Home / Opinião

OPINIÃO

As responsabilidades aumentam

Caríssimos irmãos, que a luz de Deus ascenda os nossos corações.

Agradecemos, em nome do Diário da Manhã, ao excelentíssimo presidente desta casa do povo de Goiânia, o vereador Andrey Azeredo.

Abraçamos com o reconhecimento fraternal, vossa senhoria, o vereador Zander Fábio, pela nobre propositura que nos une aqui, hoje: O Dia Municipal do Espírita.

À vossa senhoria, vereador Paulo Magalhães, também sorrimos, pois sua indicação valiosa nos posiciona neste púlpito para abraça-los a todos.

Agradecemos também aos demais líderes de nossa cidade aqui presentes e cumprimentamos com alegria aos irmãos Espíritas que vieram corajosamente com o propósito único ampliar suas responsabilidades.

***

Nos reunimos aqui, hoje, para fazer política. E isso nos é motivo de extrema honra e responsabilidade. Afinal, foi o santíssimo Papa Francisco – o maior líder vivo da atualidade – quem nos conclamou ao sentenciar que  “A Política é a forma mais alta da caridade, pois seu objetivo causal e final é o bem-comum.”

Nós, homens públicos e anônimos, que nos desviarmos de semelhante máxima, pagaremos o preço amargo do ostracismo e arrastaremos a âncora da consciência algemada aos pés, sinalizando que, em algum momento, abandonamos Jesus ensanguentado na cruz de nossas consciências, por termos nos encastelados na desprezível masmorra do ego.

Na Política deveria ser proibido o espaço para o eu. Aqui, a dimensão é para as coletividades com o sacrifício total de nós mesmos. A história já ilustrou as dores que recaem sobre as mulheres e os homens que se distanciam do trilheiro de luz ilustrado por Cristo. Amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a si mesmo, deve ser a bússola a guiar o ato de todos nós, especialmente aos que foram eleitos para representar as multidões abandonadas nas esquinas e aflitas nestes tempos tão desesperadores de mudanças profundas em todo o Planeta.

O Brasil sofre o impacto das ondas vulcânicas das mudanças que chegaram e estão em plena erupção. A brasa viva das mudanças que vertem impostas pelo Alto, irá queimando toda réstia de egoísmo e prepara o terreno fértil do amanhã, onde o Brasil é o primeiro convidado a dar o exemplo ao mundo. E Goiás está no centro das transformações prenunciadas por Chico Xavier e visionadas pelo santo Dom Bosco que viu em um sonho, neste quadrilátero de terra onde se encerra Goiás, o nascimento da sede de um novo mundo.

O Planeta brada por mudanças. A marcha é da evolução. Estamos todos, pois, intimados e dar o máximo de nós mesmos às obrigações que a vida nos recruta; a servir em absoluto a Deus. Carregando a humildade completa na cabeça e a vaidade, mesquinha, pisada aos pés. Pois a quem mais foi dado, mais será reclamado.

Recebemos aqui estas honrarias passageiras, cuja única função, para nós espíritas, deveria ser lembrar de nossos deveres junto a família goianiense, a família humana. Nunca para exaltar as nossas vaidades que serão esmagadas pelo avançar do tempo.

O título que hoje recai sobre nossos ombros deve ser o combustível, para espalharmos a chama da caridade na Primeira Semana Espírita Municipal. Lei de autoria de vossa excelência, vereador Zander e sancionada pela caneta do excelentíssimo prefeito de Goiânia, um dos maiores ícones políticos que Goiás conheceu, senhor Iris Rezende.

Conclamamos, pois, todos os nossos digníssimos vereadores, interessados sinceramente na pauta comum... Convocamos também, a todos os Espíritas aqui reunidos, para que nesta primeira semana de junho a gente possa valorizar esta lei que nos é um caro estímulo à prática da caridade naquilo que é a função primeira do Espiritismo: transformar as criaturas, elas próprias, pelo bem que praticam ao outro.

O mundo só será melhor, meus irmãos, se as almas que nele habitarem, se melhorarem. Não afastemos a tocha que Deus coloca em nossas mãos para clarear nossos caminhos pelas cavernas escuras desta vida.

Sigamos, pois, abraçados. Irmanados em um desejo ardente de mudanças! Para que, ao invés de nos queimarmos na lava das mudanças que abrasa os solos brasileiros, nos transformemos nos aradores da nova Terra que já está sendo construída, onde o Bem deixará de ser tímido e vai impor freios a ousadia dos maus.

Aqui, meus irmãos, como enviou em psicografia para o povo goiano, o digníssimo Alfredo Nasser – ícone de nossa Assembleia Legislativa de Goiás e o único goiano que chegou a comandar o País – aqui meus irmãos, escreveu ele: “tremulará a bandeira do evangelho”.

E saio deste púlpito relembrando, a todos, uma das frases mais brilhantes da mais cintilante das estrelas da literatura Francesa, Victor Hugo, quando transmutou o puro ensinamento do Cristo, ao dizer: “Amar ao próximo é ver a face de Deus”.

Queremos ver a Deus? Amemos o próximo. Que Jesus nos abençoe.

Arthur da Paz, jornalista, diretor de Redação do Diário da Manhã, voluntário no Posto de Assistência Menino Jesus e na Irradiação Espírita Cristã 

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias