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OPINIÃO

A inteligência das cidades está na maneira como suas informações são utilizadas

As ci­da­des se­rão o ver­da­dei­ro mo­tor de trans­for­ma­ção do es­ti­lo de vi­da e da eco­no­mia do mun­do nas pró­xi­mas dé­ca­das. Pa­ra su­por­tar es­sa con­cen­tra­ção de pes­so­as, mui­ta tec­no­lo­gia e ino­va­ção são ne­ces­sá­rias pa­ra ga­ran­tir o bom fun­cio­na­men­to des­sas ci­da­des. En­tre­tan­to, pa­ra tor­na­rem-se re­al­men­te in­te­li­gen­tes, é fun­da­men­tal que além de uma ma­tu­ri­da­de so­ci­al e tec­no­ló­gi­ca, os mu­ni­cí­pios iden­ti­fi­quem seus po­ten­ci­ais e me­lho­rem seus pro­ces­sos de po­lí­ti­cas pú­bli­cas, pa­ra oti­mi­zar seus re­cur­sos e ge­rar va­lor di­re­to ao ci­da­dão.

Fa­lar de ci­da­des in­te­li­gen­tes po­de tra­zer cer­to re­ceio, pois es­tá as­so­cia­do a al­go com­ple­xo e di­fí­cil. Mas tor­nar uma ci­da­de mais in­te­li­gen­te, efi­ci­en­te e sus­ten­tá­vel não é tão com­ple­xo quan­to se ima­gi­na, de­ve-se evi­tar os pro­je­tos top-down (on­de as so­lu­ções são de­fi­ni­das sem ne­ces­sa­ria­men­te agre­gar va­lor pa­ra o ci­da­dão) e op­tar por pro­je­tos que nas­cem com a ca­pa­ci­da­de de me­lho­rar a vi­da do ci­da­dão, par­tin­do da pre­mis­sa “pen­se gran­de, mas co­me­ce pe­que­no”.

Exis­te uma te­o­ria de que pri­mei­ro uma ci­da­de pre­ci­sa ser di­gi­tal, de­pois co­nec­ta­da, sen­so­ri­za­da, pa­ra en­tão tor­nar-se in­te­li­gen­te. Em al­guns ca­sos is­so é uma ver­da­de, mas não uma re­gra. É pos­sí­vel tra­zer in­te­li­gên­cia di­re­ta pa­ra uma ci­da­de sem ne­nhum ti­po de co­nec­ti­vi­da­de. Ho­je em dia to­do mun­do pos­sui smartpho­ne, ou se­ja, gran­de par­te da po­pu­la­ção es­tá co­nec­ta­da de uma for­ma ou de ou­tra. Mes­mo não ten­do uma ban­da lar­ga, é pos­sí­vel dis­po­ni­bi­li­zar um ser­vi­ço agre­ga­do, co­mo o apli­ca­ti­vo Wa­ze, por exem­plo. O Wa­ze é uma fer­ra­men­ta de in­te­li­gên­cia que não de­pen­de de ne­nhu­ma in­fra­es­tru­tu­ra pú­bli­ca, ape­nas pri­va­da.

Mas pa­ra ou­tras tec­no­lo­gi­as e con­cei­tos é ne­ces­sá­rio sim, nas­cer di­gi­tal, trans­for­mar em co­ne­xão, sen­so­ri­zar al­guns ele­men­tos, pa­ra en­tão par­tir pa­ra a in­te­li­gên­cia. Uma ini­ci­a­ti­va de ci­da­de in­te­li­gen­te de­ve ser cons­tru­í­da em eta­pas, co­me­çan­do pe­lo pres­su­pos­to de que não se tra­ta ape­nas de tec­no­lo­gia, e ela de­ve ser vis­ta co­mo um meio. A in­te­li­gên­cia pre­ci­sa de um ob­je­ti­vo fi­nal, que é tra­zer va­lor pa­ra o ci­da­dão, em um ecos­sis­te­ma que en­vol­ve ques­tões tec­no­ló­gi­cas, so­ci­ais e sus­ten­tá­veis. Es­te é o con­cei­to: co­me­çar pe­que­no, tes­tar, de­sen­vol­ver cul­tu­ra e, só de­pois, cri­ar ini­ci­a­ti­vas mai­o­res. Sem­pre de ma­nei­ra gra­da­ti­va.

As mé­tri­cas são fun­da­men­tais pa­ra a con­cei­tu­a­ção das ci­da­des in­te­li­gen­tes. To­do pro­je­to tem um ob­je­ti­vo, to­do ob­je­ti­vo tem um re­sul­ta­do es­pe­ra­do e to­do re­sul­ta­do es­pe­ra­do tem uma mé­tri­ca e um in­di­ca­dor. Co­mo se faz is­so? O se­gre­do es­tá em co­me­çar com o le­van­ta­men­to de um da­do, trans­for­má-lo em in­for­ma­ção e fa­zer al­go com aque­la in­for­ma­ção.

Mas, co­mo es­sa in­for­ma­ção é uti­li­za­da na prá­ti­ca? O que é pos­sí­vel fa­zer com in­for­ma­ções de uma pra­ça com sen­so­res de es­ta­cio­na­men­to, por exem­plo? Em uma ci­da­de lo­ca­li­za­da no in­te­ri­or pau­lis­ta, foi de­tec­ta­do que o tem­po mé­dio de uti­li­za­ção das va­gas de es­ta­cio­na­men­to era de cer­ca de oi­to ho­ras. O es­ta­cio­na­men­to es­tá sen­do mui­to bem uti­li­za­do? Não, pe­lo con­trá­rio, pois tra­ta-se de uma área co­mer­cial e nin­guém fi­ca oi­to ho­ras em uma pra­ça lo­ca­li­za­da em uma re­gi­ão co­mer­cial. Des­co­bri­ram en­tão que os do­nos dos es­ta­be­le­ci­men­tos es­ta­vam uti­li­zan­do as va­gas dos cli­en­tes. Com es­ta cons­ta­ta­ção, o da­do tor­nou-se in­for­ma­ção, que foi dis­cu­ti­da em uma re­u­ni­ão da as­so­cia­ção co­mer­cial na qual de­fi­ni­ram que era ne­ces­sá­rio que os co­mer­cian­tes es­ta­cio­nas­sem seus ve­í­cu­los do ou­tro la­do da pra­ça pa­ra dis­po­ni­bi­li­zar as va­gas pa­ra os cli­en­tes. Re­sul­ta­do: o tem­po mé­dio do es­ta­cio­na­men­to foi re­du­zi­do pa­ra 45 mi­nu­tos. Es­se é o bom uso da in­for­ma­ção com in­te­li­gên­cia. É pre­ci­so per­se­guir es­ses con­cei­tos pa­ra ga­ran­tir bons re­sul­ta­dos.

Atu­al­men­te, gran­de par­te dos pro­je­tos co­nhe­ci­dos co­mo pro­je­tos de in­te­li­gên­cia, são ini­ci­a­ti­vas top down. O que se­ria is­so? O pre­fei­to de­fi­ne que quer mais se­gu­ran­ça e ins­ta­la, por exem­plo, 300 câ­me­ras de al­ta de­fi­ni­ção em to­da ci­da­de. A re­gi­ão pas­sa a es­tar mo­ni­to­ra­da, cor­re­to? Er­ra­do. Quem es­tá olhan­do aque­la câ­me­ra? São inú­me­ras ho­ras de ví­deo sen­do ar­ma­ze­na­das em um HD, que se­rão uti­li­za­das, na me­lhor das hi­pó­tes­es co­mo playbacks em in­ves­ti­ga­ções po­li­ci­ais ou de­man­das ju­rí­di­cas. A in­te­li­gên­cia pa­ra es­se ti­po de ca­so es­tá em vo­cê de­tec­tar um even­to, dis­pa­rar um alar­me e acio­nar uma vi­a­tu­ra pa­ra ave­ri­gua­ção de um in­ci­den­te. Ou agre­gar is­so à uma fer­ra­men­ta de co­la­bo­ra­ção do ci­da­dão, co­mo um apli­ca­ti­vo, ou o ci­da­dão re­por­tar um in­ci­den­te e es­sa in­for­ma­ção ser útil aos ór­gã­os de se­gu­ran­ça. Uma ini­ci­a­ti­va 100% top down não ga­ran­te efe­ti­va­men­te a ge­ra­ção de va­lor pa­ra o ci­da­dão.

A con­tra­par­ti­da é o pro­je­to bot­tom up, no qual o ci­da­dão de­man­da um cer­to va­lor que aca­ba sen­do in­cor­po­ra­do pe­la ges­tão pú­bli­ca. O Wa­ze, mais uma vez, é um exem­plo prá­ti­co dis­so, pois tra­ta-se de uma ini­ci­a­ti­va 100% bot­tom up, um va­lor que o ci­da­dão car­re­ga no bol­so. A ges­tão pú­bli­ca es­tá co­me­çan­do a en­xer­gar que es­te ti­po de app po­de ser uma fer­ra­men­ta pa­ra me­lho­rar o pro­ces­so de mo­bi­li­da­de, uma fon­te im­por­tan­te de in­for­ma­ção pa­ra a ci­da­de.

As du­as ma­nei­ras são vá­li­das, des­de que fi­que cla­ro o que ca­da ini­ci­a­ti­va es­ta ge­ran­do de va­lor pa­ra o ci­da­dão. O pro­ces­so de cons­tru­ção des­ses pro­je­tos nas­ce na iden­ti­fi­ca­ção des­se va­lor. O pri­mei­ro pas­so é des­co­brir qua­is são os prin­ci­pa­is pro­ble­mas e ne­ces­si­da­des de uma co­mu­ni­da­de. De­pois é pre­ci­so cri­ar um ca­tá­lo­go de ser­vi­ços, que na­da mais é do que um ecos­sis­te­ma de par­cei­ros e for­ne­ce­do­res, pro­ven­do di­fe­ren­tes ti­pos de so­lu­ções. A pró­xi­ma eta­pa é tra­ba­lhar to­das es­sas so­lu­ções em uma pla­ta­for­ma in­te­gra­da, na qual to­dos os da­dos pos­sam ser con­so­li­da­dos, e, por fim, os ges­to­res já es­tão ap­tos a de­fi­nir seus ob­je­ti­vos e con­quis­tar os re­sul­ta­dos por meio des­ses in­di­ca­do­res de in­te­li­gên­cia.

A in­te­li­gên­cia da ci­da­de, por­tan­to, co­me­ça mes­mo a acon­te­cer quan­do as in­for­ma­ções ge­ra­das pe­la tec­no­lo­gia e pe­los usu­á­rios são vis­tas de for­ma in­te­gra­da e com ob­je­ti­vos bem de­fi­ni­dos. As ci­da­des in­te­li­gen­tes che­gam pa­ra me­lho­rar a qua­li­da­de de vi­da dos ci­da­dã­os.

(Was­hing­ton Ta­va­res, CTO da Ta­ci­ra, pri­mei­ra em­pre­sa bra­si­lei­ra es­pe­cia­li­za­da em so­lu­ções pa­ra ci­da­des in­te­li­gen­tes)

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