Home / Opinião

OPINIÃO

Ética: um princípio que não pode ter fim

Este é o título do projeto que os rotarianos estão elaborando para implantar, em Goiânia, nos próximos dias, com o objetivo de estimular a prática da ética em todas as atividades do ser humano. Esse não é um assunto novo no dia a dia dos rotarianos. No mundo inteiro mais de um milhão e duzentos mil desses voluntários integram o Rotary International, organização humanitária e prestadora de serviços às comunidades. Esses profissionais defendem os princípios éticos como algo que não pode faltar à conduta do cidadão. Para maior credibilidade e visibilidade do projeto, os rotarianos pretendem buscar o apoio da mídia e de outras organizações classistas, visto tratar-se de um assunto de interesse de todos e que está muito ausente na vida familiar, pública e privada de grande parte dos brasileiros. O exemplo é a situação caótica que vive o Brasil, por falta de ética, com o envolvimento de agentes públicas e privados com a corrupção, nos variados setores da vida nacional.

A ideia da implantação desse projeto, a partir de Goiânia, deriva de ser esse o território de atuação desses voluntários e do desejo de transformar Goiânia numa cidade mais humana, mais segura e mais solidária. Pode até parecer utopia para alguns, mas na visão dos rotarianos, nunca se deve desprezar os sonhos, pelo contrário, deve sempre acreditar e procurar concretizá-los. Jesus disse:"Tudo é possível para aquele que crê". E os rotarianos creem numa sociedade mais humana, construída com base nos princípios da ética, da moral e dos bons costumes. Mesmo reconhecendo as dificuldades, não se deve aceitar, passivamente, os argumentos de que é impossível se atingir esse grau de civilidade, no convívio social. Todos sabemos que, qualquer mudança nas relações interpessoais, não é fácil, mas alguém tem que dar o primeiro passo. E é isso que os rotarianos vão fazer, na condição de formadores de opinião, para conscientizar as pessoas da importância das mudanças que precisam ser feitas, as quais dependem, exclusivamente, da ação de cada cidadão brasileiro. Na opinião desses profissionais voluntários, a única coisa que não contribui, é a falta de atitude, o descompromisso com o próximo e a descrença no futuro do Brasil.

A missão dos rotarianos, enquanto mensageiros da paz, através do servir, é levarem a mensagem da ética, da verdade, da honestidade e da construção de uma sociedade mais justa e sem violência. Não há preocupação de quantas pessoas vão abraçar os objetivos desse projeto. A preocupação não é essa, é plantar a ideia e aguardar os resultados. Esses, ao longo do tempo virão, e as futuras gerações vão colher e agradecer. A verdade é que alguém precisa fazer alguma coisa para reverter o quadro de intolerância e de violência que existe hoje na sociedade. O mundo está em guerra, os homens estão se matando e o planeta está sendo destruído. Tudo por causa do mau comportamento humano, da falta de ética e da ganância pelo poder e pelos bens materiais. Esse projeto da ética, que breve será lançado, têm caráter permanente e visa contribuir para formação de uma consciência coletiva que venha ao encontro das aspirações de todos. A nossa esperança é que a ousadia e a determinação dos rotarianos, de querer fazer, possam ser luzes para os que ainda vivem na escuridão.

(Gercy Joaquim Camêlo, governador do Rotary International, Distrito4530)

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias