Home / Opinião

OPINIÃO

Mãos ao alto da nova logomarca do TSE significa chega de ladrões!

Qual se­ria o sig­ni­fi­ca­do das pes­so­as com mãos pa­ra o al­to na no­va lo­go­mar­ca do TSE pa­ra as elei­ções de 2018?

Ela tem co­mo slo­gan #VEM­PRAUR­NA. O si­nal de “ti­ca­do” sim­bo­li­za a con­fir­ma­ção do vo­to.

Já as pes­so­as de bra­ços le­van­ta­dos, pa­ra nós, têm um sig­ni­fi­ca­do mui­to par­ti­cu­lar: stop, che­ga de la­drões nas eli­tes di­ri­gen­tes do Pa­ís. Che­ga de cor­rup­tos, tan­to no mun­do em­pre­sa­ri­al (no mer­ca­do) co­mo par­ti­cu­lar­men­te no Con­gres­so Na­ci­o­nal.

Te­mos que fa­zer uma fa­xi­na ge­ral. Não va­mos vo­tar em cor­rup­tos em 2018. Te­mos que apos­tar em no­vas li­de­ran­ças com­pro­va­da­men­te ho­nes­tas e com­pe­ten­tes.

Pe­lo me­nos os que tem mais aces­so à in­for­ma­ção, em vir­tu­de da in­ter­net e do ce­lu­lar, não po­dem dei­xar de cum­prir seu de­ver éti­co de lim­pe­za, de fa­xi­na, de as­sep­sia.

Que os bra­si­lei­ros que não ti­ve­ram ne­nhum ti­po de aces­so a uma es­co­la­ri­za­ção mí­ni­ma de qua­li­da­de se­jam ain­da elei­to­res clien­te­lis­tas (de­pen­den­tes), é a re­a­li­da­de do pa­ís, im­pos­ta pe­las eli­tes de la­drões.

O de­ver éti­co de fa­xi­na dos cor­rup­tos cons­ti­tui obri­ga­ção de to­dos, cla­ro. Mas o ar­gu­men­to de que ain­da mui­tos vo­tam sob ca­bres­to, sob o man­do dos co­ro­néis, não po­de ser es­cu­sa pa­ra vo­cê con­cre­ta­men­te não cum­prir sua obri­ga­ção ci­da­dã de lim­pe­za, de fa­xi­na. Fa­ça sua par­te.

Quem tem mais con­sci­ên­cia, que dê sua con­tri­bui­ção di­fe­ren­ci­a­da pa­ra a re­cons­tru­ção do Pa­ís, sob no­vas ba­ses éti­cas. É pre­ci­so im­plo­dir o sis­te­ma cor­rup­to, res­ga­tan­do o Bra­sil das mãos dos ca­na­lhas que só pen­sam nos bol­sos de­les.

O qua­dro de de­so­la­ção (des­cren­ça, fal­ta de es­pe­ran­ça) não nos isen­ta da res­pon­sa­bi­li­da­de de pro­mo­ver a mai­or re­no­va­ção na po­lí­ti­ca, so­bre­tu­do no que diz res­pei­to aos par­la­men­tos. Va­mos jun­tos, va­mos aca­bar com o fo­ro pri­vi­le­gi­a­do da­que­les que de­son­ram a fun­ção par­la­men­tar. Es­ta­re­mos com is­so pon­do fim a um mun­do de pri­vi­lé­gios, que são sem­pre odi­o­sos.

(Lu­iz Flá­vio Go­mes, ju­ris­ta. Cri­a­dor do mo­vi­men­to Que­ro Um Bra­sil Éti­co. Es­tou no F/lu­iz­fla­vi­o­go­me­so­fi­ci­al)

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias