Home / Opinião

OPINIÃO

Gustavo Mendanha, o político do ano de 2017

Elei­to pa­ra su­ce­der o ido­la­tra­do pre­fei­to Ma­gui­to Vi­le­la na Pre­fei­tu­ra de Apa­re­ci­da de Go­i­â­nia Gustavo Mendanha che­gou ao Pa­ço Mu­ni­ci­pal con­sci­en­te de que o seu se­ria o de­ver de de­sa­fi­ar a sua pró­pria com­pe­tên­cia. Mui­to bem ava­li­a­do pe­los prin­ci­pa­is ins­ti­tu­tos de pes­qui­sas do Es­ta­do ao de­pois de du­as ex­ce­len­tes e re­a­li­za­do­ras ad­mi­nis­tra­ções seu an­te­ces­sor e pa­dri­nho po­lí­ti­co dei­xa­va o po­der nos bra­ços do po­vo. In­con­tá­veis obras fí­si­cas de re­al va­lor pa­ra os in­te­res­ses da so­ci­e­da­de fo­ram edi­fi­ca­das pe­los qua­tro can­tos da ci­da­de em oi­to anos de pro­fí­cu­as ad­mi­nis­tra­ções.

Em ver­da­de crí­ti­cos e ana­lis­tas po­lí­ti­cos, em­pre­sá­rios apa­re­ci­den­ses e a pró­pria so­ci­e­da­de or­ga­ni­za­da co­men­ta­vam quão di­fí­cil e de­sa­fi­a­do­ra se­ria a in­gló­ria ta­re­fa do no­vo pre­fei­to pa­ra man­ter o ele­va­do ní­vel de ex­ce­lên­cia da ad­mi­nis­tra­ção mu­ni­ci­pal. A ta­re­fa de su­ce­der aque­le pre­fei­to re­a­li­za­dor não se­ria fá­cil pa­ra nin­guém. Gus­ta­vo sa­bia dis­to mais do que nin­guém e não se in­ti­mi­dou. Che­gou ao po­der com co­ra­gem, for­ça e de­ter­mi­na­ção dis­pos­to a en­fren­tar, com­ba­ter e ven­cer a ad­ver­si­da­de.

O so­nho do jo­vem lí­der de go­ver­nar sua ci­da­de, aca­len­ta­do há anos pai­ra­va mui­to aci­ma das con­ven­ções hu­ma­na. In­ti­mo­ra­to, au­da­cio­so e se­gu­ro ele aguar­da­va com imen­sa ex­pec­ta­ti­va e al­vis­sa­rei­ra es­pe­ran­ça o mo­men­to de fa­zer es­se so­nho tor­nar-se re­a­li­da­de. Per­se­guin­do es­te ob­je­ti­vo pa­ra ele su­bli­me o ex-ve­re­a­dor e ex-pre­si­den­te da Câ­ma­ra Mu­ni­ci­pal por dois man­da­tos, tra­zen­do con­si­go a ex­pe­ri­ên­cia de Se­cre­tá­rio Mu­ni­ci­pal de Es­por­tes e La­zer e com o in­dis­pen­sá­vel apoio de Ma­gui­to as­su­miu o co­man­do do Po­der Exe­cu­ti­vo, con­ce­den­do-me a hon­ra de ser elei­to seu vi­ce-pre­fei­to.

Em sua ba­ga­gem uma ra­rís­si­ma in­te­li­gên­cia, uma enor­me ca­pa­ci­da­de de sa­ber ar­ti­cu­lar, um in­ve­já­vel ti­ro­cí­nio ad­mi­nis­tra­ti­vo e um pla­no de go­ver­no fac­tí­vel e mui­to bem ela­bo­ra­do. Com se­re­ni­da­de e equi­lí­brio, ou­vin­do com­pa­nhei­ros e res­pei­tan­do os ad­ver­sá­rios, em per­fei­ta sin­to­nia com as as­pi­ra­ções po­pu­la­res mon­tou uma equi­pe de tra­ba­lho al­ta­men­te ga­ba­ri­ta­da e foi à lu­ta. Ao de­pois de en­xu­gar e fa­zer al­gu­mas ne­ces­sá­rias aco­mo­da­ções na má­qui­na ad­mi­nis­tra­ti­va e de­le­gar po­de­res aos seus au­xi­li­a­res ime­di­a­tos lo­go per­ce­beu que o rit­mo de tra­ba­lho im­pos­to por seu an­te­ces­sor não so­fre­ria so­lu­ção de con­ti­nui­da­de.

O so­pro da mo­der­ni­da­de que em­ba­la­va os seus so­nhos de ser um pre­fei­to re­a­li­za­dor en­se­jou a ele a opor­tu­ni­da­de de im­pri­mir à sua re­vo­lu­ci­o­ná­ria e trans­for­ma­do­ra ges­tão a sua mar­ca pes­so­al sem pres­cin­dir do au­xí­lio e da ex­pe­ri­ên­cia de seu an­te­ces­sor. Pa­ra tan­to, vi­san­do des­cen­tra­li­zar po­der de­le­gou atri­bu­i­ções dis­tri­buin­do as pri­mei­ras ta­re­fas aos seus Se­cre­tá­rios e As­ses­so­res exi­gin­do de ca­da um de­les, mui­ta res­pon­sa­bi­li­da­de além de ri­gor e amo­ro­si­da­de,  no fi­el cum­pri­men­to de seus de­ve­res e obri­ga­ções.

Em su­as pri­mei­ras ações dei­xou ab­so­lu­ta­men­te cla­ro que o seu ha­ve­ria de ser um go­ver­no aus­te­ro, sé­rio, ar­ro­ja­do, res­pon­sá­vel, re­a­li­za­dor de mol­des a fa­zer Apa­re­ci­da de Go­i­â­nia con­ti­nu­ar cres­cen­do pa­ra dar um sal­to de qua­li­da­de ru­mo ao seu ven­tu­ro­so fu­tu­ro. A avas­sa­la­do­ra cri­se eco­nô­mi­ca e fi­nan­cei­ra que var­re o pa­ís de pon­ta a pon­ta não en­con­trou abri­go se­gu­ro ca­paz de aba­lar as es­tru­tu­ras do po­der go­ver­na­men­tal. Os re­sul­ta­dos po­si­ti­vos não de­mo­ra­ram a apa­re­cer com a con­clu­são e edi­fi­ca­ção das pri­mei­ras obras fí­si­cas do Go­ver­no Gus­ta­vo Men­da­nha, obras es­tas es­pa­lha­das pe­los qua­tro can­tos da ci­da­de.  Den­tre elas: Con­clu­iu, equi­pou, e co­lo­cou em fun­cio­na­men­to a UPA do Par­que Flam­boyant que tem si­do re­fe­rên­cia no aten­di­men­to da sa­ú­de pú­bli­ca no mu­ni­cí­pio. A aber­tu­ra de vá­ri­as UBS co­mo do Ga­ra­vel­lo e Chá­ca­ra São Pe­dro.

É ine­gá­vel que um dos as­sun­tos que mais an­gus­tia e in­tran­qui­li­za a so­ci­e­da­de bra­si­lei­ra é a fal­ta de se­gu­ran­ça pú­bli­ca. Em­bo­ra se­ja ele de res­pon­sa­bi­li­da­de ex­clu­si­va do Go­ver­no Es­ta­du­al o pre­fei­to Gus­ta­vo Men­da­nha sem­pre fo­ca­do no bem es­tar dos apa­re­ci­den­ses tem pro­cu­ra­do de­sen­vol­ver ges­tões vi­san­do mi­ni­mi­zar os efei­tos ne­fas­tos da in­se­gu­ran­ça de seus mu­ní­ci­pes. Na li­nha des­te en­ten­di­men­to pa­ra sal­va­guar­dar o di­rei­to de ir e vir das pes­so­as que jor­na­deia pe­las ru­as da ci­da­de de­ter­mi­nou a ro­ça­gem dos lo­tes bal­di­os, me­lho­ria na ilu­mi­na­ção pú­bli­ca e au­men­tou o efe­ti­vo da Guar­da Ci­vil Mu­ni­ci­pal e exi­giu igual pro­vi­dên­cia do Go­ver­no Es­ta­do no sen­ti­do de am­pli­ar o efe­ti­vo da Po­lí­cia Ci­vil.

A vi­a­bi­li­za­ção de re­cur­sos e a aqui­si­ção de equi­pa­men­tos já em fa­se li­ci­ta­ção pa­ra o Hos­pi­tal Mu­ni­ci­pal;  a cri­a­ção de três mil va­gas na edu­ca­ção in­fan­til, a atu­a­li­za­ção do cen­tro es­co­lar oti­mi­zan­do uma re­cei­ta de R$ 39.2000,00; o au­men­to de dez mil cri­an­ças na re­de es­co­lar de en­si­no com atu­a­li­za­ção do cen­tro... ; a hu­ma­ni­za­ção do aten­di­men­to dos ser­vi­do­res da re­de es­co­lar de en­si­no; as­fal­to, a re­to­ma­da da cons­tru­ção do Te­a­tro Mu­ni­ci­pal e o iní­cio da cons­tru­ção do pré­dio de se­te an­da­res des­ti­na­do a abri­gar o Pa­ço Mu­ni­ci­pal.

É im­por­tan­te res­sal­tar o ab­so­lu­to su­ces­so al­can­ça­do com o lan­ça­men­to e re­a­li­za­ção do pro­gra­ma “Pre­fei­tu­ra em Ação”, que te­mos a hon­ra de di­ri­gir e que im­pac­tou e mo­der­ni­zou a ges­tão pú­bli­ca da ci­da­de com o aten­di­men­to de li­de­ran­ças e de mi­lha­res de mu­ní­ci­pes no bair­ro ou na re­gi­ão on­de mo­ram.

De­se­ja­mos fa­zer bem pre­sen­te à me­mó­ria dos lei­to­res que nos brin­da­rem com a lei­tu­ra de ar­ti­go hu­mil­de e des­pre­ten­si­o­so que a mo­der­ni­da­de ad­mi­nis­tra­ti­va exi­ge que os no­vos ges­to­res mu­ni­ci­pa­is cu­i­dem bem de seus go­ver­na­dos. Além de pri­o­ri­zar a edu­ca­ção, a sa­ú­de e a se­gu­ran­ça o go­ver­nan­te des­tes agi­ta­dos di­as que cor­rem tem o de­ver im­pos­ter­gá­vel de fra­ter­ni­zar e hu­ma­ni­zar as re­la­ções as re­la­ções de go­ver­no com o po­vo.

A for­ma­ção mo­ral e re­li­gi­o­sa que ca­rac­te­ri­zam a per­so­na­li­da­de ilus­tre, se­re­na e in­vul­gar do jo­vem Pre­fei­to Gus­ta­vo Men­da­nha dá a ele es­ta ca­rac­te­rís­ti­ca de go­ver­nan­te mo­der­no, ar­ro­ja­do e, so­bre­tu­do hu­ma­no ex­tre­ma­men­te pre­o­cu­pa­do com o bem es­tar do po­vo.  En­ten­de­mos que es­te per­fil de go­ver­nan­te hu­ma­no, fra­ter­no e aco­lhe­dor de Gus­ta­vo Men­da­nha le­va­ram-no a ul­tra­pas­sar os es­trei­tos li­mi­tes das fron­tei­ras do mu­ni­cí­pio, do Es­ta­do e do pa­ís con­so­li­dan­do des­ta for­ma e no mun­do in­tei­ro a re­pre­sen­ta­ti­vi­da­de do Go­ver­no e do po­vo de Apa­re­ci­da de Go­i­â­nia.

Ar­ro­ja­do e com­pe­ten­te Gus­ta­vo com sua imen­sa ca­pa­ci­da­de de ino­var, de di­a­lo­gar e de ar­ti­cu­lar com sa­be­do­ria sur­pre­en­deu o ce­ná­rio po­lí­ti­co de Go­i­ás e con­quis­tou por me­re­ci­men­to e es­for­ço pró­prio seu es­pa­ço pa­ra bri­lhar co­mo es­tre­la de pri­mei­ra gran­de­za den­tre as mais re­lu­zen­tes no uni­ver­so po­lí­ti­co do nos­so Es­ta­do.   Hu­mil­de e mo­der­no na vi­vên­cia da po­lí­ti­ca co­mo a ar­te de bem ser­vir to­dos, sem es­tar­da­lha­ço, vem re­a­li­zan­do  uma no­tá­vel e re­vo­lu­ci­o­ná­ria ad­mi­nis­tra­ção, fa­zen­do-se res­pei­ta­do e que­ri­do por com­pa­nhei­ros e ad­ver­sá­rios.

É por es­tes e por ou­tros fei­tos re­le­van­tes que o nos­so no­tá­vel Pre­fei­to Mu­ni­ci­pal den­tre ou­tras au­to­ri­da­des ilus­tres foi, pa­ra ale­gria de to­dos nós e por me­re­ci­men­to,  guin­da­do ao hon­ro­so pa­ta­mar de po­lí­ti­co do ano de 2017.

Sal­ve Apa­re­ci­da de Go­i­â­nia. Vi­va o Po­lí­ti­co do Ano Gus­ta­vo Men­da­nha.

(Ve­ter Mar­tins, vi­ce-pre­fei­to e se­cre­tá­rio de Go­ver­no de Apa­re­ci­da de Go­i­â­nia)

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias