Home / Opinião

OPINIÃO

Artigo: Dicas para uma ceia de Natal mais saudável

As fes­tas de fim de ano po­dem não ser si­nô­ni­mas de pe­so na con­sci­ên­cia pe­lo exa­ge­ro na ali­men­ta­ção des­de que du­ran­te o pre­pa­ro da ceia de na­tal ha­ja a pre­fe­rên­cia por op­ções mais sa­u­dá­veis.

E es­sas op­ções vão des­de o ape­ri­ti­vo até a so­bre­me­sa. Co­me­çan­do pe­los ape­ri­ti­vos op­te pe­las no­zes, cas­ta­nhas e amên­do­as. As no­zes são fon­te de vi­ta­mi­na B6 e ar­gi­ni­na, ami­no­á­ci­do que es­ti­mu­la a cir­cu­la­ção san­guí­nea, aju­dan­do a re­du­zir o co­les­te­rol. Já a cas­ta­nha do Pa­rá, ofe­re­ce o se­lê­nio, im­por­tan­te pa­ra a ação de uma en­zi­ma an­tio­xi­dan­te cha­ma­da glu­ta­ti­o­na pe­ro­xi­da­se, que atua na ini­bi­ção dos ra­di­cais li­vres.

As fru­tas se­cas co­mo o fi­go, tâ­ma­ras, amei­xa e da­mas­co tam­bém são ex­ce­len­tes op­ções co­mo ape­ri­ti­vo, já que são ri­cas em fi­bras so­lú­veis re­du­to­ras do co­les­te­rol e que pro­por­ci­o­nam sen­sa­ção de sa­ci­e­da­de além de se­rem im­por­tan­tes pa­ra re­gu­la­ri­zar o tran­si­to in­tes­ti­nal.

A sa­la­da po­de ser in­cre­men­ta­da com se­men­tes de abó­bo­ra, gi­ras­sol, li­nha­ça e ger­ge­lim. Já o pra­to prin­ci­pal é tra­di­cio­nal­men­te com­pos­to pe­lo pe­ru, ches­ter, ten­der ou per­nil, sen­do que o pe­ru é con­si­de­ra­do a car­ne mais ma­gra en­tre to­das.

Drinks sem ál­co­ol de­vem ser pri­o­ri­da­de, po­rém quan­do não for pos­sí­vel sub­sti­tuí-los, pre­fi­ra o vi­nho an­te os des­ti­la­dos, pois o te­or al­co­ó­li­co é me­nor. O cham­pa­nhe por ter pou­cas ca­lo­ri­as (80 kcal/ta­ça) tam­bém po­de ser con­su­mi­do em sub­sti­tui­ção aos des­ti­la­dos.

Na so­bre­me­sa a ra­ba­na­da fri­ta, po­de dar lu­gar a as­sa­da e as fru­tas tí­pi­cas da épo­ca co­mo a ce­re­ja, pês­se­go, aba­ca­xi, uva e amei­xa são fon­tes de an­tio­xi­dan­tes e mi­ne­ra­is co­mo zin­co e man­ga­nês que aju­dam o or­ga­nis­mo a di­ge­rir os ou­tros ali­men­tos con­su­mi­dos du­ran­te a ceia.

Com es­ses cui­da­dos a ceia de na­tal tor­na-se uma re­fei­ção sa­bo­ro­sa e sa­u­dá­vel, em que o que pre­va­le­ce é o amor e a har­mo­nia en­tre a fa­mí­lia e ami­gos. Bom ape­ti­te e um óti­mo na­tal !!!

(Sô­nia Cai­xê­ta, nu­tri­cio­nis­ta es­pe­cia­lis­ta em Nu­tri­ção Clí­ni­ca e Fi­to­te­ra­pia Clí­ni­ca e-mail: so­ni­cai­xe­[email protected] ins­ta­gram: cai­xe­ta­so)

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias