Home / Opinião

OPINIÃO

A arte dos manifestos

Vo­cê já pen­sou em es­cre­ver um ma­ni­fes­to so­bre al­gu­ma cau­sa? Tal­vez sim. Mes­mo que a res­pos­ta se­ja ne­ga­ti­va, mas, se a sua pai­xão pe­la ar­te te mo­bi­li­za, não dei­xe de ver o fil­me “Ma­ni­fes­to”, di­ri­gi­do por Ju­li­an Ro­se­feldt, com a atriz Ca­te Blan­chett in­ter­pre­tan­do 13 per­so­na­gens.

Uma ques­tão ini­ci­al que o fil­me co­lo­ca es­tá na­qui­lo que é um ma­ni­fes­to. De mo­do ge­ral, es­tá se fa­lan­do de um tex­to de na­tu­re­za dis­ser­ta­ti­va e per­su­a­si­va que traz uma de­cla­ra­ção pú­bli­ca de prin­cí­pios e in­ten­ções e que ob­je­ti­va aler­tar pa­ra uma ques­tão. Seu ob­je­ti­vo é de­cla­rar um pon­to de vis­ta e con­vo­car pa­ra al­gum ti­po de ação ou re­fle­xão.

No fil­me, a aus­tra­li­a­na Ca­te re­pre­sen­ta, com fi­gu­ri­nos e so­ta­ques di­fe­ren­tes, em di­fe­ren­tes ce­ná­rios, uma cor­re­to­ra de va­lo­res, uma mãe con­ser­va­do­ra, uma ge­ren­te, uma ora­do­ra fú­ne­bre, uma punk, uma co­re­ó­gra­fa, uma pro­fes­so­ra, uma ope­rá­ria, uma ân­co­ra de TV, uma re­pór­ter, uma ma­ri­o­ne­tis­ta, uma ci­en­tis­ta e um sem-te­to.

Ela in­ter­pre­ta tre­chos de mo­vi­men­tos ar­tís­ti­cos, que vão do “Ma­ni­fes­to co­mu­nis­ta” (1848), de Marx e En­gels, às “Re­gras de ou­ro pa­ra fil­mar” (2002), de Jim Jar­musch, pas­san­do pos tex­tos da­da­ís­tas e sur­re­a­lis­tas, além de mui­tos ou­tros. O fil­me é im­per­dí­vel e nos con­vi­da a es­cre­ver o pró­prio ma­ni­fes­to e agir de acor­do com ele. Quem se ha­bi­li­ta?

(Os­car D'Am­bro­sio, dou­tor em Edu­ca­ção, Ar­te e His­tó­ria da Cul­tu­ra e mes­tre em Ar­tes Vi­su­ais pe­lo Ins­ti­tu­to de Ar­tes da Unesp, on­de atua na As­ses­so­ria de Co­mu­ni­ca­ção e Im­pren­sa)

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias