Home / Opinião

OPINIÃO

A incerteza do futuro!

Dentro e fora do país, ao invés de nos preocuparmos com as incertezas, que são muitas no Brasil, estamos preocupando com o rumo que tomará os Estados Unidos, no governo do presidente Donald Trump. Em se tratando da maior potência do planeta, hoje globalizado, é certo que o fracasso ou sucesso dos EEUU, por menor que seja,  interessa e interfere na vida dos demais países. Devemos acompanhar, com interesse, a vida dos outros, sem descuidarmos da nossa casa e visualizando para onde caminha a nação americana, sob o comando do presidente Donald Trump. Antes, porém, devemos voltar as nossas atenções para o futuro do Brasil, que guardadas as proporções, vive preocupações maiores do que as dos EEUU. A democracia brasileira, conquistada às duras penas, passa por sérias turbulências. A situação fiscal, é a pior da história, segundo dados do governo federal. A corrupção, que tanto mal faz ao país, já ultrapassou todos os índices já registrados no Brasil. A violência e a criminalidade, urbana e rural, que insiste em desafiar a justiça e as autoridades, atinge patamares nunca vistos antes no território nacional. O analfabetismo é uma vergonha nacional, são milhões de patriotas analfabetos, jovens e adultos, a espera da ação dos governantes. Para complicar mais ainda, temos mais de doze milhões de desempregados, vivendo as custas de bolsas do governo, da solidariedade de alguns e de pequenos bicos que fazem.

O desafio da nação brasileira é mudar esta realidade. Mudança que passa, necessariamente, pelo comportamento e atitude da população brasileira. O regime democrático, que tanto sonhamos, está sendo deturpado, mal entendido e desrespeitado. O ordenamento jurídico, que disciplina e regula os gastos públicos, foi desprezado, dando origem a situação fiscal caótica que o país vive. A corrupção, mal do século, tornou-se endêmica, com o envolvendo de agentes públicos e privados, sem distinção de classes sociais. Os criminosos, organizados ou não, já tomaram conta do país e estão promovendo o pavor e o medo nas famílias. São problemas crônicos, sem que haja uma ação nacional, envolvendo governos e sociedade, no sentido de conter este intolerável problema social. O desemprego, todo mundo sabe, se alastra pelo país, causando consequências terríveis e insegurança a população.

Sobre tudo que falamos até aqui, concluímos o óbvio, que os problemas sociais foram criados pela sociedade, e por ela devem ser resolvidos. Não adianta atribuir culpas aos governantes, chamá-los de incompetentes e despreparados, pois, fomos nós mesmos quem os elegeu. Não adianta baixarmos a cabeça, reclamar e perder as esperanças, temos que ir à luta. Nada contribuímos se ficarmos preocupados com os outros e descuidarmos de nós. O momento é muito instável, e exige que cada brasileiro faça o dever de  casa. Ninguém sabe o que pode acontecer no dia seguinte. Temos a obrigação de pensar e planejar o que queremos para hoje e para o futuro. A lei não protege os que dormem. Devemos carregar no peito e na alma, o forte sentimento de brasilidade e amor a Pátria. Em nenhuma hipótese, vamos abandonar o Brasil. Jamais vamos permitir que o crime vença a justiça. Viva o Brasil!

(Gercy Joaquim Camêlo, coronel da Reserva Remunerada da Polícia Militar de Goiás e governador do Rotary International, Distrito 4530 /Gestão 2012-13)

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias