Home / Opinião

OPINIÃO

Sesc Goiás: contribuindo para o desenvolvimento do Estado

Com atuação destacada nas áreas de Educação, Saúde, Cultura, Lazer e Assistência Social, o Serviço Social do Comércio (Sesc) tem contribuído cada dia mais para o desenvolvimento do Estado de Goiás. Trata-se de uma entidade que nasceu com o objetivo de contribuir para o bem-estar e melhoria da qualidade de vida dos comerciários e de suas famílias, bem como para o aperfeiçoamento moral e cívico da coletividade.

Criado em nível nacional pelo Decreto-Lei nº 9.853, de 13 de setembro de 1946, o Sesc começou, em Goiás, no ano seguinte, 1947, na condição de Delegacia Estadual. Com o reconhecimento da Federação do Comércio no Estado de Goiás (Fecomércio) em 1º de maio de 1948, foi elevado à categoria de Administração Regional. É uma instituição sem fins lucrativos, mantida pelos empresários do comércio de bens, serviços e turismo.

O Sesc Goiás se constitui em referência não somente no Estado, mas é exemplo para todo o país, não apenas por possuir, em Caldas Novas, um dos complexos de lazer mais completos, mas, também, por desenvolver trabalho inovador nas áreas de sua atuação, sobretudo na Educação Infantil, Educação Fundamental, Ensino Médio e Educação Complementar. Tem desempenhado e segue desempenhando com louvor a sua missão de contribuir para a construção de uma sociedade mais justa e para a melhoria da qualidade de vida do trabalhador.

Só para se ter ideia das inúmeras atividades realizadas pelo Sesc Goiás, nesse mês de janeiro, promoveu a oficina “Crescer com Saúde”, ensinando receitas saudáveis a crianças, com dinâmicas, orientações, filmes educativos e, também, lanches fáceis e saudáveis. Em dois dias, as 20 crianças que participaram do evento aprenderam sobre a importância de se fazer uma alimentação saudável e sobre os quatro grupos de alimentos: energéticos (carboidratos), reguladores (fornecem vitaminas, minerais e fibras para o organismo), construtores (proteínas) e energéticos extra (gorduras e açucares).

E, no próximo dia 13 de fevereiro, às 19 horas, a unidade do Sesc Centro promove palestra para pessoas da terceira idade, com o título: “Promovendo a saúde dos idosos – como melhorar e controlar sua saúde”. A entrada é gratuita e a inscrição deve ser feita antecipadamente.

A longevidade é, sem dúvida, um triunfo. No entanto, há importantes diferenças entre os países desenvolvidos e os países em desenvolvimento. Enquanto, nos primeiros, o envelhecimento ocorreu associado às melhorias nas condições gerais de vida; nos outros, esse processo acontece de forma rápida, sem tempo para uma reorganização social e da área de saúde adequada para atender às novas demandas emergentes. Para o ano de 2050, a expectativa no Brasil, bem como em todo o mundo, é que existirão mais idosos que crianças abaixo de 15 anos, fenômeno esse nunca antes observado.

Outra atividade interessante será realizada pelo Senac Vila Redenção. Trata-se do curso de Barbeiro, de 7 de fevereiro a 14 de abril, com aulas de terça a sexta-feira, das 8 às 12 horas. Os salões de beleza especializados em atendimento para homens se tornaram uma tendência no século XXI. Percebendo a necessidade de criar um espaço só deles, já existem algumas barbearias que oferecem diferenciais para atender o público masculino. O curso vai capacitar os alunos para atendimento em cortes de cabelos masculinos e design de barba.

Tem mais: o Teatro Sesc Centro está recebendo inscrições (até 17 de fevereiro) de artistas interessados em compor a programação entre abril e junho deste ano. Os resultados com os selecionados, tanto de música quanto de artes cênicas, serão divulgados no dia 24 de fevereiro.

E, por fim, a Fecomércio, presidida pelo competente e dinâmico Evaristo José dos Santos, entidade mantenedora do Sesc e do Senac, realiza no dia 2 de fevereiro, uma quinta-feira, às 16 horas, o Debate Brasil Competitivo, em sua sede. Confirmou participação o governador do Mato Grosso, Pedro Taques; e o prefeito de Jundiaí (SP), Luiz Fernando Machado. Serão discutidos assuntos relativos à gestão pública, o cenário político e os desafios enfrentados pelo Brasil.

E o melhor é que praticamente toda semana, o Sesc Goiás oferece atividades semelhantes a estas que contribuem decisivamente para o desenvolvimento do Estado de Goiás.

(João Nascimento, jornalista e está presidente do Clube dos Repórteres Políticos de Goiás)

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias