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OPINIÃO

Das favelas aos “moradores de rua”

Até vi­rar con­jun­to de ha­bi­ta­ções po­pu­la­res tos­ca­men­te cons­tru­í­das, em lo­ca­is ina­de­qua­dos, com sen­ti­do pe­jo­ra­ti­vo, em ci­da­des do Bra­sil afo­ra, o con­cei­to da pa­la­vra “fa­ve­la”, vem de uma “ár­vo­re” com es­se no­me, tam­bém cha­ma­da Fa­va e Fa­ve­lei­ro, ca­rac­te­rís­ti­ca da caa­tin­ga nor­des­ti­na, so­bre­tu­do ba­i­a­na, de for­te pro­vei­to me­di­ci­nal que, se­gun­do Mes­tre Lua de Bo­bó (ba­i­a­no), era uti­li­za­da pa­ra “fe­char o cor­po” e ou­tras ser­ven­ti­as da me­di­ci­na po­pu­lar, que não exis­tem sem o la­do mís­ti­co ou te­o­ló­gi­co da vi­da. Em ci­ên­cia, Ja­trop­ha pylla­can­tha, fa­mí­lia das eu­for­bi­á­ce­as, é ri­ca em ma­dei­ra, fru­tos co­mes­tí­veis e “se­men­tes” sa­bo­ro­sas de fa­zer fa­ri­nha de que me nu­trir em mi­nha in­fân­cia ru­de nos ser­tões de mi­nha imor­re­dou­ra sa­u­da­de, no Po­ço da Pe­dra, de Ca­sa No­va, Ba­hia. O ter­mo “Fa­ve­la” vem tam­bém de um mor­ro des­cri­to pe­lo no­tá­vel es­cri­tor Eu­cli­des da Cu­nha, no li­vro Os Ser­tões (1902), on­de, de tão abun­dan­te, deu no­me ao que se cha­mou “Mor­ro da Fa­ve­la”, no qual se ins­ta­la­ram os sol­da­dos du­ran­te a fa­mo­sa Guer­ra de Ca­nu­dos, ho­me­na­ge­an­do an­ti­ga Fa­zen­da mar­ge­an­do o Rio Va­za-Bar­ris. Ao vol­ta­rem ao Rio de Ja­nei­ro, num mo­men­to que não re­ce­bi­am sol­do, os sol­da­dos pe­di­ram li­cen­ça ao Mi­nis­té­rio da Guer­ra pa­ra se es­ta­be­le­cer  com su­as fa­mí­lias no al­to de um ou­tro mor­ro, ago­ra cha­ma­do da “Pro­vi­dên­cia”,  on­de, com ou­tros de­sa­bri­ga­dos, in­clu­si­ve pro­ce­den­tes de Ca­nu­dos, pas­sa­ram a cha­má-lo “Mor­ro da Fa­ve­la”, trans­fe­rin­do o no­me do ori­gi­nal de Ca­nu­dos, co­mo diz Hou­aiss, por lem­bran­ça ou por al­gu­ma se­me­lhan­ça que en­con­tra­ram; no­tan­do-se que os so­bre­vi­ven­tes de Ca­nu­dos não se des­ti­na­ram ape­nas ao mor­ro aci­ma ci­ta­do.

Foi as­sim que o ter­mo “Fa­ve­la” pro­pa­gou-se co­mo “con­jun­to de ha­bi­ta­ções po­pu­la­res” e ou­tras de­no­mi­na­ções ru­ins, que se­ri­am ca­rac­te­rís­ti­cas dos mais po­bres, es­pe­ci­al­men­te ne­gros, co­me­ça­das no Rio de ja­nei­ro em 1897, em áre­as con­si­de­ra­das sem im­por­tân­cia, am­pli­a­das no iní­cio do sé­cu­lo 20 com as “so­bras” da Guer­ra de Ca­nu­dos e so­bre­mo­do a par­tir de 1950, com as trans­for­ma­ções de­cor­ren­tes, de on­de,  além de cres­ce­rem e se es­pa­lha­rem por ou­tras ci­da­des do pa­ís e do es­tran­gei­ro, se va­ri­a­ram em Bair­ro-da-La­ta, em Por­tu­gal; Ca­ni­ço, em Mo­çam­bi­que; Mus­se­que, em An­go­la; Cal­lam­pas, no Chi­le; Vil­las, na Ar­gen­ti­na; Can­te­gri­les, no Uru­gu­ai; Bar­ra­das, no Pe­ru; Ci­da­des Per­di­das, no Mé­xi­co; Os Pu­eb­los Pi­ra­tas, na Co­lôm­bia, ou se­ja, qual for o ter­mo uti­li­za­do pa­ra de­no­mi­nar áre­as de fa­ve­las e cor­re­la­tos; são fru­to de um pro­ces­so de ur­ba­ni­za­ção da Amé­ri­ca La­ti­na, aflo­ra­do por in­jus­ta ex­plo­são de­mo­grá­fi­ca ou iní­quo êxo­do ru­ral, de to­do mo­do evi­den­ci­an­do ex­clu­são so­ci­al, ten­do co­mo cau­sa su­til, pro­fun­da, o ra­cis­mo dis­far­ça­do e ime­di­a­ta a má dis­tri­bui­ção da ri­que­za na­ci­o­nal, fe­nô­me­nos co­muns nas ci­da­des bra­si­lei­ras. Aqui em Mi­nei­ros, em­bo­ra sem as pro­por­ções e os re­qui­si­tos das do Rio de ja­nei­ro, São Pau­lo e ou­tras ci­da­des, as com al­gu­ma se­me­lhan­ça, den­tre ou­tras, são a irô­ni­ca, “Vi­la da Paz”, no Les­te ci­ta­di­no e o bair­ro Ta­ni­nho, no Sul-Oes­te.

As mais fa­mo­sas fa­ve­las es­tão no Rio de Ja­nei­ro, on­de con­tras­tam for­te­men­te com os pré­di­os e man­sões da eli­te da Zo­na Sul, con­vi­ven­do la­do-a-la­do e con­fi­gu­ran­do pai­sa­gens que de­sa­fi­am a ló­gi­ca so­ci­al, afron­tan­do e fe­rin­do a dig­ni­da­de hu­ma­na. A Ro­ci­nha, no Rio, de ori­gem ru­ral no no­me , 70 mil ha­bi­tan­tes, qua­se to­dos ne­gros e seus des­cen­den­tes, sem es­que­cer nor­des­ti­nos, é fre­quen­te­men­te ci­ta­da co­mo a mai­or Fa­ve­la da Amé­ri­ca La­ti­na, fa­to que não cor­res­pon­de a úl­ti­ma das ver­da­des, de que se re­fe­re o fi­ló­so­fo Ca­mus, já que em Ca­ra­cas, Ca­pi­tal ve­ne­zu­e­la­na, on­de são cha­ma­das “bar­rios”, a Fa­ve­la de Pe­ta­re, ca­pi­tal do mu­ni­cí­pio de Su­cre, tem di­men­sões três ve­zes su­pe­ri­or. Em quan­ti­da­de, po­rém, nin­guém ga­nha do Bra­sil, on­de es­tão 15 mil, es­tan­do só em São Pau­lo, con­for­me es­ti­ma­ti­vas re­cen­tes, 2.018 fa­ve­las ca­das­tra­das, nas qua­is es­tão apro­xi­ma­da­men­te 1.160.516 ha­bi­tan­tes, 10% da po­pu­la­ção da ci­da­de, sem es­que­cer a al­ta ta­xa de “fa­ve­li­za­ção” pre­sen­te em For­ta­le­za, Re­ci­fe, Be­lo Ho­ri­zon­te e ou­tras ci­da­des, in­clu­si­ve pla­ne­ja­das, co­mo Bra­sí­lia, ora fi­gu­ran­do, se­gun­do Re­la­tó­rio da ONU, en­tre as ci­da­des mais de­si­gua­is do mun­do, com su­as in­crí­veis mi­sé­rias, sen­do em­ble­má­ti­co o ca­so de Cei­lân­dia. Ve­jam que 10 mi­lhões de pes­so­as no Bra­sil, na úl­ti­ma dé­ca­da (2015), dei­xa­ram de vi­ver em con­di­ções “fa­ve­la­das”!

O po­e­ta Car­los Drum­mond de An­dra­de, além da ri­ca lin­gua­gem po­é­ti­ca, dei­xa sua men­sa­gem:

A sun­tu­o­sa Bra­sí­lia, a es­quá­li­da Cei­lân­dia con­tem­plam-se.

Qual de­las fa­la­rá pri­mei­ro?

Que tem a di­zer ou a es­con­der

Uma em fa­ce da ou­tra?

A mi­sé­ria, ir­mãos, foi dig­ni­fi­ca­da.

(...) Ha­ve­rá um céu pri­va­ti­vo dos mi­se­rá­veis.

(...) Qual, en­fim, a mai­or fa­ve­la bra­si­lei­ra?

(...) o jú­ri

De­cla­ra-se per­ple­xo,

E re­sol­ve es­qui­var-se

A qual­quer ve­re­dic­to,

Pois que so­men­te Deus

(ou me­lhor, o Di­a­bo)

É ca­paz de sa­ber das mo­res, a mai­or.

Car­los Drum­mond de An­dra­de,

Fa­ve­lá­rio Na­ci­o­nal.

É de se ima­gi­nar a per­ver­si­da­de e cru­el­da­de des­sas “Fa­ve­las”, ge­ran­do de­si­gual­da­des ab­sur­das, con­tra, so­bre­tu­do, os ne­gros e seus des­cen­den­tes, ca­rac­te­rís­ti­ca do Bra­sil na prá­ti­ca do ra­cis­mo dis­si­mu­la­do. O Rio de Ja­nei­ro é bem es­ses des­man­dos de ci­da­de in­jus­ti­ça­da, “par­ti­da”, sem pla­ne­ja­men­to, ce­ná­rio de uma ver­da­dei­ra guer­ra: a da so­ci­e­da­de con­tra os ban­di­dos, al­cu­nha da­da pe­la  so­ci­e­da­de do­mi­nan­te à re­sis­tên­cia dos fa­ve­la­dos, ti­dos co­mo ini­mi­gos, na ver­da­de ví­ti­mas não se sa­be de quan­tas omis­sões e cha­ci­nas, evi­den­ci­an­do um ver­da­dei­ro e si­len­cio­so ge­no­cí­dio, co­me­çan­do por ve­lhas e cons­tan­tes exe­cu­ções,  co­mo a de 21 pes­so­as em agos­to de 1993, na Fa­ve­la de Vi­gá­rio Ge­ral, se não bas­tas­se o re­cen­te apa­ra­to po­lí­ti­co-mi­li­tar do pró­prio Es­ta­do bra­si­lei­ro, nes­te se­tem­bro de 2017, cer­can­do e in­va­din­do a Ro­ci­nha, em vá­rios di­as de ope­ra­ção vi­o­len­ta, pa­tru­lhan­do, “ti­ro­tei­an­do” pa­ra to­dos os la­dos, fe­chan­do ave­ni­das e es­co­las, tru­ci­dan­do, dei­xan­do o bair­ro e a ci­da­de em pâ­ni­co, mais ve­zes fe­rin­do a lei na im­per­cep­ti­bi­li­da­de co­mo tra­ta o as­sun­to e ce­di­ça fal­ta de pla­ne­ja­men­to. A OAB/RJ, atra­vés do seu pre­si­den­te, Fe­li­pe San­ta Cruz, che­ga a afir­mar:

“A es­ca­la­da da vi­o­lên­cia no Rio é con­se­quên­cia di­re­ta da ine­xis­tên­cia de um Pla­no de Se­gu­ran­ça Pú­bli­ca no Es­ta­do e da in­sis­tên­cia em so­lu­ções pro­vi­só­rias, que ten­tam ape­nas apa­gar in­cên­di­os, sem qual­quer co­or­de­na­ção” (Fo­lha de São Pau­lo, 23/09/2017, B1, Co­ti­dia­no).

Va­le di­zer que as fa­ve­las do Rio de Ja­nei­ro, por não te­rem vo­zes e exis­ti­rem na in­vi­si­bi­li­da­de, con­se­gui­ram di­vi­dir a ci­da­de em dois po­los, o dos ri­cos da pró­pria zo­na Sul, en­tre ou­tros bair­ros chi­ques, e o dos po­bres, fa­ve­la­dos, do ou­tro la­do da ci­da­de, na Ro­ci­nha, Com­ple­xo do Ale­mão, Do­na Mar­ta, Cha­péu Man­guei­ra e ou­tras, no­tan­do-se que só na Ro­ci­nha, de po­pu­la­ção su­pe­ri­or à de Mi­nei­ros, com 23 mil do­mi­cí­li­os, 32% de jo­vens de 15 a 29 anos, se­gun­do o IB­GE-2010, 71% dos che­fes de fa­mí­lia tem ren­da in­fe­ri­or a dois sa­lá­ri­os mí­ni­mos!

Es­sa tris­te re­a­li­da­de mos­tra o por­quê o es­cri­tor, Zu­e­nir Ven­tu­ra, da Aca­de­mia Bra­si­lei­ra de Le­tras, ape­li­dou o Rio de Ja­nei­ro, num ins­ti­gan­te li­vro, de “Ci­da­de Par­ti­da” (1994), con­trá­ria a “Ci­da­de Cer­zi­da: a cos­tu­ra da ci­da­da­nia no Mor­ro San­ta Mar­ta” (2000), de Ada­ir Ro­cha, já apre­sen­tan­do o Rio sub­di­vi­di­do em áre­as opos­tas, cos­tu­ra­das, o mor­ro e o as­fal­to, em “re­la­ções cons­tan­tes” do mais evi­den­te con­fli­to, re­ve­la­do na inal­te­rá­vel guer­ra en­tre fac­ções, exi­bin­do o “es­ta­do pa­ra­le­lo”, de­sa­fi­an­do a inér­cia e in­vi­si­bi­li­da­de do Es­ta­do ofi­ci­al de qui­nhen­tos anos, das omis­sões, “ba­las per­di­das” e das si­nis­tras exe­cu­ções.

Es­sas “Fa­ve­las”, co­mo se vê, dão a im­pres­são da “Ci­da­de Nor­ma­ti­za­da”, con­tra­pon­do a “Ci­da­de Anô­mi­ca” ou sem re­gra, pa­ra não di­zer “sem lei”, da Fa­ve­la, que, por omis­são e re­co­nhe­ci­da inér­cia das au­to­ri­da­des pú­bli­cas, em dé­ca­das e dé­ca­das, cres­ceu à mar­gem da pri­mei­ra, já na pe­ri­fe­ria das pe­ri­fe­rias in­vi­sí­veis, co­mo es­tas dos mor­ros do Rio de Ja­nei­ro, on­de, des­de a pri­mei­ra dé­ca­da do sé­cu­lo XX, se mul­ti­pli­cam mos­tran­do a po­bre­za ou su­as inu­si­ta­das ca­rên­cias em vá­rios sen­ti­dos, alo­ja­das na ci­da­de “sem fim”, be­la, atra­en­te, tu­rís­ti­ca, con­tu­do das “fa­ve­las”, sem­pre “par­ti­da” ou di­vi­di­da em du­as, a no­bre e ci­vi­li­za­da, em opo­si­ção a ou­tra, ne­gra, po­bre, ex-es­cra­va, su­ja, con­si­de­ra­da in­de­cen­te e vi­o­len­ta, bem aí do la­do, on­de, se­gun­do Zu­e­nir Ven­tu­ra, “a vi­da não va­le na­da e a vi­o­lên­cia é a lin­gua­gem do co­ti­dia­no”. Ne­la, a po­bre­za e su­as ca­rên­cias po­dem ser vis­tas e en­ten­di­das em vá­rios sen­ti­dos, dis­per­sa­das pe­lo pa­ís afo­ra, qua­is se­jam:

1.Ca­rên­cia co­go­nal; ti­pi­ca­men­te en­vol­ven­do as ne­ces­si­da­des da vi­da co­ti­dia­na co­mo ali­men­ta­ção, ves­tu­á­rio, alo­ja­men­to e cui­da­dos de sa­ú­de; aí en­tran­do a po­bre­za en­ten­di­da co­mo a ca­rên­cia de bens e ser­vi­ços es­sen­ci­ais;

2.Fal­ta de re­cur­sos eco­nô­mi­cos; no­me­a­da­men­te a ca­rên­cia de ren­di­men­to ou ri­que­za (não ne­ces­sa­ria­men­te em ter­mos mo­ne­tá­rios), ha­ven­do no con­cei­to um as­pec­to re­la­ti­vo;

3.Ca­rên­cia So­ci­al; co­mo a ex­clu­são so­ci­al, a de­pen­dên­cia e a in­ca­pa­ci­da­de de par­ti­ci­par na so­ci­e­da­de.

É pos­sí­vel que só com as ca­rên­cias aci­ma apon­ta­das, não se pos­sa con­cei­tu­ar ou de­fi­nir as Fa­ve­las, ex­pres­sões vi­vas das de­si­gual­da­des so­ci­ais, da mar­gi­na­li­za­ção e ex­clu­são so­ci­al de par­te da po­pu­la­ção das gran­des ci­da­des do mun­do sub­de­sen­vol­vi­do ou em de­sen­vol­vi­men­to. É pos­sí­vel que ain­da fal­te re­de de es­go­to, de abas­te­ci­men­to de água, de ener­gia, de pos­to de sa­ú­de, co­le­ta de li­xo, es­co­las, tran­s­por­te co­le­ti­vo etc.

Exis­ti­ri­am Fa­ve­las em Go­i­ás? Go­i­â­nia? Bra­sí­lia? Sua Cei­lân­dia se­ria uma de­las?  Com os re­qui­si­tos das do Rio de Ja­nei­ro, São Pau­lo, den­tre ou­tras, acre­di­to que não. A não ser ca­sos ex­cep­cio­nais, em Go­i­â­nia não há se­to­res ou bair­ros con­si­de­ra­dos fa­ve­las. Se­gun­do o Dr. Jes­seir Co­e­lho Al­cân­ta­ra, Ju­iz de Di­rei­to de Va­ra Cri­mi­nal da Ca­pi­tal, lá só exis­tem lo­ca­is pon­tu­ais em que há fa­ve­las. “Por exem­plo: pró­xi­mo à Ro­do­vi­á­ria, na Ave­ni­da Go­i­ás Nor­te, exis­te a cha­ma­da Fa­ve­la do Vi­et­nã, re­du­to de tra­fi­can­tes e usu­á­rios de dro­ga, além de fa­ve­las às mar­gens do Cór­re­go Ca­pim Pu­ba e ou­tros.”

Em Mi­nei­ros, se­gun­do a Se­cre­ta­ria de Ha­bi­ta­ção e De­sen­vol­vi­men­to Ur­ba­no, di­re­ção do Eng. Ci­vil Eus­tá­quio Vi­le­la, há no Se­tor ur­ba­no mi­nei­ren­se 90 Bair­ros, re­sul­ta­do de Lo­te­a­men­tos e ou­tras de­no­mi­na­ções re­gu­lar­men­te apro­va­dos e nu­me­ra­dos, aí es­tan­do to­das as clas­ses so­ci­ais, in­clu­si­ve a cha­ma­da clas­se mé­dia sem­pre po­lê­mi­ca, fe­liz­men­te sem a pre­sen­ça de fa­ve­la­dos. Tra­ta-se de “pe­rí­me­tro ci­ta­di­no” en­fei­xan­do 27,34km², on­de re­si­dem, con­for­me IB­GE (2016), 27.140 pes­so­as do se­xo mas­cu­li­no e 25.795 do fe­mi­ni­no, cons­ti­tu­in­do di­ver­sas clas­ses so­ci­ais, di­vi­di­das e ca­te­go­ri­za­das de acor­do com a ri­que­za ou ren­di­men­to ma­te­ri­al e ima­te­ri­al de ca­da gru­po ou pes­soa, po­den­do até afir­mar que exis­tem em Mi­nei­ros, nas de­vi­das pro­por­ções, to­das as clas­ses so­ci­ais es­tu­da­das e de­fi­ni­das pe­lo Ins­ti­tu­to Bra­si­lei­ro de Ge­o­gra­fia  e Es­ta­tís­ti­ca  (IB­GE-2016), co­mo dis­se, sem a pre­sen­ça de Fa­ve­las:

Clas­se so­ci­al A, ren­da men­sal 15 sa­lá­ri­os mí­ni­mos; Clas­se B, de cin­co a 15 sa­lá­ri­os mí­ni­mos; Clas­se so­ci­al C, de 3 a 5 sa­lá­ri­os mí­ni­mos; Clas­se So­ci­al D, de 1 a 3 sa­lá­ri­os mí­ni­mos; Clas­se So­ci­al E, ren­da men­sal até um sa­lá­rio mí­ni­mo, que acre­di­to ser a mais po­pu­lo­sa por aqui, jun­to a qual se agre­gam ou­tros mais po­bres ou de­sas­sis­ti­dos, so­bre­tu­do nos Bair­ros: Vi­la da Paz, Ta­ni­nho, par­te re­du­zi­da do Re­si­den­ci­al  San­ta Ma­ria, do Le­on­ti­no, do Al­ci­ra de Re­zen­de, do Mu­ti­rão IV, do No­vo Ho­ri­zon­te, do Nos­sa Se­nho­ra Apa­re­ci­da, an­ti­go Po­ção, do Di­vi­no Es­pí­ri­to San­to, do São Jo­ão e do Lo­te­a­men­to Jar­dim das Pe­ro­bei­ras, on­de, ape­sar dos mui­tos  des­pro­te­gi­dos ou de­sas­sis­ti­dos, só a be­le­za do no­me in­com­pa­ti­bi­li­za­ria qual­quer ti­po de po­bre­za, com ên­fa­se a dos Fa­ve­la­dos.

A tal clas­se mé­dia, vin­da do sé­cu­lo XVI­II (pa­re­ce ter si­do usa­da pe­la pri­mei­ra vez pe­lo re­ve­ren­do Tho­mas Gis­bor­ne, em 1785), é tí­pi­ca do ca­pi­ta­lis­mo e seus con­fli­tos. An­ti­ga no Bra­sil, não é no­vi­da­de sua pre­sen­ça em Mi­nei­ros, evi­den­ci­an­do seg­men­tos so­ci­ais mais po­bres e mais ri­cos em âm­bi­to eco­nô­mi­co e cul­tu­ral, me­lan­có­li­ca si­tu­a­ção pre­ser­va­da pe­los ves­tí­gios da es­cra­vi­dão, bem vi­sí­vel na in­jus­ta di­vi­são da ter­ra no Mu­ni­cí­pio e dos bair­ros na ci­da­de, on­de a so­ci­e­da­de es­tá vi­si­vel­men­te di­vi­di­da em clas­se mé­dia al­ta e clas­se mé­dia bai­xa, com to­das as su­as con­tro­vér­si­as, pou­co im­por­tan­do o em­pre­go e as co­res do co­la­ri­nho, “ro­sa” ou “azul”. Se­ja por­tan­to, aris­to­crá­ti­ca, de es­col ou fi­na-flor, é mais vi­sí­vel em al­guns bair­ros da ci­da­de, so­bre­tu­do no chi­que Con­do­mí­nio Ho­ri­zon­tal “Por­tal do Cer­ra­do”, Nor­te-Les­te, on­de es­tão a clas­se mé­dia al­ta, com os mais ri­cos, em sa­lá­ri­os su­pe­ri­o­res a quin­ze mil re­ais, la­zer e ou­tros ra­ros pri­vi­lé­gios, de di­fe­ren­tes ori­gens pro­fis­si­o­nais , re­la­ci­o­nan­do-se com a clas­se mé­dia que cha­mo “in­ter­me­di­á­ria”, de­cer­to de 5 a 15 sa­lá­ri­os mí­ni­mos, igual­men­te ri­ca e ple­na de dis­tin­ções, tam­bém con­tras­tan­do os ana­cro­nis­mos e ti­ra­ni­as em que vi­ve­mos, ex­pon­do a mas­sa de ex­cluí­dos da so­ci­e­da­de, exi­gin­do re­pa­ra­ção, in­clu­são so­ci­al, jus­ti­ça. Va­mos re­zar. Que os de­mi­ur­gos ou ar­te­sões di­vi­nos nos sal­vem. Por que se­rá que o ca­pi­ta­lis­mo já es­tá sen­do ex­pli­ca­do co­mo a mais bem-su­ce­di­da re­li­gi­ão?

Se não bas­tas­se es­sa si­nis­tra re­a­li­da­de, ex­pon­do des­ven­tu­ra­da de­si­gual­da­de, há os cha­ma­dos “Mo­ra­do­res de Rua” ou de­sa­bri­ga­dos da ci­da­de, tam­bém con­si­de­ra­dos “nes­sa si­tu­a­ção”, al­guns com seus tran­stor­nos es­qui­si­tos, mais ve­zes cha­ma­dos “men­tais”. Eis mais uma por­ção de gen­te sub­di­vi­din­do a ci­da­de e so­ci­e­da­de em pe­lo me­nos meia dú­zia de “clas­ses so­ci­ais”, on­de se agre­gam os “mo­ra­do­res de rua” e cor­re­la­tos, “in­vi­sí­veis do lu­gar”, que mui­tos olhos não que­rem ver, vis­tos com olha­res de des­pre­zo, su­pe­ri­o­ri­da­de e per­cep­ção ma­jo­ri­ta­ria­men­te ne­ga­ti­va, con­si­de­ra­dos lou­cos, psi­co­pa­tas, es­qui­zo­frê­ni­cos ou li­xo pe­la so­ci­e­da­de, há mais de dez anos fre­quen­tes en­tre a po­pu­la­ção, ví­ti­mas in­clu­si­ve dos As­sas­si­nos em Sé­rie ou Se­ri­al Kil­ler, co­mo ocor­reu em Go­i­â­nia , Ca­pi­tal do Es­ta­do, as­sas­si­nan­do so­bre­tu­do mu­lhe­res.

En­qua­dro os mo­ra­do­res de rua, ra­ros por aqui on­de não pas­sam de dez in­di­gen­tes, con­tras­tan­do com Go­i­â­nia on­de, se­gun­do um cen­so de 2016, são 351 pes­so­as nes­sa con­di­ção, São Pau­lo mais de tre­ze mil. Em Mi­nei­ros a ida­de mé­dia são 30 anos, em mai­o­ria vin­dos de fo­ra, ori­gem ét­ni­ca ne­gra ou des­cen­den­tes. São os in­di­ví­duos que vi­vem em ex­tre­ma ca­rên­cia ma­te­ri­al, não po­den­do so­bre­vi­ver com pro­ven­tos pró­prios. Con­si­de­ro-os co­mo o seg­men­to so­ci­al mais po­bre da ci­da­de, pou­co im­por­tan­do a li­nha de po­bre­za em que pos­sam ser en­cai­xa­dos em su­as ne­ces­si­da­des ex­tre­mas, so­fren­do fo­mes e hu­mi­lha­ções as mais tor­pes ou ab­je­tas que se pos­sa ima­gi­nar, co­mo ob­je­to do es­tu­do do mal (po­ne­ro­lo­gia), a Ca­que­xia com su­as fa­di­gas, fra­que­zas e ou­tras ca­rac­te­rís­ti­cas da tu­ber­cu­lo­se, dos ai­dé­ti­cos e ou­tras pa­to­lo­gi­as que só a ci­ên­cia etio­ló­gi­ca con­se­gue ex­pli­car.

Cu­ri­o­so, não sei de ne­nhum que te­nha ido a óbi­to por ca­rên­cia ali­men­tar, fa­to que não os li­vra da su­ba­li­men­ta­ção, mui­to pró­xi­ma da des­gra­ça ou mi­sé­ria em que se en­con­tram pe­las mais es­tra­nhas e sór­di­das cau­sas , vi­sí­vel na pró­pria his­tó­ria de vi­da de ca­da um e in­vi­sí­veis aos olhos dis­tra­í­dos da so­ci­e­da­de, sen­do uma des­sas cau­sas, ge­né­ri­ca, por cer­to, a “mal­da­de hu­ma­na”, tal­vez a pi­or, ha­ven­do até um ca­tá­lo­go da mal­da­de, com pro­ta­go­nis­tas co­mo Àti­la, bem co­nhe­ci­do co­mo Pra­ga de Deus ou Fla­ge­lo de Deus; Ca­lí­gu­la, com sua na­tu­re­za ex­tra­va­gan­te e cru­el; os pa­pas mais cru­éis, co­mo os cin­co prin­ci­pa­is da ida­de das tre­vas; o Mar­quês de Sa­de, pai do sa­dis­mo; Adol­fo Hit­ler, di­ta­dor na­zis­ta, ins­ti­ga­dor da Se­gun­da Guer­ra Mun­di­al, fi­gu­ra cen­tral do ho­lo­caus­to; Idi Amim, co­nhe­ci­do por ter um go­ver­no vi­o­la­dor dos di­rei­tos hu­ma­nos, com as­sas­si­na­tos e per­se­gui­ções ét­ni­cas; den­tre ou­tros, que for­mam um ver­da­dei­ro des­fi­le de “mons­tros” his­tó­ri­cos, ca­pa­zes de cons­tru­ir uma as­sus­ta­do­ra  His­tó­ria da Mal­da­de, co­mo a es­cri­ta por Oli­ve Thom­son (2002), mos­tran­do co­mo os psi­co­pa­tas, es­sen­cial­men­te po­lí­ti­cos, in­flu­en­ciam no avan­ço da in­jus­ti­ça, exi­gin­do que se re­pen­se e re­ci­cle a mo­ral, a re­li­gi­ão e ou­tros prin­cí­pios éti­cos. O po­e­ma de Ma­dre Te­re­sa de Cal­cu­tá, em âm­bi­to es­pi­ri­tual, é sin­to­má­ti­co:

Quan­do um po­bre mor­re de fo­me,

Não é por­que Deus não cu­i­dou de­le.

É por­que nem vo­cê nem eu qui­se­mos

Dar a ele o que ele pre­ci­sa­va.

Ma­dre Te­re­sa de Cal­cu­tá.

Em ge­ral vi­vem su­jos, pe­din­do em lo­ca­is mo­vi­men­ta­dos, so­bre­tu­do da par­te cen­tral da ci­da­de, on­de a “bon­da­de pú­bli­ca” às ve­zes os aten­de, mais ve­zes ves­ti­da com a rou­pa feia da hi­po­cri­sia, ora com mi­ga­lhas, ora com al­mo­ços, co­mo ocor­re nos res­tau­ran­tes Pa­ne­lão e do Ga­ú­cho. Cer­ta­men­te por não te­rem al­ber­gues ou cen­tros de aco­lhi­men­to, per­noi­tam nas ru­as. Dor­mem na Es­ta­ção Ro­do­vi­á­ria, de­bai­xo de mar­qui­ses, ár­vo­res, pos­tos de gas­oli­na, pra­ças, jar­dins, ter­re­nos bal­di­os e ou­tros lu­ga­res pú­bli­cos on­de são ex­pos­tos ao cons­tan­te con­ví­vio com a vi­o­lên­cia das ru­as, ex­pon­do a sa­ú­de aos mais di­ver­sos agra­vos, co­mo abu­so de ál­co­ol, dro­gas e ou­tros, já mais for­tes do que eles.

Sem mo­ra­dia se­gu­ra e ade­qua­da e a não ser ba­nhos even­tua­is na Ro­do­vi­á­ria, não con­se­guem man­ter há­bi­tos de hi­gi­e­ne con­si­de­ra­dos cor­re­tos, sen­do um dos mai­o­res so­fri­men­tos a fal­ta de água. Por fal­ta de es­tu­dos e as­sis­tên­cia à sa­ú­de men­tal, im­pe­dem-me de de­tec­tar ou des­ven­dar a ti­po­lo­gia de do­en­ças a que es­ta­ri­am aco­me­ti­dos. Se­ri­am as de or­dem psi­qui­á­tri­cas? Es­qui­zo­frê­ni­cas? A aids, a tu­ber­cu­lo­se pul­mo­nar, al­gum ti­po de he­pa­ti­te?  Não sei. O cer­to é que es­sa po­pu­la­ção pre­ci­sa de cui­da­dos di­fe­ren­ci­a­dos. Pre­ci­sa ser res­pei­ta­da. De to­do mo­do, mos­tro su­as fo­tos es­tra­nhas e re­ve­lo os seus no­mes, ex­ce­ção ao que não pu­de con­se­guir, sem omi­tir al­guns cor­re­la­tos, an­da­ri­lhos, ma­ní­a­cos, pe­din­tes, men­di­gos, bur­les­cos, em­bri­a­ga­dos, in­clu­in­do var­re­do­res de rua e ou­tros sem te­to e sem-abri­go, co­mo “Ma­ria”, “An­tô­nio Ba­ca­da” ou “Tam­pa-Pi­lão”, “Lan­daia”, “Ga­to”, “Mau­rão”, “Mil­ti­nho” da APAE, “Ivo Doi­do”, “Mar­tim Doi­do” (meu xa­rá), es­ta­tua­do pe­lo es­cul­tor Di­o­go Fer­rei­ra e o cô­mi­co “Tcho­cha”, tam­bém re­fle­tin­do a ex­clu­são so­ci­al ca­da vez mais fre­quen­te en­tre a po­pu­la­ção: Al­mei­da San­tos, Al­zi­no de Oli­vei­ra Bor­ges, An­tô­nio de Oli­vei­ra San­tos, Clyton Sil­va, Jo­ão Ba­tis­ta, Jo­sé Jo­ão, Lá­za­ro Ba­tis­ta, Le­an­dro da Sil­va, Ma­no­el Fer­rei­ra, Mayko Cruz San­tos, Pau­lo Jor­ge, Pau­lo Sil­va, Pe­dro Di­as, Ro­ni­el Ar­ru­da Bar­ce­los, Ti­a­go Je­sus.

(Mar­ti­nia­no J. Sil­va, ad­vo­ga­do, es­cri­tor, mem­bro do Mo­vi­men­to Ne­gro Uni­fi­ca­do (MNU),  da Aca­de­mia Go­i­a­na de Le­tras e Mi­nei­ren­se de Le­tras e Ar­tes, IHGGO, Ubego, mes­tre em his­tó­ria so­ci­al pe­la UFG, pro­fes­sor uni­ver­si­tá­rio, ar­ti­cu­lis­ta do DM – mar­ti­nia­nojsil­va@ya­hoo.com.br)

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