO

Ronaldo Caiado é o líder com humildade e equilíbrio para mudar Goiás

O ano de 2018 se­rá o mais im­por­tan­te, em dé­ca­das, pa­ra o fu­tu­ro de Go­i­ás e as elei­ções mar­ca­rão o iní­cio de um no­vo ci­clo no po­der. As pes­qui­sas que an­te­ci­pam o ce­ná­rio elei­to­ral tra­zem uma men­sa­gem cla­ra: o re­co­nhe­ci­men­to do no­me Ro­nal­do Cai­a­do co­mo prin­ci­pal re­fe­rên­cia des­se sen­ti­men­to co­le­ti­vo pa­ra um no­vo ru­mo em nos­so es­ta­do. En­ten­do que a cons­tru­ção de uma cha­pa elei­to­ral de opo­si­ção, pa­ra es­tar em sin­to­nia com os an­sei­os da gran­de mai­o­ria da so­ci­e­da­de, pre­ci­sa res­pei­tar es­sa pre­mis­sa.

O pro­ta­go­nis­mo do se­na­dor de­mo­cra­ta é me­re­ci­do. Cai­a­do cons­tru­iu sua re­pu­ta­ção ao lon­go dos anos co­mo par­la­men­tar de re­fe­rên­cia em su­as áre­as de atu­a­ções. Em es­pe­ci­al, pos­so ci­tá-lo co­mo um pro­fun­do co­nhe­ce­dor da sa­ú­de pú­bli­ca no Bra­sil. Or­to­pe­dis­ta e ci­rur­gi­ão de co­lu­na de su­ces­so, co­mo po­lí­ti­co Cai­a­do é o au­tor da Pro­pos­ta de Emen­da à Cons­ti­tu­i­ção que cria a Car­rei­ra de Es­ta­do pa­ra Mé­di­cos, até ho­je a mais con­cre­ta pro­pos­ta de uni­ver­sa­li­za­ção dos ser­vi­ços de as­sis­tên­cia à sa­ú­de do Pa­ís.

O po­lí­ti­co Ro­nal­do Cai­a­do, que não dei­xou de ser mé­di­co, tem se des­ta­ca­do por sua atu­a­ção na de­fe­sa de me­lho­ri­as na as­sis­tên­cia à sa­ú­de no Bra­sil e na de­fe­sa das cau­sas da me­di­ci­na e dos mé­di­cos. Pro­va dis­so foi o re­co­nhe­ci­men­to do Con­se­lho Fe­de­ral de Me­di­ci­na, que em 2016 con­fe­riu-lhe a Co­men­da de Me­di­ci­na e Res­pon­sa­bi­li­da­de So­ci­al. Ape­nas cin­co mé­di­cos no pa­ís re­ce­bem a ca­da ano Co­men­da do Con­se­lho Fe­de­ral de Me­di­ci­na.

Elei­to pa­ra re­pre­sen­tar Go­i­ás, Cai­a­do tem se des­ta­ca­do em su­as fun­ções de le­gis­la­dor e fis­ca­li­za­dor do di­nhei­ro pú­bli­co, além de de­mons­trar uma ca­pa­ci­da­de de ar­ti­cu­la­ção e in­flu­ên­cia em Bra­sí­lia re­le­van­te na bus­ca por re­cur­sos e ações pa­ra Go­i­ás. Atra­vés de sua atu­a­ção, a po­pu­la­ção go­i­a­na se sen­tiu re­pre­sen­ta­da em vá­ri­as ba­ta­lhas tra­va­das no Con­gres­so e tam­bém na Jus­ti­ça.

Em se­to­res co­mo a edu­ca­ção, Cai­a­do con­se­guiu tra­du­zir o seu bom trâ­mi­te com o mi­nis­tro Men­don­ça Fi­lho em uma mai­or aten­ção à edu­ca­ção bá­si­ca e su­pe­ri­or no es­ta­do ga­ran­tin­do que uni­ver­si­da­des e ins­ti­tu­tos fe­de­ra­is go­i­a­nos fos­sem tra­ta­dos co­mo pri­o­ri­da­de no MEC, li­be­ran­do mais de R$ 200 mi­lhões em 2017. Tam­bém con­se­guiu re­u­nir em Rio Ver­de pre­fei­tos e se­cre­tá­rios mu­ni­ci­pa­is com o Fun­do Na­ci­o­nal de De­sen­vol­vi­men­to da Edu­ca­ção (FNDE), em um even­to de ca­pa­ci­ta­ção de ges­to­res na ob­ten­ção dos re­cur­sos fe­de­ra­is. Um pa­pel que cou­be mui­to bem ao pró­xi­mo go­ver­na­dor de Go­i­ás.

O des­ta­que no ce­ná­rio po­lí­ti­co e, mais im­por­tan­te, fa­zen­do o jo­go lim­po, man­ten­do uma pos­tu­ra de in­de­pen­dên­cia e co­e­rên­cia, cre­den­ci­ou Cai­a­do a ser ho­je um po­lí­ti­co re­co­nhe­ci­do e res­pei­ta­do em to­do o pa­ís. Não por aca­so, ele é ho­je uma fi­gu­ra pú­bli­ca de des­ta­que nas re­des so­ci­ais ao pres­tar con­tas de seu man­da­to e ao in­te­ra­gir com o pú­bli­co de to­do o Bra­sil com uma men­sa­gem ca­da vez mais ra­ra nos di­as atu­ais: a da po­lí­ti­ca lim­pa, co­e­ren­te e fei­ta com com­pe­tên­cia. Não por aca­so, ele foi elei­to co­mo o me­lhor con­gres­sis­ta de Go­i­ás pe­lo Ranking dos Po­lí­ti­cos em 2017, uma ava­li­a­ção fei­ta atra­vés de itens co­mo atu­a­ção do par­la­men­tar no com­ba­te à cor­rup­ção, aos pri­vi­lé­gios e ao des­per­dí­cio da má­qui­na pú­bli­ca. Já em seu pri­mei­ro ano no Se­na­do Fe­de­ral, em 2015, ga­nhou o Prê­mio Con­gres­so em Fo­co, fi­can­do à fren­te de no­mes que es­ta­vam há anos na­que­la ca­sa. Por is­so re­a­fir­mo com tran­qui­li­da­de que Ro­nal­do Cai­a­do tem as por­tas aber­tas  por on­de an­da em Bra­sí­lia em bus­ca de re­cur­sos e em. de­fe­sa dos in­te­res­ses de Go­i­ás e do Bra­sil. Sua pos­tu­ra sem­pre foi ad­mi­ra­da, se­ja por opo­si­ção ou go­ver­no.

Cai­a­do tem de­mons­tra­do uma ca­pa­ci­da­de ca­da vez mai­or de apon­tar ca­mi­nhos e so­lu­ções, sem­pre es­tu­dan­do e ava­li­an­do os pro­ble­mas. Sem­pre com equi­lí­brio e ou­vin­do a so­ci­e­da­de e seus re­pre­sen­tan­tes, aten­den­do aos seus an­sei­os, com di­á­lo­go e res­pei­to. Es­sa é a for­ma co­mo tem con­du­zi­do a sua atu­a­ção, com o com­pro­mis­so de sa­ber que os go­i­a­nos con­tam com ele pa­ra vol­tar a so­nhar. E so­nhar não é se ilu­dir. É en­ca­rar os fa­tos com oti­mis­mo, com os pés no chão e a ca­be­ça no fu­tu­ro.

Sua tra­je­tó­ria ao lon­go dos anos veio acom­pa­nha­da de ama­du­re­ci­men­to po­lí­ti­co e hu­mil­da­de, pre­gan­do pa­ci­ên­cia e bom sen­so ao in­sis­tir que o ca­mi­nho pas­sa pe­la uni­ão de to­do um gru­po. Cha­mo a aten­ção pa­ra uma de­cla­ra­ção re­cen­te que o se­na­dor fez em uma rá­dio, lo­go após se re­cu­pe­rar do gra­ve aci­den­te que so­freu: "Já vi­vi mais da me­ta­de da mi­nha vi­da, e é ho­ra de re­tri­bu­ir ain­da mais aqui­lo que te­nho mais or­gu­lho que é ser go­i­a­no. Não se tra­ta de pro­je­to pes­so­al, mas de re­pre­sen­tar e pro­du­zir um re­sul­ta­do que o po­vo do meu es­ta­do an­seia: mu­dan­ças".

Aque­les que têm a res­pon­sa­bi­li­da­de de apre­sen­tar um no­vo pro­je­to que Go­i­ás an­seia, pre­ci­sam "pro­du­zir um re­sul­ta­do que se­ja pa­ra o po­vo". E pro­du­zir es­se re­sul­ta­do pas­sa por res­pei­tar a es­co­lha de um lí­der que re­pre­sen­te es­te sen­ti­men­to pa­ra Go­i­ás.

(Sa­lo­mão Ro­dri­gues Fi­lho, mé­di­co psi­qui­a­tra)

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias