Home / Opinião

OPINIÃO

Comunicação construtiva na prevenção e resolução de conflitos

Cui­da­do! O que vo­cê fa­la po­de sal­var ou des­tru­ir uma vi­da; por­tan­to, use bem as su­as pa­la­vras e vo­cê se­rá re­com­pen­sa­do. A co­mu­ni­ca­ção cons­tru­ti­va é a me­lhor fer­ra­men­ta pa­ra se cons­tru­ir ami­za­des e pre­ve­nir con­fli­tos. O di­á­lo­go sa­dio sem­pre foi e con­ti­nua sen­do a me­lhor e mais po­de­ro­sa ar­ma pa­ra se evi­tar con­fli­tos, den­tro ou fo­ra de ca­sa. Quan­do pa­re­ce não ha­ver al­go bom pa­ra di­zer, o me­lhor e mais pru­den­te é não di­zer na­da, fi­car ca­la­do. O si­lên­cio é pre­fe­rí­vel ao de­sa­ca­to e a ofen­sa a quem quer que se­ja.

Deus nos deu es­sa in­crí­vel ca­pa­ci­da­de de co­mu­ni­ca­ção que é a ar­ti­cu­la­ção das idei­as em pa­la­vras. Tra­ta-se de um po­der ca­paz de cons­tru­ir e des­tru­ir. A ma­nei­ra co­mo o uti­li­za­mos vai  vai de­ter­mi­nar seus efei­tos e tam­bém os be­ne­fí­ci­os pes­so­ais ad­vin­do des­se uso. O que al­guém fa­la po­de edi­fi­car ou aba­ter e o re­tor­no se­rá na mes­ma me­di­da. O ro­ta­ri­a­no, co­mo ben­fei­tor e men­sa­gei­ro da paz, não se pres­ta a ali­men­tar e nem fo­men­tar dis­cór­dias, pe­lo con­trá­rio, é pre­pa­ra­do pa­ra pre­ve­nir e re­sol­ver con­fli­tos.

Não cri­ti­que! A crí­ti­ca fe­re, e nin­guém gos­ta de ser fe­ri­do. Pro­cu­re an­tes co­la­bo­rar com to­dos, sem fa­zer crí­ti­cas,pois quem cri­ti­ca, aos pou­cos, se vê iso­la­do do gru­po e mal vis­to pe­la so­ci­e­da­de. O ce­lu­lar, por exem­plo, é um ins­tru­men­to de co­mu­ni­ca­ção fan­tás­ti­co, quan­do é usa­do pa­ra o bem, quan­do é pa­ra o mal, des­mo­ti­va e de­pri­me as pes­so­as. É im­por­tan­te sa­ber que o lí­der ro­tá­rio ou não, não im­põe e nem re­pre­en­de o li­de­ra­do, pe­lo con­trá­rio, ou­ve e ori­en­ta os que es­tão sob a sua li­de­ran­ça. Por­tan­to, de­ve-se apli­car sem­pre a co­mu­ni­ca­ção cons­tru­ti­va na pre­ven­ção e re­so­lu­ção de con­fli­tos.

(Gercy Jo­a­quim Ca­mê­lo, pre­si­den­te do Con­se­lho de Go­ver­na­do­res do Dis­tri­to 4530 do Ro­tary In­ter­na­ti­o­nal, Ano Ro­tá­rio 2017/2018)

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias