Home / Opinião

OPINIÃO

AS VIÚVAS DO PODER

Sobre as viúvas do poder

Meu amigo Batista Custódio sua experiência na lide de jornalista pela vida, me faz ler seus textos com critério acima do que me é comum. Mas quero felicitá-lo particularmente pelo voo solitário da águia que, apesar de sabido, nunca é notado. Mas me surpreendeu verdadeiramente sua nova utilidade para o museu Zoroastro Artiaga: Mumificar os pajés da arcaica política Goiana. Parabéns meu amigo. Deus o abençoe.

(Avelar Lopes de Viveiros, coronel da PMGO - via e-mail)

_________________________________________

Concordo com Batista: Marconi precisa trocar secretariado

Nem precisei abrir o Diário da Manhã para ver o artigo de Batista Custódio. Suas palavras, sempre lúcidas, estavam logo na capa e falam a verdade que o governador Marconi Perillo precisava ouvir. Ao defender uma mudança total nos quadros do primeiro escalão, Batista mostra que continua sendo uma das cabeças mais inteligentes de Goiás. Está claro que o governador Marconi foi se renovando ao longo do tempo e potencializou sua capacidade de trabalho, de inovação. Percebe-se agora que existem alguns secretários cansados e, como disse bem Batista, não acompanham o ritmo de trabalho do governador. Chegou a hora de mudar e Marconi tem autoridade para isso. Toda sua liderança e as conquistas que obteve para Goiás chancelam essa mudança radical no secretariado.

(Plínio Canedo de Paula, via e-mail)

_________________________________________

Goiás quer renovação no 1º escalão do governo

Batista Custódio deveria escrever mais vezes porque sempre diz a verdade e coloca o dedo na ferida. O assunto da vez é o clamor por uma troca geral no secretariado do governo de Goiás. Concordo com Batista e com o deputado federal Thiago Peixoto. Marconi precisa reoxigenar sua equipe para o bem de Goiás. Muitos que lá estão tem longa folha de serviços prestados à sociedade. Mas, as mudanças se fazem necessárias. Marconi é um gestor público antenado. Talvez seja o governador mais conectado e moderno do País. Natural que seja arrojado também na gerência de sua equipe. O momento é ideal para uma guinada. O estado tema crise financeira controlada, colheu um superávit, inaugurou obras como Credeq, estradas, novo Estádio Olímpico e paga os servidores em dia. Fechou 2016 bem melhor que a maioria dos estados. Essa equipe atual, sem dúvida, cumpriu bem seu papel. Mas que tal, mudar? Uma nova turma, mais jovem, inovadora, não daria fôlego novo ao Estado? É trocar para ver!

(Jorge da Silva Castro, via e-mail)

_________________________________________

Marconi é antenado e vai mudar

Tenho certeza que o governador Marconi Perillo, sempre antenado, leu o artigo de Batista Custódio na capa do Diário da Manhã de quinta-feira. Espero que as palavras certeiras de Batista toquem no coração do governador e ele, Marconi, faça uma reforma geral no secretariado do governo de Goiás. Os tempos atuais são de modernidade, agilidade e rendimento total. As vacas sagradas precisam sair e dar espaço à uma nova geração sedenta por trabalho e resultados inovadores. Marconi levou Goiás onde nenhum outro governador levou: ao topo das relações políticas, econômicas e institucionais. Para se manter neste patamar e alçar novo voo, o governador precisa estar acompanhado de um time novo, de gente motivada. A troca viria em ótima hora.

(Marília Penna de Almeida, via e-mail)

_________________________________________

Secretariado precisa ser moderno, como Marconi

Um governador moderno, trabalhador, como governador Marconi Perillo precisa ter ao seu lado auxiliares que possuem o mesmo estilo e a fagulha da inovação, que, aliás, até é o eslogan do governo de Goiás. Gestor hábil e político competente, Marconi sempre conseguiu montar boas equipes e ter um secretariado unido. A atual equipe não deixa de ser qualificada, mas a necessidade de mudança é evidente. O artigo de Batista Custódio e a entrevista do deputado federal Thiago Peixoto são congruentes. Ambos defendem uma reforma radical no primeiro escalão marconista. Também defendo essa reforma e acredito ser uma boa hora para Marconi executá-la. Já que o novo ajuste fiscal está em andamento, comissionados foram cortados; por que não mudar também a turma do andar de cima? Seria bom para o governo. Daria um novo fôlego à gestão pública e estimularia o governador a novos desafios.

(Júlia Gonzaga, via e-mail)

_________________________________________

Marconi precisa trocar equipe

O governador Marconi Perillo precisa aproveitar esta fase mudança estrutural no governo, com corte de comissionados, novo ajuste fiscal, para também renovar seu secretariado. Aqui no Diário da Manhã pude ler as opiniões certerias do jornalista Batista Custódio e do deputado Thiago Peixoto. Ambos mostraram, de forma didática, como uma reforma no primeiro escalão faria bem ao governo de Goiás e, por consequência, à sociedade goiana. Marconi tem carta branca para executar essas trocas. Tenho certeza que a maioria da população apoia essa guinada. Marconi é moderno e reconhecidamente um gestor qualificado. Ele sabe que precisa mudar. Tá na hora então de seguir os conselhos Batista e Thiago Peixoto.

(Silvana Rodrigues Garcês, via e-mail)

_________________________________________

Câncer chamado “acomodação”

Batista Custódio sabe o que diz. É o jornalista mais bem informado de Goiás e enxerga, como ninguém, a metástase deste câncer chamado “acomodação” em praticamente todas as secretarias do Governo do Estado. Passou da hora de o governador Marconi Perillo fazer uma mudança radical no seu quadro de auxiliares diretos. Para ser o Marconi que nós admiramos e queremos, é preciso que ele esteja acompanhado de pessoas trabalhadoras, inovadoras e ousadas. Que, no mínimo, cumpram expediente - nós sabemos que a maioria não cumpre.

(Eduardo Silva, via e-mail)

_________________________________________

Hora de mudar o secretariado

Vejo um abismo entre o governador Marconi Perillo, que vai muito bem, e a sua equipe, que vai muito mal. Nota-se entre os secretários a preguiça de quem não gosta de trabalhar e que se alimenta daquela falsa convicção de que não corre risco de ser demitido, porque goza da amizade do governador.

De fato Marconi é um excelente gestor, mas como diz o jornalista Batista Custódio, tem o coração mole. Marconi, que está se preparando para disputar a Presidência do Brasil, não pode aceitar que estas “vacas sagradas” continuem nos seus cargos, presos a ideias do século passado e contando os dias para chegar a aposentadoria. Estão fazendo mal ao seu governo! Estes secretários são compreendem a importância das medidas de austeridade que estão sendo postas em prática, bem como os cortes de cargos comissionados.

Esta turma parou no tempo! Ouça o Batista Custódio, governador: promova uma reforma completa no seu primeiro escalão. A sua gestão vai dar um salto incrível.

(Sandro Junqueira, via e-mail)

_________________________________________

Equipe atrapalha Marconi

O mandato do governador Marconi Perillo (PSDB) chegou à metade e a impressão que tenho é a de que o governo carece de uma chacoalhada geral. Não que o puxão de orelha valha para o governador, muito pelo contrário: Marconi dá consecutivas provas de que segue antenado, ousado moderno e sensível como nunca antes em sua carreira política. Ocorre que, infelizmente, os homens e mulheres que o acompanham não merecem tão boa avaliação.

Parece um milagre que o mesmo governo que entregou para a população o Credeq, o Hospital de Urgências Otávio Lage (Hugo), o Estádio Olímpico novinho em folha, estradas reconstruídas e que promoveu o mais profundo pacote de ajustes fiscais de todo o País, se comparado aos outros estados, seja gerenciado, em escalões inferiores, por secretários tão apagados e frágeis do ponto de vista intelectual.

Neste sentido, gostaria de manifestar minha absoluta concordância com o que diz o artigo do jornalista Batista Custódio na edição desta quinta-feira do Diário da Manhã. É inconcebível que Marconi, um governador atualizado como é, conviva com assessores preguiçosos e tão atrasados, que pararam no tempo. Uma mudança de ares viria a calhar à administração estadual.

(Suely Pereira Gonçalo, via e-mail)

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias