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OPINIÃO

Direitos do consumidor na Black Friday

No pró­xi­mo dia 24 de no­vem­bro acon­te­ce mais uma edi­ção da Black Fri­day, me­ga­li­qui­da­ção tra­di­cio­nal nos Es­ta­dos Uni­dos e que, des­de 2010, pas­sou a in­te­grar o ca­len­dá­rio do co­mér­cio bra­si­lei­ro. O even­to tem atra­í­do um nú­me­ro ca­da vez mai­or de con­su­mi­do­res, prin­ci­pal­men­te os usu­á­rios do cha­ma­do e-com­mer­ce, ten­do em vis­ta a fa­ci­li­da­de que es­se meio pro­por­ci­o­na.

Ape­sar de ser uma ex­ce­len­te opor­tu­ni­da­de pa­ra se com­prar pro­du­tos e ser­vi­ços com des­con­tos aci­ma do nor­mal, a Black Fri­day tam­bém traz ao con­su­mi­dor um au­men­to do ris­co de ter seus di­rei­tos vi­o­la­dos, mo­ti­vo pe­lo qual é pre­ci­so re­do­brar a aten­ção e re­cla­mar even­tual des­res­pei­to a es­ses di­rei­tos. Tal vi­o­la­ção po­de ge­rar san­ção ad­mi­nis­tra­ti­va ou ju­di­cial pa­ra o es­ta­be­le­ci­men­to co­mer­cial en­vol­vi­do.

Tal­vez o di­rei­to do con­su­mi­dor mais co­mum de ser vi­o­la­do nes­sa épo­ca é a pro­i­bi­ção de pu­bli­ci­da­de en­ga­no­sa, uma vez que não é ra­ro, na Black Fri­day, a “ma­qui­a­gem” de pre­ços, ou se­ja, a ten­ta­ti­va de al­gu­mas lo­jas de in­du­zi­rem o con­su­mi­dor a acre­di­tar que exis­te um des­con­to re­al, quan­do, na ver­da­de, era o mes­mo en­con­tra­do em pe­rí­o­do an­te­ri­or ou cor­res­pon­den­te à re­du­ção do pre­ço pa­ra o va­lor que se en­con­tra­va an­tes de au­men­tos re­a­li­za­dos no pe­rí­o­do que an­te­ce­deu a me­ga­li­qui­da­ção.

O con­su­mi­dor tam­bém pre­ci­sa es­tar aten­to à exis­tên­cia de in­for­ma­ções pré­vi­as, cor­re­tas, cla­ras e pre­ci­sas a res­pei­to de even­tual pro­mo­ção de­cor­ren­te de de­fei­to no pro­du­to. A lei não ve­da a co­mer­cia­li­za­ção de pro­du­to de­fei­tu­o­so quan­do as­se­gu­ra­das es­sas in­for­ma­ções, mui­to em­bo­ra o de­fei­to não pos­sa com­pro­me­ter o fun­cio­na­men­to, o uso ou a fi­na­li­da­de do pro­du­to.

Se não in­for­ma­do e vi­er a apre­sen­tar de­fei­to, o es­ta­be­le­ci­men­to co­mer­cial ou o fa­bri­can­te de­ve con­ser­tar o pro­du­to em até 30 di­as. Ca­so con­trá­rio, o con­su­mi­dor po­de­rá es­co­lher en­tre tro­car o pro­du­to por ou­tro em per­fei­tas con­di­ções de uso, re­ce­ber de vol­ta a quan­tia pa­ga, de­vi­da­men­te atu­a­li­za­da, ou ter o aba­ti­men­to pro­por­ci­o­nal do pre­ço.

O con­su­mi­dor ain­da tem o di­rei­to de se ar­re­pen­der da com­pra no pra­zo de se­te di­as, con­ta­dos da sua re­a­li­za­ção ou do re­ce­bi­men­to do pro­du­to, in­de­pen­den­te­men­te da po­lí­ti­ca de tro­cas e de­vo­lu­ções do es­ta­be­le­ci­men­to co­mer­cial ou da exis­tên­cia de even­tual de­fei­to.

Por fim, é pre­ci­so lem­brar que to­da in­for­ma­ção ou pu­bli­ci­da­de, in­de­pen­den­te­men­te de seu for­ma­to, in­te­gra o con­tra­to que vi­er a ser ce­le­bra­do e, nes­sa me­di­da, pos­si­bi­li­ta ao con­su­mi­dor exi­gir de­ter­mi­na­da ofer­ta nos exa­tos ter­mos em que lhe ti­ver si­do fei­ta. Com es­ses cui­da­dos, é pos­sí­vel trans­for­mar a Black Fri­day em ex­ce­len­te opor­tu­ni­da­de de com­pras.

(Gus­ta­vo Mi­la­ré, ad­vo­ga­do, mes­tre e dou­tor em Di­rei­to Pro­ces­su­al Ci­vil, só­cio do es­cri­tó­rio Mei­rel­les Mi­la­ré Ad­vo­ga­dos)

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