Home / Opinião

OPINIÃO

Férias: o que o trabalhador precisa saber sobre elas

As fé­rias de ju­lho es­tão co­me­çan­do e es­se pe­rí­o­do é mui­to es­pe­ra­do pe­los tra­ba­lha­do­res, pa­ra vi­a­jar ou re­la­xar, bus­can­do o des­can­so fí­si­co e men­tal ne­ces­sá­rio pa­ra re­no­var as ener­gi­as. Con­tu­do, são vá­ri­as as dú­vi­das tra­ba­lhis­tas re­la­ci­o­na­das ao te­ma. Pa­ra en­ten­der me­lhor é im­por­tan­te o apro­fun­da­men­to so­bre o as­sun­to, por is­so ana­li­sa­mos nes­se ar­ti­go al­guns pon­tos que se­pa­ra­mos so­bre a ques­tão.

Fé­rias são pe­rí­o­dos de des­can­sos, pa­ra se ter di­rei­to a es­ses pe­rí­o­dos é ne­ces­sá­rio tra­ba­lhar por do­ze mes­es con­se­cu­ti­vos, o que é cha­ma­do pe­rí­o­do aqui­si­ti­vo. As­sim, após es­se pe­rí­o­do des­gas­tan­te de ati­vi­da­de la­bo­ral o em­pre­ga­do con­quis­ta o di­rei­to a 30 di­as de fé­rias com sa­lá­rio in­te­gral acres­ci­do de um ter­ço. Es­se acrés­ci­mo na re­mu­ne­ra­ção vi­sa pro­por­ci­o­nar a pos­si­bi­li­da­de de des­fru­tar de ati­vi­da­des de la­zer com sua fa­mí­lia sem com­pro­me­ter o sus­ten­to fa­mi­liar, daí a obri­ga­ção da em­pre­sa em pa­gar, além do sa­lá­rio nor­mal, o ter­ço cons­ti­tu­ci­o­nal.

Já vi­mos mui­tas bri­gas tra­ba­lhis­tas re­la­ci­o­na­das às fé­rias, es­pe­ci­al­men­te pe­la con­fu­são de con­cei­to do tra­ba­lha­dor de que por ser seu di­rei­to go­zar fé­rias, es­sa po­de­rá ser apro­vei­ta­da quan­do bem de­se­jar. Es­se é um er­ro co­mum. Pon­to que pou­cos se aten­tam é que por mais que se­ja um di­rei­to do tra­ba­lha­dor, o pe­rí­o­do a ser ti­ra­do po­de ser de­ter­mi­na­do pe­lo em­pre­ga­dor. As­sim, se o em­pre­ga­do qui­ser ti­rar as fé­rias em ou­tu­bro e a em­pre­sa de­ci­dir por de­zem­bro, va­le o que o em­pre­ga­dor qui­ser. Mas nes­se pon­to o ide­al sem­pre são os acor­dos.

Há qua­tro si­tu­a­ções nas qua­is o em­pre­ga­do per­de o di­rei­to, con­for­me des­cre­ve o ar­ti­go 133 das Con­so­li­da­ções das Leis do Tra­ba­lho (CLT). São elas: Quan­do dei­xa o em­pre­go e não é re­ad­mi­ti­do den­tro de um pe­rí­o­do de 60 di­as sub­se­quen­tes à sua sa­í­da; No ca­so do tra­ba­lha­dor que per­ma­ne­ce em li­cen­ça re­ce­ben­do sa­lá­ri­os, por mais de 30 di­as no pe­rí­o­do do ano ou que acu­mu­la es­se pe­rí­o­do em fal­tas jus­ti­fi­ca­das pa­ra ir ao mé­di­co, ao den­tis­ta, por fa­le­ci­men­to de pa­ren­te, em que são apre­sen­ta­dos ates­ta­dos pa­ra abo­no das fal­tas; Quan­do não tra­ba­lha pe­lo pe­rí­o­do de mais de 30 di­as, em vir­tu­de de pa­ra­li­sa­ção par­ci­al ou to­tal dos ser­vi­ços da em­pre­sa, re­ce­ben­do o sa­lá­rio; Te­nha fi­ca­do afas­ta­do do tra­ba­lho pe­la Pre­vi­dên­cia So­ci­al em fun­ção de aci­den­te de tra­ba­lho ou de au­xí­lio-do­en­ça por mais de seis mes­es, mes­mo que des­con­tí­nuos.

Is­so ocor­re pe­lo mo­ti­vo de que nes­ses ca­sos o tra­ba­lha­dor já ob­te­ve o pe­rí­o­do de des­can­so, as­sim a jus­ti­ça en­ten­de que a fi­na­li­da­de é atin­gi­da e não ha­ve­ria obri­ga­ção por par­te da em­pre­sa em con­ce­der no­vo pe­rí­o­do de des­can­so. Em to­dos os ca­sos a per­da do di­rei­to se dá por mo­ti­vo al­heio à von­ta­de da em­pre­sa, ou se­ja, por for­ça mai­or (pa­ra­li­sa­ção da em­pre­sa), por von­ta­de do em­pre­ga­do (li­cen­ça por mo­ti­vo de seu in­te­res­se, ain­da que se­ja pa­ra re­sol­ver pro­ble­mas pes­so­ais, se for de con­sen­ti­men­to da em­pre­sa) ou ain­da, por mo­ti­vo de do­en­ça ou aci­den­te.

As fal­tas jus­ti­fi­ca­das po­dem co­lo­car as fé­rias em ris­co ou re­du­zir o pe­rí­o­do de 30 di­as dras­ti­ca­men­te. Com até cin­co fal­tas jus­ti­fi­ca­das há a ga­ran­tia dos 30 di­as de fé­rias. De seis a 14 fal­tas, es­tão ga­ran­ti­dos 24 di­as; de 15 a 23 fal­tas, 18 di­as; de 24 a 32 au­sên­cias, 12 di­as. Aci­ma de 32 fal­tas, o di­rei­to às fé­rias re­mu­ne­ra­das é per­di­do de acor­do com ar­ti­go 130 da CLT.

Ou­tro pon­to que cau­sa gran­de con­fu­são em re­la­ção ao te­ma é a pos­si­bi­li­da­de de ven­da de fé­rias. Es­sa é sim pos­sí­vel, des­de que a so­li­ci­ta­ção se­ja do tra­ba­lha­dor, com ob­je­ti­vos de au­men­tar a ren­da. O em­pre­ga­dor não po­de im­por a ven­da des­se pe­rí­o­do. Ca­so o tra­ba­lha­dor op­te pe­la ven­da, ele de­ve­rá co­mu­ni­car a em­pre­sa até 15 an­tes da da­ta do ani­ver­sá­rio do con­tra­to de tra­ba­lho. Res­ta ao em­pre­ga­dor de­ci­dir o pe­rí­o­do do ano em que as fé­rias se­rão con­ce­di­das, pa­gan­do o va­lor pro­por­ci­o­nal aos dez di­as que o fun­cio­ná­rio vai tra­ba­lhar. Im­por­tan­te é que o pe­rí­o­do má­xi­mo de fé­rias per­mi­ti­do pa­ra se ven­der é de um ter­ço.

Mas fi­que aten­to, por­que mui­tas em­pre­sas se­quer con­sul­tam os em­pre­ga­dos pa­ra sa­ber se es­te quer ou po­de sa­ir 20 ou 30 di­as, sim­ples­men­te emi­tem o avi­so e re­ci­bos de fé­rias já com 10 di­as con­ver­ti­dos em abo­no, os qua­is se sen­tin­do cons­tran­gi­dos em ne­gar o pe­di­do, aca­bam ce­den­do à von­ta­de da em­pre­sa por con­ta da ma­nu­ten­ção do em­pre­go.

Exis­tem tam­bém os ca­sos em que os tra­ba­lha­do­res po­dem di­vi­dir su­as fé­rias, mas is­so tam­bém de­pen­de­rá de um acor­do com o pa­trão, lem­bran­do que is­so só ocor­re em ca­sos que as fé­rias fo­rem in­di­vi­dua­is. Mes­mo as­sim a di­vi­são te­rá que ser no má­xi­mo em dois pe­rí­o­dos, não po­den­do ser ne­nhum de­les me­nor que 10 di­as. Já nas fé­rias co­le­ti­vas po­de ha­ver fra­ci­o­na­men­to mes­mo que não ha­ja anor­ma­li­da­de – lo­go, o tra­ta­men­to das fé­rias co­le­ti­vas é di­fe­ren­te.

Boa sor­te nos acor­dos e fe­li­zes fé­rias!

(Eduar­do Gen­ner de Sou­sa Amo­rim, pre­si­den­te do Sin­di­ca­to dos Em­pre­ga­dos no Co­mér­cio no Es­ta­do de Go­i­ás (Se­ceg) e da Fe­de­ra­ção dos Tra­ba­lha­do­res no Co­mér­cio nos Es­ta­dos de Go­i­ás e To­can­tins (Fe­tra­com/GO/TO) e di­re­tor da Con­fe­de­ra­ção Na­ci­o­nal dos Tra­ba­lha­do­res no Co­mér­cio - CNTC)

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias